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  1.  # 1

    Colocado por: eu

    O Dacia Spring vale o que custa... é quase um micro carro.


    Como segundo carro, para a cidade e voltinhas para levar os miúdos à escola ou ir ao pão, serve perfeitamente.
  2.  # 2

    Colocado por: rjmsilvaComo segundo carro, para a cidade e voltinhas para levar os miúdos à escola ou ir ao pão, serve perfeitamente.


    Estacionar à boca do metro para depois de também de elétrico para o meio de Lisboa...
  3.  # 3

    Para mim vale bastante, 28 mil kms desde setembro de 2022. Poupo mais de 1500€ por ano em combustivel por ter carro eletrico. Além da comodidade de andar num veículo sem mudanças em lisboa e nas cidades limítrofes. No pára arranca matinal é excelente
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, Telhado
  4.  # 4

    Eu referi por isso mesmo, para quem serve! Se calhar cá está dificil consegui-los e bem mais caro, por isso é olhar além fronteiras. E como o custo de importação de um EV deve ser irrisório, vale bem a pena.
  5.  # 5

    Uma pergunta, carregando com cabo de ligar à tomada, o veículo elétrico carrega mais ou menos até ao 7,2 kW.

    Porque motivo um veículo elétrico só carrega a 3,5 ?

    Qual poderá ser o problema? O carregador tem influência?
    •  
      AiOGajo
    • 21 março 2024 editado

     # 6

    Colocado por: callinasUma pergunta, carregando com cabo de ligar à tomada, o veículo elétrico carrega mais ou menos até ao 7,2 kW.

    Porque motivo um veículo elétrico só carrega a 3,5 ?

    Qual poderá ser o problema? O carregador tem influência?



    O EVSE (Electric vehicle supply equipment) ao qual normalmente chamamos carregador não faz mais nada que indicar a corrente máxima que o carro pode retirar da parede e de proteger o carro contra picos de corrente.

    Assim, as tomadas elétricas de casa (schuco) só podem transmitir corrente até 16A (3,7kW) a 230v.

    Desta forma, 3.7kWh é o valor máximo que conseguirás obter em carregamentos neste tipo de tomada pelo que se quiseres carregar mais depressa tens que usar outras ligações standard, nomeadamente:

    - Para instalações monofásicas a tomada 32A CEE32 (7.3kW) a 230v normalmente na cor azul tomada

    - Para instalações trifásicas a tomada 32A CEE32 (12.7kW) a 230v normalmente na cor vermelha tomada 2



    No entanto se quiseres carregar mais depressa precisas de mais dois fatores:

    1) Instalar um EVSE diretamente no quadro elétrico para que possa suportar uma corrente superior a que estas tomadas standard podem fornecer juntamente com um aumento da potência total doméstica.

    2) Verificar qual a velocidade de carregamento em AC que o carro aceita para adequar a instalação ao carro.
    Por exemplo um Tesla Model 3 só aceita carregamentos em AC a 11kWh enquanto que um Renault Twingo aceita carregamentos em AC a 22kWh mas um Nissan Leaf só aceita 6.6kWh em AC.


    Se quiseres carregar mais depressa do que o transformador que tens dentro do carro o permite então precisas de carregar em DC.

    Existem já algumas soluções no mercado de inverters que permitem carregar a 10kWh a 20kWh DC:

    carregador DC


    Se não chegar, provavelmente precisas de comprar um transformador externo:

    transformador

    E outro inverter mais potente tipo isto:

    carregador

    Que é ideal para o pessoal que dorme 60 minutos e precisa de sair logo de casa para fazer 400km. FU Sleep.
  6.  # 7

    A questão que agora se esclarece , tem a ver com Hyundai kaway, que que só carrega em monofásico.

    Então se em casa tiver 10,35 trifásico o carro só carrega por uma fase em monofásico, portanto 3,5. KW.
    Pormenores que fazem a diferença. Afinal, para carregar em trifásico, tinha que ser a versão essencial.

    É mesmo assim ou ha volta a dar ?
  7.  # 8

    É isso mesmo.... esse kauai, só monofásico até 7,4kW (32A) e no seu caso, apenas a 3,45kW (15A) eventualmente consegue puxar um pouco até aos 16A (3,7kW).

    Portanto, não há volta a dar.... somente aumentando para 22kW trifásico, 32A.... e carregar a 32A (7,4kW) admitindo que essa versão suporta 32A (7,4kW) e não apenas 6,6kW.
  8.  # 9

    Então o carro só carrega no máximo 7,4 kW?
    Andava a ver esse carro, assim é complicado.
  9.  # 10

    Quantos KMS fazes diariamente?
    Por cada hora de carregamento a 16A colocas energia para 25km... Ou seja, precisas de 4h de carregamento a 16A para teres energia para 100km.
  10.  # 11

    Eu ainda ando aqui a remoer se deva comprar um EV quando o meu velhinho Opel morrer (pelo andar da coisa é nunca 🤣). Para as viagens longas ocasionais tenho um gato a gasóleo e para o dia a dia de casa-trabalho-casa um eléctrico era perfeito, mesmo que não tivesse muita autonomia. Claro que com uma bateria grande vem uma importante vantagem adicional: menos ciclos de carga = maior vida útil.

    Mas até a "mula" actual morrer não consigo justificar gastar esse dinheiro num carro. É meter GPL, trocar óleo, filtros e pequenas ou grandes reparações sempre ficaram baratas (reconstruí o motor por +-250€ em peças)
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  11.  # 12

    Mais silencioso, menos mal cheiroso e mais confortável a conduzir pela ausência de mudanças.
    Nunca vai abaixo! Mais do que isto não consigo dizer :)
    Eu tenho um EV e um diesel e lá em casa ninguém quer conduzir o diesel, parece veículo do passado.
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 13

    O meu a diesel também é ultra silencioso... Dentro dele, fora é outra história 😅. É tão insonorizado que praticamente só se ouve o motor se se apertar com ele. Sendo um carro já antigo mas de alta gama, não fica atrás de muitos em conforto, tem mudanças automáticas e não é nenhum molengão, com mais de 200 CV e e mais de 400 Nm de binário. Vou mantendo como carro de passeio. A sua desvalorização é negligenciável. Já uma das considerações que me "pesa" num EV é a queda abrupta de valor quando a garantia da bateria acaba. Não estou a desfazer e considero seriamente um EV como próximo veículo diário, apenas a tecer considerações.
  13.  # 14

    Colocado por: pcspinheiroJá uma das considerações que me "pesa" num EV é a queda abrupta de valor quando a garantia da bateria acaba.
    O que normalmente é ao fim de 7 a 8 anos (ou mesmo 10) ou ao fim de mais de 150.000kms (ou 1 milhão).
    Um ICE com esses anos e kms também tem uma grande desvalorização :-)
  14.  # 15

    Colocado por: IronManSousaEu tenho um EV e um diesel e lá em casa ninguém quer conduzir o diesel, parece veículo do passado.
    Nunca ouvi o contrário :-)
  15.  # 16

    Colocado por: ematos


    Até um model 3 usado. Ou por pouco mais um ‘model y.
    Eu optei por um model S de 2018 e foi a melhor coisa que fiz. Ainda para mais precisava de espaço e o carro tem espaço que não acaba…


    A questão é que pelo o que conheço dos carros. Não consigo dizer que o Tesla 3 ou Y têm mais qualidade que o Captur. Ok são maiores e 100% eléctricos é uma escolha de quem compra, que tipo de produto quer comprar.

    Por qualquer razão pensam que os produtos da Tesla são premium. As baterias são boas e antigamente estavam muito destacados pela sua autonomia, agora nem tanto. Em termos de carro, de longe serem um produto de topo (os seus modelos de entrada). São é de mercado norte americano e maiores por consequência. Têm das piores insonorizações do mercado eléctrico, o que quando não tens o barulho do motor conta muito.

    Atualmente existem muitos melhores opções de carros eléctricos nas marcas ditas "tradicionais", não se chamam é Tesla e tal.
  16.  # 17

    Colocado por: bmccruzNão consigo dizer que o Tesla 3 ou Y têm mais qualidade que o Captur.
    É fácil, é pedir um test drive à Tesla :-)
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, ecteixeira
  17.  # 18

    Colocado por: mafgodÉ fácil, é pedir um test drive à Tesla :-)


    Eu conheço, por isso disse isso. Não conheço é o novo Captur.

    Mas se fôr o que imagino e tivesse 100% eléctrico com autonomias iguais, provavelmente ia para o renault, a não ser que tivesse mesmo de ter mais espaço.


    Mas para quem quer comprar e ainda não experimentou, claro que sim.
  18.  # 19

    Colocado por: bmccruzNão consigo dizer que o Tesla 3 ou Y têm mais qualidade que o Captur.


    Curioso

    Tenho actualmente um Captur em casa como veiculo de cortesia, novinho entregue com 40 Km, e é possivelmente o pior carro que vi a sair de de uma fabrica nos últimos 10 anos.

    Mas pronto, é um SUV da moda e a malta gosta de andar em alturas.
    • argo
    • 22 março 2024

     # 20

    Eu confesso que estou enamorado do R5 electrico que ainda nem chegou. Apenas pelo marketing já estou convencido.
 
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