Iniciar sessão ou registar-se
  1. Eu acho que se tivesse de comprar um carro novo ou semi novo provavelmente iria para um eléctrico, e como segunda opção um híbrido, mas que existe um abrandamento na procura pelos veículos elétricos isso é factual.
    Na minha opinião muitas marcas não estavam a equacionar produzir eléctricos e tiveram que ir atrás do que era a tendência do mercado.
  2. Colocado por: pedrovil

Segundo a BYD o seu híbrido consegue uma eficiência térmica de 46,06%, se é verdade não sei

Pois, tem a parte eletrica da coisa a puxar a eficiência para cima.
    Nas unidades de potência de F1 também usam bem uma componente elétrica para aproveitar ao máximo o combustível
  3. Acho que não é isso; num híbrido, o motor a combustão funciona sobretudo em regimes mais favoráveis e não tem que mexer o peso morto do zero, que é onde muita da eficiência é perdida. Não acho que contem a parte eléctrica para essas contas, mas não sei...
  4. Colocado por: Sasapoalguém aqui perguntou porque que não dão garantia vitalicia das baterias, a primeira marca a fazer isto está aí, MG.

https://www.youtube.com/watch?v=ec_EicIl2kc

Mas também é preciso saber qual o preço das revisões feitas na MG para não perder a garantia das baterias
  5. Acho que nunca compraria um MG eléctrico, lembro-me sempre quando a Rover desapareceu e com ela a reposição de peças para os proprietários de carros dessa marca.
  6. Ando aqui a ponderar.
    Sinceramente uma questão se levanta.

No caso de não ser elétrico mas um híbrido plugin, até que ponto compensa carregar o carro numa autoestrada, onde se paga na ordem dos 30-40 cent o kwh, ao inves de usar o motor interno para carregar a bateria?
  7. Carregar plugin fora de casa não compensa nem em cidade. Mais vale usar o motor térmico.
    Concordam com este comentário: dom123, Dias12, mafgod, bettencourt
  8. Estive a ler este artigo, da para ter uma ideia.
    https://targa67.motor24.pt/diesel-ou-phev-qual-o-mais-economico/sabia-que/19372/
    8 euros/100 km admitindo a bateria completamente descarregada, comparativamente a um elétrico carregado em casa 3 euros /100km
  9. Colocado por: callinasNo caso de não ser elétrico mas um híbrido plugin
    A meu ver, ou 100% elétrico ou 100% térmico, os hibridos, mesmos os plug-in, tem o pior dos dois mundos.

Colocado por: callinasAndo aqui a ponderar.
    ou 100% elétrico ou q00% a combustão :-) certo?
  10. Colocado por: mafgodA meu ver, ou 100% elétrico ou 100% térmico, os hibridos, mesmos os plug-in, tem o pior dos dois mundos.

Eu acho exatamente o contrário... têm o melhor dos dois mundos! :)
    Já tive carros diesel, gasolina, 100% elétrico, atualmente tenho plug in e este último é o meu preferido!
    Concordam com este comentário: Dias12
  11. Colocado por: Jorge_Gonçalves

Eu acho exatamente o contrário... têm o melhor dos dois mundos! :)
    Já tive carros diesel, gasolina, 100% elétrico, atualmente tenho plug in e este último é o meu preferido!

Para quem não fizer muitos km por dia e só tiver um carro, penso ser o melhor de dois mundos, no dia a dia anda sempre elétrico e se ti erde fazer uma viagem maior, vai a combustão sem stresses de carregamentos.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • paulos
    • 8 agosto 2024 editado
    Colocado por: callinasEstive a ler este artigo, da para ter uma ideia.
    https://targa67.motor24.pt/diesel-ou-phev-qual-o-mais-economico/sabia-que/19372/
    8 euros/100 km admitindo a bateria completamente descarregada, comparativamente a um elétrico carregado em casa 3 euros /100km

Um elétrico carregado em casa não fica a 3€ a cada 100km, fica bem longe no meu caso. Um Nissan leaf que anda regularmente com médias de 12kw e menos em estradas nacionais. Tenho o preço do kW a 0.13€ para compensar as taxas e taxinhas. Carrego no bi horario a 9cent o kw sem taxas, tarifa ACP/goldenergy
      Screenshot_2024-08-08-22-06-14-460_eu.nissan.nissanconnect.services.png
  12. Colocado por: paulos

Para quem não fizer muitos km por dia e só tiver um carro, penso ser o melhor de dois mundos, no dia a dia anda sempre elétrico e se ti erde fazer uma viagem maior, vai a combustão sem stresses de carregamentos.

É isso mesmo, durante a semana faço 40/50kms por dia, a autonomia em elétrico é mais do que suficiente para as necessidades e com frequência ao fim de semana faço viagens longas (500/600kms) e assim não tenho que me preocupar com gerir os carregamentos, vai em elétrico até acabar a autonomia (+/- 80kms), o restante é gasolina.

Ter um carro ou mais é irrelevante aqui... na caso até são 2 carros cá em casa e em breve devemos também trocar o carro da esposa que é diesel para plug in, já que o perfil de utilização é semelhante.
  13. Colocado por: paulos

Um elétrico carregado em casa não fica a 3€ a cada 100km, fica bem longe no meu caso. Um Nissan leaf que anda regularmente com médias de 12kw e menos em estradas nacionais. Tenho o preço do kW a 0.13€ para compensar as taxas e taxinhas. Carrego no bi horario a 9cent o kw sem taxas, tarifa ACP/goldenergy
      Screenshot_2024-08-08-22-06-14-460_eu.nissan.nissanconnect.services.png

Mas esse preço fica a si, como qualquer outro utilizador de elétricos, ou plugin que faça até 50 km diários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
  14. 142.000kms
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  15. Colocado por: callinas
    Mas esse preço fica a si, como qualquer outro utilizador de elétricos, ou plugin que faça até 50 km diários.

N entendi
  16. Já tive ICE, BEH e PHEV e a meu ver, o "melhor" é relativo. Temos de olhar para todas as variáveis.

O carro é novo? Semi-novo? Leasing/renting com manutenções? Carro para ter poucos ou muitos anos? Perfil de viagens, literacia tecnológica, etc.

O que pode ser para mim "o melhor", pode não ser para o vizinho. Mesmo que haja uma poupança significativa em combustível, essa variável pode ter pouca relevância para outra pessoa.
    Concordam com este comentário: eu, bettencourt
  17. Colocado por: paulos
    N entendi

Estava a dizer que esse custo por km será tanto para o elétrico como para o plugin enquanto estão a andar em modo elétrico. Quer seja 1 ou 3 euros por km.
  18. Por curiosidade, quanto gasta em kW/h um plug-in em modo eletrico?

0.0459 seg. NEW