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  1.  # 541

    Portugal podia facilmente ser um dos melhores países para se ter um VE, país pequeno e com muita energia renovável.
    As estradas também não são nada más como alguns querem fazer querer além de que é fácil haver carregadores nas principais vias.

    Para mim só existem 3 problemas que verifico pela minha experência e de outros.

    1- Tempo de carregamento em postos, além de caro até 15min parecem uma eternidade. Se houver filas então....
    2- Planemento de viagens maiores. É mais uma coisa pessoal, mas a mim enerva-me ter de o fazer.
    3- Dificulta gente mais apressada. Isto é pela experiência de pessoas que conheço, inclusive com model s da tesla. Num carro a gasoil podemos acelerar e aumentar o consuno 1, 2 ou litros.....se ficar na reserva é só colocar e siga.
    Num VE, andar a 100km/h ou a 140/150Km/h com acelerações é uma enorme diferença na autonomiaia, facilmente de 500km para 300km ou menos (Model S), e isso para certa gente vai ser uma dor de cabeça com tudo o que implica.
  2.  # 542

    Bruno Alves.

    jamais compraria um carro do qual não gostasse. ou muito dificilmente. mal estariamos se os carros bons fossem todos feios para mim. há muita escolha felizmente.

    como curiosidade e falando de quando tirei a carta, adorava a 4L (tive duas) e achava o R5 meio feioso (tive dois).

    Em EV não gosto da 4L (SUV...bah) e gosto do R5 um hatch todo janota ah ah ah

    quanto às médias...são isso mesmo. Médias são a negação do gosto individual. Nunca fui de modas e o meu carro de eleição hoje é o mesmo que há 30 anos atrás

    duas portas
    coupe ou convertível (hoje já há de 4 portas)
    centro de gravidade o mais próximo do chão possível
    tracção traseira
    4 lugares
    prioridade ao binário
    gasolina (infelizmente aqui tenho que fazer concessões e um diesel tem que existir sempre)
    6 cilindros (em V embora aqui também tenha que fazer concessões e só um é V6)

    assim é facílimo escolher um carro.
    • paulos
    • 12 janeiro 2023 editado

     # 543

    Colocado por: nunes.pah

    até porque abastecer de combustível líquido demora 5 minutos e carregar uma baterai em casa demora horas.


    Aqui discordo completamente, o meu, um leaf40 2019, demora-me 10seg a carregar, como? Estaciono, saio do carro, abro a portinhóla, coloco a ficha e vou para casa. 10seg.

    Qd chego lá na manhã seguinte está carregado, perco bem mais tempo quando vou atestar o outro carro a gasolina. :)

    Já tenho leaf faz 3 anos e 57mil km. infelizmente tenho de ter 2 carros na família e como tal, o 2º carro é um C4 1.2T 130cv AT8 2022 a gasolina. Nas viagens maiores de mais de 300km/dia é o carro que vai. Abaixo disso é sempre o leaf, não tenho paciência para carregamentos, esperas etc. Um carregamento ainda tolero mais que isso já me deixa nervoso.
    Os custos são bem menores (e o c4 faz médias estupidas em AE 4.8L a 105kmh, 5.5/5.8L a 120km (depende dos desníveis).
    Gosto mais da condução silenciosa de um elétrico.

    Se só tivesse um carro, nunca compraria um elétrico mas sim um plug in.
    Se não tivesse garagem em casa onde carregar, nunca compraria um eletrico ou um plug in, seria um hibrido tipo corolla.

    A compra de um elétrico depende de vários fatores de pessoa para pessoa, para uns pode ser bom para outros pode ser uma dor de cabeça.

    Quando comprei o leaf dei 32mil € N-Connecta
    Tinha em cima da mesa um ford focus (novo) 1.0T Auto ST Line 125cv por 23500€. Como foi por empresa e fui buscar o iva do leaf, fui para o leaf, se fosse a nível particular, não sei, teria de fazer algumas contas, pois a diferença ainda era considerável.

    Resumindo, cada caso é um caso e cada um tem de fazer as suas contas.
    Tenho uns amigos que tinham um qashqai com nem um ano, a mulher passou a fazer 200km por dia para ir trabalhar. Trocaram por um leaf 62kw, pode carregar no trabalho sem custos, o que poupa em combustivel e manutenções, dá para a prestação e com sorte sobra! é fazer contas...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, nunes pah
  3.  # 544

    Colocado por: nunes paho 1º critério obrigatório para comprar um carro é ter qualidade estética (os electricos não têm excepto o R5)


    Nem por exemplo op bmw i4 ? :D
  4.  # 545

    Estou a espera que sejam integradas as baterias de sódio , tem alguma data prevista na aplicação nos VEs
  5.  # 546

  6.  # 547

    Colocado por: pguilhermeTesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

    Não só o Model 3, mas também o Model Y.

    Não foram 10.000€

    o de entrada de gama model 3 baixou dos 52.000 para 45.000€
  7.  # 548

    Colocado por: ematos

    Nem por exemplo op bmw i4 ? :D


    sou quase um fan boy da Mercedes ah ah ah.

    adoro o serie 6 e mesmo o 4 mas com duas portas. mas os preço s são estratosféricos
  8.  # 549

    Colocado por: paulosColocado por: nunes.pah

    até porque abastecer de combustível líquido demora 5 minutos e carregar uma baterai em casa demora horas.


    Aqui discordo completamente, o meu, um leaf40 2019, demora-me 10seg a carregar, como? Estaciono, saio do carro, abro a portinhóla, coloco a ficha e vou para casa. 10seg.

    Qd chego lá na manhã seguinte está carregado, perco bem mais tempo quando vou atestar o outro carro a gasolina. :)

    Já tenho leaf faz 3 anos e 57mil km. infelizmente tenho de ter 2 carros na família e como tal, o 2º carro é um C4 1.2T 130cv AT8 2022 a gasolina. Nas viagens maiores de mais de 300km/dia é o carro que vai. Abaixo disso é sempre o leaf, não tenho paciência para carregamentos, esperas etc. Um carregamento ainda tolero mais que isso já me deixa nervoso.
    Os custos são bem menores (e o c4 faz médias estupidas em AE 4.8L a 105kmh, 5.5/5.8L a 120km (depende dos desníveis).
    Gosto mais da condução silenciosa de um elétrico.

    Se só tivesse um carro, nunca compraria um elétrico mas sim um plug in.
    Se não tivesse garagem em casa onde carregar, nunca compraria um eletrico ou um plug in, seria um hibrido tipo corolla.

    A compra de um elétrico depende de vários fatores de pessoa para pessoa, para uns pode ser bom para outros pode ser uma dor de cabeça.

    Quando comprei o leaf dei 32mil € N-Connecta
    Tinha em cima da mesa um ford focus (novo) 1.0T Auto ST Line 125cv por 23500€. Como foi por empresa e fui buscar o iva do leaf, fui para o leaf, se fosse a nível particular, não sei, teria de fazer algumas contas, pois a diferença ainda era considerável.

    Resumindo, cada caso é um caso e cada um tem de fazer as suas contas.
    Tenho uns amigos que tinham um qashqai com nem um ano, a mulher passou a fazer 200km por dia para ir trabalhar. Trocaram por um leaf 62kw, pode carregar no trabalho sem custos, o que poupa em combustivel e manutenções, dá para a prestação e com sorte sobra! é fazer contas...
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves,nunes pah


    entendo perfeitamente essa escolha e faria (farei) o mesmo quando for caso disso. tenho garagem box por isso o carregamento é pacífico

    o pulg in com autonomias de 70 a 100 km (?) pode ser uma opção

    no entanto é deprimente ver que a preocupação ambiental só dá beneficio fiscal significtaivo, às empresas
  9.  # 550

    Segundo a notícia, o SR estava a 54.990 e outras fontes dizem o mesmo.
    Onde foi buscar os 52.000?

    De qualquer forma, mesmo que fossem 8k, seria um desconto de 15%, o que é muito bom e não merece ser desvalorizado.
    Será que alguns concorrentes também irão ajustar?

    edit: os usados ficam numa posição chata, pois estão agora com preços mais altos do que os novos.
  10.  # 551

    Tiveram muitos anos sem concorrência, podiam maximizar os lucros. Em 2022 houve um grande aumento de oferta de VE na casa dos 45-60k, aliado a algum desgaste dos modelos Tesla já com uns anos... não acompanho este mercado pelo que n faço ideia se têm previstos novos modelos entretanto.
  11.  # 552

    Colocado por: pguilhermeSegundo a notícia, o SR estava a 54.990 e outras fontes dizem o mesmo.
    Onde foi buscar os 52.000?

    De qualquer forma, mesmo que fossem 8k, seria um desconto de 15%, o que é muito bom e não merece ser desvalorizado.
    Será que alguns concorrentes também irão ajustar?

    edit: os usados ficam numa posição chata, pois estão agora com preços mais altos do que os novos.

    É capaz de ter subido, esses 52 já foi faz algum tempo...
    • paulos
    • 13 janeiro 2023 editado

     # 553

    O valor dos tesla ter baixado pode ter a haver com a fábrica da Alemanha, agora os custos de transporte são bem menores.
    Tenho um familiar que mandava vir um contentor de material da china por 1500€ e hoje em dia não chegam 5000€...
    • RCF
    • 13 janeiro 2023

     # 554

    Colocado por: paulosO valor dos tesla ter baixado pode ter a haver com a fábrica da Alemanha, agora os custos de transporte são bem menores.
    Tenho um familiar que mandava vir um contentor de material da china por 1500€ e hoje em dia não chegam 5000€...

    Nahh... trazer um carro da Alemanha não custa €10.000. Nem da China, nem de lado nenhum...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 555

    Há várias teorias sobre o que motivou uma descida tão abrupta, desde excesso de produção/pouca procura (pouco provável na minha opinião, afinal é o VE mais vendido), preparação para cenários de recessão futura, desafogo das contas internas que permita reduzir a margem, esmagar a concorrência, "abraçar a missão da Tesla de promover a mudança para uma mobilidade mais sustentável", etc.

    Ainda estamos longe dos preços das gamas baixas, mas para a gama onde se encontram é uma pedrada brutal no charco. O carro mais vendido na Europa no final do ano passado desceu 15-20% de preço. É brutal.

    Colocado por: pguilhermeedit: os usados ficam numa posição chata, pois estão agora com preços mais altos do que os novos.

    É um facto, eu eu conheço quem faça negócio disso. Mas, como vi há bocado no twitter, o Musk respondeu a alguém que se queixava de o seu carro ter perdido 10k€ de valor de um dia para o outro com "e se algum dia voltarmos a subir os preços acima do que pagaste, vais passar um cheque à Tesla? não é possível querer ter só o melhor".
    Vendiam-se carros com 2 anos e mais, comprados antes da anterior subida de preço, praticamente ao preço de novo pós-subida. Também era abusar...

    De resto, como também li "nas Internets" hoje, é isto que eu adoro na Tesla: o preço do carro é aquele. Para mim, para ti e para o Marcelo. Quando um cliente vai comprar à loja, compra como se comprasse sozinho, online. O comercial usa o site para fazer a compra pelo cliente.
    Nas marcas tradicionais, se eu for mais bem vestido, se tiver "o conhecimento certo", se for outra-coisa-qualquer posso comprar o mesmíssimo carro a um preço muito mais baixo do que o "Zé". Odeio essa discriminação.

    edit: só os Y é que vêm da Alemanha. Os 3 continuam a vir da América ou da China.
  13.  # 556

    Não encontro a minha resposta por isso repito-a... Deixaram cair aquele comentário que associa fluido de travões ao rolamento de encosto e agora vão deixar passar esta das jantes maiores que são sinónimo de segurança? (E ainda que fosse verdade, onde raio os EVs usam jantes menores?)
  14.  # 557

    Por vezes é melhor seguir em frente.
    Concordam com este comentário: mafgod, eu, Vítor Magalhães, Bruno.Alves, jorgemlflorencio, manelvc
  15.  # 558

    Ainda sobre o preço dos Teslas... agoram abatam uns 3.000€ (fundo ambiental) a esse valor PVP :-)

    NOTA: Ainda não saiu nada sobre o fundo deste ano e... há um limite.
    • eu
    • 13 janeiro 2023

     # 559

    Colocado por: Bruno.Alves"abraçar a missão da Tesla de promover a mudança para uma mobilidade mais sustentável"


    Deve ser esse o motivo... sim, sim ;)
  16.  # 560

    Colocado por: eu

    Deve ser esse o motivo... sim, sim ;)

    Claro, claro :-D
    Só estava a listar as várias "teorias" para a redução de preço que tenho lido. Para mim é estratégia comercial, colocar a concorrência em sentido. É sabido que as margens da Tesla são boas, os preços das matérias primas continuam a cair depois do pico dos anos recentes, é possível, faz-se.
 
0.1595 seg. NEW