Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Zé Meirinhocomo testaram consumos para modelos que ainda nem saíram a público? :)

Normalmente são aqueles carros prototipo com pinturas psicadélicas preta e branca, carregados de sensores por todo o lado.

Normalmente eles andam por ai, por vezes 2 anos antes de serem comercializados.

disr
  2. Colocado por: NostradamusNormalmente são aqueles carros prototipo compinturas psicadélicaspreta e branca, carregados de sensores por todo o lado.

São as "mulas"
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  3. Colocado por: hangasNos VEs ha ainda um outro factor com bastante peso, o temperatura exterior e o uso da climatização. Dependendo se tem BC ou não ainda estamos a falar de 1 a 3kWh para BC ou 3 a 6kWh para aquecimento resistivo (PTC).
    No meu Y, aqueço o habitáculo quase de borla, é só ligar a ventoinha que o habitáculo fica agradável sem gastar energia em AC :-)
    Tem a tal tecnologia que saca o calor excedente (motor/inversor/bateria) e canaliza para onde for preciso (habitáculo por exemplo).

No Leaf40 que tem bomba de calor a energia para aquecer é bem inferior ao do meu Leaf24 que é com PTC :-)
    Concordam com este comentário: hangas
  4. Colocado por: mafgodTem a tal tecnologia que saca o calor excedente (motor/inversor/bateria) e canaliza para onde for preciso (habitáculo por exemplo).

Mas o Tesla a sua OctoValve será talvez dos unicos a fazer isso. Lá está, a eficiência (e range) de um EV não se limita ao powertrain.
    Concordam com este comentário: mafgod
  5. Colocado por: hangasNos VEs ha ainda um outro factor com bastante peso, o temperatura exterior e o uso da climatização. Dependendo se tem BC ou não ainda estamos a falar de 1 a 3kWh para BC ou 3 a 6kWh para aquecimento resistivo (PTC).

ainda se vendem modelos sem BC?
  6. Colocado por: Zé MeirinhoDe facto os testes do Bjørn são muito bem documentdos. Já se partilhou por aqui a spreadsheet que ele disponibiliza.

Sobre esta lista EVDB, então acho que não há muito a dizer.

Não encontro essa spreadsheet.
    Alguém a pode partilhar novamente sff?
    Obrigado
  7. Aqui e aqui por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  8. https://www.tesla.com/pt_PT/inventory/new/m3?arrangeby=plh&zip=4050-435&range=0

Model 3 a 37175€ e sem o referal code..
    Não consigo outro carro com melhor preço/qualidade
    Concordam com este comentário: mafgod, Zé Meirinho
  9. Colocado por: ricardoantuneshttps://www.tesla.com/pt_PT/inventory/new/m3?arrangeby=plh&zip=4050-435&range=0

Model 3 a 37175€ e sem o referal code..
    Não consigo outro carro com melhor preço/qualidade

Wow! Não me recordo de ter visto abaixo dos 38k
    Também não consigo encontrar nada equiparado preço/qualidade.
  10. Hoje fiz pouco mais de 500km em trabalho, maioritariamente AE, sempre a velocidade legal de AE, num VE que faz apenas 300km muito à rasca nestas condições.
    Parei na ida até à capital antes de chegar (Aveiras), café e WC, já tinha bateria para as voltas todas que dei por lá. No regresso parei mais 15min para carregar só o suficiente para chegar a casa.

Eventualmente gastei estes 15min a mais do que gastaria num carro a combustão. Na viagem de ida ia parar sempre porque café é necessário, talvez fizesse o regresso sem parar. Talvez.
  11. Não é por nada mas, nas poucas vezes que uso AE, as áreas de serviço estão sempre cheias de carros parados nos parques, na sua maioria de combustão.
    O ter que parar para ir ao WC/café e aproveitar para dar um cheirinho de carga, e para muitos uma não questão. Assim existam PCRs nas AS.
  12. Colocado por: Bruno.AlvesHoje fiz pouco mais de 500km em trabalho, maioritariamente AE, sempre a velocidade legal de AE, num VE que faz apenas 300km muito à rasca nestas condições.
    Parei na ida até à capital antes de chegar (Aveiras), café e WC, já tinha bateria para as voltas todas que dei por lá. No regresso parei mais 15min para carregar só o suficiente para chegar a casa.

Eventualmente gastei estes 15min a mais do que gastaria num carro a combustão. Na viagem de ida ia parar sempre porque café é necessário, talvez fizesse o regresso sem parar. Talvez.

Pena os valores dos carregamentos que chegam a ser mais caros que o diesel ou mesmo gasolina! Portugal no seu melhor...
  13. Colocado por: paulosPena os valores dos carregamentos que chegam a ser mais caros que o diesel ou mesmo gasolina! Portugal no seu melhor...
    Não acredites em tudo o que se escreve na NET :-)

Mesmo que fosse sempre, podendo carregar a maior parte das vezes a preços na ordem dos 1,50/2,00€/100km, pagar mais de 10€/100km esporadicamente é um não problema :-) Assim, existam postos a funcionar!
    • hangas
    • 24 janeiro 2025 editado
    Colocado por: paulosPena os valores dos carregamentos que chegam a ser mais caros que o diesel ou mesmo gasolina! Portugal no seu melhor...

Também não é bem assim.. mas há casos extremos sim.

Em tempos fiz as contas comparando dois cenários, e até a favorecer um bocado o ICE, e ainda dava uma poupança de 0.02Eur/km a favor do EV.

Update:
    Pedi ao ChatGPT para resumir as contas:

Parametro: Custo por unidade

EV (Público): €0,48 por kWh
    EV (Casa): €0,15 por kWh
    Gasolina: €1,80 por litro

Parametro: Consumo

EV (Público): 18 kWh/100 km
    EV (Casa): 18 kWh/100 km
    Gasolina: 6 litros/100 km

Parametro: Custo por quilometro

EV (Público): €0,0864 (8,64 cêntimos)
    EV (Casa): €0,027 (2,7 cêntimos)
    Gasolina: €0,108 (10,8 cêntimos)

Parametro: Diferença (em relação à gasolina)

EV (Público): 2,16 cêntimos mais barato por quilometro
    EV (Casa): 8,1 cêntimos mais barato por quilometro

Mas note-se que o kWh mesmo nas autoestradas nem sempre custa 48cents/kmkWh, foi o preço mais caro que vi (IONITY), com a Prio por exemplo anda mais na casa dos 32-25cents.

Um VE que gaste 18kWh/100 está mais perto de um carro a gasolina que gaste 8-10k/100 do que os 6 usados nas contas.
  14. Interessante:

https://fb.watch/xj6EXqE1MZ/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  15. Colocado por: hangasnem sempre custa 48cents/km, foi o preço mais caro que vi (IONITY)

Acho que quis dizer 48cents/kWh.
    Se não os mais distraídos vão achar que Lisboa-Porto se faz por 150€ em EV (só em abastecimento).
    Concordam com este comentário: mafgod, hangas
  16. Se quiserem comparar .... ervilhas :-) usem este simulador para carregamentos de VE.

Para quem não sabe as médias nos VEs... apontem para 15kWh/100km para uma condução defensiva (o equivalente a uns 5L/100km nos diesel) e uns 20kWh/100km para os que gostam de transgredir :-)
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  17. Colocado por: hangasMas note-se que o kWh mesmo nas autoestradas nem sempre custa 48cents/kmkWh, foi o preço mais caro que vi (IONITY), com a Prio por exemplo anda mais na casa dos 32-25cents.

Isso infelizmente não é verdade, de todo. Vejam o site que o mafgod indicou. Ionity fica facilmente em 70-90cts/kWh. Diria até que é impossível conseguir 48cts/kWh. Há alguns eMSP estrangeiros (Electroverse e Wenea) que têm flat rates "baratas", mas ainda assim muito superior a esses 48cts...

No meu caso, como conheço bem a realidade, tomo decisões informadas no carregamento e por isso acho que consigo na melhor das hipóteses carregar ao preço do combustível (isto na rede publica, Tesla e Continente é outra discussão). Más decisões fazem facilmente o preço ser muito mais alto que o combustível.
    A UVE mantém um comparador de preços médios atualizado e até eles já dizem que já é mais caro carregar na rua do que andar a combustível.

Do ponto de vista da poupança, só faz sentido se se puder carregar em casa/trabalho e aí sim, o valor médio é muito mais baixo. Por exemplo no exemplo que dei saí a 100% "baratos", cheguei com 6% e estou a repor "barato" novamente. Só carreguei na rua o estritamente indispensável.

O meu relato era mais no sentido de ser possível e até fácil fazê-lo. Certo que existirão viagens mais exigentes, mas também é certo que vasta maioria das pessoas muito muito raramente faz 500km num dia, e em trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 24 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesIsso infelizmente não é verdade, de todo. Vejam o site que o mafgod indicou. Ionity fica facilmente em 70-90cts/kWh. Diria até que é impossível conseguir 48cts/kWh. Há alguns eMSP estrangeiros (Electroverse e Wenea) que têm flat rates "baratas", mas ainda assim muito superior a esses 48cts...

Sim, admito que as minhas contas podem não ser genericas, pois na altura foram feitas tendo em conta o meu use-case. O mais caro que me fica mesmo nos postos Ionity (que tenho por serem os mais caros) são os 48cents, com o cartão da Mercedes, pois é flat rate.

Mas sim, vejo que usar um posto >150Kw Ionity com o valor default deles, facilmente passa isso.

Mas com alguma informação e ajuda dessa apps parece-me facil escolher um posto/Ceme abaixo dos 50c. Lá está, em viagem novas, é preciso comparar as ervilhas. Nas viagens maiores de rotina, facilmente se percebe onde se deve carregar.

Mas nada bate o carregar em casa, e felizemente para mim isso representa 95% do consumo total.
  18. Entretanto por cá, já surgiram os preços do novo Model Y e já se pode encomendar o modelo de lançamento. :-)

3.7281 seg. NEW