Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: carlosj39"Nem as notas.."

Depende, se estiver uma fila de carros para carregar são 2 ou 3 horas de espera..
    Nos SuC, estavam mais de metade vazios :-)
    E no carro também se vê os que estão livres.
    A experiência de existir um único PCR ou ter 12, é muito diferente.
    Já agora, na Espanha e noutros paises, os SuC podem ser usados por outros VEs que não Tesla.

Colocado por: carlosj39Há um engenheiro espanhol que inventou e patenteou um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros, vamos ver se a industria vai pegar nisto, ou se alguma eléctrica lhe vai comprar a patente para a ..enterrar!
    Acreditas mesmo nisso? :-)

Colocado por: fpacardosoQuem tem elétricos que potencia contratada tem em casa?
    Sempre tive 3,45kVA e chega bem mas agora com o elétrico se quiser carregar durante o dia, corro o risco de andar sempre a disparar, no verão com os paineis nem é preciso aumentar a potencia, mas agora ainda é incerto.
    Tenho 25A contratado mas tenho tudo elétrico.
    Carrega os VEs normalmente a 16A, um de cada vez claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso
  2.  # 2

Colocado por: carlosj39Há um engenheiro espanhol que inventou e patenteou um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros, vamos ver se a industria vai pegar nisto, ou se alguma eléctrica lhe vai comprar a patente para a ..enterrar!

Máquinas de movimento perpétuo são perpetuamente reinventadas (lá vem alguém que se lembra disso outra vez) e são simplesmente impossíveis. Isso seria o equivalente a nascer gasóleo no depósito...
  3.  # 3

Gerar energia com a energia cinética do carro, já existe e é utilizado por todos os VEs e até nos não VEs :-)
    É o chamado regeneração, acto de converter movimento das rodas em eletrões para carregar a bateria :-) usando o motor.
    • eu
    • 6 março 2025

# 4

Colocado por: carlosj39um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros

LOL... há gente que não percebe mesmo nada de física.
    • eu
    • 6 março 2025 editado

# 5

Colocado por: mafgodGerar energia com a energia cinética do carro, já existe e é utilizado por todos os VEs e até nos não VEs :-)
    É o chamado regeneração, acto de converter movimento das rodas em eletrões para carregar a bateria :-) usando o motor.

Mas por alguma razão "estranha", isso só é usado nas travagens e desacelerações ;)

Porque será? ;)
  4.  # 6

Colocado por: mafgodTenho 25A contratado mas tenho tudo elétrico.
    Carrega os VEs normalmente a 16A, um de cada vez claro.

Também tenho tudo elétrico, os 3,45kVA (15A) chegaram bem, tenho um aviso quando chego perto do limite para não andar a disparar.
    Mas agora com o VE é que tenho de aumentar por precaução para conseguir carregar com mais potencia.
  5.  # 7

Se tiveres os novos contadores digitais inteligentes, até podes exceder um pouco sem problemas.
    Tenho 25A contratados e por vezes estou a consumir acima de 30A por vários minutos :-)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6.  # 8

Colocado por: mafgodSe tiveres os novos contadores digitais inteligentes, até podes exceder um pouco sem problemas.
    Tenho 25A contratados e por vezes estou a consumir acima de 30A por vários minutos :-)
    Concordam com este comentário:fpacardoso

Sim isso acontece aqui também, o tempo até ao disparo reduz consoante a quantidade acima do limite.
  7.  # 9

Pois, eu por exemplo sou um nabo em física e em electricidade..

Agora o engenheiro espanhol , que trabalha na industria automóvel há muitos anos, chama.se Pepe Guasp.

Os aeorogeradores não seguem o mesmo princípio?

Colocado por: eu

LOL... há gente que não percebe mesmo nada de física.
  8.  # 10

Colocado por: carlosj39Os aeorogeradores não seguem o mesmo princípio?
    Esses estão parados, fixos à terra :-)
  9.  # 11

Negativo, não se trata de aproveitar o peso e a massa do carro em movimento, trata.se neste caso de aproveitar o vento causado pelo movimento do carro, vento esse que é aproveitado na zona do para brisas.

Colocado por: eu

Mas por alguma razão "estranha", isso só é usado nas travagens e desacelerações ;)

Porque será? ;)
  10.  # 12

Colocado por: carlosj39aproveitar o vento causado pelo movimento do carro

Vento esse que foi gerado à custa de velocidade, logo à custa de combustível ou carga da bateria.

Se puser um aerogerador a tentar aproveitar esse vento, o gerador oferecerá resistência adicional ao vento, pelo que é necessário gerar mais vento, logo gastar mais combustível/bateria.

Não há almoços grátis...
  11.  # 13

E a força do vento não nos "custa" nada. Está lá. Há mais vento produz mais, há menos vento produz menos.
    Os dínamos da bicicleta "custam-nos" as pernas, não custam? ;-)
  12.  # 14

Colocado por: mafgodSe tiveres os novos contadores digitais inteligentes, até podes exceder um pouco sem problemas.
    Eu até diria bastante, desde que não seja por periodos de tempo muito longos. Aparentemente, os contadores inteligentes simulam o comportamento dos disjuntores de curva C. Tenho andado a experimentar no meu (Kaifa) e com 6.9kVA contratados, tem aguentado pelo menos até aos 8.5kW durante 1 minuto. Tenho uma automação para desligar alguns consumos quando a carga é alta (para evitar que o contador deslastre). Comecei com >8kW/1min e desligava as cargas muito frequentemente. Passei para >8.5kW/1min e tambem não faz disparar o contador. Tenho agora >9kW/min para ver como se comporta (mas ainda nao ultrapassei este limite nenhuma vez). Expliquei a logica no último comentário deste post.
    Concordam com este comentário: mafgod, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • neco
    • 6 março 2025

# 15

Colocado por: pcspinheiro

Obrigado! Acerca do abate -porque nunca fiz isso- entrega-se o carro, (pagam alguns trocos pelo peso dele?) e saímos de lá logo com o certificado na mão? Para darem o certificado, o carro tem que lá chegar pelas próprias rodas? Ter inspecção em dia?
    Estou a perguntar para um amigo...

Recebi 800 euros pelo meu abate (Citroen C4 2007 com 270 mil kms), pagos pelo centro de abate.

Deram-me a declaração na hora.
  13.  # 16

Colocado por: neco

Recebi 800 euros pelo meu abate (Citroen C4 2007 com 270 mil kms), pagos pelo centro de abate.

É porque o vão vender por bem mais que isso.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  14.  # 17

Colocado por: neco

Julgo que esse carro valeria mais do que os 4000€ do incentivo, embora isso dependa de muita coisa.
    • eu
    • 6 março 2025

# 18

Colocado por: carlosj39Negativo, não se trata de aproveitar o peso e a massa do carro em movimento, trata.se neste caso de aproveitar o vento causado pelo movimento do carro, vento esse que é aproveitado na zona do para brisas.

Qualquer gerador fixo ao carro que aproveite o "vento", vai provocar mais atrito aerodinâmico.

Mais atrito aerodinâmico vai obrigar o carro a gastar mais energia para o locomover.

O que as leis da física determinam é que a energia que vai gastar a mais para locomover o carro será sempre superior à gerada pelo gerador eólico. Portanto, ideia estúpida.
    Concordam com este comentário: tigoncal, Bruno.Alves
  15.  # 19

Já me estou a repetir, mas lembrem-se sempre do dínamo da bicicleta na roda da frente. Quem for demasiado novo para isso, arranje uma "YE-YE" com luz pelo dínamo e rapidamente vão perceber.
    • hangas
    • 6 março 2025 editado

# 20

Colocado por: rjmsilvaÉ porque o vão vender por bem mais que isso.

Isso é sempre, mesmo que estivesse sinistrado.
    Um veiculo abatido não pode ser vendido como um veiculo. A matricula é cancelada e o registo extinto.

Claro que o carro é vendido na mesma às peças, e ai fazem muito dinheiro. A soma das partes é bem maior que o todo nestes casos.

1.9880 seg. NEW