Iniciar sessão ou registar-se
  1. Infelizmente o que anda a arder são veículos a diesel depois de 2015
    Concordam com este comentário: Dias12
  2. Continuo sem perceber porque ardem os elétricos.
    Há dias até li, que o calor ambiente atrasa o carregamento dos veículos. Ou seja o aumento de calor quer nas baterias quer no carregamento faz com que um carro em vez de carregar por exemplo a 70 kW passasse a carregar a 20.
  3. Quantos de vocês já puseram pilhas/baterias de alguma coisa a carregar? Se já o fizeram com certeza já notaram que a bateria aquece ao carregar.
    Se tiverem todas as condições reunidas, temperatura exterior alta, podem rebentar.
    Imagino que as dos carros também sofrem do mesmo problema. Segundo alguém disse que as baterias dos Tesla tem um sistema de arrefecimento, mas desconheço se só está marca tem esse sistema e se é efetivamente eficaz
  4. Neste momento acho que todas as marcas tem arrefecimento das baterias. Antes o zoe e o leaft não tinham mas acho que já tem.
    E das pilhas, depois de carregadas devem ser colocadas no frigorífico
  5. Colocado por: callinasContinuo sem perceber porque ardem os elétricos.

Tem partes como qualquer carro. Em relação às baterias, são elementos químicos que, quando desestabilizam ou entram em contacto com elementos com os quais reagem, podem gerar um incêndio. Normalmente ardem por 1 de 2 motivos:
    - thermal runaway, no fundo 1 das células atinge uma temperatura à qual o fogo deflagra e isso acaba por aquecer as células à volta que por sua vez incendeiam e assim sucessivamente.
    - dano físico, que provoca incêndio numa célula e o consequente thermal runaway.
    Os fogos das baterias são difíceis de controlar porque a reação química liberta oxigénio, que é um dos elementos do triângulo do fogo. Ou seja o incêndio auto-alimenta-se.
  6. Colocado por: bettencourtNeste momento acho que todas as marcas tem arrefecimento das baterias. Antes o zoe e o leaft não tinham mas acho que já tem.
    Os leafs nunca tiveram algum tipo de refrigeração das baterias.
    O Zoe sempre teve.
  7. Pois, não sei. O meu sei que tem, os outros não
  8. Colocado por: bettencourtInfelizmente o que anda a arder são veículos a diesel depois de 2015
    Concordam com este comentário:Dias12

As regenerações do filtro de partículas explicam muitas desses incêndios.
    Concordam com este comentário: psergio57, bluthunder82
  9. E este fim de semana um Zoe parado no meio da estrada no Gerês, na portela do homem a cerca de 500m da fronteira...
    É preciso ser "aventureiro" para encarar aquela subida com um Zoe lol
  10. Porquê? Força não falta (até porque a subida não é nada de especial), pode é faltar bateria 😂
    Já fiz essa zona toda de Ioniq 28kWh, bem espetacular
  11. Ninguém falou que falta força...
    É pela bateria mesmo! Até porque a força resulta precisamente de maior consumo de energia.
  12. Colocado por: justmeE este fim de semana um Zoe parado no meio da estrada no Gerês, na portela do homem a cerca de 500m da fronteira...
    É preciso ser "aventureiro" para encarar aquela subida com um Zoe lol
    Já parei por essas bandas, tanto ICE como BVE.... tiram-se umas fotos bem bonitas :-)

Agora mais a sério, se parou por falta de bateria, foi mesmo azelhisse do condutor (assumo que não tem problema a bateria), porque o carro avisa quando está a ficar sem bateria... seja como for, é dar a volta empurrando o carro com ajuda de uns quantos e fazer a descida que qd chegar lá abaixo tem carga para uns kms :-)
  13. Colocado por: mafgodAgora mais a sério, se parou por falta de bateria, foi mesmo azelhisse do condutor (assumo que não tem problema a bateria), porque o carro avisa quando está a ficar sem bateria... seja como for, é dar a volta empurrando o carro com ajuda de uns quantos e fazer a descida que qd chegar lá abaixo tem carga para uns kms :-)

Não faço ideia o que foi, mas acredito que tenha sido bateria descarregada, provavelmente pensou que ainda dava para chegar à fronteira.
    Ele ficou lá horas com triângulo à espera do reboque, mais tarde quando ia eu a descer, cruzei com o reboque a subir.
  14. Colocado por: mafgodJá parei por essas bandas, tanto ICE como BVE.... tiram-se umas fotos bem bonitas :-)

Agora mais a sério, se parou por falta de bateria, foi mesmo azelhisse do condutor (assumo que não tem problema a bateria), porque o carro avisa quando está a ficar sem bateria... seja como for, é dar a volta empurrando o carro com ajuda de uns quantos e fazer a descida que qd chegar lá abaixo tem carga para uns kms :-)

Humm.... não creio que os eletricos sejam tipo os hibridos em que a bateria é carregada com a energia dos travões...
  15. Colocado por: bettencourtNeste momento acho que todas as marcas tem arrefecimento das baterias. Antes o zoe e o leaft não tinham mas acho que já tem.

Não digo que não, mas nunca ouvi tal coisa
  16. Relativamente ao incendio no Prior Velho uma coisa que me preocupa é os seguros. Tenho ideia que os parques de estacionamento fechados não se responsabilizam por danos provocados nas viaturas. È habitual haver um placard á entrada e há vezes nos talões a dizer isso. Mesmo que identifiquem claramente a viatura que iniciou o incendio será que o seguro de terceiros desta cobre todos os prejuízos?
    Já agora um pouco de humor...
      ve.jpg
  17. Colocado por: JosebaHumm.... não creio que os eletricos sejam tipo os hibridos em que a bateria é carregada com a energia dos travões...
    Nos 100% elétricos, o motor "trava" o carro a descer, aproveitando a energia potencial para carregar a bateria...
    Concordam com este comentário: Dias12
  18. Colocado por: justmeNão faço ideia o que foi, mas acredito que tenha sido bateria descarregada, provavelmente pensou que ainda dava para chegar à fronteira.
    Ele ficou lá horas com triângulo à espera do reboque, mais tarde quando ia eu a descer, cruzei com o reboque a subir.
    Se a ideia era passar a fronteira e carregar em Espanha, o posto mais próximo é num hotel e a 7,4kW, e sendo em Espanha, nem sei até que ponto conseguiria carregar.
    Do lado de Portugal, vejo ali uns quantos postos, admitindo que estão a funcionar, era carregar antes da subida :-)

Provavelmente alguém com o ZOE há pouco tempo e que não o conheça tão bem... nesta situações, é jogar pelo seguro.
    Contra mim falo, com o Leaf40 e o Leaf24, já por várias situações conduzi sem indicação de autonomia MAS eu, para além de conhecer a zona onde estava (toponímia) tinha um aliado, o LeafSpy :-) e obviamente, que sem a APP não me aventurava, mesmo conhecendo a zona!
      geres.jpg
  19. A assistência em viagem se no caso desse Zoe for por falta de bateria não levanta questões?,isto partindo do princípio que foi o que aconteceu.
  20. Normalmente nestas condições levam o VE até ao posto de carga mais próximo.

2.1383 seg. NEW