Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 13 novembro 2024 editado

# 1

Andar devagar não tem nada a ver com o tipo de carro, tem a ver com o tipo de condutor.

Tanto nos elétricos como nos tradicionais, há pessoas que não têm pressa e gostam de poupar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, bluthunder82
  1.  # 2

Colocado por: Zé MeirinhoJá tive ambos e não vejo grande diferença.

Aqui igual!
    Já tive BEV e agora tenho PHEV. A grande mudança que noto é que com o PHEV não preciso me preocupar com planear com cuidado e antecedência como vou fazer os carregamentos quando preciso fazer viagens mais longas (ir à terrinha, ao Algarve,...).
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, Dias12
  2.  # 3

Colocado por: Dias12

Exato, quando ia para o escritório de ICE na altura da pandemia lá ia eu a 100 para não gastar muito.
    Agora com o Spring é sempre pé a fundo que ele nunca passa dos 130 (no mostrador) - 125 km/h no gps.
    Concordam com este comentário:AiOGajo,IronManSousa

Em quantos km de viagem?
    Se fosse a 100kmh daria saude às baterias e demorava mais 5 ou 10min... não justifica.

Eu até quando faço viagens maiores e vou no segundo carro que é a combustão, dou por mim a 100kmh
  3.  # 4

Eu atualmente faço cerca de 120 kms diários, maioritariamente em AE, e é raro passar de 100 km/h por opção, e não o faço a 90 para não empatar os pesados. Nota: É carro da empresa pelo que a poupança é obvio que é importante, mas não é relevante para as minhas finanças pessoais. Não costumo apanhar grande transito e muito honestamente prefiro sair de casa 20-30 minutos mais cedo e não stressar no comute.
  4.  # 5

Colocado por: euTanto nos elétricos como nos tradicionais, há pessoas que não têm pressa e gostam de poupar.
    E há os que:
    - tentam cumprir as regras de trêansito
    - tentam não colocar terceiros ou o próprio em situações perigosas
    - em caso de acidente os danos não serem fatais
    - conduzir na defensiva, antecipar os perigos
    - tentam não se stressar com a estupidez dos que aparecem à frente (ou atrás)
    - sabem que não é por andar mais rápido e colocar os outros em perigo que chega mais rápido ao destino
    - prefere gastar o dinheiro em possiveis multas de excesso de velocidade em coisas mais importantes
    - ...

Faço o mesmo tipo de condução que fazia com os ICEs que tive.
    Concordam com este comentário: Carvai, eu, carlosj39
  5.  # 6

Colocado por: lmcaet
    Foi buscá-lo você lá fora?
    Pode detalhar o processo sff?
    Tenho interesse em fazer o mesmo.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva,falcon16

Peço desculpa por só agora responder, mas estive ausente do fórum estes dias... Fiz a compra em Espanha e mandei vir o carro de camião, com os custos repartidos com o vendedor. No valor que referi não considerei os custos de transporte (paguei cerca de 600€ do transporte). Em relação ao processo, segui os passos do link que o Jorge_Gonçalves colocou na mensagem de resposta ao seu post.
    O processo é todo bastante simples, apenas a preencher a Declaração Aduaneira de Veículos tive algumas dificuldades, mas a linha de apoio do site da autoridade tributária foi impecável a ajudou-me no preenchimento, desde o início até ao fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, lmcaet
  6.  # 7

Colocado por: Zé Meirinho
    E há assim tanta diferença se o user andar apenas em modo elétrico? (pergunta honesta)
    Estaríamos a falar por exemplo da experiênciaone pedal driving?
    Já tive ambos e não vejo grande diferença.

Bem, pode ser apenas impressão inicial e "choque" da mudança mas parece que se sente uma condução muito mais leve (a minha experiencia elétrica ainda só hoje chegou aos 400km).
    E ao ser PHEV, como tenho autorização para carregar na empresa, dá um gozo enorme ver a autonomia da gasolina sempre no mesmo nível.

Isso da velocidade, é um não argumento.

Para os km que faço diariamente, um 100% elétrico seria mais que suficiente mas a escolha deste carro recaiu muito também pela estética e a mulher ter dado uma aprovação imediata na estética tanto interior como exterior.

Mas não digo que o passo seguinte não seja esse, um 100% elétrico até porque as viagens anuais que faço com mais que 500km são 2 ou 3.
  7.  # 8

Colocado por: pedrohugofPeço desculpa por só agora responder, mas estive ausente do fórum estes dias... Fiz a compra em Espanha e mandei vir o carro de camião, com os custos repartidos com o vendedor. No valor que referi não considerei os custos de transporte (paguei cerca de 600€ do transporte). Em relação ao processo, segui os passos do link que o Jorge_Gonçalves colocou na mensagem de resposta ao seu post.
    O processo é todo bastante simples, apenas a preencher a Declaração Aduaneira de Veículos tive algumas dificuldades, mas a linha de apoio do site da autoridade tributária foi impecável a ajudou-me no preenchimento, desde o início até ao fim.

Em que parte do processo vai?
    Só no pedido de homologação nacional no IMT (feito online) demoraram mais de 1 semana para me dar resposta.

Importar carro compensa (e muito). Pena o IMT que é um antro de burocracia.
    • neco
    • 13 novembro 2024

# 9

Colocado por: bluthunder82

E conseguiu ver a matrícula do mesmo?

Sim ✅

Já está falado e vai pagar arranjo.
      IMG_20241113_165114.jpg
    • Dias12

# 10

Colocado por: paulos

Em quantos km de viagem?
    Se fosse a 100kmh daria saude às baterias e demorava mais 5 ou 10min... não justifica.

Eu até quando faço viagens maiores e vou no segundo carro que é a combustão, dou por mim a 100kmh

40 quilometros cada viagem (80/100 km/dia) - 24 AE 16 fora AE.
    Agora com as obras no túnel do grilo ando a fazer 39 km em 58 km de cada viagem.
    Quanto à saúde da bateria tenho registado todos os carregamentos feitos no escritório (a wallbox dá os kWh carregados) e até agora não tenho sentido qualquer degradação significativa. No inicio tinha 0,31 kWh/% e agora com 51.000 km estou com 0,30 kWh/%. É quase nada de perda de capacidade.
    A diferença de ir a 130 a 100 são cerca de 6 minutos no trajeto em AE. 6 minutos antes de chegar à periferia de Lisboa podem significar 15 ou mais minutos no transito intenso dos últimos 13 km em hora de ponta.
    Posto isto, prefiro sair mais tarde 15 minutos que ir mais cedo a 100 na AE.

Além disso, da minha experiencia com ICE a 100 km/h, a condução era muito mais perigosa e cansativa na AE nas horas que tem mais tráfico porque temos de estar constantemente a mudar de faixa ora porque o camião não consegue subir e vai a 50, ora porque vai alguém a 90 na faixa central ora por mil e uma razões.
    Se for a 130 km/h maioritariamente vou na faixa da direita porque o transito nessa faixa não vai muito mais rápido que isso. Quando tenho oportunidade mudo para a central como é obvio.
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 11

O modo sentinena é daquelas coisas que qualquer carro deveria ter de origem... se a tivesse dava-me alguma paz de espírito.
    Concordam com este comentário: bluthunder82, mafgod, eu, fpacardoso
  9.  # 12

Colocado por: neco

Sim ✅

Já está falado e vai pagar arranjo.
      IMG_20241113_165114.jpg

Menos mal, o meu bem que precisava do mesmo modo sentinela, em duas semanas conseguiram bater 3 vezes no meu carro, e claro que nunca ninguém se acusou
  10.  # 13

A Stellantis está no bom caminho nas vendas de Automóveis Elétricos para cumprir a nova regulamentação da UE e regista um forte desempenho em outubro

Fonte: https://www.media.stellantis.com/pt-pt/corporate-communications/press/a-stellantis-esta-no-bom-caminho-nas-vendas-de-automoveis-eletricos-para-cumprir-a-nova-regulamentacao-da-ue-e-regista-um-forte-desempenho-em-outubro
    • argo
    • 13 novembro 2024

# 14

Colocado por: IronManSousaO meu Spring ainda há 2h andou na ponte Vasco da Gama e na A33 pé no fundo... aquilo não dá mais do que 125 km/h, foram 20 kms a fundo. Vi muitos carros nas outras vias, não reparei se eram elétricos, híbridos, diesel ou gpl

Dá para quantos km?
    Já agora, Dacia spring a 17500€, chave na mão.
  11.  # 15

200 kms sem grandes problemas, circuito misto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
    • Dias12

# 16

150 km circuito AE 😁
    Digamos que de Mafra vou e venho no máximo ou do Bombarral ou do Pinhal Novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
  12.  # 17

Ir e vir e ainda sobrará muita bateria de certeza....
  13.  # 18

Colocado por: argo
    Dá para quantos km?
    Já agora, Dacia spring a 17500€, chave na mão.

Com 4000 de apoio no abate é bom negócio.
  14.  # 19

Esse valor acho que é já com o desconto de 4000€
    Concordam com este comentário: Dias12
    • argo
    • 13 novembro 2024

# 20

Acho que não.

8.8431 seg. NEW