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  1.  # 1

    Já começam a correr atrás do prejuízo:


    US working 'as fast as we can' to finalize EV conversion grants, official says

    DETROIT, Oct 22 (Reuters) - U.S. Energy Secretary Jennifer Granholm said Tuesday the department is working "as fast as we can" to finalize $1.7 billion in grants to fund the conversion of plants to build electric vehicles and components.



    "We are working as fast as we can to finalize as much as we can -- to get the commitments in contract with all of those who have been selected," Granholm said in an interview on the sidelines of a Reuters Next conference. "We have a few months to make sure that we're doing that." to convert its Lansing Grand River Assembly Plant in Michigan to EVs at an unspecified future date and to award Chrysler-parent Stellantis $334.8 million to convert its shuttered Belvidere Assembly plant to build EVs and $250 million to convert its Indiana Transmission Plant in Kokomo to produce EV components.

    The United Auto Workers has threatened strikes over Stellantis delays in the planned Belvidere investment, which has prompted Stellantis to file suits to prevent work stoppages.

    Asked about the delay, Granholm said "there's a whole array of considerations with respect to that and we are in conversation about it."

    Earlier this month, UAW President Shawn Fain said hundreds of thousands of U.S. jobs were at stake if Republican presidential candidate Donald Trump won the Nov. 5 election and made good on his threat to repeal investments in electric vehicles. Trump says EV production threatens U.S. jobs.

    Democrats have seized on Trump's running mate, U.S. Senator JD Vance of Ohio, declining to commit to maintaining the $500 million GM grant.

    A GM spokesperson said it is "still in the negotiation phase of the grant" and declined to forecast what might happen if the grant was not approved.

    Granholm at the conference said the Biden administration's industrial strategy to ensure next-generation vehicle production compared with prior efforts. "This time, United States government is not effing around," she said.

    The administration is help automakers "cut costs and secure supply chains and innovate new technologies and help you be globally competitive," Granholm said. "We are not just bringing a knife to a gunfight. We are bringing an armada now."

    Granholm said government has a key role.

    "America's automakers are in this amazing race to dominate this industry and to ensure that as EVs take over the global market, places like Detroit aren't just keeping up but setting the pace," she said.


    Fonte: https://www.reuters.com/business/autos-transportation/us-working-as-fast-we-can-finalize-ev-conversion-grants-official-2024-10-22/
  2.  # 2

    Primeiro elétrico com bateria de estado sólido virá em 2026 com uma autonomia de 965 km

    Até 2030, a maioria das fabricantes de automóveis pretende lançar veículos elétricos (VE) equipados com baterias de estado sólido. No entanto, a Stellantis está a acelerar este calendário, e planeia introduzir uma frota de demonstração de veículos Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido já em 2026.



    Elétricos com bateria de estado sólido poderão chegar em 2026

    No dia 23 de outubro, a Stellantis e a Factorial deram um passo importante na sua colaboração, impulsionando a criação de VEs da próxima geração. Este esforço baseia-se no investimento de 75 milhões de dólares que a Stellantis fez na Factorial em 2021.

    O objetivo é colocar esta bateria de ponta à prova em condições do mundo real usando veículos Dodge Charger Daytona até 2026.

    A Factorial fornecerá as células utilizando a sua tecnologia FEST, que proporciona uma densidade de energia de mais de 390 Wh/kg. Em comparação com as baterias de iões de lítio convencionais, as baterias FEST oferecem várias vantagens importantes, incluindo maior capacidade energética, menor peso e melhor desempenho geral.

    Com o tempo, estes avanços podem também levar a uma redução dos custos dos veículos, tornando esta tecnologia numa candidata ideal para os veículos elétricos do futuro.

    965 km com um único carregamento!

    O ambicioso objetivo da Factorial para estas baterias de estado sólido é atingir uma autonomia de condução de até 965 km (600 milhas) por carga. Além disso, espera-se que o conjunto de baterias seja 40% mais leve e 33% mais pequeno do que os conjuntos tradicionais de iões de lítio.

    A Stellantis escolheu a plataforma multi-energia STLA Large para apresentar esta tecnologia revolucionária de baterias. A plataforma, que é fundamental para o plano Dare Forward 2030 da Stellantis, foi concebida para SUVs elétricos de grande volume e veículos de desempenho de marcas como a Jeep, Dodge, Alfa Romeo, Maserati e Chrysler.

    Esta frota de demonstração representa um marco significativo na nossa colaboração com a Factorial.

    Ao incorporar a bateria de estado sólido da Factorial na plataforma STLA Large, estamos a validar o seu potencial para melhorar as nossas ofertas de VE, proporcionando um melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos.

    Afirmou Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis.

    Siyu Huang, CEO e cofundador da Factorial, fez eco destes sentimentos, expressando entusiasmo pelo papel que a tecnologia de estado sólido irá desempenhar para tornar os VE mais acessíveis, eficientes e económicos.

    A Factorial apresentou também uma nova bateria de estado sólido, a Solstice, que poderá redefinir o futuro do desempenho, segurança e sustentabilidade dos veículos elétricos. Desenvolvida em colaboração com a Mercedes-Benz, a bateria Solstice oferece uma densidade de energia excecional, que pode aumentar a autonomia dos elétricos em até 80%.

    Esta atinge uma densidade de energia impressionante de 450 Wh/kg, quase o dobro da densidade de energia das células 4680 da Tesla utilizadas no Model Y, que oferecem cerca de 272-296 Wh/kg.


    Fonte: https://pplware.sapo.pt/motores/primeiro-eletrico-com-bateria-de-estado-solido-vira-em-2026-com-uma-autonomia-de-965-km/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  3.  # 3

    Colocado por: AiOGajoAlém disso, espera-se que o conjunto de baterias seja 40% mais leve e 33% mais pequeno do que os conjuntos tradicionais de iões de lítio.

    Esta é a novidade que mais gostei de ler.
    Já a autonomia, para mim as de hoje em dia já me são suficientes.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, AiOGajo
  4.  # 4

    ok , na melhor expetativa lá para 2030 , é o que as marcas europeias nos têm prometido...
  5.  # 5

    malta se vão ficar á espera do ultimo modelo, comprem uma bicicleta ou vão andar muito a pé.....
    Concordam com este comentário: mafgod, Dias12, AiOGajo
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesmalta se vão ficar á espera do ultimo modelo, comprem uma bicicleta ou vão andar muito a pé.....


    Subscrevo totalmente, sobretudo se estiverem à espera de baterias solid state. Acompanho este tema há uns 20 anos e há vinte anos que ouço que vão chegar daqui a 5 anos, mais ou menos como a fusão nuclear.
    Uma coisa é fazer uma bateria no laboratório, outra completamente diferente produzir em escala.
    • eu
    • 24 outubro 2024

     # 7

    • eu
    • 24 outubro 2024

     # 8

    Colocado por: jorgealvesmalta se vão ficar á espera do ultimo modelo, comprem uma bicicleta ou vão andar muito a pé.....


    Ou continuem com o fumarento a gasóleo.
  7.  # 9

    Não sejam preconceituosos, também há carros velhos a gasolina 😁
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 10

    E os a gpl morrem afogados.....
  9.  # 11

    O meu é a gasolina/GPL; 190.000 km antes de converter e 230.000 depois.
    • eu
    • 24 outubro 2024

     # 12

    Colocado por: pcspinheiroNão sejam preconceituosos, também há carros velhos a gasolina

    Mas esses não fazem fumo, não é a mesma coisa. ;)
  10.  # 13

    Verdade, só são um pouco mais gastadores que os mais modernos.

    Num off-topic, o que eu acho mais piada é o governo dar estes apoios ao abate ao "povo" (que são migalhas no grande esquema das coisas) e terem nas cidades autocarros que parecem verdadeiras locomotivas a carvão... Ainda hoje ia atrás de um e tive que dar uns largos metros de distância para não levar com aquilo pelo carro dentro.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  11.  # 14

    Colocado por: euA Toyota também aponta para 2026-2030

    https://insideevs.com/news/732940/japan-toyota-solid-state-production/


    Adoro a Toyota, mas o histórico deles no que toca a desenvolvimento de baterias é absolutamente miserável, ao nível dos anuncios do Elon Musk. Estão há 10 anos a anunciar o milagre do solid state, na prática usaram baterias NIMH nalguns modelos até 2020...

    2017

    2009
  12.  # 15

    •  
      AiOGajo
    • 25 outubro 2024 editado

     # 16

    No entanto já existem carros com baterias em estado semi-sólido, a NIO se não estou em erro já comercializa um ET5 com este tipo de bateria:



    https://www.arenaev.com/realworld_test_of_nios_150_kwh_solidstate_battery-news-3884.php
  13.  # 17

    No entanto já existem carros com baterias em estado semi-sólido


    Palavra-chave a bold. Só o electrólito é sólido, não é a mesma coisa que a Toyota promete quando fala em milhares de ciclos de vida e carregamentos em 10 min. É um pormenor importante, porque as semisólidas podem ser contruidas com boa parte da infraestrutura existente.

    Também tenho algumas dúvidas sobre a produção real desses carros, encontro várias noticias, mas testes independentes muito pouco. Na Europa já vendem o ET5 há algum tempo mas só vendem as versões com baterias "normais".
  14.  # 18

    Colocado por: itchyPalavra-chave a bold. Só o electrólito é sólido


    Não é a mesma coisa, mas é mais um avanço que permite obter mais ainda densidade energética por kg do que as soluções que temos agora.

    E se não estou em erro o ET5 só começou a ser vendido na China em Julho deste ano.
  15.  # 19

    https://eco.sapo.pt/2024/10/25/abate-trava-interesse-no-apoio-a-compra-de-carro-eletrico-so-51-candidaturas-na-primeira-semana/

    Não li o que tem sido publicado ultimamente no tópico, mas esta notícia surpreende-me.

    Não sei se é possível, mas se alguém tiver interesse num carro para abater, diga.
  16.  # 20

    É desta que vou comprar um dacia elétrico.
 
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