Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: HAL_9000a inflação a que me estava a referir era a relativa ao cabaz alimentar,

    Que não deverá ser muito diferente nos outros países europeus.
  2.  # 2

    Colocado por: J.FernandesQue não deverá ser muito diferente nos outros países europeus.
    Facto é que portugal foi o terceiro, sendo que os dois primeiros são muito mais afetados pelo conflito que nós.
  3.  # 3

    Colocado por: J.FernandesEm nenhum comentário eu afirmei que a subida do SMN é razão única ou principal para o aumento da inflação
    Da mesma maneira que em momento nenhum eu disse que a margem dos hiper era a única causa.
  4.  # 4

    Colocado por: luisvv
    Convicções que resistem a qualquer facto, what else?
    Sim, vale para os dois lados. Há factos para todos os gostos e todas as convicções. No meio da confusão há sempre os que choram, e os que aumentam o preço dos lenços de papel.

    Nós também andamos com palas, caso contrário não tínhamos dado maioria a este governo.
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Facto é que portugal foi o terceiro, sendo que os dois primeiros são muito mais afetados pelo conflito que nós.

    Facto é você está a dar demasiada importância a 3 ou 4 décimas, quando a Espanha, R.U., Bélgica e Holanda, por exemplo, têm inflação superior.
  6.  # 6

    Colocado por: HAL_9000
    MAs que teorias da conspiração? É um facto que fomos o país da UE com o 3º aumento mais expressivo.

    Factos, há muitos: o Hal bate na tecla de uma parcela (o mercado alimentar), isolando-o do restante - apenas porque lhe dá mais jeito e não seria tão impactante dizer que a inflação em Portugal é a 13ª em 19.


    É um facto que o gasóleo não desde dos 2 euro/litro, mesmo depois de uma descida de impostos a rondar os 30 cent litro. Se tiver uma explicação que não seja "demasiadas variáveis na composição do preço final", eu aceito.

    Logo hoje que o gasóleo desceu. Mas enfim, se ao menos houvesse dados que permitissem perceber que as margens brutas dos postos estão essencialmente nas mesmas bandas de valores desde 2019..



    Onde é que vê a teoria da conspiração? Muito pelo contrário vejo é um aproveitamento da situação para maximizar lucros antes de uma recessão esperada.

    Você tem uma conclusão e torce os factos para encaixar neles. Onde você vê "aproveitamento" eu vejo custos a aumentar.


    Critiquei apenas a campanha para enganar incautos, nem por um momento eu ou alguém acreditaria que "trancam o preço" a perder dinheiro. Se era para fazer essa campanha, que trancassem o preço antes do aumento de 20%. Neste momento são máximos históricos pela expressividade de aumento. Se me aumentarem o ordenado em 50% e os produtos alimentares em 25% eu compro já a medida e teremos novos máximos históricos.


    Para trancar preços terá que haver compromisso do comprador e do fornecedor de manter preço para x quantidade durante determinado período. É difícil ter essa garantia nesta conjuntura.
  7.  # 7

    Colocado por: J.FernandesFacto é você está a dar demasiada importância a 3 ou 4 décimas,
    Num país em que como você disse "a maior percentagem de trabalhadores a receberem o SMN da UE", temos mesmo de dar importância a 3 ou 4 décimas. As 3 ou 4 décimas, sendo irrelevantes poderiam ser para baixo, porque são para cima?

    A si até podem nem lhe afetar nada mais 3 ou 4 décimas, mas ás pessoas que ganham o SMN, pode fazer muita diferença.
  8.  # 8

    Colocado por: HAL_9000Num país em que como você disse "a maior percentagem de trabalhadores a receberem o SMN da UE", temos mesmo de dar importância a 3 ou 4 décimas. As 3 ou 4 décimas, sendo irrelevantes poderiam ser para baixo, porque são para cima?

    Eu não estou a desvalorizar as 4 décimas no que elas custam no bolso dos consumidores. Estou a desvalorizá-las como argumento de que estamos com mais inflação que no resto da europa.
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000
    Afinal o L do gasóleo aumentou porque tiveram de aumentar 2-3 funcionários que atualmente trabalham nas bombas de combustível, enquanto o cliente atesta o carro. É isso?


    A fatia do preço que é controlável cá, é a margem dos revendedores e a carga fiscal. Na margem dos revendedores, o SMN tem impacto.
  10.  # 10

    Colocado por: luisvvFactos, há muitos: o Hal bate na tecla de uma parcela (o mercado alimentar), isolando-o do restante - apenas porque lhe dá mais jeito e não seria tão impactante dizer que a inflação em Portugal é a 13ª em 19.
    Porque é o sector onde as famílias portuguesas, porque ganham pouco, gastam parte significativa do seu rendimento, e onde não existe grande margem de poupança. O luisvv é que dá mais jeito falar que somos o 13º em 19, quando sabe perfeitamente que estamos acima da média da UE.



    Colocado por: luisvvLogo hoje que o gasóleo desceu. Mas enfim, se ao menos houvesse dados que permitissem perceber que as margens brutas dos postos estão essencialmente nas mesmas bandas de valores desde 2019..
    Pois baixou e continua acima dos 2 euros. Estão mas 10% de 2 euros são 20 cent e 10% de 1.60 são 16 cent. É como o IVA, também está inalterado desde o ano passado.





    Colocado por: luisvvOnde você vê "aproveitamento" eu vejo custos a aumentar.


    Colocado por: luisvvVocê tem uma conclusão e torce os factos para encaixar neles.




    Colocado por: luisvvÉ difícil ter essa garantia nesta conjuntura.
    Não é, se a margem der esse conforto.
  11.  # 11

    Colocado por: luisvvA fatia do preço que é controlável cá, é a margem dos revendedores e a carga fiscal. Na margem dos revendedores, o SMN tem impacto.
    Olhe já meto combustível há anos suficientes para saber que para subir todos os santos ajudam. Já no que toca a descer ouvimos muito frequentemente "isto está complicado".

    Mas em termos % ainda gostava de saber o impacto que uma subida de (que uns 100 euros brutos/mês/por funcionário), tem numa gasolineira que opera com vá digamos 6 funcionários, e vende centenas de milhares de litros de combustível num mês. Se tiver aí a percentagem que sustente a sua opinião diga-me que eu reconheço logo o meu erro.
  12.  # 12

    Colocado por: luisvvA fatia do preço que é controlável cá,
    Ia jurar que a galp também refinava e controla aí parte do preço. Mas se é só a margem dos revendedores, ok.
  13.  # 13

    Colocado por: HAL_9000
    Porque é o sector onde as famílias portuguesas, porque ganham pouco, gastam parte significativa do seu rendimento, e onde não existe grande margem de poupança. O luisvv é que dá mais jeito falar que somos o 13º em 19, quando sabe perfeitamente que estamos acima da média da UE.

    O que eu estou a querer dizer: a inflação resulta de uma série de parcelas, que variam em proporções diferentes. Escolher uma que contraria a tendência é pouco informativo.



    Pois baixou e continua acima dos 2 euros. Estão mas 10% de 2 euros são 20 cent e 10% de 1.60 são 16 cent. É como o IVA, também está inalterado desde o ano passado.

    Mas as margens das gasolineiras não são expressas em %, são em cêntimos.


    Não é, se a margem der esse conforto.


    A distribuição é um negócio de margens baixas e alta eficiência, que não tem nem de perto nem de longe as margens "confortáveis" que você imagina.
  14.  # 14

    Colocado por: HAL_9000
    Ia jurar que a galp também refinava e controla aí parte do preço. Mas se é só a margem dos revendedores, ok.


    Sim, refina cá e vende-o para onde o comprarem ao preço de mercado.
  15.  # 15

    Colocado por: HAL_9000
    Olhe já meto combustível há anos suficientes para saber que para subir todos os santos ajudam. Já no que toca a descer ouvimos muito frequentemente "isto está complicado".

    Um exemplo típico de conversa de café. Pode ler os boletins trimestrais da ERSE e verá que os preços dos combustíveis seguem de muito perto as variações das matérias-primas. Ou pode ler as análises da ENSE, e ver que acompanham os preços eficientes..
  16.  # 16

    Colocado por: luisvvEscolher uma que contraria a tendência é pouco informativo.
    A escalada do preço do alimentos não contraria a tendência, evidencia de forma mais marcada a tendência. É ligeiramente diferente


    Colocado por: luisvvMas as margens das gasolineiras não são expressas em %, são em cêntimos.
    Pois, mas eu pago em cêntimos, não é em percentagem. Por isso, para o consumidor pouco importa que a % se mantenha se no fim paga mais, e a gasolineira lucra mais em euros.



    Colocado por: luisvvA distribuição é um negócio de margens baixas e alta eficiência, que não tem nem de perto nem de longe as margens "confortáveis" que você imagina.
    Pois não. Tenho muita imaginação eu:
    https://eco.sapo.pt/2022/04/28/lucro-da-jeronimo-martins-sobe-524-para-88-milhoes-no-1-o-trimestre/

    https://eco.sapo.pt/2022/05/18/sonae-lucra-42-milhoes-de-euros-no-primeiro-trimestre-de-2022/


    Colocado por: luisvvSim, refina cá e vende-opara onde o compraremao preço de mercado.
    Afinal sempre dá para mexer num bocadinho mais que na margem das gasolineiras. Quanto ao preço de mercado tem muito que se lhe diga. O certo é que até ver Guerra = muito lucro para a GALP. E já que se está no campo dos lucros sanguinários, até sugeria entrarem na industria do armamento, ouvi dizer que tb está a render bem.


    Colocado por: luisvvERSE e verá que os preços dos combustíveis seguem de muito perto as variações das matérias-primas. Ou pode ler as análises da ENSE, e ver que acompanham os preços eficientes..
    Parece de facto conversa de tasca, e no entanto é um espelho da realidade. Depois da descida do ISP, verifique melhor se existe relação entre "os preços dos combustíveis" e "as variações das matérias-primas". É que se existe eu não consigo descortina-la.

    Quanto ás entidades que menciona, como disse anteriormente, não estou à espera que consigam ver as couves mesmo estando no meio da horta.
    • eu
    • 5 julho 2022

     # 17

    Colocado por: HAL_9000Pois não. Tenho muita imaginação eu:
    https://eco.sapo.pt/2022/04/28/lucro-da-jeronimo-martins-sobe-524-para-88-milhoes-no-1-o-trimestre/

    https://eco.sapo.pt/2022/05/18/sonae-lucra-42-milhoes-de-euros-no-primeiro-trimestre-de-2022/


    Isso foi conseguido porque eles melhoraram a "produtividade" ;) LOL LOL LOL...

    Mais cego do que não vê é o que não quer ver...
  17.  # 18

    Colocado por: HAL_9000
    A escalada do preço do alimentos não contraria a tendência, evidencia de forma mais marcada a tendência. É ligeiramente diferente

    Portanto: a inflação em Portugal é a 13ª em 19, mas para si uma parcela em que Portugal está em 3º... representa a tendência. Está certo, não ponha mais na carta.



    Pois, mas eu pago em cêntimos, não é em percentagem. Por isso, para o consumidor pouco importa que a % se mantenha se no fim paga mais, e a gasolineira lucra mais em euros.

    Não leu, está a repetir exactamente o que eu escrevi: em todas as análises as margens das gasolineiras são expressas em cent/litro. E mantêm-se dentro da mesma banda de valores.



    Pois não. Tenho muita imaginação eu:
    https://eco.sapo.pt/2022/04/28/lucro-da-jeronimo-martins-sobe-524-para-88-milhoes-no-1-o-trimestre/


    Além de imaginação fértil, e da habilidadezinha de comparar 2022 com um ano de 2021 afectado pela pandemia, nem sequer faz contas: "A dona do Pingo Doce registou um lucro de 88 milhões no primeiro trimestre do ano, com as vendas a ascenderem a 5.513 milhões de euros."

    Eu ajudo: 88 / 5513 = 1.59% . É esta a margem fabulosa.


    https://eco.sapo.pt/2022/05/18/sonae-lucra-42-milhoes-de-euros-no-primeiro-trimestre-de-2022/

    "Grupo liderado por Cláudia Azevedo regista vendas recorde de 1.700 milhões de euros até março,"

    Estes também tiveram lucros fabulosos: 42 / 1700 = 2.47% . .




    Afinal sempre dá para mexer num bocadinho mais que na margem das gasolineiras. Quanto ao preço de mercado tem muito que se lhe diga. O certo é que até ver Guerra = muito lucro para a GALP. E já que se está no campo dos lucros sanguinários, até sugeria entrarem na industria do armamento, ouvi dizer que tb está a render bem.


    Acha que sim? O petróleo e derivados são transaccionados em mercados mundiais. Se lhe oferecem 10 na Alemanha e 9 em Portugal, você vende a 10 para a Alemanha, ponto.



    Parece de facto conversa de tasca, e no entanto é um espelho da realidade. Depois da descida do ISP, verifique melhor se existe relação entre "os preços dos combustíveis" e "as variações das matérias-primas". É que se existe eu não consigo descortina-la.

    Existe e todas as entidades o confirmam.



    Quanto ás entidades que menciona, como disse anteriormente, não estou à espera que consigam ver as couves mesmo estando no meio da horta.


    Claro que não. Você é que domina os preços das matérias-primas, as variações das moedas, os custos de transporte e logística, enfim, todo o processo. Poupava-se uma fortuna em ordenados da ERSE e da ENSE se você se disponibilizasse para escrever os tais boletins, em vez de ter gajos a escrever com base em dados e factos.
  18.  # 19

    Colocado por: eu

    Isso foi conseguido porque eles melhoraram a "produtividade" ;) LOL LOL LOL...

    Mais cego do que não vê é o que não quer ver...


    Foi conseguido porque é comparado com 2021. E assim, um aumento de 52,4% no lucro representa uma margem de 1,5%. Escandaloso, não terem prejuízo.

    De facto, o pior cego.
  19.  # 20

    Colocado por: luisvva inflação em Portugal é a 13ª em 19, mas para si uma parcela em que Portugal está em 3º.
    A inflação em Portugal está acima da média Europeia, logo o 3º lugar no caso dos bens alimentares acentua a tendência sim. Não me parece complicado perceber.


    Colocado por: luisvvAlém de imaginação fértil, e da habilidadezinha de comparar 2022 com um ano de 2021 afectado pela pandemia,
    Agora fiquei parvo. Então as pessoas na pandemia não comiam? Aliás estando em casa até comiam mais. Muitos sectores de atividade foram de facto afetados pela pandemia (as gasolineiras por exemplo), agora supermercados, não me parece. Olhe aqui em casa pelo menos sempre se comprou comida, mais ou menos na mesma quantidade.


    Colocado por: luisvv1.59% . É esta a margem fabulosa.


    Colocado por: luisvv42 / 1700 = 2.47%
    Que a distribuição e venda a retalho trabalha com margens espremidas nós sabemos, no fim do dia interessa é o lucro, e esse não parece nada mau pois não? Ainda para mais tendo em conta que devido à inflação as pessoas estão a ser mais criteriosas nas quantidades do que compram, de acordo com algumas notícias.


    Colocado por: luisvvAcha que sim? O petróleo e derivados são transaccionados em mercados mundiais. Se lhe oferecem 10 na Alemanha e 9 em Portugal, você vende a 10 para a Alemanha, ponto.
    Eu economista não sou, mas uma coisa é clara para mim, muitas empresas estão a ganhar dinheiro com o combustível devido à guerra. A Rússia logo à partida, e a GALP devido ao "valor de mercado" como o luisvv diz. O mais engraçado disto é que mesmo a Alemanha oferecendo 10 e 9 em portugal, lá o gasóleo está mais barato. e esta?


    Colocado por: luisvvClaro que não. Você é que domina os preços das matérias-primas, as variações das moedas, os custos de transporte e logística, enfim, todo o processo. Poupava-se uma fortuna em ordenados da ERSE e da ENSE se você se disponibilizasse para escrever os tais boletins, em vez de ter gajos a escrever com base em dados e factos.
    Eu não domino nada, mas de facto poupavam-se uns trocos valentes em ordenados. Eu vou na AE, e vejo 3 gasolineiras com preços iguais até à 3a casa decimal. A ENSE diz-me que comercializam ao preço eficiente, a autoridade da concorrência diz que não há concertação de preços e eu como palha.
    O Banco de Portugal também nunca viu nada de errado nos negócios do BES, nem na maneira como foi feito o resgate do mesmo. Já viu quanto é que se paga de ordenado ao governador do Banco de Portugal? Ainda se poupava uns trocos....
 
0.2066 seg. NEW