Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: tgferreira
    O que esse inventor alega ter, do que vi da sua descrição aqui no tópico, é um aerogerador algures perto do pára-brisas: mas isso vai reduzir obrigatoriamente a eficiência aerodinâmica do caro
    Se a tal invenção maravilha só funcionar quando o carro deixar de acelerar, fará sentido e até gera alguma energia, agora quando estiver a acelerar a engenhoca tem de se tornar "invisivel" caso contrário irá contribuir para um aumento de energia.
    MAS, de certeza que é bem menos eficiente do que usar o motor para regenerar :-)
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  2.  # 2

Colocado por: Zé Meirinho
    No mínimo mais uns 10k que o TM3, não? Comparando ambas as versões base.

para mim, não são da mesma gama.
  3.  # 3

Talvez eu não tenha descrito correctamente a ideia e sobretudo o módulo operandi, remeto para uma entrevista que esse engenheiro deu a um jornal de Mijas, aparece logo no Google quando se escreve o nome dele, Pepe Guasp. Está em espanhol.

Colocado por: mafgodSe a tal invenção maravilha só funcionar quando o carro deixar de acelerar, fará sentido e até gera alguma energia, agora quando estiver a acelerar a engenhoca tem de se tornar "invisivel" caso contrário irá contribuir para um aumento de energia.
    MAS, de certeza que é bem menos eficiente do que usar o motor para regenerar :-)
    Concordam com este comentário:fpacardoso
  4.  # 4

A noticia acaba assim:

Ficamos então, caso ninguém se manifeste interessado em pegar na ideia de Guasp, ansiosos por conhecer os detalhes e especificações técnicas da revolucionária ideia parenteada pelo engenheiro espanhol.

Portanto, é a chamada engenharia da banha da cobra.

Colocado por: carlosj39Pepe Guasp
  5.  # 5

A ideia que eu fiquei é que o homem está a tentar vender a patente a algum industrial ( enquanto isso não acontece não entra em pormenores para não lhe roubarem a ideia) e caso não venda, oferece então a patente ao público em geral para uso livre.

Colocado por: ricardoantunesA noticia acaba assim:

Ficamos então, caso ninguém se manifeste interessado em pegar na ideia de Guasp, ansiosos por conhecer os detalhes e especificações técnicas da revolucionária ideia parenteada pelo engenheiro espanhol.

Portanto, é a chamada engenharia da banha da cobra.

6.  # 6

Sabe que o que esse senhor promete contraria as leis da fisica, certo?

Colocado por: carlosj39A ideia que eu fiquei é que o homem está a tentar vender a patente a algum industrial ( enquanto isso não acontece não entra em pormenores para não lhe roubarem a ideia) e caso não venda, oferece então a patente ao público em geral para uso livre.

7.  # 7

Pois, o problema dele não entrar em detalhes ( compreensível por razões obvias) é que quase todos, incluindo eventuais industriais interessados, vão achar isso e que é banha da cobra.

Colocado por: ricardoantunesSabe que o que esse senhor promete contraria as leis da fisica, certo?

• hangas
    • 7 março 2025 editado

# 8

Colocado por: carlosj39o problema dele não entrar em detalhes

E se entrar em detalhes também é um problema porque facilmente se rebate a teoria dele.

o Eng Pepe tem uma patente, mas a patente é só o registo de uma ideia, não tem que ser validada no detalhe.
    o Eng só tem que conseguir convencer um qualquer outro "Pepe" investidor/industrial para lhe comprar a patente, e depois este que se entretenha a conseguir o impossivel, que é violar a primeira lei da termo-dinâmica.
  8.  # 9

Eu tenho em casa um dispositivo que gera electricidade grátis só de olhar para ele. Se alguém tiver interesse na patente, vendo por meio milhão :-)))

É mais do que óbvio que a "invenção" é treta e só serviria algum propósito se fosse possível não funcionar quando os motores estão a puxar pelo carro e ser accionada quando se pretende abrandar. Tipo estar numa fenda que fosse tapada e aberta activamente. Mas para isso já há o mecanismo de regeneração acoplado às rodas que é simples e sem gadgets extra, além de que tal "invenção" só devolveria quantidades apreciáveis de energia para velocidades de vento relativamente elevadas. Posso estar enganado - já aconteceu :-) - mas não faz qualquer sentido.
  9.  # 10

Neste caso é a segunda :)

Segunda lei da termodinâmica. Esta lei implica que é impossível construir uma máquina de movimento perpétuo de segunda espécie, que é uma máquina que converte todo o calor recebido em trabalho sem nenhuma perda de energia.

Em outras palavras, sempre haverá uma parte da energia que será dissipada como calor, aumentando a entropia do sistema. Portanto, não é possível criar uma máquina que funcione indefinidamente sem uma fonte externa de energia.

Colocado por: hangas

E se entrar em detalhes também é um problema porque facilmente se rebate a teoria dele.

o Eng Pepe tem uma patente, mas a patente é só o registo de uma ideia, não tem que ser validada no detalhe.
    o Eng só tem que conseguir convencer um qualquer outro "Pepe" investidor/industrial para lhe comprar a patente, e depois este que se entretenha a conseguir o impossivel, que é violar a primeira lei da termo dinâmica.
    Concordam com este comentário: hangas, eu, Bruno.Alves
  10.  # 11

Colocado por: pcspinheiroTipo estar numa fenda que fosse tapada e aberta activamente
    Isso é o DRS da fórmula 1 (e do GT3 RS), tinha era que funcionar ao contrário, o que não faz qualquer sentido (mais ainda quando já temos uma máquina sincrona acoplada às rodas que pode funcionar como gerador nas descidas/travagens). É obviamente banha da cobra, e mais um dos milhentos dispositivos de energia infinita. Mas o princípio nem é novo, já que a aviação comercial usa a chamada RAM Air Turbine em caso de emergência para energizar instrumentos criticos em caso de falha total de motores e APU... mas lá está, só em caso de emergência porque produz mais arasto do que a energia que se consegue extrair dela.
    Concordam com este comentário: ClioII
  11.  # 12

Se está no jornal de Mijas é porque deve ser verdade.
    Concordam com este comentário: tigoncal, eu
  12.  # 13

Colocado por: ricardoantunesNeste caso é a segunda :)
    Não é a primeira? (Lei da conservação da energia em sistemas isolados - o que nao é este caso onde há perdas?)
  13.  # 14

Colocado por: rjmsilvaSe está no jornal de Mijas é porque deve ser verdade.

Ah! Se é assim, entao deve ser!
    • eu
    • 7 março 2025

# 15

carlos, não insista, é banha da cobra 100%.
  14.  # 16

Primeira:
    A primeira lei da termodinâmica, também conhecida como a lei da conservação da energia, afirma que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada de uma forma para outra. Em termos matemáticos, a variação da energia interna de um sistema é igual à quantidade de calor adicionada ao sistema menos o trabalho realizado pelo sistema sobre o ambiente.

Colocado por: tigoncalNão é a primeira? (Lei da conservação da energia em sistemas isolados - o que nao é este caso onde há perdas?)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
  15.  # 17

Colocado por: tigoncalNão é a primeira?

Também tinha ideia que sim. Mas na realidade acabam por ser todas. Talvez menos a 3ª que é não é muito relevante para o caso.
  16.  # 18

isto já anda neste preços?

ou será que veio de marcha atras?

por acaso tenho visto a este preço mas lá fora...
      tesla.png
  17.  # 19

Pela matricula esse foi importado agora ha muito pouco tempo
  18.  # 20

sim, como grande parte. há imensos de 2019 lá fora por volta deste preço, daí ser estranho este valor já importado.

4.8822 seg. NEW