Iniciar sessão ou registar-se
  1. É verdade que tem havido problemas, mas se for posterior a 9/2020 tem 7 anos para que isso seja problema da garantia.
  2. Penso que os importados apenas têm 5 anos. 8 na bateria como os nacionais
  3. Alguém tem opinião sobre este tipo de carregadores? Este em particular tem avaliação de 4.9, embora apenas 17 vendas. Está com 20€ de desconto até amanhã, dia 30.

https://www.amazon.es/-/pt/gp/product/B0BVV1MY6B/ref=ox_sc_act_image_1?smid=AFUWFNJ6IIS90&psc=1

Supostamente dá para regular a corrente de carga até um max de 32A. O EVSE do Leaf diz 10A, o que limita muito a velocidade de carga quando tenho 20A disponíveis na garagem; mesmo que só usasse 16A sempre era 60% mais rápido, já que o Leaf carrega a 6kw.
  4. Colocado por: manelvcPenso que os importados apenas têm 5 anos. 8 na bateria como os nacionais

Sim, aparentemente só dão 5 anos nos importados porque é o que tinham na origem. Mas a Kia já há muito que dava 7 em todo o lado, não?
  5. Talvez, o kauay é Hyundai...
  6. Colocado por: pcspinheiroAlguém tem opinião sobre este tipo de carregadores? Este em particular tem avaliação de 4.9, embora apenas 17 vendas. Está com 20€ de desconto até amanhã, dia 30.

https://www.amazon.es/-/pt/gp/product/B0BVV1MY6B/ref=ox_sc_act_image_1?smid=AFUWFNJ6IIS90&psc=1

Supostamente dá para regular a corrente de carga até um max de 32A. O EVSE do Leaf diz 10A, o que limita muito a velocidade de carga quando tenho 20A disponíveis na garagem; mesmo que só usasse 16A sempre era 60% mais rápido, já que o Leaf carrega a 6kw.
    Se quiseres um semelhante a um melhor preço, manda mensagem privada :-)
    • FFAD
    • 30 setembro 2024
    ontem apanhei um uber I-pace, gostei muito. ele diz que faz 400km facilmente...
  7. Colocado por: FFADontem apanhei um uber I-pace, gostei muito. ele diz que faz 400km facilmente...
    Com uma bateria de quase 85kWh mal seria que não fizesse 400km :-)
    O meu Y com uma bateria de 57,5 faz também 400km :-) ... um Niro/Kauai de 64kWh faz muito mais que 400km sem grande esforço...

Numas discussões atrás, discutia-se que os VEs são grandes e por isso, mais gastadores.
    É certo que quanto maior, mais pesado, terá um maior consumo para o mesmo modelo, o mesmo não se passa em modelos/marcas diferentes.

Nos VEs faz-me lembrar a nível de consumos vs potência nos ICEs.
    Nos ICEs, na grande maioria das marcas, para ter maior potência era aumentar a cilindrada e consequentemente consumos. Enquanto que outras, aumentavam a potência e reduziam o consumo com semelhante cilindrada ou inferior.

Nos VEs, querem autonomia, simples, aumenta-se a bateria. Felizmente há várias que apostam na eficiência!
    •  
      AiOGajo
    • 30 setembro 2024 editado
    Colocado por: neco

Há malta que diz que os Teslas são apenas tablets caros com rodas 😂

Hoje em dia um carro é o software que ele têm, seja ele um carro elétrico ou a combustão.
  8. Colocado por: AiOGajoHoje em dia um carro é o software que ele têm, seja ele um carro elétrico ou a combustão.
    Não necessariamente, num VE a bateria, BMS, eficiência do motor, para mim vale muito mais que o SW.
    •  
      AiOGajo
    Colocado por: mafgodNão necessariamente, num VE a bateria, BMS, eficiência do motor, para mim vale muito mais que o SW.

E isso tudo precisa de software, a eficiência de um motor consegues não só pela otimização dos componentes mas também por software e a resposta da Bateria também.

Aliás ter modos de condução é precisamente o software que muda os parâmetros de resposta tanto do motor, como da bateria, da regeneração, como da suspensão, etc.

Os carros das duas últimas décadas são todos produtos de software, até mesmo os carros a combustão. Basta pensar que a injeção passou a ser eletrónica dando mais controlo ao software que ajusta a mistura de acordo com as necessidades da situação.
  9. Colocado por: AiOGajoE isso tudo precisa de software, a eficiência de um motor consegues não só pela otimização dos componentes mas também por software e a resposta da Bateria também.
    Nim.....

A quimica da bateria, o sistema de aquecimento/refrigeramento.... no motor se é de imans permanentes ou não.... o design do carro para reduzir o Coeficiente....
    Há SW por detrás é certo, mas se o HW não estiver lá ou se não for bem pensado e de qualidade nada serve.

O ter um ecran ou vários, ter jogos ou poder ver filmes, isso são penauts...
    • mafgod
    No fundo, o ser apenas SW... é o que a Jaguar e outras máquinas apostam.... em vez de apostar no HW, apostam no design apelativo e no SW, daí terem carros interessantes mas pouco eficientes.
    Para aumentar a eficiência é preciso investir em R&D, mas é mais fácil fazer um SW bonito e colocar uma bateria enorme para ter uma automina aceitável!
    •  
      AiOGajo
    Colocado por: mafgodNim.....

A quimica da bateria, o sistema de aquecimento/refrigeramento.... no motor se é de imans permanentes ou não.... o design do carro para reduzir o Coeficiente....
    Há SW por detrás é certo, mas se o HW não estiver lá ou se não for bem pensado e de qualidade nada serve.

O ter um ecran ou vários, ter jogos ou poder ver filmes, isso são penauts...

A única coisa sem implicações diretas sobre o software é a aerodinâmica, mas essa também pode ser melhorada com recurso à suspensão, basta que nos momentos certos a suspensão re-baixe o carro, por exemplo.

Já o sistema de refrigeração pode melhorar o impacto sobre a bateria, basta por exemplo que o sistema aprender que não vai ser usado para não estar constantemente a ligar/desligar os sistemas como acontece no meu carro onde quando eu o desligo de carga ele ativa os sistemas de refrigeração e só os desliga passado 5 minutos, mas após desligar basta abrir a porta para os sistemas começam a funcionar novamente durante 5 minutos... ou seja eu tenho perdas energéticas do sistema de refrigeração após o carregamento se estiver constantemente a ir ao carro, coisa que poderia ser corrigida por software.

Qualquer carro pode ser melhorado ainda mais com recurso a software, porque os carros hoje em dia são software para o bem ou para o mal.
  10. Se o hardware for mau, por muito bom que o software seja, o produto final é mau. Daí a Tesla ter o nome que (ainda) tem..

Os byd e afins chineses quando começarem a explodir ( tipo telemóveis do heezbolad)num potencial futuro conflito China Europa tb. vão provar que o software é bom..

Colocado por: AiOGajo

A única coisa sem implicações diretas sobre o software é a aerodinâmica, mas essa também pode ser melhorada com recurso à suspensão, basta que nos momentos certos a suspensão re-baixe o carro, por exemplo.

Já o sistema de refrigeração pode melhorar o impacto sobre a bateria, basta por exemplo que o sistema aprender que não vai ser usado para não estar constantemente a ligar/desligar os sistemas como acontece no meu carro onde quando eu o desligo de carga ele ativa os sistemas de refrigeração e só os desliga passado 5 minutos, mas após desligar basta abrir a porta para os sistemas começam a funcionar novamente durante 5 minutos... ou seja eu tenho perdas energéticas do sistema de refrigeração após o carregamento se estiver constantemente a ir ao carro, coisa que poderia ser corrigida por software.

Qualquer carro pode ser melhorado ainda mais com recurso a software, porque os carros hoje em dia são software para o bem ou para o mal.
  11. Colocado por: carlosj39Os byd e afins chineses quando começarem a explodir ( tipo telemóveis do heezbolad)num potencial futuro conflito China Europa tb. vão provar que o software é bom..

Essa é que é essa.
    Parece ficção cientifica, mas um dia que a China queira passar de guerra económica para uma guerra total, estamos bem lixados. Não digo que tudo vai começar a explodir, mas basta desligar meia dúzia de sistemas: 5G, redes elétricas, redes de gás, Água, etc. etc.
    Não acredito que os equipamentos essenciais que venham da China não tenham uma backdoor instalada pronta para ser usada por eles.
    E com isto parece que o Ocidente para além de perder capacidade de fabricação, perde o controlo dos sistemas essenciais à vida moderna, e não vê problema nenhum nisso.
  12. Colocado por: Dias12E com isto parece que o Ocidente para além de perder capacidade de fabricação, perde o controlo dos sistemas essenciais à vida moderna, e não vê problema nenhum nisso.
    O Ocidente, leia-se, os consumidores tem o poder de escolha.
    É não optarem por comprar equipamentos de empresas chinesas...
    Já há muito que a desculpa do ter de comprar da marca chinesa porque senão não posso comprar de outra marca, já não cola!

Nos VEs por exemplo, os BYD e afins estão a implantar-se no mercado europeu principalmente pelo preço... ok, na generalidade são mais baratos mas, não tão baratos assim e a qualidade de alguns modelos é de fujir (ok, eles estão cada vez mais a ter produtos de aparente melhor qualidade mas lá tá, eles tem o poder de remotamente fazer o que quiserem!)
    •  
      AiOGajo
    Colocado por: carlosj39Se o hardware for mau, por muito bom que o software seja, o produto final é mau. Daí a Tesla ter o nome que (ainda) tem..

Os byd e afins chineses quando começarem a explodir ( tipo telemóveis do heezbolad)num potencial futuro conflito China Europa tb. vão provar que o software é bom..

Por outro lado, se o hardware for o melhor que existe no mundo mas o software não presta tens uma combinação pior do que um hardware mau e software bom. Imagina entrares num carro com o melhor hardware do mundo mas se o software reiniciar 2 vezes sempre ligas o carro... esquece!

Outro reparo: A BYD com as baterias blade, aquelas que podem ser perfuradas e não rebentam e que equipam os Tesla Model Y produzidos em Berlim? Esse nível de preocupações são os mesmos que fizeram para com os carros GPL, quando começaram a ganhar tração começaram logo a aparecer os rumores de que explodiam e que eram perigosos...

Eu cá não tenho problema nenhum, os veículos chineses apresentam bastante qualidade a preços competitivos e eles mesmo dizem que não estou

Sinceramente não sinto problema nenhum em comprar um XPENG ou um Dongfeng produzido nas fabricas que fecharam da VW...
  13. Colocado por: mafgodO Ocidente, leia-se, os consumidores tem o poder de escolha.
    É não optarem por comprar equipamentos de empresas chinesas...
    Já há muito que a desculpa do ter de comprar da marca chinesa porque senão não posso comprar de outra marca, já não cola!

Nos VEs por exemplo, os BYD e afins estão a implantar-se no mercado europeu principalmente pelo preço... ok, na generalidade são mais baratos mas, não tão baratos assim e a qualidade de alguns modelos é de fujir (ok, eles estão cada vez mais a ter produtos de aparente melhor qualidade mas lá tá, eles tem o poder de remotamente fazer o que quiserem!)

Sou eu que decido se o inversor a instalar numa subestação de transmissão elétrica é produzido na China??
    É também o utente do metro do Porto que decide que as novas composições vêm de lá?

É tudo muito bonito, mas muitas das decisões de equipamentos para sistemas críticos não são tomadas pelo consumidor final. E essas decisões têm 2 impactos:
    1º lixam a indústria de cá;
    2º ficamos dependentes ou mesmo nas mãos deles.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  14. Colocado por: Dias12Sou eu que decido se o inversor a instalar numa subestação de transmissão elétrica é produzido na China??
    É também o utente do metro do Porto que decide que as novas composições vêm de lá?

É tudo muito bonito, mas muitas das decisões de equipamentos para sistemas críticos não são tomadas pelo consumidor final. E essas decisões têm 2 impactos:
    1º lixam a indústria de cá;
    2º ficamos dependentes ou mesmo nas mãos dele
    Mas posso decidir no que compro e utilizo diretamente :-)
    Concordam com este comentário: Dias12

0.0541 seg. NEW