Colocado por: gil.alvesque põe no mercado sangue fresco, CAPAZ, com 20 anos(!)
Colocado por: gil.alvesPara os que quiserem... é ver!
Colocado por: N Miguel OliveiraSim, e náo é só na carpintaria...Efectivamente. Esta é uma área que gosto e calhou de ter este vídeo algures por aqui.
Colocado por: gil.alvesmiúdos a estagiar aos 15 anos em bancos
Colocado por: jg231
sei, que conheço quem andou numa dessas estaduais e ganhou uns milhões e agora está reformado, PT é que está mesmo bem. Os states, ui que coisa má...
...Os states, ui que coisa má...
Colocado por: N Miguel Oliveirabasta que haja menos vagas, assim os que entram são os melhores, com melhores notas... em vez dos que têm os pais mais ricos.Na verdade existe uma grande probabilidade de a maioria "com melhores notas" ser simultaneamente "os que têm os pais ricos". Isso ainda é mais evidente atualmente com o estado da escola pública, quem pode fazer o secundário numa privada, ou pagar explicações tem muito mais possibilidade de obter uma boa média de entrada.
Colocado por: N Miguel Oliveirapara se poder manter níveis salariais elevados para a realidade do país....o que do ponto de vista de defesa da profissão não é mau.
Se há falta de médicos/enfermeiros, porque é que há tão poucas vagas?
Colocado por: HAL_9000Na verdade existe uma grande probabilidade de a maioria "com melhores notas" ser simultaneamente "os que têm os pais ricos". Isso ainda é mais evidente atualmente com o estado da escola pública, quem pode fazer o secundário numa privada, ou pagar explicações tem muito mais possibilidade de obter uma boa média de entrada.
Colocado por: N Miguel OliveiraSim, os miúdos suíços aos 10-12 anos têm uma pressão enorme para definir que tipo de profissional querem ser, em função das notas.
Em Portugal, por vezes nem aos 20 têm bem noção do que querem fazer...
Colocado por: HAL_9000Grande parte do pessoal não ganha sequer o suficiente pra fazer face ás despesas diárias quanto mais para investir a pensar na reforma. Ainda que concorde que cada um de nós deveria ter um plano alternativo para assegurar a sus subsitência um dia mais tarde, também tenho perfeita noção da realidade do país em que vivo.
Colocado por: AMG1
Mas o que é que isto tem a ver?
Veja lá que eu até conheço mais do que um americano que nem sequer foram para a universidade e hoje também têm milhões. Também conheço pelo menos dois, um deles até é parente, que passaram por uma da Ivy league e hoje têm vidas normalissimas.
O que é que isto nos diz?
Que ter acesso ao ensino de qualidade é bom, mas não é o suficiente para se ter êxito. No fim, o que interessa é o que cada um faz com as ferramentas a que teve acesso. Se eu tiver uma chave de fendas do chinês, também consigo apertar um parafuso, mas não é o mesmo que faze-lo com uma de fabrico alemão. A diferença é só essa.
Depois talvez lhe seja difícil perceber, mas existem pessoas quer em Portugal quer nos USA, ou noutro sitio qualquer, para quem ter êxito nas suas vidas e profissões não se mede pelos milhões que amealharam nem pela idade em que se reformaram para gozar esses milhões e olhe que não são assim tão raras, mas para as ver é preciso estar atento também às pessoas e não apenas aos milhões.
só pode ser piada
Colocado por: N Miguel OliveiraPelo gráfico atrás, até me parece que a nossa escola pública nem seja assim tão má... pois até os ricos vêem nela certa qualidade, por comparação com o ensino semipúblico/privado por exemplo.
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o problema é só nos preocuparmos em fazer fornadas de doutores, e não nos preocuparmos em nada com o mercado laboral para os integrar, ou se fazem falta, etc... Todas as profissões são necessárias, haverá espaço para todos... se tivermos um mercado para isso.
Colocado por: AMG1Os USA têm ótimas escolas em todos os graus de ensino, o problema é que essas só estão ao alcance de muito poucos. A grande maioria dos americanos tem de se contentar com muito menos do que qualquer um tem na europa.
Colocado por: N Miguel Oliveirae o chefe de equipa diz-me "a nossa pausa é às 9h, se quiser falar venha connosco ao café ou espere aqui um bocado que já vimos"
Colocado por: N Miguel OliveiraEstá a ver! E porque não? Quem lhe diz a sí que fazer isso é mais ou menos dificil que outra profissão?
Eu acho perfeitamente normal no sentido de haver 100 tipos no escritório e meia dúzia disponiveis para desentupir canos.
Procura vs Oferta...
Colocado por: N Miguel OliveiraJá em Portugal, quantos aos 20 anos, não estão é a mudar de curso depois de andar 1 ou 2 anos num curso forçado pelos pais/sociedade?
Colocado por: HAL_9000Na verdade existe uma grande probabilidade de a maioria "com melhores notas" ser simultaneamente "os que têm os pais ricos". Isso ainda é mais evidente atualmente com o estado da escola pública, quem pode fazer o secundário numa privada, ou pagar explicações tem muito mais possibilidade de obter uma boa média de entrada.
Colocado por: SasapoNós somos probres com gostos de rico.
Colocado por: SasapoCusta-me a acreditar nisso quando em nenhum outro país de centro e norte europeu se vêm tantos cafes com malta todos os dias lá.O Sasapo tem noção que esse gastar dinheiro sem critério ( cafés, raspadinhas, compras por impulso compromemtendo a estabilidade financeira) mais não é que um reflexo perfeito da pobreza material de quem o faz. São pobres porque tomam mas decisões financeiras? Ou tomam mas decisões financeiras porque são pobre? Os estudos apontam que a segunda opção é muito prevalente.
Colocado por: reg
Isso levaria a cortes das reformas atuais, nenhum governo faria isso. Ao meu ver, o que vai acontecer é que vão deixar chegar até ao ponto de não retorno e vão por toda a gente perante uma escolha, corte brutal nas reformas ou não receber de todo.
Colocado por: reg
e mais, com ensino superior praticamente gratuito, pioramos ainda mais a situação.
Devíamos baixar/aumentar as propinas conforme a necessidade real do país e incentivar o ensino profissional
Colocado por: AMG1Na verdade temos hoje a população activa mais qualificada que alguma vez tivemos.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Com certeza.
É com dinheiro que têm boas condições, bons professores, etc...
Não há dúvidas disso.
Ainda assim, eu prefiro os portugueses, nabos na escola, mas que sabem apontar África num mapa mundi.
Das vezes que visitei Standford ou Berkeley por exemplo na época do ínicio do ano escolar, foi a impressão com que fiquei... que 95% dos que lá andavam, só lá estavam porque os pais eram grandes empresários... a julgar pelos carrões que via com os pais a levarem as tralhas dos filhos no ínicio de semestre.
Muito inteligentes de facto, mas são uma gota no oceano por comparação com os problemas dos distritos escolares... altamente especulativos, que funcionam à base de contactos e doações com interesses em 2º plano. Não é tão linear assim.