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  1.  # 781

    Depende. Não há outra forma de olhar para isso, depende...

    O Spring é um utilitário pequeno, segmento A. Muito poucas comodidades, pouca potência, mas um VE "barato". Dificilmente é um carro bom para ser carro único da família, mas excelente para ser o carro das voltas todas do dia a dia. Eu com um Leaf de metade da autonomia do Spring fiz 26kkm num ano enquanto o "carro de família" (na altura uma Kia Ceed diesel) fez 4kkm. Mas são carros diferentes, o Leaf era muito mais "carro" que a Kia, enquanto que a Kia é muito mais "carro" que o Spring.

    Tanto o Mercedes como o i3 são carros de marcas premium, com tudo o que isso dá direito. Não se podem comparar a um Spring (nem entre si é uma comparação justa).

    Preço por preço, o i3 é para mim a melhor opção. Entre comprar um i3 com 5-6 anos e um Spring com >1 ano? É uma decisão de cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
  2.  # 782

    Estando a considerar VEs usados de 2017 (e o novo Spring) na casa dos 20.000€, eu optaria pelo Ioniq 28 sem pastenejar :-)

    Hyundai Ioniq 28
    Bateria: 28kWh
    Autonomia em novo ~190km
    Carrega a 29A monofásico (6,6kW)
    Carga rápida (~49kW) mais ou menos linear até aos 75%
    5 lugares
    Mala média (350L)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Clopess
    • RCF
    • 24 fevereiro 2023

     # 783

    Colocado por: mafgodBateria: 25kWh
    Autonomia em novo ~165km
    ´
    no site ofical da Dacia, os valores apresentados são um pouco diferentes:
    refere isto: "Com a sua bateria de 26,8 kWh, o Dacia Spring permite-lhe beneficiar de uma autonomia até 230 km em ciclo combinado* WLTP e 305 km em ciclo urbano WLTP."
    https://www.dacia.pt/gama/spring/autonomia-carregamento.html
  3.  # 784

    A capacidade da bateria indicada no site ev-database, é a capacidade útil.
    Ou seja, aquela que interessa porque é essa que vai usar.
    Sobre a autonomia, no site ev-databse é a média em situações do dia-a-dia.
    Duvido desses valores que a marca indica... para ter uma autonomia de 230km era necessário ter um consumo de 10,8kWh/100km e para os 305km um consumo de 8,2kWh/100km... nunca na vida em condições reais, nem a Tesla nem o Ioniq28 conseguiriam essa médias em condições reais e são os reis da eficiência!
    • RCF
    • 24 fevereiro 2023 editado

     # 785

    Colocado por: mafgodA capacidade da bateria indicada no site ev-database, é a capacidade útil.
    Ou seja, aquela que interessa porque é essa que vai usar.
    Sobre a autonomia, no site ev-databse é a média em situações do dia-a-dia.
    Duvido desses valores que a marca indica... para ter uma autonomia de 230km era necessário ter um consumo de 10,8kWh/100km e para os 305km um consumo de 8,2kWh/100km... nunca na vida em condições reais, nem a Tesla nem o Ioniq28 conseguiriam essa médias em condições reais e são os reis da eficiência!

    Mas, mesmo nesse site ev-databse, os 165km de autonomia são indicados para "cidade - tempo frio". O mesmo site, para "cidade - tempo ameno" já indica a autonomia de 255Km.
    Depois, ainda esclarece que "tempo frio" são -10.º e "tempo ameno" são 23.º. Ora, -10.º não são temperaturas para Portugal...
  4.  # 786

    Não tenho Dacia Spring logo não posso afirmar qual será mesmo a autonomia, mas comparando com o que é indicado para o Leaf40 (225km) e sabendo que os faço, diria que o valor indicado para o Dacia é um valor correto.
    Agora 305km nunca na vida :-) e mesmo os 230km duvido.
  5.  # 787

    Já por 2 vezes fiz 200 kms com o spring no mesmo dia, sem carregar. Circuito misto AE e cidade.
    Essa autonomia de 165 kms é muito pessimista. Regularmente faço 160 kms (com 120 em AE) e sobram 10% a 20% autonomia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • RCF
    • 25 fevereiro 2023

     # 788

    Colocado por: IronManSousaEssa autonomia de 165 kms é muito pessimista.

    para temperaturas de -10.º acredito que seja realista, conforme refere esse site. Mas, em Portugal não temos disso.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  6.  # 789

    O meu Twingo têm uma bateria de 21.6kWh disponíveis e tenho 190km de autonomia... e mais de 200 com o modo Eco ligado.

    Algo nessas autonomias não andam bem em todos os carros já que apresentam baterias bem maiores que a minha.
    • RCF
    • 27 fevereiro 2023

     # 790

    Colocado por: AiOGajoAlgo nessas autonomias não andam bem

    são autonomias para temperaturas de -10.º, que são condições extremas.
    A Dacia, no seu site tem uma aplicação para ver a autonomia do carro em função da velocidade e da temperatura. Nessa aplicação nem sequer consideram a possibilidade dos -10.º. O mínimo que consideram é 0.º.
    À velocidade média de 50Km/H e a 20.º de temperatura, apresentam a autonomia de 227Km. Mas, mantendo a velocidade de 50Km e baixando a temperatura para 0.º, a autonomia fica-se pelos 154km.
    https://www.dacia.pt/gama/spring/autonomia-carregamento.html

    Como Portugal tem temperaturas amenas, não há motivo para grande preocupação
  7.  # 791

    Colocado por: RCF
    são autonomias para temperaturas de -10.º, que são condições extremas.
    A Dacia, no seu site tem uma aplicação para ver a autonomia do carro em função da velocidade e da temperatura. Nessa aplicação nem sequer consideram a possibilidade dos -10.º. O mínimo que consideram é 0.º.
    À velocidade média de 50Km/H e a 20.º de temperatura, apresentam a autonomia de 227Km. Mas, mantendo a velocidade de 50Km e baixando a temperatura para 0.º, a autonomia fica-se pelos 154km.
    https://www.dacia.pt/gama/spring/autonomia-carregamento.html

    Como Portugal tem temperaturas amenas, não há motivo para grande preocupação


    Se calhar para quem mora do Porto para baixo não tem esse problema,quem morada a cima do Porto possivelmente já vão padecer desse problema. Claro que não podemos estar a dizer que a temperatura será igual todos os dias de inverno.
    • RCF
    • 27 fevereiro 2023 editado

     # 792

    Colocado por: bluthunder82

    Se calhar para quem mora do Porto para baixo não tem esse problema,quem morada a cima do Porto possivelmente já vão padecer desse problema. Claro que não podemos estar a dizer que a temperatura será igual todos os dias de inverno.

    mesmo para quem mora do Porto para cima, o impacto é reduzido... Nos 365 dias do ano, durante o dia, entre as 08H00 e as 20H00 serão poucos os dias em que as temperaturas estão a 0.º ou menos
    • jo.san
    • 27 fevereiro 2023 editado

     # 793

    Estava para comprar um Kia eNiro 64kw mas depois vi nos foruns que estão a ter imensos problemas no motor. Epa, problemas menores ainda vá que não vá, mas andarem a trocar motores ao fim de 2 anos?

    Infelizmente para mim é o único elétrico que vale o preço que custa (pouco mais de 30000€). O ioniq de 28Kw nunca na vida vale 20000€ com mais de 100000 Km, muito menos os 25000€ que os stands pedem por eles, é simplesmente ridículo, um carro que atualmente está ultrapassado ser vendido por este preço. Por isso é que não os vendem lol

    Por 25000€ dá para comprar um Peugeot e-208 com menos de 40000Km e é um carro bem mais bonito e bem melhor.
    Os stands sabem que agora já existem muitos mais eletricos que quando saiu o Ioniq 28kw certo? :)

    Uma vez que o eNiro tem problemas graves no motor e o Tesla Y é caro, vou ter que ficar mais uns anos pelo diesel.
    A outra alternativa seria o Peugeot e2008 mas é um carro muito mais fraco que o eNiro 64kw e csuta o mesmo usado, apenas porque é um carro bonito.

    Precisava de uma bagageira com pelo menos 1500L e não existe quase nada nos elétricos ...

    "Os proprietários do SUV elétrico da Audi relataram falhas no sistema de transmissão e partida e, também, problemas em sistemas eletrônicos. Já os donos do Tesla Model Y alegaram problemas de qualidade de fabricação, como pintura danificada e painéis de carroceria desalinhados. Já os defeitos do Kia Niro EV incluem, especialmente, falha no desempenho do motor elétrico."

    https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/novos-eletricos-estao-cheios-de-problemas-diz-consumer-reports/
  8.  # 794

    Defeitos todos carros têm.
  9.  # 795

    Colocado por: jo.sanos stands pedem por eles, é simplesmente ridículo, um carro que atualmente está ultrapassado ser vendido por este preço. Por isso é que não os vendem lol


    Mas é assim no geral! A malta que vende usados anda toda esdrunfada com algo que ainda não descobri o que é, mas que me cheira a febre de dinheiro. Então não haviam de contribuir para a inflação??? Era o que mais faltava.
    Basta ver no OLX o quaõ inflacionados andam os usados para se perceber que Portugal é o país da concorrência inversa: se o gajo do lado vende por mais, vou subir o meu preço! No fim se calhar ninguém vende nada, mas OK...
  10.  # 796

    Colocado por: jo.sanioniq de 28Kw nunca na vida vale 20000€

    Concordo. Mas há um bom motivo para isso. É que enquanto VE continua a ser do melhor que o mercado já viu. Um carro de 2016 que continua a ser a referência da eficiência e com uma capacidade de carregamento e manutenção da saúde da bateria imbatível.
    O resto, o valor absurdo que pedem por eles... É o mercado a funcionar. Se continuam a pedir esse valor das duas uma: ou estão a ganhar pó ou há quem os compre. E não tenho visto muitos com pó... Mesmo no estrangeiro, é difícil encontrá-los abaixo dos 20k€, isto em mercados que os viu vender MUITO mais baratos que cá.

    Está tudo muito inflacionado, infelizmente.

    Colocado por: jo.sanum Peugeot e-208 com menos de 40000Km e é um carro bem mais bonito e bem melhor

    Mais bonito, aceito. Melhor? Não existe 😁
    • jo.san
    • 28 fevereiro 2023 editado

     # 797

    o Peugeot e-208 é um carro muito superior ao Hyundai ioniq 28Kw, tem um motor muito melhor e uma autonomia bastante superior.
    O que interessa se o Hyundai é um pouco mais eficiente se a bateria é muito menor?
    O Peugeot e-208 está ao nível do Hyundai ioniq 38Kw, até diria que é um carro melhor que o ioniq 38kw, agora compará-lo com o ioniq 28kw não tem qualquer sentido.

    A única coisa relevante em que o ioniq 28Kw ganha ao peugeot e-208 é no tamanho da bagageira!

    Pelo menos os do standvirtual andam a ganhar pó, já os sigo a algum tempo e continuam por lá, e agora com a oferta já grande de peugeot e-208 dúvido que alguem pegue num ioniq por aqueles preços.

    Quem é que no seu perfeito juízo vai comprar um ioniq 28kw com quase 100k kilometros se consegue um carro superior pelo mesmo preço e com menos de 50000 kilometros?

    Além que estéticamente (para mim é irrelevante) o peugeot é muito mais bonito e isso conta muito, por isso é que o peugeot e2008 vende muito mais que o kia eniro.
  11.  # 798

    Colocado por: jo.sano Peugeot e-208 é um carro muito superior ao Hyundai ioniq 28Kw, tem um motor muito melhor e uma autonomia bastante superior.
    O que interessa se o Hyundai é um pouco mais eficiente se a bateria é muito menor?
    O Peugeot e-208 está ao nível do Hyundai ioniq 38Kw, até diria que é um carro melhor que o ioniq 38kw, agora compará-lo com o ioniq 28kw não tem qualquer sentido.

    A única coisa relevante em que o ioniq 28Kw ganha ao peugeot e-208 é no tamanho da bagageira!

    Pelo menos os do standvirtual andam a ganhar pó, já os sigo a algum tempo e continuam por lá, e agora com a oferta já grande de peugeot e-208 dúvido que alguem pegue num ioniq por aqueles preços.

    Quem é que no seu perfeito juízo vai comprar um ioniq 28kw com quase 100k kilometros se consegue um carro superior pelo mesmo preço e com menos de 50000 kilometros?

    Além que estéticamente (para mim é irrelevante) o peugeot é muito mais bonito e isso conta muito, por isso é que o peugeot e2008 vende muito mais que o kia eniro.


    Olhe que o tamanho não é tudo :)
  12.  # 799

    Update:

    Este mês rodei 1100Km e carreguei um total de 115.2kW desde o dia 10 de Fevereiro (dados do carro).

    Assim contas rápidas e assumindo 20% de perda na transformação de AC para DC:

    Custo total: 115.2kW * (1.20) * €0.1516 (EDP Simples) = €20.96 + iva

    Custo por 100km: €20.96 /1100km = €1.91/100km

    E não estou a contar com a energia que usei proveniente dos painéis solares e nem pago tanto por kW na EDP. Estou apenas a usar os dados comuns, porque na realidade paguei muito menos - aliás, porque uma das vezes carreguei na minha sogra :P

    Posso afirmar que estou completamente rendido ao Twingo E-Tech e aos VE em geral...
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  13.  # 800

    Colocado por: AiOGajoEste mês rodei 1100Km e carreguei um total de 115.2kW desde o dia 10 de Fevereiro (dados do carro).

    Assim contas rápidas e assumindo 20% de perda na transformação de AC para DC:
    Sendo o valor da energia fornecido pelo carro, podes ter de entrar ou não com as perdas (depende como é feito a medida), mas normalmente é o que entra no carro, ou seja, o que sai da tomada/consumido assim, não tens de entrar com perdas.

    Creio que nem mesmo o ZOE a baixa potência terá perdas tão altas... normalmente considera-se perdas na ordem dos 15%.

    Colocado por: AiOGajoPosso afirmar que estou completamente rendido aos EV...
    Arrependido... só por ter chegado agora e não mais cedo? :-)
 
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