Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estão agora dois super especialistas economistas na SIC noticias. Um dos super especialistas diz que não há alternativa a continuar a subir os juros....porque é assim mesmo.

    Já o outro super especialista diz que mexer apenas nas taxas de juro, claramente não está a dar os resultados pretendidos e que há outras alternativas que ainda não foram aplicadas.

    Mas afinal ficamos em quê? Há alternativas, ou não há alternativas?
    A mesma receita é igualmente boa para a Alemanha e para Portugal?

    Ps: só por acaso o super especialista que defende que não há qualquer alternativa a subida das taxas de juro, parece um bocado mais parolo, até porque em 2023 ele considera que a receita da Lagarde em 2011 para Portugal foi maravilhosa.
  2.  # 2

    E quem é que gera impostos paea pagar os médicos, do publico ou privado?
  3.  # 3

    Colocado por: Reduto25

    como e obvio se eu nao sou pago pelos meus serviços vou trabalhar de graça? Os Hospitais privados nao são entidades de cariz social
    Então qual é a sua dúvida perante o que eu disse?

    Está num país pobre que nunca vai pagar por esses actos médicos. Se o SNS desaparece, as pessoas morrem como morriam antes, não vão dar dinheiro que não teem aos privados.
    Os privados tem a função deles, que é tratar os ricos, e as pessoas que precisam de consultas e exames de rotina e prevenção, problemas de saúde ligeiros, e os que são viciados em ir ao médico.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  4.  # 4

    A ideia de que o sistema de saúde privado beneficia apenas os ricos é uma generalização simplista que não corresponde à realidade, pois ambos os setores têm um papel essencial nos cuidados à população de Portugal.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  5.  # 5

    Entretanto no Banco de Portugal...

    Banco de Portugal anuncia revisão das taxas de esforço para aumentar acesso ao crédito à habitação


    https://expresso.pt/economia/2023-07-01-Banco-de-Portugal-anuncia-revisao-das-taxas-de-esforco-para-aumentar-acesso-ao-credito-a-habitacao-26e0e4f9
  6.  # 6

    Colocado por: Reduto25beneficia apenas os ricos é uma generalização simplista que não corresponde à realidade,
    Onde é que eu disse isso? Como disse atrás são complementares.

    Agora nas questões de saúde mais sensíveis, efectivamente são uma opção apenas para os mais ricos.
  7.  # 7

    Colocado por: HAL_9000Onde é que eu disse isso? Como disse atrás são complementares.

    Agora nas questões de saúde mais sensíveis, efectivamente são uma opção apenas para os mais ricos.


    voce disse " Os privados tem a função deles, que é tratar os ricos "
  8.  # 8

    Colocado por: Reduto25

    voce disse " Os privados tem a função deles, que é tratar os ricos "
    o Reduto para de ler a meio das frases ou só quer implicar?
    A frase completa é esta:
    "Os privados tem a função deles, que é tratar os ricos, e as pessoas que precisam de consultas e exames de rotina e prevenção, problemas de saúde ligeiros, e os que são viciados em ir ao médico."

    Também disse que privado e público eram complementares, mas isso não leu.
  9.  # 9

    Embora você tenha mencionado que os setores público e privado são ambos complementares, disse que os serviços de saúde privados são apenas para os mais ricos ainda é uma generalização injusta eu considero . Existe diversas opções de serviços privados de saúde que atendem pessoas com rendimentos e necessidades diferentes. Além disso, lembre-se o acesso aos cuidados de saúde não se resume apenas a questões de rendimentos, existe coberturas preferências pessoais e necessidades médicas específicas. Portanto, dizer que o setor privado de saúde é exclusivo para os mais ricos não é uma representação precisa da realidade.
  10.  # 10

    Colocado por: Reduto25disse que os serviços de saúde privados são apenas para os mais ricos ainda é uma generalização injusta eu considero
    não disse nada.

    Disse serviços de saúde privados no que toca a questões mais complexas e problemas se saúde mais complicados, são apenas para os mais ricos
  11.  # 11

    Colocado por: HAL_9000não disse nada.

    Disse serviços de saúde privadosno que toca a questões mais complexas e problemas se saúde mais complicados, são apenas para os mais ricos


    mesmo assim acho injusto e pouco preciso mas siga
  12.  # 12

    Colocado por: InspectorgadjetO meu ponto é esse esperei porque primeirk foi o covid estava à espera que descesse depois os preços dobraram em Leiria e se no fim de esperar 5 anos e agora compro e em 1 ano isto desce. A questão é o que vai descer? Apartamentos velhos vão entrar no mercado de certeza mas o resto


    Também tive esperança que baixasse com a pandemia, mas o governo trocou-nos as voltas.

    Primeiro, fizeram aquele "congelamento" dos creditos, e assim as pessoas não falharam pagamentos.

    Segundo, fizeram layoffs subsidiados pelo estado, pelo que as pessoas não perderam rendimentos, antes pelo contrario, ao consumirem menos até acabaram por ter taxas de poupança mais elevadas.

    No fundo, houve uma injeção enorme de dinheiro na economia (que agora se faz sentir através da inflação), que na realidade até contribuiu para a continuação da subida dos preços das casas.

    No entanto, como agora estão a tentar combater a inflação causada pelo excesso de liquidez, através da subida dos juros, podemos realmente assistir a uma perda de poder de compra e perda da capacidade de comprar casas tão caras, o que poderá levar a uma correção dos preços.
  13.  # 13

    Colocado por: Reduto25https://youtu.be/IiH4Hfrq_j4

    Hoje na França amanhã em Portugal


    Felizmente ainda não temos tantos islamicos em Portugal.
  14.  # 14

    Colocado por: HAL_9000. Opinião pessoal, ou está a seguir algum indicador?

    Por mim já estou naquela de aguardar até ver quando começa tudo a arder. Ha países em que a inflação está a abrandar de forma mais expressiva, contudo quem "manda"no BCE é a Alemanha, por isso, enquanto a inflação não baixar por lá, sofrem os parolos que estão a pagar as casas a taxa variável no sul da Europa e sofrem as dividas dos países.

    Curiosamente a Alemanha é dos países que mais políticas tem tido no sentido de contrariar a perda do poder de compra, contraindo assim as medidas do BCE. Curiosamente também, a Alemanha é dos países que em termos de poder de compra e exposição a taxas variáveis, era dos que menos precisava dessas medidas.

    Se na altura de estimular a economia, o BCE para além de baixar as taxas de juro, desatou a imprimir dinheiro. Agora não pode fazer o contrário? Ou seja sobe as taxas de juro, mas de alguma forma terá de recolher parte do dinheiro em circulação. Não teem mecanismos para isso? Ou não consideram usá-los?


    Então, querem ver, que afinal a subida dos juros ajuda a baixar a inflação? :)
  15.  # 15

    Colocado por: ferreiraj125Então, querem ver, que afinal a subida dos juros ajuda a baixar a inflação? :)
    Penso que nunca ninguém questionou isso.

    O que se questiona é baixa a inflação com que custo?
    O que se questiona é a aplicação desta medida como medida únca, sem qualquer outra alternativa/media complementar
  16.  # 16

    Colocado por: hangasEntretanto no Banco de Portugal...

    Banco de Portugal anuncia revisão das taxas de esforço para aumentar acesso ao crédito à habitação


    https://expresso.pt/economia/2023-07-01-Banco-de-Portugal-anuncia-revisao-das-taxas-de-esforco-para-aumentar-acesso-ao-credito-a-habitacao-26e0e4f9


    Isto é o oposto do que deveriam fazer.

    Quem ganha com isto é quem ganha dinheiro a vender casas.

    O preço das casas é atualmente altamente especulativo e resulta da capacidade que as pessoas têm para pagar os preços pedidos.

    Uma medida que permite os portugueses terem uma corda ao pescoço ainda mais apertada para poderem comprar casas a preços mais elevados do que de outra forma conseguiriam, apenas faz com que o preço das casas reflita essa capacidade extra.

    Ou seja, os portugueses ficam a perder, mais endividados, e quem ganha é quem vende as casas.

    Estes gajos claramente sabem que os portugueses são muito ignorantes no que toca ao entendimento da economia.

    Conseguem fazer medidas que ajudam os mesmos de sempre (já repararam que os politicos fazem sempre imensos negocios imobiliarios?) e vendem a medida como se fosse benefica para os portugueses.

    Fantastico, bora lá permitir os portugueses endividarem-se mais do que deviam para ajudar a sustentar o preço das casas.
    Concordam com este comentário: AMG1, HAL_9000, Reduto25, nunomp
  17.  # 17

    O sector privado de saúde já não é exclusivo dos mais ricos. Basta dizer que muitos dos funcionários públicos com salários mínimos também têm ADSE, os seguros têm centenas de soluções e os hospitais fazem créditos para despesas de saúde a clientes.
    Concordam com este comentário: Reduto25
  18.  # 18

    Colocado por: Sandra_cce os hospitais fazem créditos
    Por acaso, créditos é uma ótima solução tendo em conta o panorama actual.
  19.  # 19

    Colocado por: Sandra_ccO sector privado de saúde já não é exclusivo dos mais ricos. Basta dizer que muitos dos funcionários públicos com salários mínimos também têm ADSE, os seguros têm centenas de soluções e os hospitais fazem créditos para despesas de saúde a clientes.


    E milhares de empresas que contratualizam acordos com seguradoras em que o seguro de saúde nao só cobre os empregadores como os filhos dos mesmos , e alguns são bem bons
    Concordam com este comentário: Sandra_cc, JoãoEduardoDias
  20.  # 20

    Colocado por: Sandra_ccJá eu acho que uma oferta inferior aos 10000 brutos mês + extras é basicamente estar a mandá-los emigrar. Nem acho os 4k descabidos, simplesmente não há orçamento. Agora se mantendo o mesmo orçamento do SNS consguire oferecer esses salário a através de uma melhor gestão do mesmo, eu assino por baixo.


    Vocês têm noção do que escrevem ?

    Portugal é e sempre será o país dos Doutores. Nos outros países Europeus ser médico é ter uma profissão como outra qualquer. Em Portugal é achar-se mais do que os outros. O que é que um médico tem a mais que um Eng., Professor, Economista para achar que é justo receber 10k por mês ? O que é que um médico tem a mais que um enfermeiro para haver a discrepância que existe ?? Que mentalidade tão curta.. o problema é mesmo haverem poucos médicos, fruto do tão falado lobby dos médicos.
    Hoje em dia ainda há médicos da praça pública da velha guarda que ser formaram com médias de 12... E não deixam de ser médicos. Mas o lobby criou a falsa sensação de que para ser médico é preciso ter média 19…. Abram mais vagas e os problemas deixam de acontecer.

    Devia de ser bonito se todos os médicos ganhassem no público um salário base de 5 ou 10k ... Pagos por quem em média recebe 1.5k...
 
0.0901 seg. NEW