Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      AiOGajo
    • 11 fevereiro 2023 editado

     # 741

    Colocado por: MariacorreiaPor falar em Dacia....Como é que a Dacia está a vender tantos eletricos?? Vale a pena? ou é porcaria? Obr....


    O ano passado, quando fiz o teste drive o carro mostrou as suas debilidades em AE já que é um carro exclusivamente para uso citadino e aí cumpre e bem a tarefa apesar de ter cerca de 40cv. Um Spring com 3 pessoas a sobre bem uma estrada com uma grande inclinação e sempre a puxar bem. Aliás questionei várias vezes se a potência era mesmo só 40cv....

    Assim não é que seja mau, mas por exemplo vais a 100km/h e queres acelerar mais um pouco para os 120km/h para fazeres uma ultrapassagem tens e não tens potência tens que esperar que o carro acumule lanço.
  1.  # 742

    O Dacia vende bem porque cumpre um lugar necessário: um citadino de autonomia bem razoável e "barato".
    A velocidade de ponta é de facto limitada e pode sofrer a subir inclinações acentuadas. Mas para o meio a que se destina, é bom. E por isso vende.
    •  
      AiOGajo
    • 13 fevereiro 2023 editado

     # 743

    Colocado por: Bruno.AlvesO Dacia vende bem porque cumpre um lugar necessário: um citadino de autonomia bem razoável e "barato".
    A velocidade de ponta é de facto limitada e pode sofrer a subir inclinações acentuadas. Mas para o meio a que se destina, é bom. E por isso vende.


    Olha que não sofre a subir inclinações acentuadas, pelo menos no test drive que fiz, com 3 adultos dentro do carro, pois o carro têm binário suficiente para manter a velocidade constante mesmo numa subida.

    Os únicos defeitos que aponto é mesmo em AE onde o carro mostra que é mais instável e precisava de um bocadinho mais de potência. Também aponto como "defeito" o arrefecimento das baterias ser feito a ar em vez de líquido, o que pode comprometer a longevidade da bateria no longo prazo como os Nissan Leaf da primeira geração. Não ter arrefecimento a líquido significa que as baterias também podem aquecer mais durante a carga e não possuírem forma de arrefecer enquanto carregam o que vai limitar a capacidade de carregamento - mesmo tendo possibilidade de carga rápida.

    Mas lá está, para ser mais barato tiveram de eliminar equipamento não visível como também o de não possuir capacidade regenerativa - assim não é possível conduzir com um só pedal - que lhe daria mais autonomia na cidade.

    Aliás, foram estes os pontos que me levaram a sair da Dacia após fazer o test drive ao Spring e adquirir o Twingo na mesma visita, que apesar de se sentir mais estável na AE, ter refrigeração das baterias a líquido e condução com um só pedal noto que não é feito para andar nas AE apesar da estabilidade e conforto, especialmente em velocidades acima dos 130kmh como estou habituado a conduzir, porque a autonomia da bateria leva um rombo - começa a consumir 23kW/h e a bateria é precisamente de 23kW... ou seja só tenho 100km de autonomia a essa velocidade. O que vale é que o meu trajeto em AE é curto lol.
    •  
      Dom
    • 13 fevereiro 2023

     # 744

    Carros como o Dácia são perfeitos para ir "ali" às compras ou ir jantar a qualquer lado. Pena a classificação NCAP de 1 estrela.
    •  
      AiOGajo
    • 13 fevereiro 2023 editado

     # 745

    Colocado por: DomCarros como o Dácia são perfeitos para ir "ali" às compras ou ir jantar a qualquer lado. Pena a classificação NCAP de 1 estrela.


    Se não estou em erro, alteraram os critérios para classificação, daí o rating.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom
    • RCF
    • 13 fevereiro 2023

     # 746

    Colocado por: DomCarros como o Dácia são perfeitos para ir "ali" às compras ou ir jantar a qualquer lado. Pena a classificação NCAP de 1 estrela.

    Ainda assim, melhor que outros carros que, supostamente, dão para outras aventuras, como o Renault Zoe ou o Fiat Panda
  2.  # 747

    Colocado por: AiOGajo
    Os únicos defeitos que aponto é mesmo em AE onde o carro mostra que é mais instável e precisava de um bocadinho mais de potência. Também aponto como "defeito" o arrefecimento das baterias ser feito a ar em vez de líquido, o que pode comprometer a longevidade da bateria no longo prazo como os Nissan Leaf da primeira geração. Não ter arrefecimento a líquido significa que as baterias também podem aquecer mais durante a carga e não possuírem forma de arrefecer enquanto carregam o que vai limitar a capacidade de carregamento - mesmo tendo possibilidade de carga rápida.


    Olhe que ser arrefecimento a ar não é necessariamente mau. O mau mesmo é não ter arrefecimento. O Ioniq 28 é uma máquina do demo com provas dadas de longevidade da bateria e não tem arrefecimento líquido.
  3.  # 748

    Todos os dias cruzo-me com pelo menos 3 Springs na A41 e A4, velocidade "cruzeiro" de ~130 km/h e não aparentam grandes stresses quanto a isso. Sobre a classificação NCAP, vale o que vale neste caso, como referiu o RCF o Panda tem pior classificação e são um sucesso de vendas. Curiosamente o meu Panda consegue ser um pouquinho melhor.
  4.  # 749

    Colocado por: Carvai(...) um particular comprar um carro 30% mais caro é muito mau negócio ou compra usado.


    Depende, considerando que tem paineis FV e a possibilidade de carregar gratuitamente no trabalho. Fazendo 1500 km/mês, a uma média de 5,5lt/100 com o gasóleo @1,60€/lt são 132€/mês = 1584€/ano.
    5 anos equivale a "poupar" 30% de um VE de 26,4K€...
    • RCF
    • 13 fevereiro 2023

     # 750

    Colocado por: Vítor MagalhãesTodos os dias cruzo-me com pelo menos 3 Springs na A41 e A4, velocidade "cruzeiro" de ~130 km/h e não aparentam grandes stresses quanto a isso

    eles anunciam 125Km/H de velocidade máxima... mas, seja como for, autoestrada, claramente, não será a sua praia, pois não foram feitos para isso. Sendo um carro com alguma altura ao solo, será expectável que perca um pouco na estabilidade, ainda que o posicionamento das baterias, possa contrariar essa instabilidade.

    Uma coisa é certa - só ainda não há mais Springs porque a oferta não consegue acompanhar a procura
    Concordam com este comentário: Dom
  5.  # 751

    130km/h pelo odometro do carro onde vou. A altura ao solo não será tanto um problema, há muitas variáveis que influenciam a dinamica, e o carro pesa 1 ton.
    As specs oficiais colocam-no no patamar de um pequeno SUV, compara-se por exemplo a um... Fiat Panda.
  6.  # 752

    Boa tarde, alguém tem opinião para este eletrico Mercedes-Benz B Electric Drive. p
  7.  # 753

    Nem a propósito... o Bjorn fez um apanhado de VEs usados na Noruega... e dá a sua opinião sobre vários modelos e creio que um deles é esse.
  8.  # 754

    No dia em o Parlamento Europeu aprovou o fim dos carros novos a combustão até 2035, o vice-presidente da Comissão Europeia chamou a atenção para a qualidade e preço dos carros eléctricos chineses:

    https://observador.pt/2023/02/14/ev-chineses-sao-bons-e-cada-vez-mais-baratos-alerta-vice-presidente-da-comissao-europeia/
    •  
      AiOGajo
    • 15 fevereiro 2023 editado

     # 755

    Colocado por: ruicarlov

    Olhe que ser arrefecimento a ar não é necessariamente mau. O mau mesmo é não ter arrefecimento. O Ioniq 28 é uma máquina do demo com provas dadas de longevidade da bateria e não tem arrefecimento líquido.


    Não é mau, mas refrigeração apenas a ar significa que só consegues refrigerar quando o carro está em movimento e consequentemente o carregamento a velocidades mais elevadas fica comprometida,

    Colocado por: Vítor MagalhãesTodos os dias cruzo-me com pelo menos 3 Springs na A41 e A4, velocidade "cruzeiro" de ~130 km/h e não aparentam grandes stresses quanto a isso. Sobre a classificação NCAP, vale o que vale neste caso, como referiu o RCF o Panda tem pior classificação e são um sucesso de vendas. Curiosamente omeu Pandaconsegue ser um pouquinho melhor.


    Não disse que o Spring não chegava a essa velocidade, porque atinge.
    Disse que demorava muito a atingir essas velocidades e é mais instável - por exemplo com um pequeno toque no volante sentes o carro a abanar todo.

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Depende, considerando que tem paineis FV e a possibilidade de carregar gratuitamente no trabalho. Fazendo 1500 km/mês, a uma média de 5,5lt/100 com o gasóleo @1,60€/lt são 132€/mês = 1584€/ano.
    5 anos equivale a "poupar" 30% de um VE de 26,4K€...


    A nível particular ainda não compensa, porque os carros caros demais.

    No entanto um VE de €26k para uma empresa fica por €21k porque o IVA é dedutível para além de não ter de pagar IUC o que torna a poupança ainda maior, ou seja, em 5 anos tens metade do custo do carro poupado - assumindo que o preço do gasóleo se mantém nos €1.6/L - porque se subir (e é normal que suba) o carro permite poupanças ainda mais rápidas.

    Também foram estas mais ou menos as minhas contas.

    E já agora, nos primeiros 200km o meu bolinhas está com uma média de 13.5kW/100km o que dá um custo de cerca de €2 por cada 100/km | assumindo um custo de €0.16/kW (e pode ser mais baixo eu é que não resisto em colocar prego a fundo quando o semáforo fica verde lol)
  9.  # 756

    Colocado por: AiOGajoNão é mau, mas refrigeração apenas a ar significa que só consegues refrigerar quando o carro está em movimento e consequentemente o carregamento a velocidades mais elevadas fica comprometida,

    Confesso que não sei como funciona no Spring, mas há 2 tipos de arrefecimento a ar:
    - passivo, como o do Leaf, em que o ar exterior a passar por fora da carcaça provoca o arrefecimento (que nem faz praticamente coisa nenhuma, na verdade...)
    - activo, como o do ioniq e outros, em que o ar (normalmente do habitáculo) é ventilado para dentro da carcaça da bateria. Neste caso o arrefecimento pode ser feito parado, em carga, etc.
    Não sei como é feito no Spring. Vou ver se descubro.

    Colocado por: AiOGajocomo também o de não possuir capacidade regenerativa - assim não é possível conduzir com um só pedal - que lhe daria mais autonomia na cidade.

    De certeza? Vi um vídeo há uns tempos de um tipo a subir e depois descer uma serra e na descida ele ganhou (como era expectável) carga. Vou procurar.
  10.  # 757

    Colocado por: AiOGajoA nível particular ainda não compensa, porque os carros caros demais.

    A minha comparação foi com base nos "extra" 30% relativamente a um ICE. Na prática em 5 anos esses 30% estão mais que amortizados só em combustível, considerando as premissas de carregar em casa em fotovoltaico e carregar no trabalho de forma gratuita.
    • RCF
    • 15 fevereiro 2023

     # 758

    Colocado por: Bruno.AlvesDe certeza? Vi um vídeo há uns tempos de um tipo a subir e depois descer uma serra e na descida ele ganhou (como era expectável) carga. Vou procurar.

    Fiz test drive com o Spring e, no mostrador, ele indica fazer regeneração
  11.  # 759

    Entretanto estive a ver:
    - a bateria não tem arrefecimento activo (ou seja é só por fora como o Leaf). Dada a pouca potência do motor e a baixa potência de carga (a versão com carga rápida pouco passa dos 30kW) não é de esperar que aqueça muito. Mas de facto não tem condicionamento.
    - a regeneração existe mas é no máximo 11kW segundo encontrei e só se activa enquanto se está a travar.
    Concordam com este comentário: NunoFAlmeida
  12.  # 760

    Vou ter mais um incentivo para comprar um VE, no trabalho estão a colocar painéis FV e vão também colocar postos de carregamento para os funcionários
 
0.0276 seg. NEW