Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: lmcaet"Segundo documento a que a Lusa teve acesso, está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.

No caso dos ligeiros de passageiros, a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros, majorados para 5.000 euros por veículo se se destinar a ser usado por instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Este apoio obriga ao abate do ligeiro de passageiros atual. "

https://www.noticiasaominuto.com/auto/2644669/governo-aprova-apoio-de-4000-euros-por-veiculo-eletrico-ate-38500-euros

20 milhões de euros para essa panóplia de items e com a majoração para as IPSS dos 5k, isso se calhar nem chega a 500carros.
    Mais um governo com medidas só para alguns.
  2.  # 2

Nao percebo o porque de uma medida destas ter um valor de 20M , a meu ver é só ridiculo , novamente é tipo a lotaria...
  3.  # 3

Colocado por: HAL_9000Ainda gostava de saber quantas pessoas é que tem um carro com 20 anos e ao mesmo tempo capacidade para comprar um elétrico por 38500 euros.

Há VEs mais baratos.
  4.  # 4

Colocado por: rjmsilvaHá VEs mais baratos.
    Sim eu sei, há Dacias a 20K. Ainda assim não me parece que os potenciais compradores desses VE sejam quem tem carros antigos para abate.
    De qualquer maneira era só para perceber se eu tinha entendido bem a medida.
  5.  # 5

Há muita gente que tem um carro velho "para as voltas" que poderão usufruir desta medida. Com um montante tão baixo, o dinheiro acaba rapidamente.
  6.  # 6

Colocado por: Zé Meirinho
    20 milhões de euros para essa panóplia de items e com a majoração para as IPSS dos 5k, isso se calhar nem chega a 500carros.

Se a comparticipação vai no maximo a 5.000€ e são 20.000.000€... eu diria que dá no minimo para 4.000 veiculos, provavelmente mais, pois certamente não serão todos para ipss...
    Concordam com este comentário: HAL_9000, eu
  7.  # 7

Colocado por: rjmsilvaHá muita gente que tem um carro velho "para as voltas" que poderão usufruir desta medida
    Acha? Por acaso n tenho essa ideia. O objetivo deveria ser retirar de circulação os fumarentos que andam todos os dias por falta de alternativa e não “o carro velho para as voltas” que muitas vezes até tem um valor sentimental/ coleção.

Da para 5000 carros, é isso?

Eu tenho la um carro parado que queria abater para comprar bicicletas elétricas/ carregar passe transportes públicos. Assim vou ter de repensar, apesar da ajuda, não me está a apetecer muito pagar 16000 por outro género de bicicleta elétrica (spring).
  8.  # 8

Colocado por: Zé Meirinho

*5.000 carros
  9.  # 9

Pode ser coincidência (não acredito muito) mas os 38500 ficam um bocadinho abaixo do preço do Tesla.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 10

Eu até acho que os incentivos deveriam ser abaixo dos 25000€.
    Ou entao serem proporcionais.
    4000€<= 25000€
    3000€<= 30000€
    2000€<= 35000€
    1000€<= 40000€
    Assim beneficiavam mais pessoas. Chegavam a mais contribuintes. Até agora comprar VE era só para ricos ou entao só conseguiamos comprar AMIs ou dacias.
    Quando vier o tesla model 2, o vw id.2, etc a 25k pode ser que haja mais oferta ajustada à carteira do comum dos mortais.
    Concordam com este comentário: Dias12, eu
  11.  # 11

Colocado por: rjmsilvaPode ser coincidência (não acredito muito) mas os 38500 ficam um bocadinho abaixo do preço do Tesla.

Do TM3 e de muitos outros recentes. E não se fala nada sobre também ser válido para elétricos usados até 4 anos, pelo que imagino que deixaram cair isso. No andaram que não andaram, deve ter havido lobby do sector para favorecer a venda de novos, não me espantava... Sendo o caso, da minha parte podem ir chupar limões; este último depósito de 50L de GPL está prestes a fazer 600 km e os custos correntes com o carro são quase nulos porque faço tudo em casa.
  12.  # 12

Por outro lado, não vai puxar tanto o preço dos usados para cima.

No fundo estas medidas são todas para inglês ver, favorece meia dúzia de pessoas que acertam com os timings para beneficiar do apoio.
  13.  # 13

Colocado por: ruicarlovCom o meu SR é muito complicado ir e vir de Lisboa a Vila Nova de Milfontes indo a 120km/h na AE (e respeitando o limite nas nacionais). No limite sem A/C consegue-se fazer indo mesmo quase aos 0%, mas são 383km e nem tudo é AE. Logo 400km a 120km/h não faz.

Faz os 300km até Mérida, sobrando não muito de bateria. Mas fica bastante aquém dos 400km.

O seu M3 é de que ano? É o highland?
  14.  # 14

Colocado por: rjmsilvaPode ser coincidência (não acredito muito) mas os 38500 ficam um bocadinho abaixo do preço do Tesla.

As Tesla e as outras marcas arranjam forma, como foi o caso, julgo da range Rover, para ficar abaixo dos 62.500 e o IVA ser dedutível, era obrigatório fazer um crédito neles, onde a restante parte era recebida em juros, ou outras marcas que o carro era faturado por X, e depois tudo era extra faturado à parte...
    • argo
    • 5 outubro 2024

# 15

Colocado por: spvalehttps://www.publico.pt/2024/10/04/economia/noticia/passe-ferroviario-verde-funciona-2106551
    4k para quem estava á espera...

As notícias saem logo, mas na primeira comunicação mais oficial nada é referido.
    https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/governo/comunicado-do-conselho-de-ministros?i=639
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  15.  # 16

O meu, descontando na fatura o serviço de entrega e inspeção final antes da entrega, ficou abaixo dos 38,5k€, resta saber qual é o entendimento de quem atribui o subsídio. Ainda tenho o carro para abate, mas já não tenho grande esperança...
      IMG_20241006_014347.jpg
    • neco
    • 6 outubro 2024

# 17

Acho que este valor escolhido dos 38500 foi mesmo de combate aos Teslas.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  16.  # 18

Não diria que é combate, será pragmatismo.

O dinheiro era mais bem gasto no apoio ao abate, sem andar com estes pseudo incentivos à mobilidade eeltrica. Davam 2000 euros a quem abatesse um carro com mais de 20 anos, legal e a circular. Com 20 milhões tiravam 10 mil carros da rua.
    Concordam com este comentário: Dias12, RUIOLI, HAL_9000
  17.  # 19

Colocado por: rjmsilvaNão diria que é combate, será pragmatismo.

O dinheiro era mais bem gasto no apoio ao abate, sem andar com estes pseudo incentivos à mobilidade eeltrica. Davam 2000 euros a quem abatesse um carro com mais de 20 anos, legal e a circular. Com 20 milhões tiravam 10 mil carros da rua.
    Concordam com este comentário:Dias12,RUIOLI,HAL_9000

Este valor terá que subir , não faz qualquer sentido...
  18.  # 20

Colocado por: RUIOLI

O meu, descontando na fatura o serviço de entrega e inspeção final antes da entrega, ficou abaixo dos 38,5k€, resta saber qual é o entendimento de quem atribui o subsídio. Ainda tenho o carro para abate, mas já não tenho grande esperança...
      IMG_20241006_014347.jpg

Na contabilidade o valor de compra é o valor com os custos incluídos...

2.6724 seg. NEW