Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheironde diferença nesse caso é que um charuto a combustível mantém a autonomia igual a novo, enquanto que num VE pode não ser o caso e limitar a sua utilizabilidade. OK, a degradação das baterias já se tem mostrado muito menor em modelos recentes do que h

Manterias a mesma autonomia se os motores não se desgastassem (por isso é que perdem cavalos ao longo do tempo). Por isso é que é normal um carro antigo ter consumos superiores que em novo, mas só não notas a diferença porque a autonomia é bastante grande, porque se o tanque fosse mais pequeno notavas e bem a redução da autonomia... :)

Por outro lado, acho que ninguém anda a comprar charutos para andar a fazer maratonas. Poder até pode, mas também o risco de avaria/sobreaquecimento sem a devida manutenção é mais arriscado.
    • mafgod
    • 15 outubro 2024 editado
    Colocado por: tigoncalSó encontramos soluções para problemas que reconhecemos e ignorá-los não os vai solucionar.
    Não creio que as entidades energéticas e governos estejam a ingorar.
    O empolar e tornar estes problemas em muito maiores do que são, também há muitos.

Caso tenha acompanhado este tópico, que eu iniciei, desde o inicio, terá lido decerto algumas soluções para alguns problemas/constrangimentos do que é ter um VE.
    Creio que nenhum possuidor de VE aqui disse que o VE é a última coca-cola do deserto!
    Não é com certeza, mas que nos mata a sede isso mata :-)

E sobre os problemas que mencionou, é ver algumas das soluções já colocadas em prático pelo mundo fora:
    - desde uso de baterias
    - V2G
    - carregamento dos VEs em horas de baixo consumo gerando saldo
    - devolver a água às barragens
    - cobrança mais elevada em horas de pico
    - ....

Haja engenharia para dar soluções!
  2. Colocado por: mafgodE sobre os problemas que mencionou, é ver algumas das soluções já colocadas em prático pelo mundo fora:
    - desde uso de baterias
    - V2G
    - carregamento dos VEs em horas de baixo consumo gerando saldo
    - devolver a água às barragens
    - cobrança mais elevada em horas de pico
    - ....

- bancos de gelo para "armazenar frio" durante as horas "baratas" e depois usar para climatizar centros comerciais
    - ...
    •  
      AiOGajo
    Colocado por: Dias12

- bancos de gelo para "armazenar frio" durante as horas "baratas" e depois usar para climatizar centros comerciais
    - ...

Desligar os sistemas de exaustão dos parques de estacionamento subterrâneo também é uma forma de poupar eletricidade e de colocar o estacionamento mais barato...
  3. Colocado por: AndreFSCBom dia. Que veículo eléctrico com 7 lugares, aconselham? Até 50-60k.
    Obrigado
    A Tesla começou a vender cá em Portugal o Model Y de 7 lugares.
    Apenas na versão Long Range, com tração integral.... 55.475€
    Mais uma opção...

Agora é ver se os 2 lugares extra nos modelos de 7 lugares (de qualquer que seja o carro) cumprem os seus propósitos a nível de espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AiOGajo
  4. Colocado por: AiOGajoDesligar os sistemas de exaustão dos parques de estacionamento subterrâneo também é uma forma de poupar eletricidade e de colocar o estacionamento mais barato...
    E que tal redirecionar o consumo em AC que passaram a não gastar para se carregar os VEs :-)

Passam assim de uma despesa para uma receita.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  5. Colocado por: Dias12Mas é no aspeto instantâneo que o usertigoncalestá a falar: uma possibilidade remota de alguma entidade deliberadamente colocar todos os carros ligados a carregadores a carregar no máximo num dado momento. E sim, podem provocar o colapso duma rede elétrica em segundos.

Sim, mas as redes estão e vão evoluir. O AFIR prevê que os postos públicos sejam capazes de aceitar ordens de redução pontual de potência em caso de necessidade/sobrecarga. Em Inglaterra haviam movimentações (dependentes de implementações técnicas ainda inexistentes) de até os carregadores privados terem essa capacidade.

Há pessoas que ganham muito mais que nós (que eu, certamente eheehehe) e que estão há muito tempo conscientes deste problema. Muito dificilmente será no FdC que se vai descobrir a necessidade ou até a solução.
    • neco
    Repetido, vi agora.

Tesla Model Y 7 lugares já disponível para encomenda (apenas para Dual Motor Long Range)
  6. Colocado por: AiOGajoDesligar os sistemas de exaustão dos parques de estacionamento subterrâneo também é uma forma de poupar eletricidade e de colocar o estacionamento mais barato...

Essa é que é essa. De cada vez que me vêm com a história da poluição dos VE pergunto sempre como é que se respirava no estacionamento do Forum no ultimo Domingo que lá foram. E aquela exaustão a bombar a fundo.

Ufa, finalmente alguma coisa sobre VEs. Iupiiiiiii
    Colocado por: mafgodAgora é ver se os 2 lugares extra nos modelos de 7 lugares (de qualquer que seja o carro) cumprem os seus propósitos a nível de espaço.

Pelo formato coupé, deve ser pouco adequado a estaturas normais para adultos.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  7. Colocado por: Bruno.AlvesPelo formato coupé, deve ser pouco adequado a estaturas normais para adultos.
    Just google it :-)

Tesla Model Y 7 Seat Review: DO NOT Buy?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
    • eu
    • 15 outubro 2024
    Colocado por: Bruno.Alvespergunto sempre como é que se respirava no estacionamento do Forum no ultimo Domingo que lá foram

Em muitos desses estacionamentos, eu diria que a qualidade do ar viola de forma grosseira todos os regulamentos europeus.

Mas neste país, toda a gente assobia para o lado.
  8. Colocado por: Bruno.Alves
    Sim, mas as redes estão e vão evoluir. O AFIR prevê que os postos públicos sejam capazes de aceitar ordens de redução pontual de potência em caso de necessidade/sobrecarga. Em Inglaterra haviam movimentações (dependentes de implementações técnicas ainda inexistentes) de até os carregadores privados terem essa capacidade.

Há pessoas que ganham muito mais que nós (que eu, certamente eheehehe) e que estão há muito tempo conscientes deste problema. Muito dificilmente será no FdC que se vai descobrir a necessidade ou até a solução.
    Como disse, nem sou nada contra os VE, tenho é enquanto consumir preocupações económicas, que são diretamente influenciados pelos custos associados a menter a estabilidade do sistema elétrico (por exemplo o custo de disponibilidade de uma central de ciclo combinado para amortecer eventuais excessos na procura), que se refletem aí sim diretamente nos custos da energia (que nos afeta a todos). Gostamos muito (e eu também) de ver nas notícias que o consumo energético do mês X foi 70 ou 80% suportado por fontes renováveis, o que não vem na notícia é que a Central do Pego ou a da Tapada do Outeiro tiveram que continuar a queimar gás natural (menos, é verdade) e prontas a fornecer carga se tal for necessário. Se deixarmos de lado o caso extremo de um ataque malicioso (que é real, caso contrário não haveria a preocupação de assegurar que aceitem ordens de redução de carga do ORD , o aumento da procura (imprevisivel) tipicamente associado às grandes cargas (em que podemos incluir aqui os EVSE -que por simplicidade e entendimento geral eu referi como Wallbox - 20 xibatadas nas minhas costas) vai impactar o preço da eletricidade, não haja dúvidas sobre isso - se isso não vos preocupa, a mim sim enquanto consumidor individual.

Agora, e finalmente, antes de ser novamente acusado de alarmista, o meu comentário sobre as questoes de segurança vieram como resposta à comparação, na minha opiniao injusta, de um VE com um qualquer eletrodoméstico. Para mim pelo menos não são comparáveis, nem em custo nem em possível impacto se comprometidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  9. Pessoal anda aqui preocupado se os VE são eficientes e mais ecológicos mas o mais importante ainda foi ontem dito na TVI.
    Foi pago só em 2023 o equivalente ao que se gastou na TAP para comprar energia a Espanha devido ao fecho das centrais.
    Fiquei abismado com tamanho valor...
  10. Colocado por: AiOGajo

Manterias a mesma autonomia se os motores não se desgastassem (por isso é que perdem cavalos ao longo do tempo). Por isso é que é normal um carro antigo ter consumos superiores que em novo, mas só não notas a diferença porque a autonomia é bastante grande, porque se o tanque fosse mais pequeno notavas e bem a redução da autonomia... :)

Por outro lado, acho que ninguém anda a comprar charutos para andar a fazer maratonas. Poder até pode, mas também o risco de avaria/sobreaquecimento sem a devida manutenção é mais arriscado.
    o meu charuto já leva 20 anos e a autonomia aumentou , passou dos 6l/100 para 5.4/100... Já o charutao com 35 anos que teima em não avariar sei bem que não baixa dos 11 mas o gozo é espetar ali uns 20l/h 😂
    • Dias12
    • 16 outubro 2024 editado
    Colocado por: spvalePessoal anda aqui preocupado se os VE são eficientes e mais ecológicos mas o mais importante ainda foi ontem dito na TVI.
    Foi pago só em 2023 o equivalente ao que se gastou na TAP para comprar energia a Espanha devido ao fecho das centrais.
    Fiquei abismado com tamanho valor...

Está uma reportagem que representa bem o jornalixo atual.
    E quantos milhares de milhões em carvão deixamos de importar? Será que não seria mais que esses 4 mil milhões?
    Antes importar da Espanha eletricisade que carvão da Colombia, USA, Russia, etc.
  11. Colocado por: Dias12es de milhões em carvão deixamos de importar? Será que não seria mais que esses 4 mil milhões?
    Antes importar da Espanha eletricisade que carvão da Colombia, USA, Russia, etc.

E outra questão, quanto é que vendemos da energia produzida com energias renováveis? Pelo que sei houve alturas de excedentes e vendemos energia também.
  12. Quando há excedentes, quem compra a energia?
  13. Provavelmente quando vendemos energia a espanha foi com preço muito baixo já que é uma situação de excedente.
    Quando há excedente ou Espanha absorve tudo ou aa península vende a França a preços baixos.
  14. Colocado por: rafaelisidoronão baixa dos 11 mas o gozo é espetar ali uns 20l/h
    MINORQUINHA, o meu charuto com 25 anos tem alturas de fazer médias de 28lts\100kms, e vale muito mais que muitos carros novos que andam por ai, nem coloco a hipótese de o trocar.
  15. Curioso que carro é?

O meu Jaguar diz que gasta 99L/100km quando está parado no trânsito 🤣

3.3743 seg. NEW