Colocado por: tgferreiraQual o caminho que seguiam? O AC coupling completo parece-me sempre mais sensato (e talvez seguisse com a rota de microinverters em todo o lado) mas fica um pouco mais caro (creio). Já o misto, leva a um maior investimento inicial. E já agora, seguiam com micro-inverters ou ponderavam um inversor de string, considerando que nenhuma das strings está ou vai ficar bem instalada.
Colocado por: ALCLCFChegar a casa e perceber que a rua esteve sem eletricidade desde as 17:45 (só voltou agora às 19.40), mas o sistema continuou a manter os 21ºC. Não tem preço :)
Colocado por: rjmsilva
Tem preço, e não é baixo.
Colocado por: rjmsilvaSão opiniões. Ainda bem que está satisfeito.
Colocado por: jpmassenaAparentemente foi aprovada na Assembleia da República uma proposta da IL, com votos contra apenas do PSD e CDS, que basicamente repõe o IVA a 6% aos artigos que perderam isso no final de junho (Bombas de Calor, Fotovoltaicos, etc)Source?
Colocado por: HFSFSe tudo correr bem devo ter algum cabo de 70mm2 que sobre depois de paralelizar tudo.
De 50 tenho de certeza se precisar
Colocado por: rjmsilvaDepois não pode andar de roçadora a limpar o terreno.
Colocado por: HFSF
Tendo a opção de ir por DC coupling eu iria sempre por aí (é o que tenho).
Menos perdas, mais simples, pode ficar mais barato dependendo da configuração.
Também sou um bocado contra mandar material que funciona ao lixo, se tem já 2 microinversores e conseguir definir o frequency shifting para que o victron consiga pedir para que se desliguem quando tem a bateria cheia e não houver rede também o pode fazer. Neste caso não vai é ter injeção 0.
Das contas que eu fiz há uns meses microinversores não compensa. Isto claro que não tiver uma zona com muitas sombras
Colocado por: jorgemlflorencioEu meteria esses inversores no OLX, e avançaria para "DC coupling". Pelas menores perdas, creio que com o tempo compensará...