Colocado por: AMG1congratulo-me que também concorde que o SNS sempre serve para alguma coisa.
Colocado por: J.Fernandes
O que você devia achar estranho, em si próprio, é não saber relacionar estes conceitos. A produtividade aumenta por pressão das dinâmicas de mercado - uma empresa num mercado muito competitivo, com muita concorrência, e se ainda por cima a mão-de-obra escassear, tem de melhorar constantemente a produtividade da sua força laboral.
E você insiste. Eu não disse em lado nenhum que o SNS serve para alguma coisa, mas também não disse que não serve.
A evolução dos cuidados de saúde haveria sempre se acontecer com ou sem SNS.
Colocado por: AMG1Quando se diz que as enpresas nacionais sao pouco produtivas e que por isso não podem pagar salarios europeus é por isto mesno, porque fazem sapatos e os outros fazem carros e aviões?
Nao é porque trabalhemos pouco ou muito é porque o que fazemos vale pouco.
Colocado por: AMG1Afinal, em sua opinião, o SNS teve ou não alguma relevancia na evolução dos cuidados de saúde em Portugal.
Colocado por: AMG1O 25 de abril sempre trouxe outras coisas boas para alem de carros melhores
inclino-me a pensar que um sistema de seguros privados de saúde como na Alemanha, Suiça ou Holanda teria sido uma opção muito mais vantajosa para todos
É pelas duas coisas, pela organização e gestão do trabalho de muitas empresas do setor tradicional e pelo perfil pouco tecnológico e de baixo valor acrescentado, ainda, da nossa economia.
Com ou sem 25 de Abril, mesmo que hoje continuássemos a ter uma ditadura da União Nacional, teríamos um sistema de saúde pública mais ou menos como o que existe agora, um bocado melhor ou um bocado pior, com mais privados ou com menos privados.
Colocado por: J.Fernandesteríamos um sistema de saúde pública mais ou menos como o que existe agora
Não sei se o SNS tal como existe foi uma mais valia ou se foi uma oportunidade perdida de dar um sistema de saúde muito melhor aos portugueses.
Vendo como estão as coisas em Portugal e noutro país com um um sistema semelhante - o RU - inclino-me a pensar que um sistema de seguros privados de saúde como na Alemanha, Suiça ou Holanda teria sido uma opção muito mais vantajosa para todos.
Colocado por: OliveiroS/N
Numa comunidade de solidariedade, as instituições funcionais e vitais de saúde, educação, transporte, etc. não deveriam estar ao alcance de todos e não apenas de uma pequena minoria?
Colocado por: AMG1Nao é porque trabalhemos pouco ou muito é porque o que fazemos vale pouco.Por isso é que andamos há mais de 10 anos a exportar em barda mão de obra qualificada, e na qual se investiu muito, e a importar trabalhadores para os hotéis, ubers, teleperformance desta vida.
Colocado por: AMG1Não falta por aí gente a achar que a sociedade perfeita é aquela em que a solidariedade (institucionalizada) não é necessaria para nada e até atrapalha o livre desenvolvimento da iniciativa individual.penso que a crítica principal nunca foi essa, mas sim o racio entre contribuintes efectivos/ beneficiários efectivos dessa solidariedade está cada vez menor, o que sobrecarrega os primeiros ao mesmo tempo que falha em dar resposta aos segundos.
Colocado por: HAL_9000Por isso é que andamos há mais de 10 anos a exportar e, barda mão de obra qualificada, e na qual se investiu muito, e a importar trabalhadores para os hotéis, ubers, teleperformance desta vida.
Aliás está tem sido de forma recorrente a minha maior crítica aos governos do Costa: o total desinteresse e a total falta de estratégia para essa mão de obra mais qualificada, e para os mais jovens em geral.
Colocado por: HAL_9000penso que a crítica principal nunca foi essa, mas sim o racio entre contribuintes efectivos/ beneficiários efectivos dessa solidariedade está cada vez menor, o que sobrecarrega os primeiros ao mesmo tempo que falha em dar resposta aos segundos.
A solidariedade institucionalizada funciona muito bem em países onde a maioria dos seus cidadãos têm bons rendimentos. Quando se liga a máquina de fazer pobres, como se tem feito nos últimos 12 anos, o que se está a fazer é lançar as bases para acabar com essa solidariedade institucionalizada.
Por exemplo a extrema direita, ou partidos de protesto como o chega têm ganho expressão em Portugal porquê? Porque as pessoas estão mais intolerantes e têm piores valores humanos, ou porque os sucessivos governos democraticamente eleitos têm falhado na sua missão?
Colocado por: AMG1
Problema resolvido!
Se viermos a ter o PNS como PM, o homem ainda hoje disse com toda a pompa e circunstância digno do conclave cor de rosa, que com ele não contem com os apoios do estado para tudo e para todos. O estado vai direcionar os seus esforços exclusivamente para os sectores e investimentos que sejam transformadores da economia nacional. Foi mais ou menos isto e é bonito de ler, mas acreditar...
Colocado por: AMG1
Não falta por aí gente a achar que a sociedade perfeita é aquela em que a solidariedade (institucionalizada) não é necessaria para nada e até atrapalha o livre desenvolvimento da iniciativa individual.
Depois, se o estado não tiver de se responsabilizar por essa solidariedade entre os cidadãos, o nivel de impostos não precisa de ser tão elevado e isso é um argumento muito sedutor, sobretudo para quem acha que não precisa, nem nunca vai precisar dessa solidariedade.
Colocado por: AMG1O HAL_9000 já noutras vezes tem lancado essa ideia da "maquina de fazer pobres" e eu ate acho a expressao muito sugestiva, mas não faço a minima ideia do que isso significaSignifica que a distância do salário médio para o salário mínimo está cada vez menor.