US working 'as fast as we can' to finalize EV conversion grants, official says
DETROIT, Oct 22 (Reuters) - U.S. Energy Secretary Jennifer Granholm said Tuesday the department is working "as fast as we can" to finalize $1.7 billion in grants to fund the conversion of plants to build electric vehicles and components.
"We are working as fast as we can to finalize as much as we can -- to get the commitments in contract with all of those who have been selected," Granholm said in an interview on the sidelines of a Reuters Next conference. "We have a few months to make sure that we're doing that." to convert its Lansing Grand River Assembly Plant in Michigan to EVs at an unspecified future date and to award Chrysler-parent Stellantis $334.8 million to convert its shuttered Belvidere Assembly plant to build EVs and $250 million to convert its Indiana Transmission Plant in Kokomo to produce EV components.
The United Auto Workers has threatened strikes over Stellantis delays in the planned Belvidere investment, which has prompted Stellantis to file suits to prevent work stoppages.
Asked about the delay, Granholm said "there's a whole array of considerations with respect to that and we are in conversation about it."
Earlier this month, UAW President Shawn Fain said hundreds of thousands of U.S. jobs were at stake if Republican presidential candidate Donald Trump won the Nov. 5 election and made good on his threat to repeal investments in electric vehicles. Trump says EV production threatens U.S. jobs.
Democrats have seized on Trump's running mate, U.S. Senator JD Vance of Ohio, declining to commit to maintaining the $500 million GM grant.
A GM spokesperson said it is "still in the negotiation phase of the grant" and declined to forecast what might happen if the grant was not approved.
Granholm at the conference said the Biden administration's industrial strategy to ensure next-generation vehicle production compared with prior efforts. "This time, United States government is not effing around," she said.
The administration is help automakers "cut costs and secure supply chains and innovate new technologies and help you be globally competitive," Granholm said. "We are not just bringing a knife to a gunfight. We are bringing an armada now."
Granholm said government has a key role.
"America's automakers are in this amazing race to dominate this industry and to ensure that as EVs take over the global market, places like Detroit aren't just keeping up but setting the pace," she said.
Primeiro elétrico com bateria de estado sólido virá em 2026 com uma autonomia de 965 km
Até 2030, a maioria das fabricantes de automóveis pretende lançar veículos elétricos (VE) equipados com baterias de estado sólido. No entanto, a Stellantis está a acelerar este calendário, e planeia introduzir uma frota de demonstração de veículos Dodge Charger Daytona com baterias de estado sólido já em 2026.
Elétricos com bateria de estado sólido poderão chegar em 2026
No dia 23 de outubro, a Stellantis e a Factorial deram um passo importante na sua colaboração, impulsionando a criação de VEs da próxima geração. Este esforço baseia-se no investimento de 75 milhões de dólares que a Stellantis fez na Factorial em 2021.
O objetivo é colocar esta bateria de ponta à prova em condições do mundo real usando veículos Dodge Charger Daytona até 2026.
A Factorial fornecerá as células utilizando a sua tecnologia FEST, que proporciona uma densidade de energia de mais de 390 Wh/kg. Em comparação com as baterias de iões de lítio convencionais, as baterias FEST oferecem várias vantagens importantes, incluindo maior capacidade energética, menor peso e melhor desempenho geral.
Com o tempo, estes avanços podem também levar a uma redução dos custos dos veículos, tornando esta tecnologia numa candidata ideal para os veículos elétricos do futuro.
965 km com um único carregamento!
O ambicioso objetivo da Factorial para estas baterias de estado sólido é atingir uma autonomia de condução de até 965 km (600 milhas) por carga. Além disso, espera-se que o conjunto de baterias seja 40% mais leve e 33% mais pequeno do que os conjuntos tradicionais de iões de lítio.
A Stellantis escolheu a plataforma multi-energia STLA Large para apresentar esta tecnologia revolucionária de baterias. A plataforma, que é fundamental para o plano Dare Forward 2030 da Stellantis, foi concebida para SUVs elétricos de grande volume e veículos de desempenho de marcas como a Jeep, Dodge, Alfa Romeo, Maserati e Chrysler.
Esta frota de demonstração representa um marco significativo na nossa colaboração com a Factorial.
Ao incorporar a bateria de estado sólido da Factorial na plataforma STLA Large, estamos a validar o seu potencial para melhorar as nossas ofertas de VE, proporcionando um melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos.
Afirmou Ned Curic, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis.
Siyu Huang, CEO e cofundador da Factorial, fez eco destes sentimentos, expressando entusiasmo pelo papel que a tecnologia de estado sólido irá desempenhar para tornar os VE mais acessíveis, eficientes e económicos.
A Factorial apresentou também uma nova bateria de estado sólido, a Solstice, que poderá redefinir o futuro do desempenho, segurança e sustentabilidade dos veículos elétricos. Desenvolvida em colaboração com a Mercedes-Benz, a bateria Solstice oferece uma densidade de energia excecional, que pode aumentar a autonomia dos elétricos em até 80%.
Esta atinge uma densidade de energia impressionante de 450 Wh/kg, quase o dobro da densidade de energia das células 4680 da Tesla utilizadas no Model Y, que oferecem cerca de 272-296 Wh/kg.
Colocado por: AiOGajoAlém disso, espera-se que o conjunto de baterias seja 40% mais leve e 33% mais pequeno do que os conjuntos tradicionais de iões de lítio.
Colocado por: jorgealvesmalta se vão ficar á espera do ultimo modelo, comprem uma bicicleta ou vão andar muito a pé.....
Colocado por: jorgealvesmalta se vão ficar á espera do ultimo modelo, comprem uma bicicleta ou vão andar muito a pé.....
Colocado por: pcspinheiroNão sejam preconceituosos, também há carros velhos a gasolina
Colocado por: euA Toyota também aponta para 2026-2030
https://insideevs.com/news/732940/japan-toyota-solid-state-production/
No entanto já existem carros com baterias em estado semi-sólido
Colocado por: itchyPalavra-chave a bold. Só o electrólito é sólido