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    • reg
    • 8 novembro 2024
    Malta, não sei se alguém já perguntou, mas cá vai, qual é a opinião do Smart forfour?
  1. Conheço 2 mais ou menos próximos. Pode valer a pena se for comprado ao preço certo. Tem uma bateria muito pequena (14 ou 16kWh se não estou em erro) por isso é preciso ter em atenção que fazer mais de 100km exige disciplina no pé direito. E é necessário saber que tem drivetrain Renault por isso não muito sensível à qualidade da terra, facilmente se recusa a carregar (um familiar teve de colocar um eletrodo de terra diretamente ao quadro parcial de onde carregava).
    À parte disso é um FF. Pequenino, ágil, cabe em todo o lado.
    • reg
    • 8 novembro 2024
    Colocado por: Bruno.Alvesfacilmente se recusa a carregar (um familiar teve de colocar um eletrodo de terra diretamente ao quadro parcial de onde carregava)


    isso é normal em todos?
  2. Mais ou menos. Todos (ou praticamente todos) fazem teste de presença de terra. Mas normalmente é o "carregador" (o que se liga à tomada) que faz esse teste, o carro não faz.
    No caso do drivetrain Renault é diferente: o carregamento é feito de forma diferente dentro do carro (diferente de todos os outros VE), e a própria eletrónica do carro verifica não só a presença mas também a qualidade da terra. Em casos onde esta não é de boa qualidade, o carro recusa-se a carregar
    • reg
    • 8 novembro 2024
    Colocado por: Bruno.AlvesMais ou menos. Todos (ou praticamente todos) fazem teste de presença de terra. Mas normalmente é o "carregador" (o que se liga à tomada) que faz esse teste, o carro não faz.
    No caso do drivetrain Renault é diferente: o carregamento é feito de forma diferente dentro do carro (diferente de todos os outros VE), e a própria eletrónica do carro verifica não só a presença mas também a qualidade da terra. Em casos onde esta não é de boa qualidade, o carro recusa-se a carregar


    Há alguma forma de testar isso?
  3. Na realidade não... O ideal será testar um carro dos que têm esse sistema (Zoe, Smart, não sei se há mais algum honestamente) antes de avançar para a compra.
  4. Creio que nos ZOEs 40/50 este "problema" está resolvido.
    No modelo anterior, mais antigo, segundo li, na Renault eles podiam configurar no carro para este não ser tão sensível.

    Nos primeiros, os TVDEs andavam com garrafão de água para colocar no sítio onde estaria o eletrodo da terra para poderem carregar nos PCRs. O da A2 á saída da ponte era um dos mais sensíveis.
    Verdade ou mito, não sei :)
    Mas sei quem tenha tido de colocar várias varetas de cobre para poder carregar em casa
  5. Colocado por: regHá alguma forma de testar isso?
    Só ligando o carro á tomada e por a carregar:)
    Se não der, colocar umas varetas no sítio da terra até dar lol
  6. Quando detetamos o problema nesse meu familiar, (porque o erro no carro é basicamente uma luz vermelha, mais nenhum diagnóstico) confirmámos que era isso exatamente encontrando o eletrodo de terra e "regando-o". Carregou imediatamente.
    Depois a solução, como disse antes, foi ligar outro eletrodo de terra diretamente ao quadro parcial. No caso dele é uma moradia e tinha tubagens de reserva para o exterior, foi fácil. Noutras situações pode ser muito mais difícil.
    • smart
    • 9 novembro 2024 editado
    Colocado por: regMalta, não sei se alguém já perguntou, mas cá vai, qual é a opinião do Smart forfour?


    Hum
    Boa leitura
    Atenção a natureza da avaria que originou a substdo motor.
    So se fala da duração das baterias e garantia de 8 anos ou 160 mil kms, no smart é menos, mas é esquecido que o motor tem garantia de 2 anos..salvo excepções pontuais
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?t=8348&start=40
  7. Boa tarde a todos.
    Já tentei encontrar no regulamento do incentivo à compra de viaturas eléctricas se diz à quanto tempo temos que ter o carro para abate em nosso nome mas não encontro nada, alguém tem ideia se refere isso?

    Obrigado pela ajuda.
    • argo
    • 9 novembro 2024
    Nao diz nada no aviso. Diz ter mais de 10 anos a viatura em si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: I am the law
  8. Colocado por: I am the lawBoa tarde a todos.
    Já tentei encontrar no regulamento do incentivo à compra de viaturas eléctricas se diz à quanto tempo temos que ter o carro para abate em nosso nome mas não encontro nada, alguém tem ideia se refere isso?

    Obrigado pela ajuda.

    Edit:
    A informação que encontrei é muito confusa
    Em alguns sítios fala de incentivo ao abate ou incentivo à compra de elétrico, não cumulativos.

    No aviso só fala em certificado de abate emitido em nome de quem vai comprar o elétrico, abate posterior a 2022, carro com mais de 10 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: I am the law
  9. Como usualmente, haverá quem compre um charuto que já nem anda, por 50€, para fazer o abate e ir buscar um elétrico com 4000€ de desconto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: I am the law
  10. Bom dia,
    Venho aqui pedir a vossa opinião.

    Sou recente proprietário de uma viatura híbrida plug in, obviamente tenho interesse em carregar em casa.

    Vivo num prédio onde, na garagem, tenho um anexo próximo ao lugar de estacionamento que tem um quadro elétrico independente, ligado ao quadro que tenho dentro de casa.

    Quero colocar um disjuntor no apartamento a ligar a um segundo que se encontra no quadro da garagem.

    Entre o apartamento e a garagem, o quadro está ligado com cabo elétrico de 2.5mm.

    Questões:
    Que tipo de disjuntor deverá ter para esta situação? 16A, 30A?
    Para carregar o carro, tenho o carregador próprio. Para ligar o mesmo, basta uma tomada simples tipo 2p+t ip55?

    O cabo será sempre de 2.5mm tal como indica no próprio carregador que o carro trás.

    Grato pela vossa ajuda. Bom fim de semana.
  11. Colocado por: manelvchttps://www.dn.pt/306324829/cabos-ao-alto-em-lisboa-carregam-se-carros-eletricos-pela-janela/amp/

    A rede LEVE, gerida pela EMEL, tem hoje 56 postos, distribuídos entre nove parques de estacionamento e três ilhas de carregamento rápido, no Restelo, Parque das Nações e Campo Grande, informa a empresa ao DN, acrescentando que a oferta está a ser “progressivamente” expandida, com previsão de, “ao longo do próximo ano, instalar mais 26 postos de carregamento na via pública e aumentar para 16 o total de parques de estacionamento EMEL com pontos de carregamento”.

    Mas isto serve para alguma coisa?
    E mesmo que hajam mais algumas centenas de postos ou milhares, o grande ponto para mim é este:


    Segundo um estudo da UVE, carregar um veículo elétrico com energia de casa custa entre 2 e 3 euros por quilowatt, enquanto num posto público a média ronda os 7 a 8 euros
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, Dias12, RUIOLI
  12. Estes estendais já existem esde 2011, desde que o Leaf e Cª começaram a ser vendidos em Portugal, não é novidade nenhuma.
    Segundo um estudo da UVE, carregar um veículo elétrico com energia de casa custa entre 2 e 3 euros por quilowatt, enquanto num posto público a média ronda os 7 a 8 euros.
    Se fosse a esse preço, era muitissimo mais caro andar de eletricidade que a gasolina!
    O preço indicado no artigo é por 100km e não por kW!
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      AiOGajo
    • 11 novembro 2024 editado
    Colocado por: AlbertinoVBom dia,
    Venho aqui pedir a vossa opinião.

    Sou recente proprietário de uma viatura híbrida plug in, obviamente tenho interesse em carregar em casa.

    Vivo num prédio onde, na garagem, tenho um anexo próximo ao lugar de estacionamento que tem um quadro elétrico independente, ligado ao quadro que tenho dentro de casa.

    Quero colocar um disjuntor no apartamento a ligar a um segundo que se encontra no quadro da garagem.

    Entre o apartamento e a garagem, o quadro está ligado com cabo elétrico de 2.5mm.

    Questões:
    Que tipo de disjuntor deverá ter para esta situação? 16A, 30A?
    Para carregar o carro, tenho o carregador próprio. Para ligar o mesmo, basta uma tomada simples tipo 2p+t ip55?

    O cabo será sempre de 2.5mm tal como indica no próprio carregador que o carro trás.

    Grato pela vossa ajuda. Bom fim de semana.


    Geralmente os carros PHEV não carregam a mais do que 16A (3.7kW) e o seu carregador de origem deve ser de 10A (2.7kW) já que é esse carregador que as marcas enviam com os seus carros.

    Para essa (e qualquer) instalação o ideal é também ter uma tomada mais reforçada.

    Mas o ideal é sempre consultar um eletricista.
    Concordam com este comentário: AlbertinoV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlbertinoV
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      AiOGajo
    • 11 novembro 2024 editado
    Colocado por: mafgod
    Se fosse a esse preço, era muitissimo mais caro andar de eletricidade que a gasolina!
    O preço indicado no artigo é por 100km e não por kW!


    Era mais barato ir jantar ao restaurante do que ligar o forno de casa...


    BTW, hoje carreguei no continente durante 21 minutos (carregamento lento IV €0.1144/min) e acabei por pagar €2.40 por 4.9kWh que entraram no carro - ou seja saiu-me a €0.489/kW

    O meu bolinhas anda com um consumo médio de 12.1kWh/100km ou seja, estes 4.9kWh significa que me ficaram ao preço do gasóleo, ou seja a €0.06/km...

    :(


    No entanto acumulei €2.4 para o cartão continente - mas isso são outras contas.
 
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