Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mafgodO preço indicado no artigo é por 100km e não por kW!

Sim, uma gafe.
    Eu próprio li "quilowatt" a pensar em "por 100km".
  2.  # 2

Nem a unidade acertaram.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, mafgod
    • argo
    • 11 novembro 2024

# 3

Ora essa!

Colocado por: rjmsilvaNem a unidade acertaram.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho
  3.  # 4

Colocado por: AiOGajoBTW, hoje carreguei no continente durante 21 minutos (carregamento lento IV €0.1144/min) e acabei por pagar €2.40 por 4.9kWh que entraram no carro - ou seja saiu-me a €0.489/kW

Há aí algo muito estranho. 4,9kWh em 21min está em linha com os 11kW e isso é tarifa 3, não 4...
    Para ser tarifa 4 tem de ser acima de 15kW. Qual é o carro? Não estaria quase cheio?
  4.  # 5

Colocado por: carlosj39Mas num ambiente carregado de electricidade estática o carro eléctrico, ipso facto, não é um chamariz acrescido a servir de para-raio?

Não, ipso facto
  5.  # 6

Mudei os pneus chineses de origem do Spring, com 40 mil kms, para uns Continental e a diferença é grande, para melhor. O carro fica menos instável com vento, agarra melhor em curva, trava melhor no molhado e tem menor ruído de rolamento. Algumas das características más do Spring não eram do Spring e sim dos pneus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • eu
    • 11 novembro 2024 editado

# 7

Sem dúvida que em qualquer carro, os pneus têm uma influência enorme na segurança.
    • argo
    • 11 novembro 2024

# 8

É mesmo a poupar para vir com pneus chineses de origem.
  6.  # 9

Colocado por: argoÉ mesmo a poupar para vir com pneus chineses de origem.

O carro é chinês.
    • eu
    • 11 novembro 2024

# 10

Construído pela Dongfeng se não me engano.
    • Dias12
    • 11 novembro 2024 editado

# 11

Colocado por: IronManSousaMudei os pneus chineses de origem do Spring, com 40 mil kms, para uns Continental e a diferença é grande, para melhor. O carro fica menos instável com vento, agarra melhor em curva, trava melhor no molhado e tem menor ruído de rolamento. Algumas das características más do Spring não eram do Spring e sim dos pneus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

Obrigado pelo comentário.
    Vou trocar amanhã (mas já nos 51 mil - abusei um bocadinho) os da frente para continental ultracontact (classe A na aderência em piso molhado) e estou ansioso para perceber se o carro fica melhor.

Estive a rever e os pneus de origem são classe D no piso molhado.
    Deviam ver esta situação, mas já estou a ver os financeiros a mandar calar os engenheiros naquelas reuniões enfadonhas de produção.
  7.  # 12

Eu troquei os 4 pneus
    •  
      AiOGajo
    • 12 novembro 2024 editado

# 13

Colocado por: Bruno.Alves
    Há aí algo muito estranho. 4,9kWh em 21min está em linha com os 11kW e isso é tarifa 3, não 4...
    Para ser tarifa 4 tem de ser acima de 15kW. Qual é o carro? Não estaria quase cheio?

4,9kWh DC que é o valor que o carro me informa... se não estou em erro o carregador mostrava 6kWh AC
    É um Twingo, tinha metade da bateria quando iniciei a carga.

Como estava um ZOE do outro lado a carregar o posto pode ter dividido a carga e feitas as contas o carregamento médio andou nos 17kW AC pelo que paguei o tarifário mais caro.

Pelo menos o valor foi na totalidade para o cartão lol
  8.  # 14

Mercedes 'sobrevive' a cheias em Valência

in:
    https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/ja-nao-se-fazem-carros-como-antigamente_673283db98f2596ab83211e8

Just going to leave this here...
  9.  # 15

Tambem pode adicionar este post no "topico dos carros a hidrogenio" e ao "topico dos carros".
    Ou só vale para este?

Colocado por: gil.alvesMercedes 'sobrevive' a cheias em Valência

in:
    https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/ja-nao-se-fazem-carros-como-antigamente_673283db98f2596ab83211e8

Just going to leave this here...
  10.  # 16

Colocado por: ricardoantunesOu só vale para este?
    Só para este! :)
    Don't take life too serious. You're not getting alive out of it.
  11.  # 17

Colocado por: AiOGajo

Geralmente os carros PHEV não carregam a mais do que 16A (3.7kW) e o seu carregador de origem deve ser de 10A (2.7kW) já que é esse carregador que as marcas enviam com os seus carros.

Para essa (e qualquer) instalação o ideal é também ter uma tomada mais reforçada.

Mas o ideal é sempre consultar um eletricista.
    Concordam com este comentário:AlbertinoV
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlbertinoV

Obrigado pelo seu comentário.

Sim, obviamente que qualquer instalação será feita por eletricista até porque é para ser instalado numa garagem de condomínio e não irei fazer "biscatada".

A questão é que no local já existe uma instalação de tomada mas eu queria mesmo isso, reforçar e garantir a segurança.

Acredito que para estas especificações poderei manter o cabo elétrico que tenho no local, 3x2.5mm rígido.

A tomada, irei optar pela tomada da Efapel, igual a esta: https://arenergy.pt/produto/tomada-mobilidade-eletrica-efapel/

A minha dúvida prende-se no quadro elétrico, se devo insistir com mais alguma segurança uma vez que me foi dito pela manutenção do condomínio que não iria necessitar de alterar o quadro. Tenho no geral um diferencial de 30mA em que sai um cabo 3x2.5mm para um primeiro disjuntor 16A, segue para o quadro da garagem onde encontra um 2º disjuntor 16A e segue para a tomada.

Estarei a garantir um grau de segurança eficaz desta forma?

PS: 1ª experiencia com motores elétricos (apesar de PHEV) e digo que só quero andar no modo EV.... já fiz uns km e ainda não fui a uma bomba (que maravilha).

Obrigado
    •  
      AiOGajo
    • 12 novembro 2024 editado

# 18

Amanhã no OLX:

"Como novo"

Mas duvido que tenha só sido necessário rodar a chave e começar a funcionar... antes disso o dono deve ter andado à volta do carro a fazer manutenções como tirar a água da admissão e do distribuidor. Não foi só simplesmente dar a chave e andar, mas as pessoas gostam de uma boa história.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  12.  # 19

Colocado por: AlbertinoVPS: 1ª experiencia com motores elétricos (apesar de PHEV) e digo que só quero andar no modo EV.... já fiz uns km e ainda não fui a uma bomba (que maravilha).
    Agora imagina se fosse um BEV :-)
    Concordam com este comentário: AiOGajo
  13.  # 20

os eletricos só servem para atrapalhar o transito!!!é vê-los aí a 30 kmh para ver se se chegam a casa

3.7292 seg. NEW