Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 outubro 2023

     # 1

    Colocado por: pcspinheiroao menos podiam introduzir um mecanismo de ajuste do IUC


    O IUC não faz sentido nenhum.

    Nós já pagamos impostos no combustível, e quem mais anda mais ISP paga, é proporcional à utilização das vias públicas e emissões de CO2.

    Portanto, não há qualquer necessidade de um imposto anual adicional.
  1.  # 2

    Nós pagamos impostos pelo nosso trabalho / salário.

    Com o nosso salário que já foi descontado os impostos vamos comprar bens/produtos e pagamos impostos nesses bens/produtos.

    E depois ainda pagamos impostos de forma recorrente pela posse desses bens.


    Já para não falar de pagar imposto sobre imposto
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 3

    Quer dizer então que os VE com menos de 4 anos vão ficar mais caros?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 4

    Colocado por: rjmsilvaQuer dizer então que os VE com menos de 4 anos vão ficar mais caros?
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Vão ter mais procura, é normal que encareçam... Mas acho q a bujarda é bem pior no IUC dos velhinhos
    Concordam com este comentário: rjmsilva, fpacardoso
  4.  # 5

    Colocado por: eu

    O IUC não faz sentido nenhum.

    Nós já pagamos impostos no combustível, e quem mais anda mais ISP paga, é proporcional à utilização das vias públicas e emissões de CO2.

    Portanto, não há qualquer necessidade de um imposto anual adicional.


    Nem o IUC nem muitos outros impostos, mas o estado tem que mamar sempre de algum para manter os seus níveis de ineficácia por vezes épicos.
    Olhando para a tabela, um carro com mais de 2500 cc e mais de 180g CO2/km (sendo anterior a 2007 será sempre NDEC, penso eu), vai pagar 435 + 212€??? What the F*** Isto é mesmo empurrar o pessoal para a beira do abismo... O nosso governo devia saber muito bem que há uma boa razão para ainda haverem tantos destes carros mais antigos em circulação, que é a carga fiscal ABSURDA introduzida nos veículos pós junho de 2007. E muitos de elevada cilindrada só tem uso ocasional (como o que comprei recentemente). Como se o que se paga de taxa de CO2 fosse usado em alguma ação ambiental que visasse compensar esse CO2... Vai é para meter no c*ú de BES, CGD, TAP e afins...
    Ou então querem à força toda que a malta dê os carros para abate e comprem VEs, mas depois quem financia a mama do estado, já que estes não pagam nem ISV nem IUC??? Lá vão inventar um imposto novo para os VEs para compensar o CO2 do fabrico dos carros ou outra coisita qualquer que se lembrem na altura.

    Eu, como alguém a quem o estado confisca mais de 1300€ todos os meses e que pouco vê de volta desse estado, sinto-me constantemente defraudado, roubado, a pagar os males dos outros...
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 6

    Colocado por: NTORIONOs clássicos, após 25 anos não tem uma isenção QQ? O golf já vai com 21...


    Isso acabou com o IUC, a ultima portaria que regulamenta os 25 anos ficou em 2007-> carros de 1982.

    Todos desde então pagam IUC, excepto lá aqueles que obtem certificação de classico - a pagar ...
  6.  # 7

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/ligeiros-de-passageiros-e-motas-com-mais-de-16-anos-terao-iuc-agravado-ate-25-euros

    E no seguimento do meu descontentamento, desculpem lá mas f****, tudo é actualizado pelo valor da inflação, menos os salários...

    Mas desviamos. Sugiro criar um tópico para debater este assunto.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

    Pessoal, os VE não pagam IUC, não vale a pena continuar a discussão nesta thread.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, mafgod
  8.  # 9

    Colocado por: Vítor MagalhãesPessoal, os VE não pagam IUC, não vale a pena continuar a discussão nesta thread.


    Pelo menos para já, os antes Julho de 2007 também pagavam pouco, até agora...
  9.  # 10

    Colocado por: VarejotePelo menos para já, os antes Julho de 2007 também pagavam pouco, até agora...


    Se vierem a pagar em função da potência, vai ser um abuso...
  10.  # 11

    Colocado por: pcspinheiro
    E no seguimento do meu descontentamento, desculpem lá mas f****, tudo é actualizado pelo valor da inflação, menos os salários...


    E as rendas.
  11.  # 12

    O IUC após julho de 2007 também era suposto ser pago apenas por 10 anos... obrigado Costa ❤️
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 13

    Boa tarde,
    Já alguém mandou testar o estado/capacidade da bateria?
    Após 2 anos com o Twingo Elétrico e cerca de 17mil km perdi 8% da capacidade total.
  13.  # 14

    Por esse andar qd chegar ao fim da garantia vai ter 50%.
    Tem de ver o que cobre a garantia.
  14.  # 15

    Também há quem recomende não carregar acima de 80% ou deixar ir abaixo dos 20%,só aí é uma redução de 40%.
  15.  # 16

    8% em 17.000 km??? 😓
  16.  # 17

    Colocado por: pcspinheiro8% em 17.000 km??? 😓

    Está visto que os electricos parados estragam-se.
    Agora pergunto. Quem compra um electrico para fazer 17000kms em 2 anos.
    Nas minhas maos ja tinha 50000kms e tinha 100% de capacidade.
    As marcas dizem que o ideal é carregar em casa e muitas vezes, como disseram acima. Nao baixar dos 20%.
    Concordam com este comentário: dom123
  17.  # 18

  18.  # 19

    Vao obrigar-nos a comprar carros electricos e depois vamos pagar a fatura ao preço que eles quiserem. Carregar em casa vai ficar carissimo. Depois de comprarmos os carros electricos, vamos ter de instalar paineis FV. E depois quando nao conseguirmos pagar, vao subir os passes do autocarro e comboio para apenas podermos andar de bicicleta.
    Enfim...
  19.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaAssim é difícil a coisa avançar.
    https://expresso.pt/economia/transportes/2023-10-13-E-mais-caro-percorrer-100-quilometros-num-carro-eletrico-carregado-na-via-publica-do-que-num-carro-a-gasoleo-00a1d438
    Interessante,
    para fazer uma deslocação de 100 quilómetros poderá gastar, em média, 8,78 euros, enquanto que, num carro com motor a diesel, gasta 8,37 euros, ou seja, menos 41 cêntimos.
    estão a comparar um carregamento num posto caríssimo com um diesel super poupado e com diesel baratissomo.
    Sim, pode ser muito mais caro carregar fora de casa mas não exageremos.
    Para fazer 100km um VE tanto pode gastar 10 como quase 30kWh. Um VE gasta em média 15kWh agora é fazer as contas.
    Quem não sabe use a APP MIIO por exemplo.
    E sim, se escolher erradamente o posto e cartão CEME pode pagar muito, o dobro ou triplo.
    Mas, ainda se pode carregar em postos onde fica gratuito... Postos continente plug and charge por exemplo.
 
0.4740 seg. NEW