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  1.  # 1

    Colocado por: carlosj39"Nem as notas.."

    Depende, se estiver uma fila de carros para carregar são 2 ou 3 horas de espera..
    Nos SuC, estavam mais de metade vazios :-)
    E no carro também se vê os que estão livres.
    A experiência de existir um único PCR ou ter 12, é muito diferente.
    Já agora, na Espanha e noutros paises, os SuC podem ser usados por outros VEs que não Tesla.

    Colocado por: carlosj39Há um engenheiro espanhol que inventou e patenteou um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros, vamos ver se a industria vai pegar nisto, ou se alguma eléctrica lhe vai comprar a patente para a ..enterrar!
    Acreditas mesmo nisso? :-)

    Colocado por: fpacardosoQuem tem elétricos que potencia contratada tem em casa?
    Sempre tive 3,45kVA e chega bem mas agora com o elétrico se quiser carregar durante o dia, corro o risco de andar sempre a disparar, no verão com os paineis nem é preciso aumentar a potencia, mas agora ainda é incerto.
    Tenho 25A contratado mas tenho tudo elétrico.
    Carrega os VEs normalmente a 16A, um de cada vez claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso
  2.  # 2

    Colocado por: carlosj39Há um engenheiro espanhol que inventou e patenteou um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros, vamos ver se a industria vai pegar nisto, ou se alguma eléctrica lhe vai comprar a patente para a ..enterrar!


    Máquinas de movimento perpétuo são perpetuamente reinventadas (lá vem alguém que se lembra disso outra vez) e são simplesmente impossíveis. Isso seria o equivalente a nascer gasóleo no depósito...
  3.  # 3

    Gerar energia com a energia cinética do carro, já existe e é utilizado por todos os VEs e até nos não VEs :-)
    É o chamado regeneração, acto de converter movimento das rodas em eletrões para carregar a bateria :-) usando o motor.
    • eu
    • 6 março 2025

     # 4

    Colocado por: carlosj39um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros


    LOL... há gente que não percebe mesmo nada de física.
    • eu
    • 6 março 2025 editado

     # 5

    Colocado por: mafgodGerar energia com a energia cinética do carro, já existe e é utilizado por todos os VEs e até nos não VEs :-)
    É o chamado regeneração, acto de converter movimento das rodas em eletrões para carregar a bateria :-) usando o motor.


    Mas por alguma razão "estranha", isso só é usado nas travagens e desacelerações ;)

    Porque será? ;)
  4.  # 6

    Colocado por: mafgodTenho 25A contratado mas tenho tudo elétrico.
    Carrega os VEs normalmente a 16A, um de cada vez claro.

    Também tenho tudo elétrico, os 3,45kVA (15A) chegaram bem, tenho um aviso quando chego perto do limite para não andar a disparar.
    Mas agora com o VE é que tenho de aumentar por precaução para conseguir carregar com mais potencia.
  5.  # 7

    Se tiveres os novos contadores digitais inteligentes, até podes exceder um pouco sem problemas.
    Tenho 25A contratados e por vezes estou a consumir acima de 30A por vários minutos :-)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6.  # 8

    Colocado por: mafgodSe tiveres os novos contadores digitais inteligentes, até podes exceder um pouco sem problemas.
    Tenho 25A contratados e por vezes estou a consumir acima de 30A por vários minutos :-)
    Concordam com este comentário:fpacardoso

    Sim isso acontece aqui também, o tempo até ao disparo reduz consoante a quantidade acima do limite.
  7.  # 9

    Pois, eu por exemplo sou um nabo em física e em electricidade..

    Agora o engenheiro espanhol , que trabalha na industria automóvel há muitos anos, chama.se Pepe Guasp.

    Os aeorogeradores não seguem o mesmo princípio?


    Colocado por: eu

    LOL... há gente que não percebe mesmo nada de física.
  8.  # 10

    Colocado por: carlosj39Os aeorogeradores não seguem o mesmo princípio?
    Esses estão parados, fixos à terra :-)
  9.  # 11

    Negativo, não se trata de aproveitar o peso e a massa do carro em movimento, trata.se neste caso de aproveitar o vento causado pelo movimento do carro, vento esse que é aproveitado na zona do para brisas.


    Colocado por: eu

    Mas por alguma razão "estranha", isso só é usado nas travagens e desacelerações ;)

    Porque será? ;)
  10.  # 12

    Colocado por: carlosj39aproveitar o vento causado pelo movimento do carro


    Vento esse que foi gerado à custa de velocidade, logo à custa de combustível ou carga da bateria.

    Se puser um aerogerador a tentar aproveitar esse vento, o gerador oferecerá resistência adicional ao vento, pelo que é necessário gerar mais vento, logo gastar mais combustível/bateria.

    Não há almoços grátis...
  11.  # 13

    E a força do vento não nos "custa" nada. Está lá. Há mais vento produz mais, há menos vento produz menos.
    Os dínamos da bicicleta "custam-nos" as pernas, não custam? ;-)
  12.  # 14

    Colocado por: mafgodSe tiveres os novos contadores digitais inteligentes, até podes exceder um pouco sem problemas.
    Tenho 25A contratados e por vezes estou a consumir acima de 30A por vários minutos :-)
    Eu até diria bastante, desde que não seja por periodos de tempo muito longos. Aparentemente, os contadores inteligentes simulam o comportamento dos disjuntores de curva C. Tenho andado a experimentar no meu (Kaifa) e com 6.9kVA contratados, tem aguentado pelo menos até aos 8.5kW durante 1 minuto. Tenho uma automação para desligar alguns consumos quando a carga é alta (para evitar que o contador deslastre). Comecei com >8kW/1min e desligava as cargas muito frequentemente. Passei para >8.5kW/1min e tambem não faz disparar o contador. Tenho agora >9kW/min para ver como se comporta (mas ainda nao ultrapassei este limite nenhuma vez). Expliquei a logica no último comentário deste post.
    Concordam com este comentário: mafgod, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • neco
    • 6 março 2025

     # 15

    Colocado por: pcspinheiro

    Obrigado! Acerca do abate -porque nunca fiz isso- entrega-se o carro, (pagam alguns trocos pelo peso dele?) e saímos de lá logo com o certificado na mão? Para darem o certificado, o carro tem que lá chegar pelas próprias rodas? Ter inspecção em dia?
    Estou a perguntar para um amigo...


    Recebi 800 euros pelo meu abate (Citroen C4 2007 com 270 mil kms), pagos pelo centro de abate.

    Deram-me a declaração na hora.
  13.  # 16

    Colocado por: neco

    Recebi 800 euros pelo meu abate (Citroen C4 2007 com 270 mil kms), pagos pelo centro de abate.

    Deram-me a declaração na hora.


    É porque o vão vender por bem mais que isso.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  14.  # 17

    Colocado por: neco

    Recebi 800 euros pelo meu abate (Citroen C4 2007 com 270 mil kms), pagos pelo centro de abate.

    Deram-me a declaração na hora.


    Julgo que esse carro valeria mais do que os 4000€ do incentivo, embora isso dependa de muita coisa.
    • eu
    • 6 março 2025

     # 18

    Colocado por: carlosj39Negativo, não se trata de aproveitar o peso e a massa do carro em movimento, trata.se neste caso de aproveitar o vento causado pelo movimento do carro, vento esse que é aproveitado na zona do para brisas.


    Qualquer gerador fixo ao carro que aproveite o "vento", vai provocar mais atrito aerodinâmico.

    Mais atrito aerodinâmico vai obrigar o carro a gastar mais energia para o locomover.

    O que as leis da física determinam é que a energia que vai gastar a mais para locomover o carro será sempre superior à gerada pelo gerador eólico. Portanto, ideia estúpida.
    Concordam com este comentário: tigoncal, Bruno.Alves
  15.  # 19

    Já me estou a repetir, mas lembrem-se sempre do dínamo da bicicleta na roda da frente. Quem for demasiado novo para isso, arranje uma "YE-YE" com luz pelo dínamo e rapidamente vão perceber.
    • hangas
    • 6 março 2025 editado

     # 20

    Colocado por: rjmsilvaÉ porque o vão vender por bem mais que isso.


    Isso é sempre, mesmo que estivesse sinistrado.
    Um veiculo abatido não pode ser vendido como um veiculo. A matricula é cancelada e o registo extinto.

    Claro que o carro é vendido na mesma às peças, e ai fazem muito dinheiro. A soma das partes é bem maior que o todo nestes casos.
 
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