Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: MS_11O imóvel como reserva de capital é a realidade de muita gente, e pode conseguir fazer um bail out de divida com relativa facilidade.

    Pior quem teve de vender em 2011/2012...
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Os que tiveram de vender nessa altura serão os mesmos que vão ser forçados a vender agora.. a falta de literacia financeira é gritante neste país
  2. Mas agora se forem minimamente ágeis conseguem ainda ficar com algum capital ao invés de uma divida!
  3. Será que é possível pedir o licenciamento num terreno urbano só da Garagem, ou só é autorizada a construção da Garagem com o licenciamento da construção da Moradia?
    Tendo o processo já instruído devidamente licenciado, com a licença de construção emitida, há a possibilidade de construir só a Garagem, transformado a mesma no T0, ficando com os contadores de obra, não terá ter licença de utilização, paciência, mas para que serve uma licença de utilização de uma garagem
    Assim depois de uma família lá estar a morar e com os filhos e não tiver recursos para ir para outro lado, quem é a autoridade que tira essa família de lá se a mesma for proprietária do terreno?
    Malta enquanto não houver milhares acampar em Lisboa por falta de habitação a coisa não se vai resolver, portanto há que improvisar... quem não tem cão caça com gato! Pena que estamos a voltar ao tempo dos anos 60, em que era só ver famílias a viver nas barracas em Lisboa e nos arredores...
    • RCF
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: FTavaresSerá que é possível pedir o licenciamento num terreno urbano só da Garagem, ou só é autorizada a construção da Garagem com o licenciamento da construção da Moradia?

    Depende do que estiver previsto em PDM e planos de urbanização municipal. Mas, efetivamente, há terrenos que apenas têm garagem, tal como há terrenos que só têm espaços comerciais ou espaços de lazer...

    Colocado por: FTavaresnão terá ter licença de utilização, paciência, mas para que serve uma licença de utilização de uma garagem

    Não terá licença de utilização para habitação, mas terá licença de utilização para garagem

    Colocado por: FTavaresAssim depois de uma família lá estar a morar e com os filhos e não tiver recursos para ir para outro lado, quem é a autoridade que tira essa família de lá se a mesma for proprietária do terreno?

    Antes de serem tirados de lá e independentemente de serem ou não tirados de lá, serão multados. Havendo uma utilização diferente daquela para a qual o edifício foi autorizado, haverá lugar a instauração de processo de contraordenação e aplicaçao da consequente coima.
    Concordam com este comentário: argo
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraTer um património que valorizou o dobro ou o triplo, não interessa nada? Há cada uma.

    Creio que HAL_9000 estivesse a referir que, enquanto HPP, o imóvel não pode ser liquidado de forma a monetizar a valorização.
    Da mesma forma que não é comum a HPP ser vista como objecto de investimento, pelo uso que acarreta. Dificilmente as pessoas podem tentar vender/trocar de casa para tirar proveitos do mercado.

    Para além do esforço logístico, tb não podemos esquecer que as pessoas normalmente dependem da localização para o trabalho, família, escolas, etc. Se vender a habitação e tiver que comprar outra na mesma região, a valorização na venda é completamente anulada pela valorização na compra.

    Colocado por: N Miguel Oliveiraa razão de muito boa gente hoje em dia se dedicar ao imobiliário como profissão, ou de muita familia poder perspectivar construir casa noutra zona

    Dedicar-se ao imobiliário mas com outros imóveis que não a HPP.
    Mudar de região pode ser solução para alguns casos, claro.

    Colocado por: MS_11fazer um bail out de divida com relativa facilidade

    Desde Agosto de 2018 que é preciso pelo menos 10% de capital próprio no caso de financiamento.
    Mesmo uma DESvalorização de 10%, permitiria uma alienação sem encargos.
    Para além do mais, não é bem um "bailout" se a pessoa fica sem dívida mas tb fica sem casa.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5. Colocado por: FTavaresMalta enquanto não houver milhares acampar em Lisboa por falta de habitação a coisa não se vai resolver

    Há dias apareceu esta notícia: "Todos os dias chega mais gente": crise na habitação empurra famílias para tendas
    • RCF
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: pguilherme
    Há dias apareceu esta notícia:"Todos os dias chega mais gente": crise na habitação empurra famílias para tendas

    Em Lisboa tenho-me deparado com pessoas, que trabalham, têm emprego a tempo inteiro e recebem o respetivo ordenado, mas vivem em tendas ou casas devolutas, que ocupam ilegalmente, por não terem capacidade para pagar a renda de uma casa
  6. Colocado por: N Miguel OliveiraTer um património que valorizou o dobro ou o triplo, não interessa nada? Há cada uma.
    No caso específico da habitação de Familia, e tendo em conta a crise de habitação que existe, não estou a ver o grande interesse. A não ser pagar mais impostos talvez.

    É que se vender a casa sobrevalorizada, das duas uma, ou fica a morar numa tenda, ou tem de comprar outra igualmente hipervalorizada e a vantagem económica esvai-se.

    Importa num sentido: se fosse agora não conseguria comprar a mesma casa. Mas a verdade é que independentemente do valor, é um bem que em caso de necessidade não consegue converter em liquidez sem que comprometa a morada de familia.

    Colocado por: N Miguel Oliveira.. Muita gente se queixa que está tudo caro e que têm que mudar para uma zona mais rural. Não é que tenha mesmo, é que agora tem essa possibilidade fruto da valorização do imovel que comprou há uns anos.
    OK, não estava a considerar esta opção. De qualquer maneira tb não sei até que ponto é que se ha uns anos atras não conseguiria ter feito a casa na zona mais rural, com o dinheiro que gastou a comprar o T0. É que a construção aumentou de forma quase proporcional ao preço das casas.
    Mas aqui não tenho problema em ceder que o N Miguel Oliveira poderá ter razão. Não eixa de ser uma situação particular, contudo.
  7. Colocado por: Varejote

    Já andamos por aqui desde finais de 2018 com as previsões do agora é que rebenta.

    Acabei por comprar moradia em 2021, se tivesse à espera que desse o estouro, ainda agora andava por aqui a dizer que agora é que é.
    Concordam com este comentário:AMVP


    Pois é:

    https://forumdacasa.com/discussion/54623/1/bolha-imobiliaria-2018/
    https://forumdacasa.com/discussion/64206/1/bolha-imobiliaria-20192020-1/
  8. Colocado por: HAL_9000Mas a verdade é que independentemente do valor, é um bem que em caso de necessidade não consegue converter em liquidez sem que comprometa a morada de familia.

    Para não falar que o volume de transacções está a cair, especialmente nos segmentos mais "acessíveis", devido à dificuldade de financiamento.
    A própria alienação já não é garantida em tempo record.

    Colocado por: HAL_9000é que se ha uns anos atras não conseguiria ter feito a casa na zona mais rural, com o dinheiro que gastou a comprar o T0. É que a construção aumentou de forma quase proporcional ao preço das casas.

    Também é um ponto de vista muito válido.
    Talvez nos casos onde entretanto tenham mudado de emprego para tais que permitam tele-trabalho, não fiquem demasiado longe da família e possa mudar facilmente os miúdos de escola.

    E o custo de construção tb subiu muito ao sabor do imobiliário. Quantos orçamentos foram dados em função dos valores de venda praticados na zona? Mas agora essa frente está diferente...
  9. Colocado por: MS_11Mas agora se forem minimamente ágeis conseguem ainda ficar com algum capital ao invés de uma divida!
    O que sobra deve chegar para uma tenda e meia dúzia de chapas de zinco pelo menos.
  10. Colocado por: RCFAntes de serem tirados de lá e independentemente de serem ou não tirados de lá, serão multados. Havendo uma utilização diferente daquela para a qual o edifício foi autorizado, haverá lugar a instauração de processo de contraordenação e aplicaçao da consequente coima
    Chama-se a CMTV ou ouro canal do género que faz muito barulho e vai ver que a multa desaparece e com sorte ainda se arranja um T3 livre de renda.
  11. Dá para nem que seja arrendar, reduzir de um T2 para um T1, etc...

    É melhor solução de quem entregou e ainda acarretou divida. Claro que o ideal é não ser necessário a ninguém, sendo há que ser pragmático.

    Mas já sei o Hal é que sabe, não gosta da inflação mas também não gosta das taxas de juro... peço desculpa por informar mas não é possível comer o queijo e ter o queijo.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  12. Colocado por: ferreiraj125Pois é:

    https://forumdacasa.com/discussion/54623/1/bolha-imobiliaria-2018/
    https://forumdacasa.com/discussion/64206/1/bolha-imobiliaria-20192020-1/

    Lá por alguém ter escrito a palavra "bolha" em 2018 não significa que tivesse mérito.
    Veja logo um dos primeiros comentários, que parece acertar na muche.

    Colocado por: NTORIONOs juros ainda nem começaram a subir, os spreads ainda estão a descer e bem longe dos 0,5 ou 0,3 limites... Enquanto a conjuntura europeia/mundial n se alterar Portugal segue a onda. Para mim ainda sobe antes de qualquer bolha rebentar, e após isso talvez sejam os preços praticados agora o novo preço de equilíbrio.


    Não havia nenhuma indicação de bolha, excepto um desejo de quebra de preços, por parte de alguns potenciais compradores.

    E por fim, logicamente não podemos usar o facto de não ter havido uma redução até agora, como único sustento da proposição "nunca irá reduzir"
    • RCF
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: HAL_9000Chama-se a CMTV ou ouro canal do género que faz muito barulho e vai ver que a multa desaparece e com sorte ainda se arranja um T3 livre de renda.


    isso já não é assim... as televisões estiveram há uns dias na quinta dos ingleses, em Cascais. Acha que vão arranjar casas para essas pessoas...?!
  13. EPA o país está cada vez melhor
  14. Colocado por: RCFAcha que vão arranjar casas para essas pessoas...?
    Não, mas eles tb não estão num terreno deles e numa garagem deles.....é que isso a meu ver é ligeiramente diferente de invadir um terreno privado e por la umas tendas.

    Ainda assim reportagens destas deviam aparecer todos os dias na TV como espelho das politicas de habitação actuais
    • RCF
    • 20 setembro 2023
    Colocado por: HAL_9000Ainda assim reportagens destas deviam aparecer todos os dias na TV como espelho das politicas de habitação actuais

    infelizmente, isso já não é notícia...
    • AMVP
    • 20 setembro 2023
    Portugal isentou o agendamento prévio para Vistos de estudantes angolanos
  15. https://nooba.pt/apartamentos-do-rio/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=conv-disc-new&gclid=CjwKCAjwsKqoBhBPEiwALrrqiG8Gduz4qx6fBpArEKkj5rUStvjkucH5R1hF4COjmPGe66BdOYyalBoCQzcQAvD_BwE

    De acordo com a publicidade, este empreendimento no Barreiro destina-se a famílias jovens. É de aproveitar, T2 a venda a partir de 299000 euros.
 
0.4527 seg. NEW