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  1. Colocado por: pguilhermeTem razão.
    Vi agora e fica em 41k€

    Mais a pintura XPTO ;) passa os 42k, ainda assim muito aceitável tendo em conta as alternativas no mercado.



    Colocado por: pguilhermeE como será a valorização de um Tesla com 10 anos e 50% de autonomia vs um carro de combustão do mesmo segmento (que provavelmente terá um custo de aquisição menor)?

    São carros diferentes. Para fazer essa comparação, a poupança em combustível, IUC, manutenção tb teria de entrar na equação.

    De QQ forma um carro a combustão com 10 vale 20 a 25% do valor em novo, para um desgaste normal.
    Temos model S entre os 25 e os 35k, para essas idades, pelo q se em novos custavam 90 a 110k a diferença não será assim tão grande.



    Colocado por: Zé MeirinhoEstamos no final de trimestre, como é habitual, aparecem carros novos de inventário com bons descontos. Por exemplo, o Model Y está a 41k com entrega imediata (ou estava ontem, hoje já só vejo 1 perto dos 42k

    Model 3 julgo que não, até por ser um modelo recente. O MY já há alguns meses que aparecem por 42k.... O que é de facto bom.
  2. Colocado por: NTORIONMais a pintura XPTO ;) passa os 42k, ainda assim muito aceitável tendo em conta as alternativas no mercado.

    Pronto, colocamos os extras todos e passa para os 54.725€ 😅



    Mas para efeitos de comparação, creio fazer mais sentido excluir pinturas xpto e outros acessórios semelhantes, especialmente os de cariz estético.

    De qualquer forma, é impressão minha ou esse Mazda MX-30, no seu modelo base, é mais caro que o Tesla?



    Imagino que tenha ainda as despesas de legalização e td mais...
    Como é que chegou aos 26.900€?

    Colocado por: NTORIONSão carros diferentes. Para fazer essa comparação, a poupança em combustível, IUC, manutenção tb teria de entrar na equação.

    De QQ forma um carro a combustão com 10 vale 20 a 25% do valor em novo, para um desgaste normal.
    Temos model S entre os 25 e os 35k, para essas idades, pelo q se em novos custavam 90 a 110k a diferença não será assim tão grande.

    Sim, sem dúvida, devem entrar em equação todos esses factores. O valor de mercado no final do período, é apenas um deles.

    Espreitei agora um BMW 420d, novo são 58k€ e usado com 10 anos, segundo o standvirtual, o valor "médio" vai até aos 33k€, ou seja uma desvalorização de 43%.
    Mas isto varia imenso consoante os modelos, claro.
    O Model S também terá o appeal de ser um topo de gama, e há malta disposta a pagar só por esse aspecto. Já num EV convencional, onde a decisão é mais racional, provavelmente terá outra permeabilidade.

    A minha pergunta era mais no sentido de: um veiculo eléctrico com 10 anos terá a mesma procura que um de combustão em situação semelhante, concretamente devido à questão das baterias, degradação, autonomia, etc? Ou melhor, actualmente comprariam um EV com 10 anos e com 150~200 mil km?
  3. Colocado por: NTORIONModel 3 julgo que não, até por ser um modelo recente. O MY já há alguns meses que aparecem por 42k.... O que é de facto bom.


    O Model Y é mais recente que o Model 3. Agora o Model 3 teve foi o facelift há poucos meses.
    Não tenho acompanhado os carros de inventário do M3. Não sei se o modelo base já esteve abaixo dos 39k mas têm havido excelentes oportunidades nos carros de inventário - como por exemplo, um long range que apareceu neste Verão a 41.925€ (alegadamente por engano mas que não puderam recusar a venda) :D
  4. Colocado por: pguilhermeImagino que tenha ainda as despesas de legalização e td mais...
    Como é que chegou aos 26.900€?

    Eu não faço ideia, foram eles que anunciaram esse preço promocional, já desde o fim do verão, salvo erro para as primeiras 300 unidades... mas cá para mim nem 30 venderam.
    https://www.motor24.pt/sites/carros-sites/mazda-propoe-o-mx-30-electrico-a-partir-de-26-900-euros/1615171/

    já se falou nisso neste tópico, algures para trás.

    Colocado por: Zé MeirinhoAgora o Model 3 teve foi o facelift há poucos meses.

    Seja facelift, Y já vi muitos em inventário, o mês passado tinham dezenas, para todos os gostos, a partir dos 41k e qq coisa... M3 nunca vi nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  5. Colocado por: NTORIONSeja facelift, Y já vi muitos em inventário, o mês passado tinham dezenas, para todos os gostos, a partir dos 41k e qq coisa... M3 nunca vi nenhum.

    m3lr

    Há uns meses haviam muitos mas confesso que nos últimos tempos raramente tenho lá ido ver.
    Já estou em offtopic mas apenas queria deixar esta partilha para quem desconhece estes descontos que vão aparecendo pelo inventário.
  6. Neste momento há Tesla Model 3 de inventário, mas sem desconto... vamos ver como vai ser no fim do primeiro trimestre de 2024.
  7. A Tesla tem tido uma estratégia bastante agressiva para ganhar quota de mercado. Quem sabe se em 2024 teremos um facelift do Model Y (talvez justificasse a quantidade de MY que têm surgido com desconto) e o Model 3 volte a surgir em inventário com descontos apelativos.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  8. Colocado por: Bruno.Alves
    Existem vários casos de coreanos que apresentavam um problema na caixa redutora, já foi identificado e é resolvido em garantia, de resto 200-300.000km e virtualmente zero degradação. A maioria das pessoas não faz 300.000km em carro nenhum.D
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pguilherme


    Este problema já está identificado e resolvido oficialmente pelas marcas? Tinha noção que a solução era trocar a caixa e o motor e rezar para que não voltasse a acontecer.
    Ando a equacionar a compra de um E-Niro usado com cerca de 2 anos mas esta situação ainda me deixa algumas duvidas.
  9. Estas notícias, sobretudo sobre a Tesla, que me parece ser menos aversa a problemas de imagem/reputação, assustam um pouco:

    A Tesla sabia que havia peças defeituosas. Mas, quando se partiram, culpou condutores
  10. Meh. Mais clickbait sem grande "sumo", é só diz que disse e comparações sem sentido.
    O artigo acaba assim:
    A forma como a Tesla lida com as queixas de suspensão e direcção reflecte um padrão no império corporativo de Musk de ignorar preocupações sobre segurança ou outros danos levantados por clientes, trabalhadores e outros, à medida que se apressa a lançar novos produtos ou a expandir as vendas, descobriu a Reuters.

    Expliquem-me o que é que isto quer dizer. "um padrão no império corporativo (...) de ignorar preocupações sobre segurança (...) à medida que se apressa a lançar novos produtos".

    Depois diz que há um caso em que a direcção cai (e sim, parece que isto foi mesmo real e imensamente grave, já tinha lido), para depois dizer "(...)um entre dezenas de milhares de proprietários de Teslas que sofreram falhas prematuras de peças da suspensão ou da direcção(...)". Ora isto quer dizer que existirão dezenas de milhares de direções a cair, certo?
    Errado!
    O que existe é um problema crónico de lubrificação a que se deu o nome bonito de "cheap bed motel" porque a direcção começa a fazer um barulho bestial em piso acidentado. Mas tem ZERO a ver com a tal direcção caída, tem zero risco para o condutor. Resolve-se na marca em garantia ou por "meia duzia de patacos" fora da marca.

    Enfim... o nome vende e é preciso é vender...
  11. Colocado por: Bruno.AlvesOra isto quer dizer que existirão dezenas de milhares de direções a cair, certo?

    Acho que a frase está clara. "Falhas prematuras" não significa que tenham caído ou o quer que seja.

    Colocado por: Bruno.AlvesO que existe é um problema crónico de lubrificação a que se deu o nome bonito de "cheap bed motel" porque a direcção começa a fazer um barulho bestial em piso acidentado. Mas tem ZERO a ver com a tal direcção caída, tem zero risco para o condutor. Resolve-se na marca em garantia ou por "meia duzia de patacos" fora da marca.

    Se é/foi resolvido em garantia pela marca é uma coisa.
    De qualquer forma, deixa de ser "zero problemas".
    Para mim, mais importante do que haver zero ou mais problemas, é a forma como são assumidos e tratados.

    Não há muito tempo foi um irlandês, salvo erro, que ao conduzir à chuva, aconteceu algo às baterias e a Tesla não assumiu nada e pediu uma fortuna pela reparação (acho que mais de 20 mil €).
    Eu não acompanhado de todo este tipo de histórias, mas algumas caem muito mal. Sobretudo porque os proprietários vão para as redes sociais e talvez assim resolvam os problemas. Como eu não sou fã de redes sociais.... ficaria a arder? :)
  12. Há uns anos largos ardeu um Tesla supostamente enquanto o dono conduzia para casa, que obviamente foi notícia no mundo inteiro. Após investigação descobriu-se que tinham disparado (sim, balas) para a bateria.
    https://electrek.co/2018/12/16/tesla-fire-bullet-battery/

    Há muitos, muitos vídeos de malta a passar com Model 3 em sítios com água até ao pára brisas, deve ser óbvio que o carro não tem nenhum problema intrínseco ao isolamento da bateria. Por existir esse caso (que pode ser verdade, não estou a dizer o contrário), não se pode generalizar e dizer que a marca tem o hábito de esconder problemas de segurança ou que trata mal todos os problemas que aparecem.
    Não estou obviamente a dizer que não há casos indesculpáveis, certamente que há e cá já vi relatos de alguns. O problema é generalizar.

    Colocado por: pguilhermeSobretudo porque os proprietários vão para as redes sociais e talvez assim resolvam os problemas. Como eu não sou fã de redes sociais.... ficaria a arder? :)

    Esse condutor até pode ter toda a razão e acredito piamente que tenha. Não é nas redes que resolve nada, é nos locais próprios (aka tribunais).
    Lembram-se de um BMW i3 tuga, muito famoso e pintado de palavras fortes, que andou nas redes sociais, até à televisão chegou? O carro era dele, a BMW era tudo e mais alguma coisa mas sempre se remeteu ao silêncio sobre o caso.
    Quando finalmente a coisa "estalou", afinal o carro tinha sido importado salvado, batido e, nessa situação, a BMW recusou-se a desbloquear a bateria de alta tração. E mesmo assim a BMW não processou o idiota.
    Pouco tempo mais tarde, o BMW foi posto a andar por um "carola" obviamente fora da marca. Vem-se a saber, o "carola" nunca chegou a ser pago pelo trabalho.
    Por isso não, nas redes não se resolve nada. Faz-se muito barulho (normalmente sem contraditório) e vendem-se cliques. Mas pouco mais que isso.

    Colocado por: pguilhermeDe qualquer forma, deixa de ser "zero problemas".

    Eu nunca disse "zero problemas". Claro que é um problema e é vergonhoso que continue a acontecer em alguns carros novos. Mas esse artigo "cola" a direcção caída (caso único tanto quanto sei - mas claro que é muito grave) com o tal "cheap bed motel" que tem ZERO risco para o carro ou passageiros, obviamente que de forma não inocente. Não há "falha prematura", há um defeito de lubrificação. Colocar o caso da direcção caída na mesma frase do "cheap bed motel" é só desonestidade.

    Cliques, só isso.
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  13. Provavelmente tenho uma percepção distorcida relativamente a problemas, tanto graves como de palmatória, que anunciam sobre a Tesla sem que a mesma os assuma.
    Mas seja a direcção caída, o "cheap bed motel", agua a entrar no habitáculo, baterias não funcionais (como esse da escócia), tecido do volante a cair, painéis desalinhados, rodas a saltar, "phantom braking", entre provavelmente outras, uma pessoa fica de pé atrás.

    É possível que o rácio de incidências seja semelhante aos de outros fabricantes e talvez por ser a Tesla, surjam mais facilmente nos artigos.

    De qq forma, esse BMW que fala, parece ter havido vigarice por parte dos proprietários e não tanto de um produto novo que o fabricante não assumiu.
  14. Colocado por: pguilhermeÉ possível que o rácio de incidências seja semelhante aos de outros fabricantes e talvez por ser a Tesla, surjam mais facilmente nos artigos.

    A percepção é muito maior porque surge mais nos artigos porque é há muita relação amor-ódio (com a Tesla e não só, com os VE no geral em que a Tesla tem muita notoriedade, e ainda por causa do idiota do Musk) e os sites querem é vender cliques, "mugem a vaca" até não poder mais. Não é por acaso que virtualmente todos os novos VE são anunciados como o próximo "Tesla Killer", "o próximo VE da marca XPTO para combater o Tesla Model Z". O nome vende cliques, é o que é.

    Por exemplo: você sabia desse caso da bateria da Escócia, tem uma percepção sobre vários problema Tesla. Sabe que a Toyota, o suposto bastião da fiabilidade, algum tempo após o lançamento do seu primeiro VE, lançou um aviso a todos os proprietários para não conduzirem os carros porque as rodas podiam cair? E não tinha previsão de resolução do problema? É que não era um carro isolado com problemas de montagem, era um problema transversal a todos os carros fabricados.
    https://electrek.co/2022/06/23/toyota-recalls-bz4x-electric-cars-wheels-falling-off/
    Se fosse Tesla, teria passado "pelos pingos da chuva"?

    Colocado por: pguilhermeDe qq forma, esse BMW que fala, parece ter havido vigarice por parte dos proprietários e não tanto de um produto novo que o fabricante não assumiu.

    Claro, não estava a comparar as situações pela atitude das marcas. Como o caso da bateria que ardeu e afinal tinham-lhe dado um tiro. Dei o exemplo para ilustrar que o que aparece nas redes e nesses artigos é normalmente a versão de apenas 1 dos lados e, muitas vezes, não é a versão mais verdadeira dos factos...
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    • smart
    • 20 dezembro 2023 editado
  15. Colocado por: smartquem le na diagonal fica inquinado...

    Que é exactamente o objetivo destas publicações. Sabem que o título dá clique, que 90% das pessoas não aprofunda o tema, logo obtém o clique e alimentam a relação amor-odio para a próxima publicação.

    Por exemplo dessa segunda notícia:
    alguns dos grevistas queixam-se ainda que adquiriram os seus veículos com a garantia de energia gratuita vitalícia, tendo agora dificuldade em aceder aos postos de carga mais recentes – provavelmente, por se tratarem de modelos mais antigos e com tomadas americanas, que não se conseguem ligar aos postos europeus com fichas CCS Combo sem o recurso a um adaptador

    A obrigação das tomadas CCS foi da UE. A Tesla converte TODOS os milhares de postos existentes para CCS, passa a fornecer os novos carros com CCS e cria um retrofit (barato, posso dizê-lo porque o fiz) para que os carros antigos possam usar os novos postos.
    O que é que 17 idiotas fazem? Greve de fome para reclamar de uma obrigação europeia.
    Malta, os Leaf continuam a ter carregador CHADEMO! NUNCA deram qualquer alternativa para que os seus carros carreguem em CCS, que é a norma obrigatória europeia. Porque é que isso não é notícia ou não há 17 idiotas de Leaf a fazer greve de fome?

    O nome dá cliques. É só isso.
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  16. Colocado por: Bruno.AlvesSabe que a Toyota, o suposto bastião da fiabilidade, algum tempo após o lançamento do seu primeiro VE, lançou um aviso a todos os proprietários para não conduzirem os carros porque as rodas podiam cair? E não tinha previsão de resolução do problema? É que não era um carro isolado com problemas de montagem, era um problema transversal a todos os carros fabricados.
    https://electrek.co/2022/06/23/toyota-reca

    Como disse, não é tanto pelos problemas mas pela forma como são assumidos e resolvidos.

    A Toyota tem boa fama, mas não é infalível, tal como qq outro fabricante. Mas o facto de ser o fabricante que assume, e quiçá faz um recall, transmite mais confiança que um fabricante que tenta esconder, não assume e passa o custo para o cliente.
    Este é para mim a questão mais importante.

    Não digo que a Tesla faça sempre isso. Apenas que surgem algumas vezes no feed 😅
    Já agora, aquele rol de problemas que descrevi, foram casos reais que me lembro. Incluindo o da travagem fantasma e o algoritmo para mostrar uma autonomia maior que a real!

    Por fim, é evidente que concordo que há muito chamariz para cliques e nem falo de publicações em redes sociais, apenas de fontes de notícias.

    É inegável que os Tesla estejam entre os carros com melhor tecnologia e com uma oferta muito competitiva. Sou fã!
  17. A única vez que necessitei de recorrer ao suporte da Tesla, foram precisos alguns meses e nem era um problema técnico do carro.

    Cheguei a deslocar-me a São Sebastião (Tesla no El Corte Inglés) que me chutavam para Massamá. Em Massamá diziam que em São Sebastião podiam ter resolvido o problema e que seria contactado...depois nada...e ora mais uma volta até S. Sebastião e depois Massamá...foram 4 meses nisto.

    Acredito que hajam problemas destes com todas as marcas, mas a meu ver isto é o modus operandi do suporte americano e encontro as mesmas dificuldades com outras empresas americanas, exatamente com o mesmo mindset.
 
0.6553 seg. NEW