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  1. Colocado por: JMCP90uma pergunta se calhar sem sentido. qual a diferença entre usar esse link octopus ou a APP do fornecedor de um posto (ex: galp).

    o custo por kwh é o mesmo?
    O do octoplus, o preço é fixo por kWh mais a taxa inicial (igual para todos)..... os nossos cartões CEME ou APPs dos nossos CEMES, para além do valor do CEME temos de entrar com o custo do OPC e das taxas e taxinhas, e que se somarmos tudo, por norma é maior.
    É fazer umas simulações :-)
    • mafgod
    • 16 janeiro 2025 editado
    Colocado por: JMCP90APP do fornecedor de um posto (ex: galp).
    Terá sempre de fazer umas simulações. Ter uma APP (CEME) do dono do posto (OPC) ou não ter, em principio não o irá beneficiar só por isso.

    Fiz agora uma simulação (que numa outra hora/dia os resultados seriam diferentes), e a fatura mais barata seria a PRIO
      simul2.jpg
  2. Colocado por: hangas

    Os ultimos números que vi só davam esses numeros para as LTO (Lithium Titanate) que não tem expressão nos EVs, dado o custo e menor densidade que as LFP.
    As Tesla, segundo numeros de crowdsourcing estão claramente acima destes números médios.

    Ainda assim mesmo que sejam apenas 3000 ciclos, com capacidades medias de 50Kwh e consumos medios de 200W/km,
    Estamos a falar de 3000*50/0.20 = 750,000km percorridos. Então se forem os 8000 ciclos, são 2M km!


    Aqui em casa já so temos EVS, um com bateria LFP e outro com NMC.
    O LFP é carregado até aos 100% de vez em quando, como indicado, o de NMC geralmente só até 50% no dia a dia. 80% antes de das viagens medias/longas, e eventualmente a 100% antes de uma viagem muito longa e sempre em casa em carga lenta (2.5 - 3kW) de modo a acabar de carregar mesmo antes de partir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39,Zé Meirinho
      Screenshot 2025-01-16 at 10.31.12.png

    Ver este tipo de informação, numa tabela, explicado, fácil de ler e entender, é um alento enquanto frequentador deste tópico.

    Tendo agora um PHEV com bateria Lithium-ion (14 kWh approx.), não agouro grande longevidade :(
  3. Sabem que modelos têm sofrido menos desvalorização?
  4. Colocado por: pguilhermeSabem que modelos têm sofrido menos desvalorização?

    O Dacia Spring! Ele já vale pouco, nunca desvaloriza mais do que 15 mil!
    Concordam com este comentário: mafgod
    • hangas
    • 16 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Zé MeirinhoTendo agora um PHEV com bateria Lithium-ion (14 kWh approx.), não agouro grande longevidade :(


    Não necessariamente, mesmo que a bateria faca um ciclo completo por dia, todos os dias de um ano, são cerca de 8 anos até perfazer os 3000 ciclos. E os 100% das baterias dos PHEV já são contabilizados dentro da margem ideal de operação das celulas. Mem os 100% nem os 0% são os 100 ou os 0 das celulas.

    Tive um PHEV com bateria de 15Kw durante um ano, a andar todos os dias, e julgo que a contagem de ciclos indicada pela App, ao fim de um ano e ~15000km andava nos 200 ciclos. Aquele ritmo daria cerca de 10ano, o que me parece razoável, especialmente consideranto que os numeros indicam depois desses 2000ciclos ou 10 anos, ainda retem 80% da carga. nao é que a bateria seja inutil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
    • mafgod
    • 16 janeiro 2025 editado
    Quanto maior o custo inicial maior a desvalorização claro :-)

    Depois há que aproveitar campanhas em fim de versão e oportunidades (carros com poucos meses/kms).

    Comprei o meu Tesla Y com cerca 1mês e 900km, por menos uns 5.000€ 7.000€ por exemplo.
    O Model3, tem novos pré-configurados no site, na casa dos 38,5k € menos 2.500€ do que se encomendar de raiz.
    E ainda poderá obter 4.000€ do estado no abate, caso tenha algum.
    • JMCP90
    • 16 janeiro 2025 editado
    Colocado por: mafgodutra hora/dia os resultados seriam diferentes), e a fatura mais barata seria a P


    muito obrigado.

    se percebi bem, com o cartão octopus consigo utilizar todos os postos, certo?

    a simulação que fez em cima é de que site?

    obrigado pela paciência
  5. Colocado por: JMCP90se percebi bem, com o cartão octopus consigo utilizar todos os postos, certo?
    Sim, cá em Portugal e pela Europa.
    A MIIO que é portuguesa, também permite alguns postos na europa.
    Os outros CEMEs, terá de ver o que eles permitem....

    Colocado por: JMCP90a simulação que fez em cima é de que site?

    MIIO
    Electroverse
    Concordam com este comentário: Vilacova
  6. Colocado por: IronManSousaO Dacia Spring! Ele já vale pouco, nunca desvaloriza mais do que 15 mil!

    É bem visto!

    E modelos com baixa desvalorização percentual, mesmo que para um budget mais folgado?
  7. Colocado por: carlosj39Pois se calhar se a autonomia do seu bolinhas em vez de 200 fosse apenas 20 ou 30, já era pormaior, certamente..

    Mas acredito que haja quem tenha pisa papeis electricos com autonomias quase nulas, mas como ainda dá para ir e vir ao café beber o cafezinho já ficam todos contentes!
    Concordam com este comentário:mafgod


    20 ou 30 km é basicamente o que a maioria das pessoas faz por dia em média... continua a ser um não assunto.

    https://honda-automoveis.pt/blog/10-curiosidades-sobre-o-condutor-portugues-que-precisa-de-conhecer/
  8. ahh e tal e se eu quiser ir beber um café ao Algarve ?
    Costuma ser assim .
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  9. Ao Algarve era no tempo do Leaf. Como agora já não é desafio, o café passou a ser em Madrid. E tem de lá chegar sem paragens e acima de 140 na AE.
    Quem é que o fez? Nunca ninguém. Como o café no Algarve. Mas tem de ser possível senão não serve para os 30km/dia da média europeia.
    Enfim...
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  10. Colocado por: mafgodSim, cá em Portugal e pela Europa.
    A MIIO que é portuguesa, também permite alguns postos na europa.
    Os outros CEMEs, terá de ver o que eles permitem....


    MIIO
    Electroverse
    Concordam com este comentário:Vilacova


    Na miio só consigo ver o preço por posto e não uma comparação como tem acima.

    Sem abusar da boa vontade, podia por favor explicar-me onde vejo a comparação?

    Obrigado
  11. Tens de na APP da miio indicar os vários cremes que tens :)
    Ele faz a simulação para os cartões que indicas.
    • hangas
    • 18 janeiro 2025 editado
    Colocado por: JMCP90Sem abusar da boa vontade, podia por favor explicar-me onde vejo a comparação?


    MIIO app: como obter a simulação de custo dos outros CEME
    https://www.youtube.com/watch?v=zk5A1jRiOnU
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • JMCP90
    • 18 janeiro 2025 editado
    A minha app nao me permite adicionar planos.

    Talvez tenha uma versão diferente

    Em todo o caso obrigado pela ajuda

    Pelo que li é um bug para android samsung
  12. Neste momento a Miio não é, de longe, a melhor opção para isso.
    Tem a APP Plan2charge, a APP carregar (apenas iOS) e o site comparaervilhas.pt

    Qualquer um deles mostra todos os CEME disponíveis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13. Os chinas andam a minar tudo e os tótós dos tugas vão na cantiga.

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/salvador-caetano-volta-a-apostar-em-mais-tres-marcas-chinesas
    Concordam com este comentário: mafgod
  14. Já repararam nos anuncios da televisão que são de VEs? Grande parte, se não a maioria, são de marcas chinesas! Pelo menos nos canais de cabo...
 
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