Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Nostradamus"O Tesla pode custar 2x mais que o MX-30, mas não é 2x mais carro".

Mas o MX não custa 20k novo.... 26.900 para 42.000, é mais ou menos esta a conta a fazer.
    Depois é aquela questão da desvalorização, quanto vale o MX ao fim de 5 anos e o M3?
    De forma simpática MX 15k, M3 25k,
    perda no MX 12k
    perda no M3 17k...

São diversos os fatores a ponderar e depende de cada um.
  2. Na altura havia uma mega promoção da Mazda com o MX-30 e ficava 2x mais barato, ou até mais, que o Tesla, que apenas muito recentemente é que baixou imenso os preços.

Colocado por: NTORIONMas o MX não custa 20k novo.... 26.900 para 42.000, é mais ou menos esta a conta a fazer.
    Depois é aquela questão da desvalorização, quanto vale o MX ao fim de 5 anos e o M3?
    perda no MX 12k
    perda no M3 17k...

Nunca comprei nem vou comprar carros a pensar na desvalorização de uma hipotética venda a realizar-se daqui a meia dúzia de anos.

Eu tenho de comprar hoje, algo que me sirva hoje, com o dinheiro que tenho disponível hoje.

Não percebo como é que poderia justificar "endividar-me" hoje em + 10 ou 20 mil € num carro, para depois amanhã poder recuperar uns 5K na venda.

Quanto mais barato for o carro, menos dinheiro, em valor absoluto, se perde com a desvalorização.
    • eu
    • 18 dezembro 2023
    Colocado por: NostradamusNunca comprei nem vou comprar carros a pensar na desvalorização de uma hipotética venda a realizar-se daqui a meia dúzia de anos.

Mas do ponto de vista racional é importante considerar a desvalorização como um custo. Aliás, costuma ser o principal custo de ter um carro.
  3. Felizmente estamos numa fase em que começa a haver oferta que nos coloque questões deste tipo. Era muito mais fácil (e mais limitado) quando podíamos escolher pouco mais do que Leaf vs Zoe :-D

O Mazda é, na minha opinião, um mau VE. Pode ser um Carro, não o discuto, mas um VE de 150-180km de autonomia nesta fase, acima dos 30k€, não tem nexo. Certo, fiz muitos km num Leaf dos primeiros, mas isso foi em 2016 e não em 2023/24. Essa autonomia utilitária tem de estar limitada a carros de preço utilitário.
    Colocado por: NostradamusNa altura havia uma mega promoção da Mazda com o MX-30

Condicionado a fazer crédito com eles. O preço normal do carro é muito alto.

Estamos muito off-topic, mas vi ontem à venda um id3 com 6 meses e 6kkm (condição para poder ser importado sem confusões de IVA) por 32k€. 58kWh de bateria a cheirar a novo e até é um VW para quem não quiser panel gaps americanos :-D

Agora... a compra de um carro não é só racional. Se se gosta e é adequado ao dia a dia, é uma boa compra. Se a mulher gosta, é *a única* compra possível :-D
  4. Colocado por: RUIOLIOs que já desceram bastante, como estes e os Tesla, já tem menos margem para baixar de preço significativamente, os restantes vão ter de alinhar o preço com a "nova" concorrência.

Faz sentido.

Colocado por: NTORIONMas o MX não custa 20k novo.... 26.900 para 42.000, é mais ou menos esta a conta a fazer.
    perda no MX 12k
    perda no M3 17k...

São diversos os fatores a ponderar e depende de cada um.

No site da Tesla, o model 3 tração traseira são 40k€.
    No imovirtual, procurei com 2 anos e encontrei entre os 32 e os 36k€. Mas esses carros foram comprados ao preço antigo, que era mais elevado.
    Aos preços actuais, caso se mantenha, haverá uma desvalorização em dois anos entre 4 a 8k€, ou seja entre 10 a 20%.
    Estes valores parecem-me interessantes.

Mas se por um lado poderá haver mais procura por Teslas, se estes mudam de preço daqui 1 ou 2 anos, pode partir as contas.

Colocado por: NostradamusNunca comprei nem vou comprar carros a pensar na desvalorização de uma hipotética venda a realizar-se daqui a meia dúzia de anos.

Mas assim não está a fazer as contas reais ao custo do carro.
    Há quem compre carros para mantê-los até se desintegrarem (e com todos os custos de manutenção e reparação que acarretam), mas quem troca com alguma periodicidade, esta estimativa é importante.

Não sendo uma garantia, pode pelo menos olhar-se para os últimos anos e ver a desvalorização de alguns modelos para se ficar com uma ideia do que talvez se possa esperar.
  5. Colocado por: Bruno.Alvesum VE de 150-180km de autonomia nesta fase, acima dos 30k€, não tem nexo

é caríssimo.

Mas por 20 mil € e com 50 mil km, é um EV eficaz que cumpre 99% das necessidades quotidianas de 99% das pessoas sem comprometer em demasiado o carro.

Comprando novo pelos 30 000€, preferia ver outra coisa.

Colocado por: euMas do ponto de vista racional é importante considerar a desvalorização como um custo.

Colocado por: pguilhermeHá quem compre carros para mantê-los até se desintegrarem

é o meu caso. Compro, e o dinheiro investido é dado como "perdido" porque é usar até ao fim. No fim se vender por 2 ou 3 mil €, é lucro visto que contava nem o vender.

Um carro a 10 mil €, se durar 10 anos nas minhas mãos, fica-me a 1000€ por ano. No máximo gasto, por ano, 200€ em reparações oncológicas devido à idade dos ferros. Neste momento, no meu caso em concreto, se trocar de carro a cada 4 ou 5 anos faria disparar os custos anuais em ter carro.

Implicaria estar já a trabalhar hoje e a poupar com a mentalidade de ter de investir novamente uns milhares de euros num novo carro a cada 4 ou 5 anos.
  6. Colocado por: NostradamusUm carro a 10 mil €, se durar 10 anos nas minhas mãos, fica-me a 1000€ por ano. No máximo gasto, por ano, 200€ em reparações oncológicas devido à idade dos ferros. Neste momento, no meu caso em concreto, se trocar de carro a cada 4 ou 5 anos faria disparar os custos anuais em ter carro.

Os custos com manutenções, reparações, combustíveis (provável menor eficiência), fiabilidade e segurança são os aspectos que podem mudar a balança, e fazer com que o custo adicional de trocar de carro mais cedo - e assim recuperar o seu valor comercial nesse momento - se possa torna inferior face ao custos de aguentar um carro muito mais tempo.

Também depende, obviamente, do tipo de utilização do carro.

De qq forma, precisa sempre da mentalidade de gastar dinheiro no carro, pode é protelar a decisão dolorosa.
    Repare, se aguentar um carro até perder o valor comercial, na compra seguinte terá de suportar o custo total dum novo carro, o que é duro.
    Por outro lado, se trocar enquanto ainda tiver algum valor comercial, recupera esse valor e abate na compra seguinte, o que pode ser uma bela ajuda.

Por ex.: (só a ideia, não sei se os valores estão certo) num carro de 30k€ se tiver uma desvalorização de 40% a 5 anos, só terá de gastar mais 12k€ para adquirir um carro novo do mesmo segmento, tendo um gasto efectivo de 30 + 12 = 42k€.
    Passados outros 5 anos (ao 10º ano), com a mesma desvalorização e mais 12k€ compra um terceiro carro, com um gasto total de 54k€.
    Passados mais outros 5 anos (ao 15º ano), gasta mais 12k€ para o quatro carro, o que sobe o custo para 66k€. Ou seja, para 20 anos de carro.

Por outro lado, se aguentar o primeiro carro o dobro do tempo, e o valor comercial for desprezável, terá de gastar/financiar com outros 30k€ passados esses 10 anos, o que leva o custo para 60k€.

Ora esses 6k€ de diferença ao longo de 20 anos, podem ser gastos em manutenções e reparações geriátricas, para não falar de eventuais poupanças de combustível, indisponibilidade do carro por estar na oficina, etc.

Com os electricos, a degradação das baterias tb é um factor que pode impedir a estratégia de manter os carros ad aeternum, pois a sua substituição é muito onerosa.
    • smart
    • 19 dezembro 2023 editado
    Hum..
    https://www.google.com/amp/s/jornaldocarro.estadao.com.br/carros/tesla-model-s-roda-17-milhao-de-km-e-entra-para-guinness-book/%3famp
    Entao se os VE apresentarem a fiabilidade fantástica deste Tesla.s
    1.7 milhões de kms
    Trocou 3 baterias e 8 motores...
    Portanto um motor a cada 200 mil kms ? Será?
    Deve ficar barato, comparativamente com A operacao dos fumareiros em uso semelhante...
  7. Acho que é mais crítica/onerosa a troca de baterias do que de motores.
    Os motores elétricos (motors) não são comparáveis a motores e combustão (engines).

Esse Tesla deve ter 2 motores, portanto 1.7M/4=425 mil km.

Mesmo um conjunto de baterias por cada 566 mil km parece óptimo. Eu nunca fiz nem próximo disso num carro 😅
  8. Esses valores com tecnologia de inicio de geração. Os motores/baterias produzidos agora têm substancialmente mais qualidade.

Colocado por: smartHum..
    https://www.google.com/amp/s/jornaldocarro.estadao.com.br/carros/tesla-model-s-roda-17-milhao-de-km-e-entra-para-guinness-book/%3famp
    1.7 milhões de kms
    Deve ficar barato, comparativamente com A operacao dos fumareiros em uso semelhante...
  9. Baterias ainda acredito. Motores não deve ter muito por onde evoluir. Já é uma tecnologia com décadas.
  10. Colocado por: NostradamusQuanto mais barato for o carro, menos dinheiro, em valor absoluto, se perde com a desvalorização.

Nostradamus, por isso é que concluí dizendo:

Colocado por: NTORIONSão diversos os fatores a ponderar e depende de cada um.

Mas até indo de encontro ao que refere, manter o carro "para a vida", mais uma razão pela qual optaria pelo Tesla, por melhor carro, mais bagageira, mais autonomia - supondo ao fim de 10 anos cada um ter 50% da bateria, num estamos a falar de 100km e no outro de 200km.... e a questão das portas então, é algo de absurdo, a o I3 da BMW tem o mesmo problema e é surreal.
  11. Colocado por: pguilhermeNo site da Tesla, o model 3 tração traseira são 40k€.

Sim, é a partir disso... mais despesas de legalização, etc...

Colocado por: pguilhermeNo imovirtual, procurei com 2 anos e encontrei entre os 32 e os 36k€. Mas esses carros foram comprados ao preço antigo, que era mais elevado.
    Aos preços actuais, caso se mantenha, haverá uma desvalorização em dois anos entre 4 a 8k€, ou seja entre 10 a 20%.
    Estes valores parecem-me interessantes.

As baterias têm um custo enorme nestes carros, e o litio está a 1/6 do preço de há 15 meses atrás, deve ter influência... dps a Tesla concluiu aquela fabrica que praticamente "imprime/prensa" o carro só de 1 vez, o que lhes deu uma poupança e escala muito significativa.
  12. Colocado por: NTORIONSim, é a partir disso... mais despesas de legalização, etc...

Tem razão.
    Vi agora e fica em 41k€

Colocado por: NTORIONAs baterias têm um custo enorme nestes carros, e o litio está a 1/6 do preço de há 15 meses atrás, deve ter influência... dps a Tesla concluiu aquela fabrica que praticamente "imprime/prensa" o carro só de 1 vez, o que lhes deu uma poupança e escala muito significativa.

Não tinha ideia e faz muito sentido.

Colocado por: NTORIONMas até indo de encontro ao que refere, manter o carro "para a vida", mais uma razão pela qual optaria pelo Tesla, por melhor carro, mais bagageira, mais autonomia - supondo ao fim de 10 anos cada um ter 50% da bateria, num estamos a falar de 100km e no outro de 200km.... e a questão das portas então, é algo de absurdo, a o I3 da BMW tem o mesmo problema e é surreal.

E como será a valorização de um Tesla com 10 anos e 50% de autonomia vs um carro de combustão do mesmo segmento (que provavelmente terá um custo de aquisição menor)?

Se for mesmo para ficar até cair de podre, provavelmente precisará de baterias novas, o que julgo ser um custo avultado.
  13. Colocado por: smartHum..
    1.7 milhões de kms

Também aconselho ouvir a reportagem http://videos.sapo.pt/ZvAMS2gEdKaOZRc9RpLu . A partir do min 2 fala sobre as baterias (600mil km para 1 pack parece-me razoável). E sobre os motores, parece que nem todos foram novos, por exemplo ver min 3:30.

E isto tudo sobre um carro de 2015! A maioria das marcas de VE (a meu ver) está longe desta maturidade tecnológica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  14. Colocado por: pguilhermeVi agora e fica em 41k€

Estamos no final de trimestre, como é habitual, aparecem carros novos de inventário com bons descontos. Por exemplo, o Model Y está a 41k com entrega imediata (ou estava ontem, hoje já só vejo 1 perto dos 42k - https://www.tesla.com/pt_PT/inventory/new/my?arrangeby=plh&range=0). E isto é valor final com levantamento do carro onde se encontra. No caso de Lisboa, têm sido levantados no Carregado.

Colocado por: pguilhermeo model 3 tração traseira são 40k€

Pequeno reparo (não me leve a mal), mas são todos tração traseira. Alguns tração integral, mas todos são tração traseira.
  15. Colocado por: Zé MeirinhoPequeno reparo (não me leve a mal), mas são todos tração traseira. Alguns tração integral, mas todos são tração traseira.

Não levo nada a mal :)
    Embora seja tecnicamente verdade que um AWD seja em simultâneo RWD e FWD, usar umas destas duas últimas para se referir a um AWD é enganador.

De qualquer forma, apenas usei o descritivo do site da Tesla, para identificar inequivocamente o modelo:

16. Colocado por: Zé MeirinhoA partir do min 2 fala sobre as baterias (600mil km para 1 pack parece-me razoável). E sobre os motores, parece que nem todos foram novos, por exemplo ver min 3:30.

500 ou 600 mil km para um pack de baterias torna este factor num não-assunto.

No entanto, a evolução da degradação será determinante.
    Por exemplo: se tiver uma degradação de 80% nos primeiros 200 mil km, e nos restantes 300 mil km tiver uma autonomia extremamente reduzida e que se continua a reduzir até chegar ao ponto de não andar mais, pode não ser tão apelativo.

Já se a autonomia tiver uma redução linear e de baixo valor, transforma-se num caso muito apelativo.

Haverá dados sobre a degradação ao longo dos kms?
  17. Colocado por: pguilhermePor exemplo: se tiver uma degradação de 80% nos primeiros 200 mil km, e nos restantes 300 mil km tiver uma autonomia extremamente reduzida e que se continua a reduzir até chegar ao ponto de não andar mais, pode não ser tão apelativo.

Já se a autonomia tiver uma redução linear e de baixo valor, transforma-se num caso muito apelativo.

Haverá dados sobre a degradação ao longo dos kms?

O que se tem visto nos carros mais antigos (e que a teoria parece corroborar) é que há uma redução inicial mais ou menos significativa e que depois abranda muito. Nos casos em que a tecnologia é manifestamente "ultrapassada" (ia dizer "má", mas é preciso enquadrar a evolução) como os Leaf originais ocorre um fator inverso: quanto mais degradação mais degradação porque se aumentam os ciclos completos, a profundidade de descarga, o que provoca mais degradação que por sua vez.......

Esse alemão é um caso extremo, mas para mim é um sinal de uma resistência brutal de um VE "de primeira geração". Primeiro está com 2 milhões de km. DOIS MILHÕES. Por qualquer métrica, é um feito inacreditável. Se atentarmos ao tempo que demorou a fazê-los, nem sei quando é que aquele homem dorme.
    As avarias não são totalmente especificadas. Por exemplo os motores não "queimaram", julgo que foram maioritariamente componentes mecânicos que foram ao ar. Havia ali um "cancro" qualquer em termos de design que a Tesla não soube corrigir entre reparações, mas que serviu de base para o redesenhar actual dos motores.

Temos em Portugal um senhor que já enfardou 700.000km num Model S 100D e agora já vai em 300-400.000km num Model S Long Range, zero problemas. Mais um que nem dorme :-D
    Temos em Portugal mais de um Model 3 com mais de 300.000km, zero problemas.
    Existem vários casos de coreanos que apresentavam um problema na caixa redutora, já foi identificado e é resolvido em garantia, de resto 200-300.000km e virtualmente zero degradação. A maioria das pessoas não faz 300.000km em carro nenhum.

A tecnologia actual não é a do Leaf de 2011. Nem do Model S de 2013-2014. Claro que vão haver sempre problemas e é certinho que esses fazem um estardalhaço bestial nas redes até porque vendem "cliques"

edit:
    Colocado por: Zé MeirinhoPequeno reparo (não me leve a mal), mas são todos tração traseira. Alguns tração integral, mas todos são tração traseira.

pode não ser totalmente verdade. Alguns AWD desligam exactamente o motor traseiro quando em "velocidade cruzeiro" se o da frente é mais eficiente. Nesse caso é FWD e não RWD :-D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  18. Colocado por: pguilherme500 ou 600 mil km para um pack de baterias torna este factor num não-assunto.

Ora nem mais!

Colocado por: pguilhermeNo entanto, a evolução da degradação será determinante.

Certo. E é aqui que a meu ver também falta alguma literacia.

Colocado por: pguilhermeHaverá dados sobre a degradação ao longo dos kms?

O ideal numa eventual comparação passaria por usar um denominador comum. Não só o tipo de bateria (no caso da Tesla podemos encontrar o mesmo modelo a usar baterias diferentes), mas outras variáveis que possam influenciar a vida útil.

Há um youtuber (Bjørn Nyland) que partilha um Excel que foi construindo e um dos tabs é sobre degradação:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V6ucyFGKWuSQzvI8lMzvvWJHrBS82echMVJH37kwgjE/edit#gid=244400016

A amostra é curta mas não deixa de ser um trabalho interessante de analisar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme

2.5277 seg. NEW