Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: AMG1Depois essa conversa de que o voto dos funcionarios públicos, reformados, desempregados, ou quem quer que seja beneficiario de qualquer ajuda do estado não passa de um voto vendido a quem lhe der ou prometer mais, para alem de absurda implica atestado de estupidez e menoridade a uma parte da população, que é absolutamente indecoroso, para não lhe chamar um nome mais feio.

    Claro que só as 400000 pessoas que votaram no Chega é que são estúpidas, pelo menos é o que nos afiançam o PAR, o governo e quase todos na AR.

    Na verdade, muitas pessoas votam e trocam o seu voto com a maior das facilidades e pelos motivos mais fúteis. Posso testemunhar uma conversa de reformados que avaliava os diferentes governos e em quem votariam, pelo aumento que tiveram nas reformas, e como eles a maioria; e não os critico, dada a miséria que recebem.
  2.  # 2

    Colocado por: J.FernandesNa prática é a mesma coisa,
    Desculpe, mas não é a mesma coisa. Há o desinteresse pela política e nem saber o nome dos candidatos, e há o reconhecer que os candidatos a eleição são fracos e portanto não se vota em nenhum.

    Umas eleições com 3 milhões de votos em branco, não passa a mesma mensagem que uma eleição com 3 milhões de abstencionistas. Passaria se as eleições fossem obrigatórias, que não são.



    Colocado por: J.Fernandes, não disse que votar num partido não representado na AR é a mesma coisa que a abstenção. Dificuldades de leitura?
    Nem eu disse que o J.Fernandes o disse. Se reparar até começo a frase com " Mas sabe outra?" e portanto a parti daqui introduzi uma informação nova que ainda não tinha sido introduzida. Apenas lhe apresentei outra situação em que os votos na prática não serviram para eleger ninguém também. Portanto qual foi o resultado prático desses votos?
    Quem aludiu ao "Na prática" foi o Fernandes. Eu apenas referi que o meu voto em branco na prática não resulta nada (tal como o voto no CDS), mas, na minha opinião, não é a mesma coisa que ir passar o dia na praia em vez de ir votar.
    Quanto à leitura, não tenho qualquer dificuldade desde os 7 anos, espero tê-lo esclarecido.



    Colocado por: J.FernandesQuem nunca votou na vida também pode ser PR. Não há nada na constituição que o impeça, nem podia haver, já que votar não é um dever, é um direito, que, como todos os direitos, pode ser exercido ou não.
    Se o diz, acredito. Tinha a ideia, aparentemente errada, de que um dos requisitos era ter exercido sempre o direito. de voto.
  3.  # 3

    Colocado por: AMG1Isso significa o quê que os dependentes do estado sueco ou holandês sao menos manipuláveis que os dependentes portugueses?
    Não, significa que os partidos que entretanto forma arreados do poder deixaram de defender os interesses dos dependentes do estado sueco ou holandês (pelo menos no entender deles).

    O meu ponto é que os interesses dos dependentes portugueses, aliado ao nosso histórico conservadorismo, não estão propriamente alinhados com os melhores interesses para o futuro do país. Um país com a nossa evolução demográfica não tem grande futuro. Essa evolução demográfica tem causas culturais, mas também resulta da degradação dos rendimentos da população. Quem não consegue pagar uma casa, não pensa em ter filhos.

    O país precisa que se aposte no dinamismo e na inovação, ao invés disso aposta-se no "deixa andar" e no "mesmo de sempre".
  4.  # 4

    Colocado por: HAL_9000Passaria se as eleições fossem obrigatórias, que não são.

    É um bom exemplo que permite comprovar que votar em branco ou abster-se é exatamente a mesma coisa. Que é que ganhamos se instituirmos a obrigatoriedade de votar e passarmos de 40% de abstenção para 40% de votos brancos ou nulos?

    Colocado por: HAL_9000Eu apenas referi que o meu voto em branco na prática não resulta nada (tal como o voto no CDS)

    O voto no CDS significa muito mais que o voto em branco ou que a abstenção, quanto mais não seja em dinheiro: são os votos no CDS e noutros partidos, que permitem que alguns destes tenham mais de 50000 votos e, assim, já tenham direito a subvenção anual.
  5.  # 5

    Colocado por: J.Fernandes
    É um bom exemplo que permite comprovar que votar em branco ou abster-se é exatamente a mesma coisa. Que é que ganhamos se instituirmos a obrigatoriedade de votar e passarmos de 40% de abstenção para 40% de votos brancos ou nulos?


    O voto no CDS significa muito mais que o voto em branco ou que a abstenção, quanto mais não seja em dinheiro: são os votos no CDS e noutros partidos, que permitem que alguns destes tenham mais de 50000 votos e, assim, já tenham direito a subvenção anual.< div class="CommentBodyFooter">
    Antes pelo contrário. Precisamente por as eleições nao serem obrigatórias é que um voto em branco não é o mesmo que ir às urnas.

    Já estava à espera que viesse com a questão da subvenção anual. Substitua o CDS pelo R.I.R, no meu argumento.

    A questão do valor do voto branco foi sempre algo que criou diferenças de opinião. Tenho a certeza que não o vou demover da sua, nem o Fernandes vai mudar a minha, portanto não vale a pena estar a poluir o tópico com isto.
    • eu
    • 9 janeiro 2024 editado

     # 6



    Desta vez é que é !
  6.  # 7

    Colocado por: HAL_9000Precisamente por as eleições nao serem obrigatórias é que um voto em branco não é o mesmo que ir às urnas.

    Que mudança é que você está à espera que aconteça se decidir votar em branco em vez de se abster?


    Colocado por: HAL_9000Substitua o CDS pelo R.I.R, no meu argumento.

    CDS, RIR, o partido da Cicciolina, ou outro qualquer não interessa, o meu argumento mantém-se.


    Colocado por: HAL_9000poluir

    Se você considera os seus comentários como poluentes, é lá consigo, eu estou a discutir.
  7.  # 8

    Colocado por: J.FernandesQue mudança é que você está à espera que aconteça se decidir votar em branco em vez de se abster?
    Nenhuma, tal como votar em qualquer uma das alternativas que agora se apresente. Pelo menos pelo que deram a conhecer até agora. Como disse atrás estão todos a lutar pelo mesmo filão de eleitores. Se o fizer, no meu pleno direito, será um género um voto de protesto. O meu voto em branco n terá impacto nenhum. Se fossem muitos talvez fizessem soar algumas campainhas no interior dos aparelhos partidários.

    Há 2 anos votei convictamente no PSD, o RR conseguia pelo menos passar uma estratégia alternativa. Neste nenhum dos partidos têm uma visão alternativa com a qual me identifique.

    Num tema que nao vai levar a lado nenhum, por ser já de si sujeito a discórdia, os seus comentários serão tão poluentes como os meus. Vamos estar mais quantos posts a dizer: não é a mesma coisa/ é sim a mesma coisa?
  8.  # 9

    Colocado por: HAL_9000Nenhuma

    Depois de tantos comentários a dizer que não, afinal você concorda comigo.


    Colocado por: HAL_9000o RR conseguia pelo menos passar uma estratégia alternativa.

    Esta é a piada da noite. A única "alternativa" de RR foi dizer amén a tudo o que vinha de Costa, por isso é que na verdade o responsável pela maioria de absoluta do PS foi RR.
    • AMG1
    • 10 janeiro 2024

     # 10

    Colocado por: HAL_9000
    Por exemplo, existe um tema urgente, que tem de ser feito nos próximos anos que é a sustentabilidade da SS. Porquê que nenhum partido pega nisto? Por medo de perder o voto dos pensionistas certo? No entanto todos, inclusivamente os próprios pensionistas conseguem antever o problema, mas é simplesmente melhor ir arrastando o mais possível na esperança que não nos chegue a afetar a nós...que afete quem vem a seguir.

    ...
    Neste momento todos os partidos (com exceção da IL talvez) estão a apontar para aqueles que vocês aqui chamam de "dependentes do estado" por isso entre PS; PSD, Chega, BE, PCP vai dar tudo ao mesmo, não vai ser pensada nenhuma estratégia de desenvolvimento económico para o país, porque anda tudo distraído a tentar agradar aos fregueses.
    Concordam com este comentário:Dias12


    Quanto ao sistema de pensões nao é completamente verdade que ninguém fale do tema da sustentabilidade. O PNS mencionou o tema no discurso de "coroação" e a meu ver da pior forma possível para quem pretende ganhar eleições, mas o mais engraçado é que nenhum dos adversarios aproveitou a deixa (ou pelo menos eu não vi isso em lado nenhum), seguramente foi por distracção depois queixem-se que o rapaz, apesar de tudo pode lá chegar.

    Quanto as promessas, estas eleições serão a meu ver absolutamente delirantes, isto ainda nem começou e já parece uma feira.
    Só nao percebo porque exclui a IL, esses nao prometem nada aos reformados nem aos FP, mas prometem aos outros baixar-lhes os impostos. Cada um fala para onde é ouvido, mas a logica do discurso é o mesmo.
  9.  # 11

    Colocado por: J.FernandesDepois de tantos comentários a dizer que não, afinal você concorda comigo.
    O que mudaria se votasse PS, ou neste PSD?
  10.  # 12

    Colocado por: AMG1Quanto ao sistema de pensões nao é completamente verdade que ninguém fale do tema da sustentabilidade. O PNS mencionou o tema no discurso de "coroação"
    Falou em arranjar fontes alternativas de financiamento, e por acaso estou curioso para ver as propostas. Mas isso ainda não foi um verdadeiro debate do tema, ainda que é positivo que o tenha trazido para cima da mesa.

    Excluo a IL porque o eleitorado para quem eles falam é uma minoria. A IL não corre o risco de ganhar as eleições (muito menos agora com o Rui Rocha).
    Gostaria de tanto de ver a IL a gerir os destinos do país como o BE, e contudo acho importante que a IL tenha uma presença significativa no parlamento.
  11.  # 13

    Colocado por: J.FernandesEsta é a piada da noite. A única "alternativa" de RR foi dizer amén a tudo o que vinha de Costa, por isso é que na verdade o responsável pela maioria de absoluta do PS foi RR.
    Olhe que não. Não era bem a mesma coisa.

    Por acaso a mensagem que o PSD actual passa é melhor?
    Btw se a conseguir perceber, e não se importar de a explicar, eu agradeço
    • AMG1
    • 10 janeiro 2024

     # 14

    Colocado por: J.Fernandes
    Claro que só as 400000 pessoas que votaram no Chega é que são estúpidas, pelo menos é o que nos afiançam o PAR, o governo e quase todos na AR.

    Na verdade, muitas pessoas votam e trocam o seu voto com a maior das facilidades e pelos motivos mais fúteis. Posso testemunhar uma conversa de reformados que avaliava os diferentes governos e em quem votariam, pelo aumento que tiveram nas reformas, e como eles a maioria; e não os critico, dada a miséria que recebem.


    A mim nunca me ouviu dizer que os eleitores do CHEGA são estúpidos. Estou nos antípodas de quem o faz, mas não tenho qualquer dúvida sobre o direito que têm de o fazer e de verem a sua opinião respeitada, como qualquer outra.

    Claro que há pessoas cujo voto é decidido pelos motivos mais inimagináveis, mas sem que nos digam qual foi, não o sabemos.
    Claro que há votos nos partidos monotema e para esses será fácil imaginar a principal motivação, agora o voto em partidos cujo programa espelha uma dada concepção de sociedade, aqueles cujas propostas emanam de um determinado sistema ideológico, como é que se afere a razão pela qual alguém vota num desses partidos e não noutro?
    Claro que podemos especular, mas nada garante que as nossas especulações tenham qualquer adesão à realidade.
    Claro que a sociologia eleitoral tem estudos e até algumas teorias sobre o assunto, mas assentes principalmente na sociografia do voto, o que não é a mesma coisa que identificar a motivação do voto.
    • AMG1
    • 10 janeiro 2024

     # 15

    Colocado por: HAL_9000

    Excluo a IL porque o eleitorado para quem eles falam é uma minoria. A IL não corre o risco de ganhar as eleições (muito menos agora com o Rui Rocha).
    .


    Se excluiu a IL do grupo dos vendedores de promessas, porque não corre o risco de ser governo, então porque não excluiu também o BE e o PCP, será que corremos o risco de algum eles ganhar as eleições com esse apelo ao voto dos reformados e FP?
    • AMG1
    • 10 janeiro 2024

     # 16

    Vá lá uma nota mais divertida, para arejar o debate.

    Será que ao melhor estilo soviético, também vão apagar o homem das fotografias?

    https://www.publico.pt/2024/01/09/politica/noticia/nova-ad-esquece-freitas-amaral-liderava-cds-1979-hugo-soares-fala-imprecisao-2076114
  12.  # 17

    Colocado por: AMG1Se excluiu a IL do grupo dos vendedores de promessas,
    Exclui do grupo de vendedores de promessas para os “dependentes do estado”. Como disse antes vendem promessas para uma minoria.

    Já o PCP e BE alinham com os demais nas promessas aos reformados, FP, SMN e por aí adiante.
  13.  # 18

    Colocado por: Quilleute

    Queres ver que foi o António Costa que criou os serviços públicos, o SNS , as ISS , a escola pública … ó homem vá curar os seus males …😂
    A raiva e o inconformismo tá de tal forma grave que já não vêem mais nada a frente a não ser o Costa .


    Amigo, tenha cuidado que a raiva é que o está a cegar a si e já nem tem cabeça para interpretar aquilo que lê. Porventura já nem lê e só supõe. Ora leia lá novamente o que eu escrevi para eu o desculpar.
  14.  # 19

    Colocado por: taunusPorventura já nem lê e só supõe. Ora leia lá novamente o que eu escrevi para eu o desculpar.

    Vide:
    Colocado por: taunusTem de agradecer ao dinheiro do resto dos cidadãos e não ao António Costa.


    Nop , li muito bem , o meu post foi a agradecer e a evidenciar o contributo e a importância dos serviços públicos e de SS para a minha ( e de tantos outros ) evolução educativa , social e empresarial , desde os anos 80 .
    Sabendo obviamente que os mesmos existem devido aos nossos impostos ao longo de vários governos… ( uns melhor , outros pior)

    Em lado algum falei em partidos políticos ou líderes partidários, logo o comentário que fez relativo a líder x ou y , não revela a minha “raiva” ou “cegueira”, revela a sua .
  15.  # 20

    Colocado por: Quilleute
    Vide:


    Nop , li muito bem , o meu post foi a agradecer e a evidenciar o contributo e a importância dos serviços públicos e de SS para a minha ( e de tantos outros ) evolução educativa , social e empresarial , desde os anos 80 .
    Sabendo obviamente que os mesmos existem devido aos nossos impostos ao longo de vários governos… ( uns melhor , outros pior)

    Em lado algum falei em partidos políticos ou líderes partidários, logo o comentário que fez relativo a líder x ou y , não revela a minha “raiva” ou “cegueira”, revela a sua .


    Pois não, mas ter-se dado ao cuidado de comentar o meu comentário com esta sua tirada "A raiva e o inconformismo tá de tal forma grave que já não vêem mais nada a frente a não ser o Costa.", tendo indubitavelmente manifestado uma certa dor em qualquer sítio que lhe tocaram, é mais revelador do que aquilo que quer dar a entender.
 
1.1965 seg. NEW