Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nem todos herdam casas
  2.  # 2

    Colocado por: N Miguel OliveiraIsto de diabolizar tudo e todos que não o proprietário também já cansa.

    O banco quer ter lucro.
    Onde é que eu diabolizei o banco ao dizer que os portugueses é que não queriam ou não conseguiam pagar 4 euros por cada euro emprestado? A conclusão foi sua e não minha.

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe você meteu dinheiro para cobrir uma necessidade, não é um "investimento". É um "gasto".
    Certo na altura foi um gasto, mas a visa muda. De qualquer maneira foi precavida a possibilidade dessa mudança. O que lhe posso dizer com quase 100% de certeza é que se na altura consegui suprir essa necessidade/investimento, ao dia de hoje não conseguiria, por mais que tivesse continuado a aumentar o mealheiro.
  3.  # 3

    Colocado por: N Miguel OliveiraPorém, o que mais vejo é ir ao banco para se pagar um casamento, umas férias, comprar um carro, comprar um terreno... quanto mais para comprar apartamento ou construir casa.
    Eu sei que isso acontece. Obviamente que existe gente com a ordem de prioridades altamente questionável.
  4.  # 4

    Colocado por: HAL_9000Ainda bem, e estou a ser sincero.

    Eu admito que tenho pouco conhecimento em termos de investimentos que consigam valorizar tanto como as casas. Por isso mesmo o mealheiro que tinha investi em betão. Mesmo assim ainda tive de ir ao banco para cobrir a outra metade.


    Agora tb é verdade que se tivesses dado ouvidos a uma colega minha e investido em Bitcoin, ao dia de hoje tinha corrido melhor. Mas lá está, era uma roleta russa.


    Por exemplo, o SP500 valorizou 85% desde 2019.

    E não estamos a falar dum ativo altamente especulativo como a Bitcoin.

    Estamos a falar de ser dono dum bocado das 500 maiores empresas americanas.

    É um indice que existe há mais de 60 anos e nunca deu prejuizo num prazo superior a 25 anos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000A conclusão foi sua e não minha.


    A minha conclusão é que o português que se queixa do banco, do empreiteiro, do estado hoje, é exactamente o mesmíssimo português que amanhã põe a casa pelo dobro ou triplo do que lhe custou. Tão simples quanto isto. Não é preciso estarmos sempre a catalogar uns como os maus da fita e os outros como vitimas, como que se fossem duas pessoas/entidades diferentes.
    Concordam com este comentário: Matisofi
  6.  # 6

    Colocado por: ferreiraj125Por exemplo, o SP500 valorizou 85% desde 2019.
    Como lhe disse,o meu conhecimento em investimentos além dos tradicionais depósitos a prazo, ouro e certificados de aforro, é bastante limitado.

    Por outro lado, vim de uma família humilde, em que não havia propriamente muito dinheiro de sobra para investir. Falava-se em poupança, não em investimento. Por isso, nem background familiar nesse sentido existe.

    Começo agora a estudar alguma coisa do assunto, ainda assim, tenho optado pelos métodos tradicionais acima mencionados.





    Colocado por: ferreiraj125um indice que existe há mais de 60 anos e nunca deu prejuizo num prazo superior a 25 anos.
    Lá está, nesta fase da minha vida, além do PPR, não tenho intenção de aplicar dinheiro a 25 anos.

    Mas se o ferreiraj125, aplicou e conseguiu ganhar, eu fico feliz por si. O que mais me custa ver é o pessoal a perder poder de compra devido a fenómenos que não controla.
  7.  # 7

    Ser herdeiro e dizer que as pessoas so deviam comprar casas a pronto sem recurso a credito e de génio
  8.  # 8

    Claramente que existe uma onda de imigração muito forte que está a pressionar os preços das casas. Verificaram-se quedas no preço das casas praticamente em toda a europa e em Portugal não, porquê? Temos um parque habitacional monumental e não existem casas para venda?

    Lixamos a vida é das novas gerações, que escolhem ir lá para fora porque não conseguem suportar os custos de vida em Portugal, ao mesmo tempo que trazemos novos imigrantes porque "existe falta de mão de obra"....
    • Faja
    • 20 março 2024

     # 9

    Muitas das decisoes que tomei na construcao da minha casa, foram tomadas precisamente com esse proposito, "e se um dia tiver de vender?!" Havera quem diga que sou estupido porque a casa "afinal e pra mim", havera quem diga que tomei a decisao certa... enfim... na zona onde construi, temos muita malta emigrada nos estados unidos e canada, emigrantes de longa data e alguns que ja nasceram la, essa malta tem muito poder de compra e de alguns anos a esta parte virou moda comprar casa na ilha! Todos procuram, estou num local bom, perto do mar, ninguem me rouba a vista mar. A casa e pequena, 120mt quadrados, mas eles regra geral nal procuram casas grandes, muitos vem para gozar a reforma e sao apenas o casal, muitos dos filhos nascidos nos estados unidos, nao tem grande relacao afetiva com as ilhas. Nao me faltam compradores, mas para ja acho que ainda nao me apareceu o comprador certo, e tambem so vendo pelo triplo do que gastei, mas acredito que algum dia algum deles "perde a cabeca" e paga, porque muitos deles ja nao chegam a gastar o dinheiro que amealharam ao longo da vida.
  9.  # 10

    Colocado por: HAL_9000Como lhe disse,o meu conhecimento em investimentos além dos tradicionais depósitos a prazo, ouro e certificados de aforro, é bastante limitado.

    Por outro lado, vim de uma família humilde, em que não havia propriamente muito dinheiro de sobra para investir. Falava-se em poupança, não em investimento. Por isso, nem background familiar nesse sentido existe.

    Começo agora a estudar alguma coisa do assunto, ainda assim, tenho optado pelos métodos tradicionais acima mencionados.





    Lá está, nesta fase da minha vida, além do PPR, não tenho intenção de aplicar dinheiro a 25 anos.

    Mas se o ferreiraj125, aplicou e conseguiu ganhar, eu fico feliz por si. O que mais me custa ver é o pessoal a perder poder de compra devido a fenómenos que não controla.


    Acho que deverias informar-te.

    A maior perda de poder de compra ocorre pela inflação ao não se investir o dinheiro. ;)
  10.  # 11

  11.  # 12

    Eu não queria uma coisa dessas mas comprem comprem
  12.  # 13

    Colocado por: Reduto25Eu não queria uma coisa dessas mas comprem comprem


    Mas por algum motivo em específico?
  13.  # 14

    Colocado por: Reduto25Ser herdeiro e dizer que as pessoas so deviam comprar casas a pronto sem recurso a credito e de génio


    Se era para mim, fique descansado. Não herdei nem conto herdar nada material ou monetário.

    Talvez recolheço que em determinadas situações, ir ao banco seja a melhor solução. Mas certamente que não é a única. Agora já cansa a ladaínha do banco oportunista... usando como ponto de comparação uma época com taxas de juros negativas. Isso é que não era normal! E foi isso em grande medida que nos trouxe onde estamos.
  14.  # 15

    Colocado por: Fajatemos muita malta emigrada nos estados unidos


    Ora aí está uma terceira opção, depois dos investimentos.
    Ir ao banco não é a única solução.

    Quanto à sua casa, fez você muito bem!
    Deixar flexibidade suficiente para que a casa possa ser ocupada por pessoas muito diferentes...

    Colocado por: Fajamas acredito que algum dia algum deles "perde a cabeca" e paga, porque muitos deles ja nao chegam a gastar o dinheiro que amealharam ao longo da vida.


    Em certos casos, uma casa numa ilha açoriana não vale mais que os salários de 1 ou 2 anos nos EUA.
  15.  # 16

    Colocado por: N Miguel OliveiraOra aí está uma terceira opção, depois dos investimentos.
    Ir ao banco não é a única solução.
    Bate sempre na emigração como alternativa. Olhando de um ponto de vista meramente pessoal obviamente que é alternativa.

    O que aqui se critica muita vezes é a falta de alternativa quando se considera o país de um modo geral e determinadas gerações em particular. Neste caso, tenho de discordar de si, a emigração não pode ser uma alternativa desejável, ou sequer aceitável se for uma emigração definitiva. A longo prazo apenas serve para perpetuar a economia de baixo valor que vigora no país.

    Quanto aos investimentos. Pode de facto ser uma boa alternativa, desde que tenha simultaneamente duas coisas: dinheiro para investir e conhecimento para o fazer não correndo demasiados riscos. Diria que nem uma nem outra abundam muito. Brincadeiras com 500 ou 1000 euros toda a gente faz, investir a sério um valor corresponde ao que se gasta/investe numa casa, é que ja sera uma pequena minoria.

    Quanto a diabolizar os bancos....e pá, apenas diabolizo o facto de o mercado funcionar mal por cá. Em Portugal não há mercado há cartelizacao seja em bancos, seja em empresas de telecomunicações, seja na grande distribuição, seja nas gasolineiras. O nosso mercado é demasiado pequeno para o mercado funcionar efectivamente.
    • Faja
    • 21 março 2024

     # 17

    Nao tenho formacao superior, nao tive herancas, tenho 36anos, mulher e filha, e construimos a nossa pequena casa com capitais proprios, como nao percebo de "investimentos" fui poupando e fazendo alguns negocios de compra e venda de carros. Agora ja so pensso construir mais 2 casas espelhadas, pequenas, para alugar.
  16.  # 18

    Arrendar*
  17.  # 19

    Colocado por: FajaNao tenho formacao superior, nao tive herancas, tenho 36anos, mulher e filha, e construimos a nossa pequena casa com capitais proprios, como nao percebo de "investimentos" fui poupando e fazendo alguns negocios de compra e venda de carros. Agora ja so pensso construir mais 2 casas espelhadas, pequenas, para alugar.
    possivel é, nem toda a gente esta disposta ao estilo de vida que isso implica,
    Isso sim.
    Concordam com este comentário: Matisofi
  18.  # 20

    Como e que alguém que tem rendimento médio a pagar um arrendamento comida e contas vai comprar uma casa a pronto neste momento começa a trabalhar aos 12-16? Só compra casa aos 70?
 
0.8901 seg. NEW