Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 1 julho 2015

# 621

Colocado por: alexp1º - Não existe falta de dinheiro no mundo, porque não foram os Marcianos que emprestaram.

Colocado por: alexpO problema é que no Monopólio do capitalismo não há lugar a começar de novo, ou seja a riqueza vai continuamente para os que ganham o jogo

Se não há falta de dinheiro no mundo, para quê se preocupar para quem é que ele vai?

Faz-se como o Obama faz, ou o BCE, "imprime-se".

Esta coisa de que há uma elite que está a sugar o dinheiro todo do mundo é para mim algo... estranho.
    Sim, porque nesse processo de transferência de capital não há mais ninguém a ganhar.

Por exemplo, os homens mais ricos do mundo, só sugam, não criam qualquer tipo de riqueza.
    O tipo da Zara, por exemplo, não dá empregos, os trabalhadores envolvidos nas lojas, nas fábricas, no back-office, os senhorios, e toda essa trupe com a qual ele faz dinheiro, não recebe nada, ele só suga o dinheiro dos pobrezinhos.
    E o Warren Buffet que se arma em espertalhão e vende 1,5l de água com açúcar por 1€?

Falando da Grécia, por exemplo, lá os oligarcas dos navios também estalam os dedos e os navios aparecem.
    Não há geração de riqueza no processo, está tudo a ser sugado pelos oligarcas.
    Concordam com este comentário: eu
  1.  # 622

Colocado por: loverscout

nao é verdade! Portugal sempre se conseguiu financiar nos mercados!

agora o custo é que era elevado.......e foi isso que levou a chamar a Troika!

pronto pronto, Portugal deixou de pedir aos mercados antes dos mercados perderem o apetite pela divida Portuguesa. Está melhor assim?
    •  
      FD
    • 1 julho 2015

# 623

Colocado por: sergyiovamos fazer um exercicio simples... imaginamos que cortamos a divida da grecia, para uns 70% do PIB... valor bastante bom.... o que acham que iria acontecer à grécia daqui por uns 10 ou 15 anos?

O mesmo que aconteceu agora - compravam votos com medidas insustentáveis.
  2.  # 624

Colocado por: FDSe não há falta de dinheiro no mundo, para quê se preocupar para quem é que ele vai?

Colocado por: alexp1º - Não existe falta de dinheiro no mundo, porque não foram os Marcianos que emprestaram (o mundo deve uma fortuna a ele próprio).
  3.  # 625

Não é wtf nada...
    Antes do famoso perdão da dívida, a Grécia andava com juros da dívida soberana acima dos 40%. Acha que quem foi comprar, foi com intenção e ajudar a "pobre" Grécia?
    Era um "negócio da China", não tivesse a coisa dado pro torto!

Perdas sofridas por quem comprou originalmente e teve que vender com desconto.

Os empréstimos do FMI, quais foram as taxas de juro mesmo?
    Hummm?

Está tipo aqui. O FMI foi tãããooo bonzinho com Portugal que faturou quantos Bilhões de euros com o empréstimo ao Zé Tuga, feito "para ajudar"?
    Se quisessem mesmo ajudar, não tinham feito o empréstimo com 5,5% de taxa de juros! Se quisessem ajudar, cobravam um juro "simbólico", de digamos, 1%, no máximo. Mas não, isto é um negócio para muitos!

Sim, foi ajudar, na medida em que nessa altura a alternativa era financiar-se no mercado a 8 e 9%.

Rehn justificou a taxa de juro que Portugal deverá pagar pelos empréstimos europeus ao abrigo do programa de assistência financeira que deverá ser aprovado no início da próxima semana pelos ministros das Finanças da União Europeia, e que deverá rondar os 5,5 por cento, como indicou terça-feira passada em Estrasburgo."

A taxa de juro média dos empréstimos de Portugal ronda os 3,5% e estamos a falar de empréstimos de prazos variados, mas alguns com prazos de 20 anos.
  4.  # 626

Acho que estás numa praia que não é a tua e a falar de coisas sobre as quais não tens formação e/ou conhecimento, cometendo muitos erros de palmatória.

Porque? É a sua praia?
    É a praia de alguém aqui, já agora?

ps: não gosto de chamar a atenção neste ponto, mas não o conheço de lado nenhum para se dirigir a mim por "tu".
  5.  # 627

Colocado por: alexp
    pronto pronto, Portugal deixou de pedir aos mercados antes dos mercados perderem o apetite pela divida Portuguesa. Está melhor assim?

é muito diferente nao acha? ou para si é a mesma coisa? Portugal deixar de ir aos mercados é o mesmo que o Mercados deixaram de emprestar?
  6.  # 628

Nenhum credor oficial emprestou a esses juros.

Esses são os juros exigidos por quem comprava dívida no mercado secundário - e correspondem a prejuízos sofridos por quem os detinha e os comprou à Grécia.

Mais: os empréstimos da UE e do FMI têm taxas de juro bastante baixas, a rondar os 2%. .

Como já referi num post anterior, substitua a expressão "emprestar €€" por "comprar dívida", e fará a coisa mais sentido.

E tal como já referi anteriormente, os empréstimos "oficiais" têm juros bem mais altos que 2%.

Em parte acho "bem feita" que quem tenha comprado dívida à Grécia tenha saído no prejuízo.
    Quiseram apostar num produto de alto risco, não quiseram?
    Olha...perderam.
    Temos pena.
  7.  # 629

mas nao é a unica...... ja vi que ha bastantes aqui na mesma situação!

Sim, mas os meramente de ideologia já nem ligo. A ideologia é como aquelas coisas pretas que os burros têm ao lado dos olhos... acho que se chamam pálas!

Colocado por: Tyrande

Porque? É a sua praia?
    É a praia de alguém aqui, já agora?

ps: não gosto de chamar a atenção neste ponto, mas não o conheço de lado nenhum para se dirigir a mim por "tu".

Em formação, mais que os demais comentadores, sim.

Outra vez o argumento do tratamento... é regra de tratamento usar-se o tutear em fóruns online, e tratar na 3ª pessoa ou usando o 'você' é tido precisamente como má educação. Mas cada um que trate os outros como quiser, ou me trate como quiser, daí tirarei conclusões. O que faz sentido é sermos todos 'tu' e não usar distanciamentos com a ilusão de respeito ou deferência.
  8.  # 630

Outra vez o argumento do tratamento... é regra de tratamento usar-se o tutear em fóruns online, e tratar na 3ª pessoa ou usando o 'você' é tido precisamente como má educação. Mas cada um que trate os outros como quiser, ou me trate como quiser, daí tirarei conclusões. O que faz sentido é sermos todos 'tu' e não usar distanciamentos com a ilusão de respeito ou deferência.

Nem você nem eu frequentamos o fórum desde ontem.
    O tratamento usual no fórum não é pela 1ª pessoa, como sabe muito bem. (tirando raras excepções)
    De qualquer forma, não existe nenhuma ilusão de respeito. Ele é bem real, pelo menos da minha parte perante os restantes foristas.
  9.  # 631

é muito diferente nao acha? ou para si é a mesma coisa? Portugal deixar de ir aos mercados é o mesmo que o Mercados deixaram de emprestar?

Discutir o detalhe é fugir à verdadeira questão, que é:
    Não foi o devedor que escolheu deixar de pedir aos mercados, foram os mercados (credores) que empurraram o devedor para a Troika, e que mais tarde ou mais cedo iriam deixar de aparecer nos leilões de divida!!!

Colocado por: loverscoutvoce como muitos estão a ver o filme ao contrario! foram os perdedores que disseram: epah nao te quero pagar mais, mas vais ter que continuar a emprestar-me sem eu te pagar!
    • eu
    • 1 julho 2015

# 632

Colocado por: TyrandeEm parte acho "bem feita" que quem tenha comprado dívida à Grécia tenha saído no prejuízo.
    Quiseram apostar num produto de alto risco, não quiseram?
    Olha...perderam.
    Temos pena.

Não sei se sabe, mas Portugal tem cerca de 4,6 mil milhões de euros em dívida grega, em função da participação no fundo de ajuda.

Ou seja, se a Grécia não pagar, você e o seu agregado familiar vão perder cerca de 460 euros por cada membro da família. Sim, embora estas questões sejam muito abstratas, acabam sempre por afetar o cidadão comum.

Portanto... quando lhe aumentarem os impostos para cobrir a dívida grega que não foi paga... temos pena.
  10.  # 633

Colocado por: eu
    Não sei se sabe, mas Portugal tem cerca de 4,6 mil milhões de euros em dívida grega, em função da participação no fundo de ajuda.

Ou seja, se a Grécia não pagar, você e o seu agregado familiar vão perder cerca de 460 euros por cada membro da família. Sim, embora estas questões sejam muito abstratas, acabam sempre por afetar o cidadão comum.

Portanto... quando lhe aumentarem os impostos para cobrir a dívida grega que não foi paga... temos pena.

Pois, pena para mim, que realmente pago os impostos!
    • eu
    • 1 julho 2015

# 634

Colocado por: TyrandePois, pena para mim, que realmente pago os impostos!

Estas coisas acabam por afetar sempre toda a gente, diretamente ou indiretamente.

Muitas vezes nós pensamos que é tudo muito distante e não tem nada a ver connosco, e só quando sentimos na pele é que percebemos. Muita gente em Portugal só se apercebeu do problema grave que é ter um défice excessivo quando lhes cortaram o salário ou aumentaram os impostos.

Suspeito que muitos pensionistas Gregos também só perceberam esta semana que correm o risco de deixar de receber a pensão, se não forem as ajudas externas... ajudas dos Países que eles andam sempre a insultar na Rua...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  11.  # 635

Pois é os cofres cheios do Coelho vão sustentar o Tripas.. isto é que vai uma açorda.
  12.  # 636

O Tripas chama chantagistas e mais uma data de nomes, a quem pretende pedir dinheiro emprestado...mas este gajo está à espera de quê?
  13.  # 637

Colocado por: FDSe não fosse a troika, a Grécia estava condenada a esses juros e bem que se desgraçava

Colocado por: danobregaOu então não, porque podia ter superavit primário e os credores da dívida soberana podiam ser maioritariamente externos. Certo?

Colocado por: FDHã?

Então FD, imagina que antes do primeiro resgate:

1) A Grécia já cobrava mais impostos do que a sua despesa (ou perto disso), fora o dinheiro gasto na gestão da dívida e
    2) Os credores da dívida pública eram maioritariamente externos.

Se a Grécia declarasse que pura e simplesmente não pagaria a dívida, de um dia para o outro começava a poupar dinheiro e nenhuma entidade interna ficaria descapitalizada. Nesta situação, mesmo que os mercados pedissem 1000% de juros, a Grécia estaria na boa já que não precisaria de pedir nada emprestado.
    • eu
    • 1 julho 2015 editado

# 638

Colocado por: danobregaSe a Grécia declarasse que pura e simplesmente não pagaria a dívida, de um dia para o outro começava a poupar dinheiro e nenhuma entidade interna ficaria descapitalizada. Nesta situação, mesmo que os mercados pedissem 1000% de juros, a Grécia estaria na boa já que não precisaria de pedir nada emprestado.

Em teoria sim, mas um País não declara default e pronto. Há uma série de consequências nefastas...

Porque se não existissem essas consequências, o Syriza já há muito que tinha declarado default e saído do euro...
  14.  # 639

Colocado por: Tyrande
    quais foram as taxas entao?

141,9 mil milhões de euros é quanto o FEEF já emprestou à Grécia. Criado em junho de 2010, na sequência do primeiro resgate à Grécia, pelos países da zona euro para acudir aos países que em plena crise precisavam de ajuda financeira, este fundo será substituído pelo já criado e em funcionamento Mecanismo Europeu de Estabilidade.
    Esta é a principal justificação para o baixo custo para servir a dívida da Grécia: um empréstimo do FEEF custa à Grécia, em média, 0,2% por ano, e o custo extra que o FEEF cobra à Grécia é de apenas 1 ponto base acima do que paga no mercado, ou seja, 0,01%.

A Grécia beneficia ainda de uma moratória que adiou qualquer pagamento ao FEEF, incluindo de juros, por 10 anos. Ou seja, a Grécia não tem de pagar ao FEEF, nem juros, até 2022

Quando a Grécia pediu ajuda financeira em 2010, ainda não existia fundo de resgate. Como tal, os países da zona euro assumiram o financiamento do primeiro resgate à Grécia através de empréstimos bilaterais. Através desse mecanismo, só dos países da zona euro, a Grécia recebeu 52,9 mil milhões de euros.
    Ora, o custo destes empréstimos também é bastante reduzido. Os juros cobrados pelos países da zona euro são a soma do valor da Euribor a três meses (atualmente nos 0,076%), a que se somam mais 50 pontos base, ou seja, seria qualquer coisa considerando a taxa atual de 0,576%.

Para além dos baixos juros, estes empréstimos também gozam de longas maturidades: só começam a ser pagos em 2020 e estendem-se até 2041.

A dívida soberana foi negociada acima dos 40%. Os "anjinhos" que foram lá comprar para ajudar a pobre Grécia a ter liquidez (acho que na altura o próprio BCE foi comprar dívida grega), foi por pura vontade de querer ajudar!
    Siiiimmmm!

Os "anjinhos" compraram a outros anjinhos, não à Grécia. O que isto significa é que alguém que emprestou 100 euros à Grécia, em troca da promessa de receber 105 daqui a um ano,assustou-se e no dia seguinte vendeu por 75. Isto significa que na prática quem comprou por 75 e espera receber 105 terá um "lucro" de 30, o que equivale a um juro de 40% sobre o capital aplicado (os 75).
    Quanto à Grécia, se pagou, pagou os valores estabelecidos no momento em que emitiu a dita dívida.

EDIT: no meu post anterior, onde se lê, "emprestar €€", leia-se antes "comprar dívida". Deve esclarecer algumas confusões...

Não esclarece nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpfgarcia
  15.  # 640

O problema não é só Grego, neste momento apenas os Gregos estão a fazer barulho porque o problema deles é o mais grave.

É só grego, sim. Estávamos a discutir porque raio haveria a Alemanha (naquela perspectiva enviezada de compensação pelo perdão pós-guerra) de perdoar só à Grécia.

A questão que se levanta é a mesma que aconteceu na Alemanha após o fim da 1ª Guerra. Obrigaram um povo à miséria, e esse povo escolheu o Hitler para lhes arranjar uma alternativa. Neste caso levaram os Gregos à miséria e eles escolheram o Syriza. E se o Syriza não arranjar solução, o povo irá votar num mais radical ainda, é fácil de perceber.

Ridículo comparar um país destruído pelo pós-guerra com um país que engordou usando esteroides e agora se vê reduzido ao miserável PIB per capita de, sei lá, Portugal, e que os mantém algures nos 40 mais ricos do mundo. Santa paciência..

Podem ser mais radicais ainda, que continuarão a não ter quem lhes dê dinheiro sem nada em troca. É só isso que está em causa.
    Concordam com este comentário: eu, jpfgarcia

0.1741 seg. NEW