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  1.  # 1

    Colocado por: neco

    Obrigado!

    Estou a pensar mandar vir em branco, cor livre de custos extra. Quanto custará pintar um Tesla Model 3 de outra cor?

    Se for pintar mesmo e não um wrap, acredito que fique por mais de 2K só a pintura e mais uns trocos para a burocracia. Não conheço os configuradores da Tesla, mas a julgar pelas outras marcas não me acredito que a opção de cor seja superior a 400/500€.
  2.  # 2

    Acho que a opção de cor é mais do que isso, talvez uns 1000€? Mas de qualquer modo, a não ser que se deteste as opções de fábrica e se queira uma cor fora do comum - e se tenha os bolsos bem gordos - mandar pintar um carro novo é sempre má ideia. Até porque, como disse, para ficar bem é preciso desmontar o carro todo e nunca terá a qualidade de fábrica feita por robôs em ambiente limpo. Com azar isso também invalida a garantia e a montagem pode correr menos bem e ficar tudo a fazer barulhos o resto da vida do carro.
  3.  # 3

    Tem sempre a opção de cobrir com vinil há empresas a fazer isso muito perfeito.
    Alem de que a pintura de fabrica é a que tem mais qualidade (geralmente)
  4.  # 4

    Colocado por: 4por1Alem de que a pintura de fabrica é a que tem mais qualidade (geralmente)

    E hoje em dia tem garantias de mais de 10 anos de pintura e corrosão. (acredito que muitos painéis hoje em dia sejam de plástico de qualquer forma).
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Se for pintar mesmo e não um wrap, acredito que fique por mais de 2K só a pintura e mais uns trocos para a burocracia. Não conheço os configuradores da Tesla, mas a julgar pelas outras marcas não me acredito que a opção de cor seja superior a 400/500€.


    Ok, retiro o que disse...
    😶😶😶
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    • neco
    • 24 novembro 2023

     # 6

    2 mil euros é um bocado esticado. Gostava de cinza mate, mas tinha que ser um trabalho bem feito
  6.  # 7

    Colocado por: neco2 mil euros é um bocado esticado. Gostava de cinza mate, mas tinha que ser um trabalho bem feito

    Uma pintura bem feita custa mais que isso
  7.  # 8

    Graças ao lítio: Costa viajou no Cegonha Branca, o primeiro navio elétrico para travessia do Tejo
    A utilização de navios elétricos permitirá reduzir em 13 mil toneladas as emissões de CO2 por ano significarão, aponta António Costa. Além disso, vai ser possível transportar mais pessoas em cada travessia.
  8.  # 9

    Detroit conta com nova tecnologia que carrega veículos elétricos enquanto circulam

    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/detroit-conta-com-nova-tecnologia-que-carrega-veiculos-eletricos-enquanto-circulam/

    A primeira vez que eu na minha ignorância comentei com amigos e em alguns fóruns esta ideia, toda a gente me chamou completamente maluco(!).
    Afinal… …
    E continuo a dizer. Um modelo híbrido com sistemas destes em estradas principais e maioria dos estacionamentos permitindo ter baterias mais pequenas, apoio de motores gasolina pequenos para “emergências” e “off-roads” (estradas não electrificadas, condições adversas, falhas de rede, etc.) continuo a defender como ideal/solução!
  9.  # 10

    Continuo a preferir de longe carregar em casa e ter uma autonomia na casa dos 350km (bateria de 60kW).
    É uma questão de fazer contas... e comodidade.
    E digo eu que tenho VE desde 2014 e somente VEs na garagem desde 2018.
  10.  # 11

    Colocado por: gil.alvesA primeira vez que eu na minha ignorância comentei com amigos e em alguns fóruns esta ideia, toda a gente me chamou completamente maluco(!).

    Na realidade é, um bocadinho só, maluco :-D

    O problema é que estes sistemas são muito mais ideológicos do que práticos. Na minha opinião servem como os infindáveis projetos de hidrogénio: para captar fundos públicos, tentar usar esse dinheiro para melhorar a tecnologia e ir enchendo uns bolsos pelo caminho.

    A transmissão de energia sem contactos "tradicional" exige distâncias e alinhamentos muito apertados entre o "emissor" e o "coletor", na ordem dos poucos cm. Os carros têm tamanhos diferentes, alturas ao solo diferentes, não vão numa linha perfeita, etc etc etc. Eu trabalho numa área industrial que usa este tipo de tecnologia e os requisitos de instalação são brutais.
    Há uma tecnologia emergente que aumenta muito estas tolerâncias e que é empiricamente viável. Mas é viável no sentido em que funciona em laboratório. Há a questão prática da coisa:
    - custos de instalação abismais
    - perdas brutais ao longo de caminhos de cabo de centenas de metros ou kms
    - potência disponível para carregar significativamente alguns carros ao longo de um troço comum
    - etc etc etc

    E há uma questão de praticidade fundamental: para esta tecnologia ser viável, teria de fornecer no mínimo a mesma energia que o carro gasta em deslocamento, idealmente mais energia do que o carro gasta para armazenar para falhas. Ora isto é totalmente inviável de um ponto de vista prático. Já nem falo do consumo alarve dos pesados que venham a circular em força.
    A estatística mostra que os carros passam em média 95% do tempo parados

    Portanto a minha opinião é que não, as estradas eletrificadas não fazem qualquer sentido. É importante sim dotar todo e qualquer ponto de estacionamento de formas fáceis de carregar a baixa potência. É barato e é prático (o carro está parado e está).
    E obviamente, ter hubs importantes de pontos de carregamento rápido para as situações em que o carro de todo não está 95% do tempo parado.
    Concordam com este comentário: mafgod, pcspinheiro, jorgemlflorencio
  11.  # 12

    Colocado por: gil.alvesDetroit conta com nova tecnologia que carrega veículos elétricos enquanto circulam

    O problema é sempre o mesmo: Números €€€
    Ou ainda acaba como o projecto eHighway da Siemens.

    Colocado por: gil.alvespara “emergências” e “off-roads”

    E os motores a combustão, hoje em dia qual é o plano de fuga para essas “emergências”? Temos de desmistificar esse tema.
    Não será mais rápido encontrar uma tomada 220v que uma bomba de combustível para uma eventual “emergência”?
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 13

    Colocado por: Zé MeirinhoNão será mais rápido encontrar uma tomada 220v que uma bomba de combustível para uma eventual “emergência”?

    E numa viagem qual será o tempo de carga numa tomada 220V? No mínimo umas boas horas.
  13.  # 14

    Colocado por: Bruno.Alvescaptar fundos públicos, tentar usar esse dinheiro para melhorar a tecnologia e ir enchendo uns bolsos pelo caminho.


    Isto!
  14.  # 15

    Colocado por: dom123
    E numa viagem qual será o tempo de carga numa tomada 220V? No mínimo umas boas horas.

    Menos tempo do que ter de ir a pé certamente.
    Estamos a falar em “emergências”. Portanto, obter o necessário para o próximo ponto seguro.
  15.  # 16

    Colocado por: Zé Meirinho
    Menos tempo do que ter de ir a pé certamente.
    Estamos a falar em “emergências”. Portanto, obter o necessário para o próximo ponto seguro.

    Carregar a 16A dá uma média de 20km por hora.
  16.  # 17

    as rodas a girar não pode ser uma fonte de energia?
  17.  # 18

    Não, não se pode obter energia sem a ir buscar a algum lado. Pode-se aproveitar a energia da travagem e ao abrandar o carro carregar um pouco a bateria.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  18.  # 19

    e são.... quando se deixa de acelerar, carrega-se a bateria em vez de estar a gastar os travões :-)
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  19.  # 20

    E já que estamos nos eléctricos, o que acham do cybertruck? A minha opinião pode ser controversa, mas é a pior c a g a d a desde que se inventou a roda. Não podiam antes ter investido no roadster? Até estou para ver o que a internet nos traz quando começarem a circular 🤣
    Concordam com este comentário: Nostradamus
 
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