Colocado por: Bondi
São os baixos salários com impostos altos....
Colocado por: AMG1
Esta atitude é exctamente o que garante o poder ao PS e (ja agora) ao PSD.
Para pegar no exemplo do restaurante.
O que impede o novo restaurante de oferecer jantar ao cliente, para que ele o fique a conhecer?
Os pessoal do marketing faz milagres!
Colocado por: AMG1Eu nao sei mais sobre esta medida do que tem vindo nos jornais, logo posso estar equivocado sobre algum aspecto da mesma, mas tenho muita dificuldadr em aceitar que ela se destine a beneficiar seja quem for em detrimento de outros na mesma situação.
Colocado por: AMG1Este tipo de medidas generalizadas geram sempre alguma injustiça relativa, porque acabam a tratar por igual situações que podem ser diferentes, por isso é que é importante conhecer a regulamentação acessória para se perceber o que verdadeiramente la está. Por enquanto apenas podemos falar dos principios e a mim não me parece descabido que perante uma situação extraordinária como a que vivemos, possa haver uma ajuda deste tipo, obviamente que temporária, limitada nontante e especialmente dirigida a quem tem menos capacidade para fazer frente à conjuntura.
Colocado por: ferreiraj125
isso seria o quê? um golpe de estado?
a IL faria um golpe de estado e governaria portugal por 10 anos
"free lunch"
Colocado por: AMG1
Como sei que estou perante alguém inteligente, admito que isto seja ou uma piada, ou entao o assumir que não tem nada para dizer.
Falávamos do seu exemplo do restaurante, lembra-se?
Mas vamos lá, eu até faço "as despesas da casa" e dou-lhe um exemplo do que a IL podia fazer.
Pelo que se vê o SNS estará a funcionar pior que mal e é contestado por todo o lado, seja pelos profissionais seja pelos utentes, quer melhor oportunidade para a IL, não digo o PSD porque os eleitores já conhecem o essencial, nem do CH por razões óbvias, se bem que até devia ser um exercício bem divertido. Mas a IL podia aproveitar e dizer aos eleitores, de forma clara e inequivoca, o que defende para o futuro do SNS, mas sem rodriguinhos, abertamente de modo que todos percebam. Até pode ser que essa proposta seja avaliada como positiva pelo eleitores e a IL ter um enorme ganho eleitoral. Eu, muito sinceramente não percebo porque não o fazem e em vez disso, se perdem a acusar o PS de ter posições ideológicas (como se não fosse isso a essencia de qualqier partido) e não assumem, preto no branco, o que fariam diferente, p.e. Teríamos os hospitais públicos a serem geridos só por privados, ou teriamos um sistema misto?
Os profissionais do SNS seriam ou não funcionários publicos?
Como seria o financiamento, com impostos ou com seguros e nesse caso publicos e privados ou só privados, obrigatorios ou facultativos e sobretudo que papel teria o estado nesse contexto?
Sobretudo como melhoriam tudo com o mesmo dinheiro, ou preferencialmente com menos, ja que também defendem um corte substancial nos impostos.
Como conciliavam essas propostas comos principios constitucionais existentes, ou seriam alterados?
Perante tanta incompetência do PS, não deveria ser dificil explicar tudo isto aos eleitores e leva-los a perceber as vantagens duma solução diferente da actual.
Não deve ser preciso nenhum golpe de estado, talvez deva chegar ter boas propostas reconhecidas pelo eleitorado e capacidade politica para as explicar.
Colocado por: ferreiraj125
O problema é que há uma diferença entre aquilo que o restaurante publicita e aquilo que oferece.
Os portugueses são habituados a comer num restaurante. O restaurante do lado pode ter imensas promoções e fazer publicidade, mas só indo lá comer uma vez é que realmente se percebe se o serviço é melhor ou não.
Só que os portugueses preferem comer no restaurante que já conhecem do que experimentar outros, independentemente da publicidade que façam.
Colocado por: AMVPhttps://www.dn.pt/sociedade/mais-de-um-milhao-com-autorizacao-de-residencia-17236389.html
Colocado por: ricardo.rodriguesEm matéria de saúde, a IL defende a reforma do Sistema Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente um sistema onde o financiamento é público, mas a prestação é pública e privada.
Propõe-se ainda a “ressuscitar” Unidades de Saúde Familiar tipo B e C, um maior reconhecimento do papel dos cuidadores informais e do seu estatuto e alargar cuidados de saúde às farmácias comunitárias.
Mais detalhe
Colocado por: VarejoteE o preço dos imóveis vai descer...
Colocado por: AMG1Talvez devam começar por explicar a diferença entre os dois conceitos e, já agora, como os vão articular.
Colocado por: smartAfinal pq é que vive mal em Portugal?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Queria ver o preço das casas sem mão de obra estrangeira...
Não há quem queira trabalhar nas obras.
Para aliciar um português a "chapar massa" teria que pagar mais certamente pelo que não estou a ver como isso faria descer os preços.
Não sei como querem mais casas sem ninguém que as construa. Tampouco vejo como sem novas casas o preços das existentes possa descer.
É tudo muito bonito mas é cantado. Quando não há argumentos, disparar contra os imigrantes é sempre o mais fácil. Nada de novo portanto.
Colocado por: ricardo.rodrigues
É simples. Precisamos de um sistema, que seja o garante da prestação de um serviço.
Com exceção dos locais onde a densidade populacional não permita a existência de prestadores privados, não precisamos que o estado tenha um serviço prestador (do próprio estado).
Colocado por: AMG1agora é só encontrar a arte e o engenho para convencer os utentes do SNS de que é este o caminho.
Colocado por: ricardo.rodrigues
???
Por acaso conhece alguém que tenha recusado um cheque consulta/cirurgia, para ser servido no setor privado, e tenha preferido continuar à espera no público?
Conhece algum serviço privado em que tenha utentes a dormir à porta, para ter uma consulta?
Além de que, depois de experimentarem os serviços no privado... suspeito que a maioria das pessoas iria preferir continuar a ser seguido nos privados, do que nos serviços públicos.
É preciso é que haja real liberdade de escolha. Se eu for ao X e não gostar, da próxima vou ao Y ou ao Z (público ou privado, tanto faz).
Não me parece que seja preciso grandes campanhas de sensibilização e convencimento da população.
Um aparte, se isto avançar... É quase garantido que os serviços públicos também iriam ser melhorados, a pensar no utente. Chama-se concorrência.
Colocado por: AMG1desde logo porque nao vejo forma da IL convencer a maioria dos eleitores a acreditarem nela
Colocado por: AMG1Mas nao deixa de ser estranho esta posição face as sondagens que se conhecem.
Colocado por: Nostradamus
Como diz o meu pai:Burro velho não aprende línguas
Tentar convencer a maioria do eleitorado, maioria essa que votou PS, que as ideias da IL funcionam, é como tentar convencer um benfiquista a mudar de clube.
As sondagens provam precisamente que mais votou na IL foi a classe jovem, e vejam só, é aquela com maior representação de abstenção. Conseguir convencer uma % da população que não votava, em acreditar e votar em algo, é uma vitória democrática.
No limite até podem conseguir convencer toda a classe mais jovem a votar neles, mas enquanto tivermos esta geração de velhos que sempre vota PS-PSD por clubismo, nada vai efectivamente mudar no espectro politico no país.
Colocado por: VarejoteNesse caso o preço ainda sobe mais, falta de mão de obra e o que há é pouco qualificada e pouco experiência.
Preço da construção/mão de obra também sobe, como tem vindo a subir há vários anos.