Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Colocado por: SasapoPontos não sei, mas já deu direitos de moderador a alguns, parece-me que está a batalhar forte para lá chegar, carregar na quantidade de comentários, falta é conteúdo mas talvez não seja critério.

É esse o seu objetivo ao comentar? Quer ser moderador para quê? Para que serve já agora?

Você até nos comentarios que concorda comigo ou eu consigo discute... sem sentido na maior parte das vezes. Parece que anda zangado com tudo e todos. Tenha lá calma.
  2.  # 742

Colocado por: N Miguel Oliveira

É esse o seu objetivo ao comentar? Quer ser moderador para quê? Para que serve já agora?

Você até nos comentarios que concorda comigo ou eu consigo discute... sem sentido na maior parte das vezes. Parece que anda zangado com tudo e todos. Tenha lá calma.

Claro que é o meu objetivo, por isso venho cá a cada duas semanas. 🤣
  3.  # 743

Hum.
    Eu acho interessante a abordagem da transparência às grandes superfícies..
    Apresentam os melhores preços, mas, mas aumentam os lucros em 24 % ao ano...
    Não alcanço como é possível.
    Acho também interessante a ação governamental, aplicando taxas extraordinárias aos players, que claro está, acabam por as fazer incorporar no preço dos produtos...
    No fim, pagamos todos, mais pelos produtos e alimentamos a máquina tributária ..não era isso o que queriam?
    .
    Olhando para as notícias seguintes, difundidas em momentos distintos, da responsabilidade de que quem as publicou, muito se poderia dizer acerca da postura e idoneidade de algumas empresas...
    .
    Acho chocante referirem casos de cartel que duraram 10 anos...
    .
    Os processos e autos foram aplicados..agora verdadeiramente transitados em julgado e liquidados...
    nem comento..

https://www.google.com/amp/s/www.cmjornal.pt/economia/amp/concorrencia-denuncia-cartel-de-precos-entre-supermercados-e-produtores-de-bebidas-alcoolicas

https://www.wort.lu/pt/portugal/portugal-sobem-precos-dos-alimentos-e-autoridades-acusam-supermercados-de-cartel-5ef5e56cda2cc1784e36067e

https://www.rtp.pt/noticias/economia/cadeias-de-supermercados-cartel-de-precos-da-multa-de-304-milhoes-de-euros_v1284413

https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/dinheiro/amp/concorrencia-multa-supermercados-em-246-milhoes-por-fixacao-de-precos-14327137.html

https://www.google.com/amp/s/www.tsf.pt/portugal/economia/amp/modelo-continente-pingo-doce-auchan-e-leclerc-e-unilever-multados-em-132-milhoes-de-euros-14927478.html

https://www.publico.pt/2022/09/25/economia/noticia/concertacao-precos-retalho-ja-resultou-coimas-675-milhoes-menos-dois-anos-2019804
    Concordam com este comentário: AMG1
  4.  # 744

Colocado por: AzulnautaComo o mundo é um lugar tão calmo e tranquilo, nada como perder a cabeça porque uns cientistas quaisqueres se lembraram de mudar o nome a uma doença. Malandros, andam anos e anos a estudar para não fazer mais nada que mudar nomes...

Estão com medo de apanhar a variola dos "rabixomacacos" só porque lhe mudaram o nome?

Portanto você virou o assunto todo do avesso.
  5.  # 745

Colocado por: Sasapo

Isso na verdade é uma falácia, no que as grandes superfícies ganham é na conveniência, conveniência de se ter tudo num só sítio, não é por acaso que têm talho, peixaria, etc e quando isso já não era suficiente começaram a fazer parceria com gasolineiras, EDP, etc. Acha que a concertação foi só nesses produtos ou nessas marcas? Basta pesquisar um pouco , e lembre-se que isso é o que é noticiado (detectado), imagine a dimensão da realidade no resto.

Aqui por Odivelas estamos repletos de grandes supermercados...e a fruta mais barata e melhor está no Silau
  6.  # 746

Colocado por: JotaPAqui por Odivelas estamos repletos de grandes supermercados...e a fruta mais barata e melhor está no Silau

Então comprem no Silau...por aqui está mais difícil.
  7.  # 747

Interessante é vermos que o ano de 2022 é o melhor ano para os lucros das grandes superficies e para os bancos. Para os portugueses é o primeiro ano da crise.
    Dá que pensar.
  8.  # 748

• AMG1
    • 4 dezembro 2022

# 749

Colocado por: SirruperInteressante é vermos que o ano de 2022 é o melhor ano para os lucros das grandes superficies e para os bancos. Para os portugueses é o primeiro ano da crise.
    Dá que pensar.

Nada que nao fosse esperado.
    Estes processos inflacionarios tem sempre como resultado uma enorme transferência de valor em direção ao capital.
    O que verdadeiramente me choca é o descaramento de alguns, a quem nao chega aproveitarem-se à grande e à francesa, mas parece que ainda querem gozar com o pagode.
    A entrevista do herdeiro da JM ao expresso é exemplar nesse descaramento.
    E os bancos também começaram por ensaiar uma rábula parecida, com a legislação sobre o CH, mas alguém os deve ter mandado meter a viola no saco, porque se calaram sobre o assunto.
    Concordam com este comentário: eu
    • AMVP
    • 4 dezembro 2022

# 750

Colocado por: J.Fernandes
    Estado a tabelar preços da alimentação para supostamente proteger os consumidores dos especuladores sem coração?
    Já foi feito em Portugal no pós 25 de Abril, em Cuba, na Venezuela e em mais umas dezenas de países, mas sempre com o mesmo resultado: prateleiras vazias e um mercado negro florescente.

Claro que nao, so deve limitar o aumento do preco das rendas, subsidiar o preco dos combustiveis, da energia e subsidios, mt subsidios
  9.  # 751

Hipocrisia.
  10.  # 752

Colocado por: N Miguel Oliveira

Poderemos deduzir portanto, que estariamos muito melhor sem o Pingo Doce.
    Ninguém o obriga a comprar lá, nem no Continente, nem no...
    Mas uma vez mais, o HAL não vê alternativa.

Pelo menos na minha zona, não faltam terrenos a bravo, ao abandono. Ninguém quer é vergar a mola ou andar à chuva. É tão simples quanto isto. A malta só sabe investir em tijolo e betão, e mal... ou ter profissões de mãos mimosinhas (e contra mim falo).

Havendo monopólio, as regras são definidas por quem domina. Quer o Estado a meter a mão? Pois, o Estado que use os terrenos que tem e entre no mercado com os preços que acha correctos... e vê logo o que escolhem os clientes. Ou se quer ajudar, pode por exemplo reduzir o IVA ou até mesmo acabar com ele no capaz da alimentação. Ou negociar o preço das portagens para as transportadoras, imposto sobre o gasoleo para as mesmas, etc etc... indo assim reduzindo uns centimos aqui e acolá ao custo do produto. A coisa é que muitos acham que essa redução representaria o mero aumento do lucro dos privados, e não saímos disto...

Ah sim vergar a mola na agricultura como os de Beja mais ouvi dizer que vivem muito bem cof cof os patrões ...

Estes Portuguêses que não querem vergar. Mola sujar as mãos e apanhar chuva

Mas calma já sei o que vai dizer " abra você a empresa contrate imigrantes em condições miseráveis e pode ter a vida desses patrões "
  11.  # 753

.
    • AMVP
    • 4 dezembro 2022

# 754

Na vossa zona tb observao rotura de stocks?
    • AMVP
    • 4 dezembro 2022

# 755

12.  # 756

Colocado por: Reduto25Mas calma já sei o que vai dizer " abra você a empresa contrate imigrantes em condições miseráveis e pode ter a vida desses patrões "

Nada disso. O que se deve fazer é comprar terras boas para a agricultura, construir casas decentes para alojar os trabalhadores imigrantes, pagara-lhes bons ordenados e vender os produtos a preços baixos diretamente aos consumidores.
    E já agora fazer chover em períodos de seca. Afinal é tão simples gerir uma empresa...
  13.  # 757

Colocado por: CarvaiE já agora fazer chover em períodos de seca. Afinal é tão simples gerir uma empresa...
    Agora que chove os preços vêm por aí abaixo então?

O que se contesta é a dimensão do aumento. Mas tb já percebi porque que somos o 3ºpaís europeu com maiores aumentos no cabaz alimentar. A julgar pelas suas respostas, comemos qualquer desculpa que nos deem, somos um povo de brandos costumes.

Se a mim o aumento do cabaz me fez muita diferença, e até ganho acima da miserável média salarial nacional, eu não sei como é que alguém que ganhe o ordenado mínimo consegue comer e pagar a casa. Mas pronto houve seca, existe uma guerra, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estão alinhados, é normal estes preços.

Ontem por um kg de peras um Kg de maças de tamanho pequeno paguei 3.40€. Portanto se o Carvai acha isto um valor normal para a fruta mais barata que se consegue encontrar, quem sou eu para contestar. Tb só comprei porque quis, podia bem passar sem a fruta.

De resto, até me ia dar ao trabalho de responder, mas já vários users o fizeram.

É seguir o conselho do N Miguel Oliveira e toda a gente fazer uma horta. Eu dentro do que consigo faço aminha, não sei se poupo dinheiro, mas ao menos os legumes são melhores.
  14.  # 758

Colocado por: HAL_9000Agora que chove os preços vêm por aí abaixo então?

Claro que vão, assim como a eletricidade já está a baixar porque as barragens já estão a bombar...
    E o Governo também vai baixar os impostos porque já tem um excedente de receitas enorme.
    E para completar o otimismo a seleção vai ganhar o Campeonato Mundo. (esta é a mais fácil)
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • AMG1
    • 4 dezembro 2022

# 759

Colocado por:
    Claro que vão, assim como a eletricidade já está a baixar porque as barragens já estão a bombar...
    E o Governo também vai baixar os impostos porque já tem um excedente de receitas enorme.
    E para completar o otimismo a seleção vai ganhar o Campeonato Mundo. (esta é a mais fácil)

Olhe que não sei. A jogar assim, talvez ainda o pingo doce dê os legumes e baixem os impostos antes de Portugal ganhar o campeonato do mundo.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  15.  # 760

Colocado por: HAL_9000É seguir o conselho do N Miguel Oliveira e toda a gente fazer uma horta. Eu dentro do que consigo faço aminha, não sei se poupo dinheiro, mas ao menos os legumes são melhores.

Pode não ser a solução mas serve para mitigar a coisa para aqueles que têm algum espaço exterior ou terraço. Não precisa de gozar com a ideia.

Há sempre modos de reduzir a exposição aos preços dos alimentos básicos, energia, gasóleo, juros bancários, etc...
    E há sempre sitio onde encontra mais barato.
    Se tudo sobe, os salarios têm que subir também. Parece fácil, não?

A coisa é que muitos acham natural "investir"
    tudo na sua primeira necessidade básica (habitação). Mas isso não invalida que possam investir noutras coisas primeiro, num pomar de macieiras ou pequeno negocio... ou viver numa zona melhor que o faça prescindir de carro por exemplo...

Há sempre opções HAL.

Já agora, lembro-me dum urbanista mencionar um pormenor curioso. Na opinião dele, o dia deveria ser dividido em 3 partes. 8h para dormir, 8h para trabalhar e 8 para transporte, comer, estar com os filhos, lazer e tratar da hortinha urbana. Segundo ele, essa foi a métrica usada para reconstruir Londres depois dum grande incêndio (1666?), pelo que os lotes começaram a ter um pequeno espaço não construído, precisamente para a horta. Os tempos mudaram, e o logradouro passou a ser relvado com uma churrasqueira e por vezes piscina. Tudo coisas que dão trabalho a manter sem nenhum proveito do ponto de vista da alimentação.

Isto tudo para dizer que na minha opinião, o Ordenamento do Território é uma ferramenta essencial em qualquer sociedade. Pois permite o controlo do espaço, do transporte, donde se produz e donde se come e dorme. Em Portugal é pouco discutido, é chato, é subvalorizado. Por isso temos o tecido urbano que temos, muito pouco efeciente. E isso reflete-se na vida das pessoas. Essas que por sua vez não percebem a importância da coisa.

Já agora, os meus pais replicaram o que viram os meus avós fazer. No canteiro que têm sacam uns 20 ou 30% do que comem durante o ano. O gasto que têm? É em água (furo) e horas de trabalho... as sementes são as do ano anterior. A ração para os animais é cara sim, mas sabem o que comem pelo menos e isso tem um preço também.
    No meu caso, sem horta, a mitigação que faço é no transporte/energia.

0.3004 seg. NEW