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  1.  # 1

    Pois se calhar se a autonomia do seu bolinhas em vez de 200 fosse apenas 20 ou 30, já era pormaior, certamente..

    Mas acredito que haja quem tenha pisa papeis electricos com autonomias quase nulas, mas como ainda dá para ir e vir ao café beber o cafezinho já ficam todos contentes!
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 2

    Colocado por: crisssx

    Com 500km julgo ser irrelevante...

    Irrelevante não, é o mais relevante. A maior parte do resto que foi apontado é que é irrelevante (duração dos pneus, pastilhas e discos? Who cares? Depende imensamente do uso que é dado ao veículo)...

    A degradação, em 500.000 Km, isso sim é informação útil.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  3.  # 3

    São pontos de vista. O carro faz transporte/turismo, está no texto. Como é óbvio a autonomia importa para o que faz.
    O autor diz que a autonomia continua a ser suficiente, por isso apostava com toda a certeza que não perdeu mais de 15, vá, 20% de autonomia.

    É preciso relembrar que a tecnologia das baterias já não é a tragédia da Nissan que continua a enterrar a credibilidade dos VE. Aquele carro fez 500kkm sem problemas de maior.

    É da maior importância o resto que foi apontado. É um carro de uma performance absurda (572cv) e que pesa 2200kg! Só ter usado um jogo de pastilhas e manter os discos de origem é MUITO significativo. Fazer aqueles kms todos com as reparações/manutenção indicados é *muito* mais importante do que a degradação porque essa é muito pequena. Reparem que a única reparação que está relacionada com ser elétrico é a porta de carregamento. O resto é mecânica.
  4.  # 4

    Há os pontos de vista, e há os pontos á vista!

    O ponto é que , tanto pormenor no floreado das pastilhas e afins e não informa do principal que é a performance actual da bateria porquê?
    Eu parvo até sou às vezes agora estúpido a MENSA garante me q não sou!

    Ok ..mas o da tele seguro..
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 5

    Colocado por: carlosj39Há os pontos de vista, e há os pontos á vista!

    O ponto é que , tanto pormenor no floreado das pastilhas e afins e não informa do principal que é a performance actual da bateria porquê?
    Eu parvo até sou às vezes agora estúpido a MENSA garante me q não sou!

    Ok ..mas o da tele seguro..

    Naturalmente que se fosse um carro a gasoil com 500K kms era uma compra segura como carro usado. Aí não existe qualquer degradação...
  6.  # 6

    Eu não disse isso em lado nenhum.. agora se o Carvãi acha isso a opinião é sua.

    Colocado por: Carvai
    Naturalmente que se fosse um carro a gasoil com 500K kms era uma compra segura como carro usado. Aí não existe qualquer degradação...
    • RUIOLI
    • 15 janeiro 2025 editado

     # 7

    Desde que existam super carregadores , como os Tesla a preços justos, a autonomia é irrelevante...pena é existirem poucos e outros estarem inop (Matosinhos e CB). Ontem fui (e regressei) de Lisboa ao Porto/Matosinhos carreguei na Mealhada, 20/25 min, deu ir ao WC, beber café, comecei a ler uns emails e já tinha a mensagem que o carregamento estava a terminar...se o SUC de Matosinhos estivesse operacional, só fazia uma carga.
  7.  # 8

    Colocado por: carlosj39não informa do principal que é a performance actual da bateria porquê?

    É o principal para si, que não se foca noutra coisa. Se o dono diz que continua a fazer transportes e serve para o dia a dia, quem é ele para contrariar a sua opinião, certo?
    Há já vários casos nacionais de carros (maioritariamente Tesla, mas também é a marca mais vendida) nas várias centenas de milhar de km sem degradação significativa. Esse é o ponto. Não só a degradação tornada "famosa" pelos Nissan já não é tema, como um carro que fez mais de 70kkm por ano tem um registo de reparações e manutenção reduzidíssimo. Se você não se consegue focar noutro ponto, é o que é...
    • ematos
    • 16 janeiro 2025 editado

     # 9

    Hoje em dia (já desde há uns anos para cá) as baterias já não dão os problemas que davam… E tem a sua maior degradação nos primeiros 1/2 anos e depois estabilizam…
    Já o disse e volto a repetir.. as baterias hoje em dia duram mais que o tempo de vida dos carros…. É um não problema.
    (Óbvio que haverá casos em que a bateria deu problemas. Mas é muito pouco significativa a quantidade )
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  8.  # 10

    A maioria das questões e duvidas acerca da degradação das baterias vêm de pessoas que nunca tiveram um VE.
    Concordam com este comentário: hangas
  9.  # 11

    Colocado por: carlosj39Se para muitos a questao da autonomia da bateria num carro elecrico é um pormenor, para muitos outros, onde me incluo, é um pormaior..


    novamente , deposi de 500km perdeste nos pequenos detalhes....
  10.  # 12

    Colocado por: carlosj39Há os pontos de vista, e há os pontos á vista!

    O ponto é que , tanto pormenor no floreado das pastilhas e afins e não informa do principal que é a performance actual da bateria porquê?
    Eu parvo até sou às vezes agora estúpido a MENSA garante me q não sou!

    Ok ..mas o da tele seguro..
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio


    Mas algume problema deves ter isso é certo , será que não consegues perceber que na normalidade um carro com 500km já estaria na sucata na maioria dos casos ?
    Concordam com este comentário: hangas, jorgealves
    • hangas
    • 16 janeiro 2025 editado

     # 13

    E até mesmo nos 100k ou 200k.
    É mais fácil confiar no estado de um VÊ com 100 ou 200k, do que num ICE, principalmente um diesel.

    Com 200km a bateria terá a volta de 500 ciclos, sendo que as baterias hoje já fazem 2000 ciclos sem degradação significativa.
  11.  # 14

    Além de que um factor que se julga ser um dos mais prejudiciais, (carregamentos rápidos) já há estudos em teslas em carros com 5 ou 6 anos que mostram que afinal o impacto não é assim tao significativo na degradação da bateria.

    De novo: de há uns anos para cá, as baterias são um não problema!
  12.  # 15

    Colocado por: hangassendo que as baterias hoje já fazem 2000 ciclos sem degradação significativa.
    a media de vida util de uma bateria com descarga total ronda os 8.000 ciclos, todos os recentes VE limitam a descarga a um mínimo (ronda os 15% a 20%) afim de preservar a bateria e mesmo nos carregadores ultrarapidos assim que a bateria atinge os 80% de carga automaticamente diminuem a potencia de carga., por experiencia própria nunca deixei a bateria ir sequer a esse limite e não noto qualquer degradação da bateria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  13.  # 16

    alguem pode pf partilhar experiências de como costuma fazer para ver os postos de carregamento mais em conta e quais não necessitam de cartão físico?

    estou um bocado perdido. Se já foi falado neste tópico peço desculpa
  14.  # 17

    Há várias APPs.... a MIIO é uma das mais conhecidas, podes usar também para carregar os postos com a APP (contudo há que fazer simulações na APP para os outros cartões que se tenha) e também podes pedir o catão físico.

    Se não queres fazer simulações e apenas pretendes usar a APP e pagar a um preço "fixo" sem entrar com OPC/CEME/Taxas podes usar o Electroverse (também podes pedri cartão físico).
    Se te registares com este link, recebes 5€ no primeiro pagamento. Podes usar a APP em Portugal e Europa.
    Cobra ao kWh a um preço fixo, sabemos logo quanto nos sai o carregamento.
    • hangas
    • 16 janeiro 2025 editado

     # 18

    Colocado por: jorgealvesa media de vida util de uma bateria com descarga total ronda os 8.000 ciclos,


    Os ultimos números que vi só davam esses numeros para as LTO (Lithium Titanate) que não tem expressão nos EVs, dado o custo e menor densidade que as LFP.
    As Tesla, segundo numeros de crowdsourcing estão claramente acima destes números médios.

    Ainda assim mesmo que sejam apenas 3000 ciclos, com capacidades medias de 50Kwh e consumos medios de 200W/km,
    Estamos a falar de 3000*50/0.20 = 750,000km percorridos. Então se forem os 8000 ciclos, são 2M km!


    Aqui em casa já so temos EVS, um com bateria LFP e outro com NMC.
    O LFP é carregado até aos 100% de vez em quando, como indicado, o de NMC geralmente só até 50% no dia a dia. 80% antes de das viagens medias/longas, e eventualmente a 100% antes de uma viagem muito longa e sempre em casa em carga lenta (2.5 - 3kW) de modo a acabar de carregar mesmo antes de partir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39, Zé Meirinho
      Screenshot 2025-01-16 at 10.31.12.png
  15.  # 19

    obrigado

    uma pergunta se calhar sem sentido. qual a diferença entre usar esse link octopus ou a APP do fornecedor de um posto (ex: galp).

    o custo por kwh é o mesmo?
  16.  # 20

    Colocado por: JMCP90e quais não necessitam de cartão físico?

    Nesta vida de postos públicos, recomendo ter sempre um cartão físico. Hoje o posto A funciona sem cartão físico, amanhã pode ter uma falha e ficamos enrascados.
    Concordam com este comentário: hangas, mafgod
 
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