Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982 ...e como vai andar muito pouco, ter semanas de nem andar sequer o consumo também nao importa muito.

Para quê um carro electrico?
  2. Colocado por: Sirruper
    Para quê um carro electrico?
    nem precisa de ser eletrico, tem é de ser automático.
    Para o que irá andar nao compensa muito ser elétrico ou não.

Ah e ue seja silencioso.
  3. O i3 sempre foi um carro muito interessante. Foi, durante o período inicial e da hegemonia do Leaf, a melhor oferta do mercado: eficiência relativamente boa, excelente curva de carregamento (para o tamanho da bateria), já tinha carregador AC de 11kW, muito bom.
    O único problema era ser muito caro em novo (em Portugal andava acima dos 40-45k€). E os pneus, são caros por ser uma medida meio esquisita.

Esse que andou em cima do reboque é uma história muito mal contada e, acima de tudo, uma cara-de-pau inacreditável de quem o fez. História resumida, o carro foi comprado importado batido, a BMW não quis desbloquear a bateria após colisão sem trocar uma série de componentes (alegaram razões de segurança), o dono fez aquele papel todo até que alguém lhe resolveu o problema fora da marca. Essa pessoa nunca foi paga lol
    Julgo ter lido que a BMW tinha processado o dono, mas nunca cheguei a saber a conclusão dessa história.
    Aqui fica um (longo) tópico onde se discutiu largamente esse tema na altura. Neste post em particular pode encontrar-se o relato da pessoa que desbloqueou o carro e que nunca viu o pagamento
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=54&t=5294&start=100#p134602
    Também nesse fórum há um sub-quadro todo dedicado ao i3, onde pode encontrar vários relatos.

Compre com confiança. Se o carro tiver garantia da marca melhor ainda, as garantias são europeias e não terá qualquer problema em ser assistido cá se necessitar.

Colocado por: SirruperPara quê um carro electrico?

E porque não um carro elétrico? Se a pessoa gosta, está no orçamento e lhe cumpre os requisitos, porque não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, Zé Meirinho
  4. Colocado por: DR1982nem precisa de ser eletrico, tem é de ser automático.

Veja os Swift com caixa CVT
    Honda Jazz auto

Sao carros citadinos, pequenos mas enormes por dentro, super fiáveis, e de baixo custo de manutenção.

A ser electrico, eu subia o orçamento e ia buscar um Honda E, que já se encontram na França nos 20 mil € com poucos Km.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  5. Colocado por: Bruno.AlvesO i3 sempre foi um carro muito interessante. Foi, durante o período inicial e da hegemonia do Leaf, a melhor oferta do mercado: eficiência relativamente boa, excelente curva de carregamento (para o tamanho da bateria), já tinha carregador AC de 11kW, muito bom.
    O único problema era ser muito caro em novo (em Portugal andava acima dos 40-45k€). E os pneus, são caros por ser uma medida meio esquisita.

Esse que andou em cima do reboque é uma história muito mal contada e, acima de tudo, uma cara-de-pau inacreditável de quem o fez. História resumida, o carro foi comprado importado batido, a BMW não quis desbloquear a bateria após colisão sem trocar uma série de componentes (alegaram razões de segurança), o dono fez aquele papel todo até que alguém lhe resolveu o problema fora da marca. Essa pessoa nunca foi paga lol
    Julgo ter lido que a BMW tinha processado o dono, mas nunca cheguei a saber a conclusão dessa história.
    Aqui fica um (longo) tópico onde se discutiu largamente esse tema na altura. Neste post em particular pode encontrar-se o relato da pessoa que desbloqueou o carro e que nunca viu o pagamento
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=54&t=5294&start=100#p134602
    Também nesse fórum há um sub-quadro todo dedicado ao i3, onde pode encontrar vários relatos.

Compre com confiança. Se o carro tiver garantia da marca melhor ainda, as garantias são europeias e não terá qualquer problema em ser assistido cá se necessitar.

E porque não um carro elétrico? Se a pessoa gosta, está no orçamento e lhe cumpre os requisitos, porque não?

Para a proxima leia primeiro.
    A bateria de um carro electrico perde capacidade em utilizacao diaria ou parado ao longo dos anos. Se o carro nao vai andar, entao o VE nunca devera ser a solucao.
  6. Com'assim? P.f. não espalhe desinformação... As baterias atuais não perdem capacidade de forma perceptível, por estar parado eventualmente metade da semana ou mais ou menos tempo. O que pode acontecer em trajetos curtos e pouca amplitude de carga/descarga é o BMS "perder a noção" do estado real da bateria por deixar de conhecer os extremos, mas uma carga e descarga mais profundas a cada "algumas semanas" previne esse problema.
    Há claro, cuidados transversais à maioria dos VE, por exemplo evitar deixar o carro parado muito tempo com estado de carga muito alto ou muito baixo. Mas um carro que faça 100-200km por semana e que depois não ande 1 semana ou 2 não tem qualquer problema, sobretudo se ficar estacionado com um SOC confortável (ex: 40-80%)

A degradação das baterias é como a morte e os impostos, é inevitável. Mas está muito mais relacionada com o passar do tempo e a qualidade da própria química da bateria do que com outros fatores, sendo que carros com MUITOS km têm mais ciclos completos e isso também acelera a degradação.
    Andar mais ou menos pouco não tem qualquer problema. Pode impedir as poupanças normalmente associadas à utilização dos VE - quanto mais se anda, mais se poupa - mas no caso do DR também não consegue carregar em casa pelo que a questão da poupança poderá não se colocar de qualquer forma.
    Será uma questão de gosto pessoal e de perceber se o carro é o adequado à utilização que se pretende. Acho que pelo mesmo preço um i3 é melhor que um Jazz, mas se se quiser fazer uma viagem maior já será mais complicado. São essas decisões que têm de ser pesadas na compra. Dito isto conheço um i3 dos primeiros que já leva 300.000km por isso não é que não dê para muitos km :-D
    Se é um i3S é ainda mais recente e julgo ter lido que a bateria tem uns 4-5kWh de buffer que vai mascarar a degradação durante muito tempo.
    Concordam com este comentário: ematos, jorgemlflorencio, SS1128
  7. Boas,
    estou com um problema qualquer com o cartão prio (supostamente tem um plafond qualquer pequenino e quase não o posso usar; na prio não me resolvem, dizem para fazer na app mas não sei os dados de login porque fiz para esposa...) e vou aderir de novo no meu nome. Na adesão pedem "códigos de parceiros" (quem tiver, claro). Que parceiros há e dão descontos?

Neste momento, qual acham ser o melhor cartão para carregar fora de casa (leia-se, mais barato!)? Não carregamos muito, mas este fim de semana fomos para Lisboa de Leaf e ainda nem sei em quanto ficou a brincadeira, mas não deve ter sido barata, com o cartão galp e a uma carga de 4h num centro comercial... Bem, se fosse de Jaguar eram 60 paus em gasoil...

Já agora, na prio é mais vantajoso pagar por KWh ou por min? Dão as duas opções, nem sabia disso (não sou eu que ando com o carro, estou um pouco a leste destas coisas, e a esposa não quer saber; desde que o carro ande...). A olhómetro, se usar PCRs, ao minuto parece melhor.

Vi isto na adesão, devia haver leis... "Excluem-se aos valores acima indicados os custos correspondentes à Tarifa de Acesso à Rede (TAR), o custo da Tarifa do Operador de Pontos de Carregamento (OPC), o Imposto Especial de Consumo (IEC), a Tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) e o IVA." Taxas e taxinhas para os tachos...

E usar um serviço sem saber quanto custa à partida (ou custou na hora) a não ser que tenha a app e tal? Nem sei como isto ainda continua. Olhem se eu fosse ao supermercado, pegava nas coisas sem preço das prateleiras, pagava com um cartão sem saber na hora o que custou e descobria no fim do mês, na factura. RIDÍCULO!

EDIT: alguém tem no fb um comparativo dos vários cartões e diz que o mais barato é o da Luzigás, mas não estão a aceitar novas adesões...
  8. Sobre as "particularidades" da rede pública... É o que é.

A Luzigas é o CEME mais barato do momento, mas com um tarifário promocional do início do ano que já não se pode pedir. O atual também é muito bom, mas tanto quanto li só no final deste mês é que voltam a aceitar adesões.
    É preciso entender que a Luzigas é muito bom porque é indexado e como sabemos o OMIE anda muito simpático.
    A Luzigas também não tem app e só se sabe o valor real no fim da fatura.

Um utilizador tem mantido uma folha Excel com a comparação atualizada dos CEME
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1WMaiaShTwp1-QzWXi-SlcB3uTigp5nfYO-v3veCcn84/htmlview

É também possível simular os custos de carregamento por exemplo no site
    https://comparaervilhas.pt
    Ou na app "Carregar" (apenas IOS)
  9. A Miio serve para isto. Uma fatia de quase 28%.
    Apenas uso esta opção quando não tenho grande alternativa.
  10. Aqui está o que se (eu) antecipava:

https://pplware.sapo.pt/motores/fundo-ambiental-e-o-fim-do-apoio-para-aquisicao-de-veiculos-eletricos/

E isso inclui o anunciado apoio ao abate dos velhos. Os gajos do fundo ambiental nem andam para a frente com os apoios á eficiência energética do ano passado! Têm lá 80.000+ candidaturas a marinar há quase 1 ano 🤬🤬🤬

#VERGONHA!!!
  11. Ando a pensar trocar um bmw 225xe plugin por um eléctrico. A razão é porque embora consiga carregar em casa não é o melhor cenário para fazer de dois em dois dias. Prefiro fazer uma vez por semana.
    Preferidos, usados €claro€:
    Kia ev6,
    Hyundai ioniq5,
    Polestar 2,
    Audi Q4 q-tron.

Alguma sugestão, conselho?
  12. São carros muito diferentes; veja os que têm autonomia que lhe convém e escolha o que acha mais bonito entre eles. Os Kia e Hyundai tem a vantagem dos 7 anos de garantia sem limite de kms (talvez haja limite para a bateria, não sei).

Eu gosto do look futurista do ioniq5, acho o ev6 francamente feio, polestar e Audi são talvez mais "convencionais".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  13. Colocado por: argoKia ev6,
    Hyundai ioniq5,
    Polestar 2,
    Audi Q4 q-tron.
    Todos um pouco gastadores (exceptuando talvez o Polestar), não pondera o Model 3 por alguma razão?

E no fundo, é isto:
    Colocado por: pcspinheiroSão carros muito diferentes; veja os que têm autonomia que lhe convém e escolha o que acha mais bonito entre eles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  14. Colocado por: pcspinheiroSão carros muito diferentes; veja os que têm autonomia que lhe convém e escolha o que acha mais bonito entre eles. Os Kia e Hyundai tem a vantagem dos 7 anos de garantia sem limite de kms (talvez haja limite para a bateria, não sei).

Eu gosto do look futurista do ioniq5, acho o ev6 francamente feio, polestar e Audi são talvez mais "convencionais".

Obrigado pelos comentários!

Ainda estou na fase inicial de gostos, autonomia todos chegam para mim.
    O que tenho mesmo fraquinho era por um r5 novinho, mas nao dá jeito para a familia.

O Ev6 gosto da frente, da traseira não.
    Acerca de não ponderar o tesla, é mesmo uma questão de gostos.

Gosto bastante do bmw225xe que tenho actualmente mas o trabalho que tenho para pôr o carro a carregar e ter de ir tirar passado 3 horas para carregar para 50km é o maior inconveniente. Se vivesse numa moradia com estacionamento em pátio em que punha e tirava a carregar quando chegava e ia embora, nao estava com estas ideias.
  15. Byd também seria uma opção
  16. Colocado por: bettencourtByd também seria uma opção

Carros chineses e de marcas europeias adquiridas pelos chineses nem graça.
    A china anda a tentar dominar o mundo comercialmente com a sua concorrencia desleal.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  17. Colocado por: bettencourtByd também seria uma opção

Até assumo que possam ser bons carros mas também assumo ter algum preconceito com carros chineses. Acho que tenho o mesmo preconceito com os teslas.

Vejo Audi Q4 com bons valores na Alemanha comparativamente ao mercado nacional.
    Cm
  18. Colocado por: argoAlguma sugestão, conselho?

Eu esperava 1 ou 2 anos. Andam jogadas de bastidores na industria automovel; marcas que não sabem se vão 100% VE, PHEV, novas tecnologias, etc

Se esta contente com o carro, tente aguentar mais uns tempos até que se perceba verdadeiramente a estratégia e o rumo das marcas.

Colocado por: SirruperCarros chineses e de marcas europeias adquiridas pelos chineses nem graça.
    A china anda a tentar dominar o mundo comercialmente com a sua concorrencia desleal.

Depois anda tudo a gemer na rua porque não há trabalho, nem industria ou riqueza produzida em Portugal (e na Europa).

Não há visão nenhuma no futuro, pensam e querem todos em resultados no imediato.
    • argo
    • 11 junho 2024
    Colocado por: NostradamusEu esperava 1 ou 2 anos. Andam jogadas de bastidores na industria automovel; marcas que não sabem se vão 100% VE, PHEV, novas tecnologias, etc

Se esta contente com o carro, tente aguentar mais uns tempos até que se perceba verdadeiramente a estratégia e o rumo das marcas.

Contente com o carro estou, não estou contente é com o meu perfil de utilizador, pois acabo por utilizar muito a gasolina.

Vou vendo o que aparece no mercado de usados de 3-4 anos.

A China ao meter-se a indústria automóvel europeia está a passar uma linha vermelha .
    • argo
    • 12 junho 2024
    Colocado por: argoA China ao meter-se a indústria automóvel europeia está a passar uma linha vermelha .

Bruxelas impõe taxas adicionais à importação de carros eléctricos da China
    https://www.publico.pt/2024/06/12/economia/noticia/bruxelas-impoe-tarifas-adicionais-importacao-carros-electricos-china-2093725?utm_content=editorial

"impõe direitos aduaneiros que podem ir até aos 38,1%"

1.4303 seg. NEW