Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraMas então quem mais contribuiu ainda tem menos direitos, é isso?
    mas não é isso que o estado está a fazer com os seus próprios trabalhadores? Quem ganha o salário mínimo é actualizado em 6,8% e vai ser isentado de IRS.Quem ganha acima de 1800 euros foi actualizado em 2% (3% para o ano), e o desconto do IRS quando for conhecido imagino que faça vir lágrimas aos olhos.
    Os que ganham mais tb não são os que contribuem mais e pelos vistos teem menos direitos.
  2. Colocado por: PedroNunes24PIB medido em moeda fiduciária é o mesmo que medir algo com uma régua que muda a escala todos os anos.
    tenho noção disso. Mas usando essa correção do PIB pelo valor do ouro, a sua conclusão é?
  3. Colocado por: HAL_9000tenho noção disso. Mas usando essa correção do PIB pelo valor do ouro, a sua conclusão é?


    Que estamos mais ricos em termos de papel, mas mais pobres em termos de valor.
  4. olha os médicos todos a recusar trabalhar depois querem ser ricos assim nao vamos la .. querem casas quem?? no mínimo 200 horas extra preguiçosos! o pessoal so quer luxos deviam dormir nas morgues assim poupavam uns dinheiros , no meu tempo os medicos dormiam todos nos blocos operatorios agoram sao todos mofinos querem casas
    Concordam com este comentário: matavelhos
  5. Falta aqui o Gambino.
    Provavelmente também está de greve.
  6. Tenho impressão que anda aí, só que com uma crise de identidade 😄
    Concordam com este comentário: HAL_9000, eu
  7. Colocado por: PedroNunes24Que estamos mais ricos em termos de papel, mas mais pobres em termos de valor.
    produzimos menos hoje que em 1980? Tem noção se na Alemanha (por exemplo) a evolução segue a mesma tendência?

    Se usar outro indicador em vêz do valor do ouro, talvez a conclusão seja diferente.

    O país tem mais infraestruturas, tem mais funcionários públicos, tem gastos em saúde, tem mais....despesa em saúde, segurança social, educação, etx..se não produzisse mais não conseguia manter isso tudo (ainda que hoje tb somos muito mais espremidos em impostos do que em 1980.
  8. Colocado por: HAL_9000Nunca tivemos mercado de arrendamento em condições.


    Colocado por: HAL_9000Porque ninguém me paga a renda pela qual estaria disposto a arrendar e abaixo disso, não vale a pena, tendo em conta os estragos que a cada ia sofrer...não foi pensada para arrendar.

    Mas não está afastado o arrendamento se me vir apertado para pagar a prestação...



    Mas e então os imigrantes e os reformados estrangeiros ricos já não contam? Onde está a ladaínha dos estrangeiros nos preços altos das rendas?

    Está a ver como a perspectiva muda?
    Se é inquilino está tudo caro.
    Se é senhorio já se acha tão mal pago, que nem vale a pena.
  9. Colocado por: HAL_9000não foi pensada para arrendar.


    Basicamente é por detalhes destes que menciono o tal paradoxo.

    O seu voto nas europeias vale muito pouco.
    Nas legislativas valem um pouquito mais.
    Nas autárquicas valem ainda mais.
    Na sua casa, manda você e a sua Sra.
    Naquilo que você quer fazer, manda você.

    É a isto que me refiro.
    Construir está ao alcance do comum cidadão, eventualmente muito mais quando comparado com qualquer outro concidadão europeu.

    Que % da população vive em apartamento ou casa nos outros países?

    Mas talvez por isso mesmo, o Dono de Obra deveria estar muito mais informado das leis, ou ter participação na vida autárquica por exemplo.

    O facto de existirem regras restritivas no urbanismo, é de facto "chato". Contudo, você tem toda a liberdade para jogar com isso, negociar, etc.

    Há muita "suposição"... e muito "usar o exemplo do vizinho" sobretudo no que está de errado na construção. Fala-se muito da iliteracia financeira... mas o modo como se planeia o "programa" da própria casa chega a ser muito básico mesmo...
  10. Colocado por: HAL_9000Podemos fazer isso cá? Arrendar um anexo/garagem?


    Já sabe que esse tipo de perguntas tem sempre a mesma resposta, "depende". Só esse facto é por sí só sintoma do estado da legislação que temos.

    Contudo, nada o impede de se informar sobre isso junto do seu municipio. Agora se nem sequer pôs essa ideia na sua cabeça... vai culpar quem? O BCE?
  11. Colocado por: N Miguel OliveiraMas e então os imigrantes e os reformados estrangeiros ricos já não contam? Onde está a ladaínha dos estrangeiros nos preços altos das rendas?
    Eu não comprei a minha casa no ano 2000 por 60k, gastei 250k para a fazer, logo a renda terá de refletir isso, ou não?
  12. Colocado por: N Miguel OliveiraContudo, nada o impede de se informar sobre isso junto do seu municipio. Agora se nem sequer pôs essa ideia na sua cabeça...
    o Miguel sabe lá o que que eu pus na minha cabeça. A minha garagem está a 18m da casa principal e tem 77 m2. Não foi projetada assim por acaso.

    Contudo, o que me disseram até agora é que não posso ter dois edifícios de habitação neste terreno.

    O BCE que se limite a fazer trabalho dele em condições. Agora quando anda a dizer que a inflação é temporária quando já toda gente estava ver o que se estava a passar...merece todas as críticas e legitimamente toda a desconfiança
  13. Colocado por: HAL_9000Eu não comprei a minha casa no ano 2000 por 60k, gastei 250k para a fazer, logo a renda terá de refletir isso, ou não?


    Precisamente!
  14. Colocado por: HAL_9000Eu não comprei a minha casa no ano 2000 por 60k, gastei 250k para a fazer, logo a renda terá de refletir isso, ou não?

    Não. Segundo o Costa e a jeitosa das casas deve alugar por 400€, mais que suficiente para pagar o IRS e o IMI. E se o inquilino não pagar tem que ter paciência porque a habitação é um direito constitucional que não pode ser contrariado por contratos da treta. Estes apenas servem para definir o saque fiscal.
  15. Colocado por: Carvaimais que suficiente para pagar o IRS e o IMI.
    Ainda mais essa, estou à espera para ver o valor do IMI. Só do terreno passa os 200 euros, e não há cá isenções de 10 anos.
  16. Colocado por: PedroNunes24

    Que estamos mais ricos em termos de papel, mas mais pobres em termos de valor.


    Ou simplesmente que o valor do ouro está inflacionado.
  17. Colocado por: HAL_9000o Miguel sabe lá o que que eu pus na minha cabeça. A minha garagem está a 18m da casa principal e tem 77 m2. Não foi projetada assim por acaso.


    Está a ver como até sabe :)
    E você a dizer que não foi pensada eh?!

    Para quando a 3a casa? T2 suponho...

    Mas insiste na lamúria, e tem "razão". Afinal...
    "Quem não chora não m..."
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  18. Colocado por: HAL_9000O BCE que se limite a fazer trabalho dele em condições.


    Basicamente é isso HAL. Deixe-os trabalhar.

    Não me leve a mal quando menciono a lamúria, simplesmente esperava que uma discussão num fórum fosse mais orientada ao que você pode fazer, ao modo de pensar fora da caixa quando surgem novos desafios... como pode planear uma casa do melhor modo, como organizar uma determinada tipologia, etc etc... tudo coisas que dependem sobretudo de si. Partilhar ideias no fundo.

    Agora estarmos sempre com o BCE, o Costa, o Marcelo, o Guterres, o Sócrates, os imigrantes, os reformados, a guerra na Ucrânia, a FED, etc... tudo coisas que um não controla, a não ser pelo voto... isto na prática e no curto prazo não traz nada de muito útil sinceramente.

    Era preferivel focar-se nisso. No seu caso que já construiu, pode partilhar antes o que acha que correu bem ou mal consigo... deixe lá o BCE em paz :)
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  19. Colocado por: HAL_9000O BCE que se limite a fazer trabalho dele em condições. Agora quando anda a dizer que a inflação é temporária quando já toda gente estava ver o que se estava a passar...merece todas as críticas e legitimamente toda a desconfiança


    Tu não irias querer isso.

    Se o BCE fizesse o seu trabalho teria subido os juros muito mais cedo e subiria até pelo menos 5%.
  20. Colocado por: ferreiraj125Se o BCE fizesse o seu trabalho teria subido os juros muito mais cedo e subiria até pelo menos 5%.
    O.mais certo é que se tivesse subido mais cedo não precisava de ter ido tao longe na subida. Pelo menos é o que diz a Bíblia de economia que o Ferreira tá to gosta :)
 
0.6942 seg. NEW