Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bruno.Alves
    Não tem. Como é óbvio é da responsabilidad€ do condómino asseegurar a instalação técnica, disponibilidade de potência e o pagamento da sua parte do consumo de energia.
    É a lei.

A opção que o mafgod indicou pode fazer algum sentido: ligar a wallbox à Mobi.e torna o carregamento mais caro (em princípio) mas tem algumas vantagens que podem interessar:
    - a energia é paga diretamente pelo condómino (é segregada do consumo das partes comuns)
    - até ao limite de potência disponível para o prédio não há custos de potência adicionais.
    É um bom apaziguador de conflitos em condomínios :-)
    Concordam com este comentário:tigoncal

Verifiquei essa situação depois de colocar o comentário. A solução que me deram seria eu instalar uma ligação desde o meu apartamento até ao meu anexo junto do meu lugar de estacionamento, tendo a energia disponível para efetuar o carregamento.
    Tenho de ver se isto é possível e se tenho de pedir autorização ao condomínio. Sinceramente não me interessa ter ligação à Mobi.e, só quero um ponto de carregamento do carro, mesmo sendo lento.
    • eu
    • 16 outubro 2024

# 2

Colocado por: Dias12Mas também defendo que quem tem um ICE de maior idade e que circule pouco ao ano (abaixo de 5.000 km) o melhor para a carteira e ambiente é mesmo continuar com o mesmo até cair de podre.

Basta não poder carregar o BEV em casa, para que manter o ICE seja uma boa opção, mesmo com muitos kms por ano.

Há muitos cenários diferentes, cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: Dias12, tigoncal
  2.  # 3

Colocado por: macinblack. A solução que me deram seria eu instalar uma ligação desde o meu apartamento até ao meu anexo junto do meu lugar de estacionamento, tendo a energia disponível para efetuar o carregamento.
    Se podes fazer isso é a m€lhor solução.

Colocado por: macinblackSinceramente não me interessa ter ligação à Mobi.e, só quero um ponto de carregamento do carro, mesmo sendo lento.
    Então uma tomada basta em conjunto com um cabo de carregamento regulável portátil, bem mais barato que uma wallbox!
  3.  # 4

Colocado por: macinblackA solução que me deram seria eu instalar uma ligação desde o meu apartamento até ao meu anexo junto do meu lugar de estacionamento, tendo a energia disponível para efetuar o carregamento.

Esta é a situação ideal.

Colocado por: macinblackTenho de ver se isto é possível e se tenho de pedir autorização ao condomínio.

Continua a não precisar de autorização (mas tem de comunicar e dar os 30 dias). Só se podem opor se se colocarem problemas técnicos ou arquitetónicos relevantes. A questão de ser possível é que pode ser mais chata. Furar placas ou fixar cabos por fora do prédio entra nos problemas que o podem impedir.
  4.  # 5

Colocado por: Bruno.Alves
    Esta é a situação ideal.

Continua a não precisar de autorização (mas tem de comunicar e dar os 30 dias). Só se podem opor se se colocarem problemas técnicos ou arquitetónicos relevantes. A questão de ser possível é que pode ser mais chata. Furar placas ou fixar cabos por fora do prédio entra nos problemas que o podem impedir.

Vou ver se é possível usar a canalização atual ou de que forma posso fazer a ligação. Mas pronto, já me ilucidaram e a wallbox fica fora de questão :)
  5.  # 6

Colocado por: rjmsilva

Quando temos excedentes, a Espanha também tem e a península é uma ilha energética. A França não quer nada connosco.
    Concordam com este comentário:argo

Como já aqui foi dito isso não é verdade
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AiOGajo
  6.  # 7

Colocado por: bluthunder82

Como já aqui foi dito isso não é verdade
    Concordam com este comentário:AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AiOGajo

Pois não, é tudo uma maravilha. Uma maravilha bem espelhada nestes gráficos.
      Screenshot_2024-10-16-19-17-18-053_com.android.chrome-edit.jpg
  7.  # 8

O que é que o que referiu mais acima tem haver com o gráfico que apresenta?
    •  
      AiOGajo
    • 16 outubro 2024 editado

# 9

Desde 2016 que existem projetos para ligar Portugal à Marrocos, enquanto que Espanha já tem ligações eletricas com Marrocos... portanto não somos uma "ilha" nem estamos isolados.

https://www.ren.pt/pt-pt/media/noticias/ren-e-onee-apresentam-proposta-de-construcao-e-financiamento-da-interligacao-portugal-marrocos

https://observador.pt/2023/05/12/portugal-e-marrocos-querem-acelerar-cabo-eletrico-a-ligar-dois-paises-valoriza-a-posicao-geopolitica-diz-costa/

mapa

https://med-tso.org/wp-content/uploads/2022/02/MA-PT_project_sheet.pdf

O gráfico que apresentas é um gráfico com divisão política da Europa numa altura em que os preços da electricidade eram indexados ao preço do gás. Mas mesmo assim nesse mapa o preço de €70MWh são €0,07/kwh... porque 1MWh = 1000kwh

Hoje em dia o cenário é mais este:

Fonte: https://euenergy.live/

Tanto não somos uma ilha tanto ao nível energético como de outras ligações, como por exemplo Portugal está ligado ao Brasil e África por cabo de fibra óptica:

Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  8.  # 10

Colocado por: bluthunder82

O que é que o que referiu mais acima tem haver com o gráfico que apresenta?

Não tem nada a ver. Os franceses não compram energia a um quarto do preço à península ibérica, simplesmente porque são estúpidos e não porque não há interligações suficientes para satisfazer as necessidades.

E os produtores ibéricos não gostam dos dinheiro francês, por isso não querem vender mais caro aos franceses. Preferem vender no mercado interno ao preço da chuva.
  9.  # 11

O meu comentário foi no sentido se PT está exportador não significa que ES esteja exportador.

Quanto ao gráfico que publicou , deixo-lhe aqui o inverso e de uma data bem recente.
      Screenshot_2024-10-16-20-48-51-734_com.android.chrome.jpg
  10.  # 12

O que eu coloquei é de Março deste ano, o que mudou de lá para cá?
  11.  # 13

Muita coisa pode ter mudado. Desde o nível de pluviosidade, maior ou menor demanda, vento, limitações nas interligações, ou até mesmo indisponibilidade de centrais, o que pode ter provocado um disparo para cima ou para baixo no preço do mercado eléctrico de qualquer um dos países.
    Se não me falha a memória em 2022, o preço do mercado elétrico disparou devido ao frio que se fazia sentir na Europa, aliado à indisponibilidade de algumas centrais nucleares.
  12.  # 14

Entretanto, a tecnologia evolui e os camiões elétricos começam a marcar pontos e a provar que são mesmo uma alternativa válida para muitos cenários (não todos ainda, certamente)
    https://cleantechnica.com/2024/10/15/tesla-semi-passes-dhl-tests-reyes-adds-29-ecascadia-electric-trucks/amp/

(Há uma versão portuguesa deste artigo no tupperware mas eu recuso-me a dar-lhes cliques...)
  13.  # 15

14.  # 16

Na Noruega, camiões a bateria é uma realidade bem aceite :-)
    Concordam com este comentário: Dias12, Zé Meirinho
  15.  # 17

Colocado por: mafgodNaNoruega, camiões a bateria é uma realidade bem aceite :-)

Offtopic, era capaz de apostar que esse Mário do vídeo é tuga 😁
    Concordam com este comentário: mafgod
  16.  # 18

Pergunta de leigo. Com a tecnologia actual, esses camiões a carregarem DC em postos de 400kw - e que segundo o Mário, carrega "2, 3 times per day" - qual será o tempo de vida útil dum pack de baterias desses?
  17.  # 19

Colocado por: Zé Meirinho
    Offtopic, era capaz de apostar que esse Mário do vídeo é tuga 😁
    Concordam com este comentário:mafgod

Sim é.
    Há um tuga que também apostou nos comentários do video isso e o motorista (Mário) respondeu a confirmar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  18.  # 20

Já temos Model Y disponível para configurar em Portugal na versão de 7 lugares, para Long Range tracção integral. 55.5k

4.6905 seg. NEW