Iniciar sessão ou registar-se
  1. Pessoalmente preferiria pedir ajuda para colocar os perfis em 'U' (ou em 'H'/'I', quando levarem um painel de cada lado), e deixar tudo direito. Eventualmente cravaria os perfis apenas quando já tivesse os paineis, sempre ajudava a medir...

Ainda assim, pode colocar uns postes quadrados, e um pedaço de varão roscado a atravessá-los, e é nesse varão que coloca as peças em 'U' que seguram os paineis... Assim, na eventualidade de ser preciso afinar, pode afinar no varão roscado.

Mas até pode ser que haja sistemas de fixação já previstos para este tipo de utilização, vamos ver se alguém mais entendido dá uma ajuda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  2. Suportes de varanda deve ser mais fácil arranjar. Coloca corrimão/grade e depois os suportes que se vendem por aí

Tipo isto https://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=1381_3063_3065
    • hangas
    • 15 julho 2025 editado
    Ha suportes proprios para isso. e.g. https://pt.grengysolar.com/ground-mounting-system/vertical-bifacial-solar-panels-mounting.html

Mas uma solução caseira será usar uns perfis em I ou L, e fixar os paineis aos mesmos pela furação existente.

https://grupoe4.com.br/paineis-solares-tao-baratos-que-estao-sendo-usados-como-muros-que-geram-energia/

outra hipotese é fixar os perfils normais de fixação coplanar a telhado entre os postes verticais.

Se procurar nas imagens do google vai ver varias soluções que pode tentar replicar.
  3. Obrigado a todos.

Parece-me que a solução mais discreta e mais barata vai ser mesmo fixar uns perfis em I (ou H). Mesmo que algum dia queira trocar, só tenho de repetir o trabalho de voltar a chumbar com cimento.

Lá para Agosto encomendo os paineis e depois é procurar um perfil à medida. Quando fizer, venho aqui deixar fotos.

Agora, sobre o sistema em si:

Para já, tenho 5 páineis solares funcionais embora só 4 estejam ligados a dois microinversores da APSystems (que têm a sua quota de defeitos mas não vou trocar para já).

Vou querer acrescentar muitos mais além destes 4 iniciais e colocar bateria. Cá em casa a intenção é que seja tudo eléctrico e faz sentido aproveitar a energia do sol.

Estava a pensar avançar com material da Victron: pensei em colocar um Multiplus II para ter injecção zero mas enquanto não tiver a bateria, é-me inutil (e gostava de fazer o investimento faseado). A dúvida é se avanço com um sistema total de AC coupling ou misto: AC vindo dos microinverters que já tenho e compraria controladores de carga MPPT para carregar a bateria.

Qual o caminho que seguiam? O AC coupling completo parece-me sempre mais sensato (e talvez seguisse com a rota de microinverters em todo o lado) mas fica um pouco mais caro (creio). Já o misto, leva a um maior investimento inicial. E já agora, seguiam com micro-inverters ou ponderavam um inversor de string, considerando que nenhuma das strings está ou vai ficar bem instalada.
  4. Depois não pode andar de roçadora a limpar o terreno.
  5. Chegar a casa e perceber que a rua esteve sem eletricidade desde as 17:45 (só voltou agora às 19.40), mas o sistema continuou a manter os 21ºC. Não tem preço :)
    Concordam com este comentário: dom123, hangas
    • HFSF
    • 15 julho 2025
    Colocado por: tgferreiraQual o caminho que seguiam? O AC coupling completo parece-me sempre mais sensato (e talvez seguisse com a rota de microinverters em todo o lado) mas fica um pouco mais caro (creio). Já o misto, leva a um maior investimento inicial. E já agora, seguiam com micro-inverters ou ponderavam um inversor de string, considerando que nenhuma das strings está ou vai ficar bem instalada.

Tendo a opção de ir por DC coupling eu iria sempre por aí (é o que tenho).
    Menos perdas, mais simples, pode ficar mais barato dependendo da configuração.

Também sou um bocado contra mandar material que funciona ao lixo, se tem já 2 microinversores e conseguir definir o frequency shifting para que o victron consiga pedir para que se desliguem quando tem a bateria cheia e não houver rede também o pode fazer. Neste caso não vai é ter injeção 0.

Das contas que eu fiz há uns meses microinversores não compensa. Isto claro que não tiver uma zona com muitas sombras
  6. Colocado por: ALCLCFChegar a casa e perceber que a rua esteve sem eletricidade desde as 17:45 (só voltou agora às 19.40), mas o sistema continuou a manter os 21ºC. Não tem preço :)
    Concordam com este comentário:dom123,hangas

Tem preço, e não é baixo.
  7. Eu meteria esses inversores no OLX, e avançaria para "DC coupling". Pelas menores perdas, creio que com o tempo compensará...
  8. Colocado por: rjmsilva

Tem preço, e não é baixo.

Acho que passar de 360 a 250€ mês para 18-25€ mês + 10600€, mais bonús de não ficar pendurado com falhas de energia ou apagões, é baixíssimo.
  9. São opiniões. Ainda bem que está satisfeito.
  10. Colocado por: rjmsilvaSão opiniões. Ainda bem que está satisfeito.

A matemática não compatível com opiniões.

É indiscutível que solar é dos investimentos com melhor rentabilidade actualmente. Bate o ROI de qualquer um dos meus imóveis arrendados, em décadas.
  11. Aparentemente foi aprovada na Assembleia da República uma proposta da IL, com votos contra apenas do PSD e CDS, que basicamente repõe o IVA a 6% aos artigos que perderam isso no final de junho (Bombas de Calor, Fotovoltaicos, etc)
  12. Colocado por: jpmassenaAparentemente foi aprovada na Assembleia da República uma proposta da IL, com votos contra apenas do PSD e CDS, que basicamente repõe o IVA a 6% aos artigos que perderam isso no final de junho (Bombas de Calor, Fotovoltaicos, etc)
    Source?

EDIT
    aqui talvez?
    https://eco.sapo.pt/2025/07/16/oposicao-em-bloco-pede-ao-governo-reposicao-do-iva-de-6-nos-paineis-solares/

Um projeto de resolução é uma recomendação que um partido faz ao Governo, sem força de lei, para que o executivo tome uma determinada decisão de política pública. Neste caso, como se trata de uma alteração ao Código do IVA e esse ato tem de passar pelo parlamento, a IL recomenda que seja o Governo a assumir a iniciativa, através de uma proposta de lei para ser apreciada na Assembleia da República.
  13. Alguém com inversor deye configurou os preços das tarifas de eletricidade para o inversor calcular o valor teórico poupado?
    • box
    • 16 julho 2025
    Eu tenho Deye mas não configurei. Achei inútil no meu caso. Mesmo que decidisse um valor de referência, o tipo de consumo feito atualmente não tem nada a ver com o consumo que fazia... quando a eletricidade é "gratuita" as preocupações são menores... optei por comparar com o histórico de faturação de anos anteriores (mesmo assim vale o que vale).
    Para estimativa geral basta consultar o histórico na deyecloud.com (ie Consumo acumulativo) e depois multiplicar pelo valor de ref. (tarifa regulada ou outra qq)
  14. sim, o interesse é pouco, era mais para ele apresentar o calculo de kwh X tarifa de electricidade e ter-se uma noção do rendimento gerado.
    a goodwe tem isso :)
  15. Colocado por: HFSFSe tudo correr bem devo ter algum cabo de 70mm2 que sobre depois de paralelizar tudo.
    De 50 tenho de certeza se precisar

Por curiosidade, usa cabos pré-feitos, ou cortados e cravados em casa?

Apesar de o aquecimento estar dentro das tolerâncias com 35mm, feitas as contas e com quedas de tensão de 3-4V a cerca de 100A, ainda são uns 400W que se perdem de calor.

E uma vez que vou converter os 4600W de painéis actuais para DC coupling (talvez usando um SmartSolar MPPT RS 400/100) é mais um ponto no sistema onde vou queimar 400W. Por isso o melhor será passar para cabo de pelo menos 50mm.

Mas para esses calibres e uma vez que os cabos vendem-se em intervalos de 25cm, e um calibre muito grande para esconder disfarçar "sobras" de cabo nas calhas.

Pelo que vejo so mesmo comprando um cravador e fazendo à medida, para ficar como deve ser.
    • HFSF
    • 17 julho 2025
    Comprei o cabo e estou a cravar em casa.

As baterias estão todas com cabos de 70mm2 e embora não os sinta quentes muitas vezes consegue sentir-se a vibrar com mais de 100A a passar.
    Só ontem recebi os fusiveis class T para paralelizar as baterias, este fim de semana já tenho trabalho :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  16. Colocado por: rjmsilvaDepois não pode andar de roçadora a limpar o terreno.

Posso (com risco reduzido)! Os páineis a ficar na vertical ficam em linha recta a uns 12 metros do local mais próximo onde poderia usar a roçadora. Pior são os que estão mesmo poisados em cima de terra e mesmo assim continuo a utilizar a roçadora de fio à volta deles.

Colocado por: HFSF

Tendo a opção de ir por DC coupling eu iria sempre por aí (é o que tenho).
    Menos perdas, mais simples, pode ficar mais barato dependendo da configuração.

Também sou um bocado contra mandar material que funciona ao lixo, se tem já 2 microinversores e conseguir definir o frequency shifting para que o victron consiga pedir para que se desliguem quando tem a bateria cheia e não houver rede também o pode fazer. Neste caso não vai é ter injeção 0.

Das contas que eu fiz há uns meses microinversores não compensa. Isto claro que não tiver uma zona com muitas sombras

Colocado por: jorgemlflorencioEu meteria esses inversores no OLX, e avançaria para "DC coupling". Pelas menores perdas, creio que com o tempo compensará...

Então vou misto para começar: re-utilizo os meus 2 inversores actuais e adquiro um MPPT para uma string. Como tenho homeasssistant, posso sempre configurar um Shelly para desligar os microinversores da rede, quando a bateria está perto de cheia. Se esta solução não funcionar, então passo para outro MPPT para a string vertical. Assim faço o investimento mais faseado.

Já sobre material a comprar, estou a ver que vai ser obrigatória uma bateria (ou o Multiplus II não funciona) + Multiplus + MPPT + Lynx Shunt e Lynx Distributor (pelo menos, sem pensar em proteções e tal). O Cerbo GX também é obrigatório para ter algum controlo, não?

E sobre baterias: há alguma decente e segura (e compatível) mais barata que as Felicity de 15kwh?

Feitas as contas por alto, devo gastar:
    ~1500 euros no multiplus II 5000VA, Cerbo GX, Lynx Shunt e Distributor (vindo pela NKON que nem sei se é confiável);
    ~2300 euros na bateria (se for a Felicity 15kw)
    ~500 euros em 4 paineis bifaciais;
    ~450 euros num MPTT BlueSolar 250/70 (parece-me melhor este para ter menos perdas nos cabos dos páineis ao MPPT que ainda fica a uns 30 metros de distância)

A somar a isto será muita cablagem e circuitos de proteção. Está-me a faltar algum grande componente que não estou a ver?

0.0452 seg. NEW