Colocado por: tgferreira(vindo pela NKON que nem sei se é confiável);
Colocado por: tgferreiraEntão vou misto para começar: re-utilizo os meus 2 inversores actuais e adquiro um MPPT para uma string. Como tenho homeasssistant, posso sempre configurar um Shelly para desligar os microinversores da rede, quando a bateria está perto de cheia. Se esta solução não funcionar, então passo para outro MPPT para a string vertical. Assim faço o investimento mais faseado.
Colocado por: NostradamusQue diâmetro de tubo corrugado (ou similar) recomendam para uns negativos na laje do telhado, para passar os cabos dos painéis FV até ao contador? 1 x 32 mm chega ou convém deixar 2 tubos ou mais?
Não quero que o gajo que instale os painéis fure a laje "à la carte". Prefiro ser eu a fazer a pré instalação com um bocado de tempo.
Colocado por: Nostradamus1 x 32 mm chega ou convém deixar 2 tubos ou mais?
Colocado por: euum de 16 (para dados)no minimo 20 para comunicações.

Colocado por: ApostadorValerá a pena passar de água para mais tarde colocar termossifão?não
Colocado por: hangas
Comprei todo o meu material da Victron na NKON.
Colocado por: jorgealvesnão
Colocado por: callinasNa Solarshop comprei mais barato o inversor Multiplus que na nikon
Colocado por: tgferreira
Posso (com risco reduzido)! Os páineis a ficar na vertical ficam em linha recta a uns 12 metros do local mais próximo onde poderia usar a roçadora. Pior são os que estão mesmo poisados em cima de terra e mesmo assim continuo a utilizar a roçadora de fio à volta deles.
Docan 15 kW
Então vou misto para começar: re-utilizo os meus 2 inversores actuais e adquiro um MPPT para uma string. Como tenho homeasssistant, posso sempre configurar um Shelly para desligar os microinversores da rede, quando a bateria está perto de cheia. Se esta solução não funcionar, então passo para outro MPPT para a string vertical. Assim faço o investimento mais faseado.
Já sobre material a comprar, estou a ver que vai ser obrigatória uma bateria (ou o Multiplus II não funciona) + Multiplus + MPPT + Lynx Shunt e Lynx Distributor (pelo menos, sem pensar em proteções e tal). O Cerbo GX também é obrigatório para ter algum controlo, não?
E sobre baterias: há alguma decente e segura (e compatível) mais barata que as Felicity de 15kwh?
Feitas as contas por alto, devo gastar:
~1500 euros no multiplus II 5000VA, Cerbo GX, Lynx Shunt e Distributor (vindo pela NKON que nem sei se é confiável);
~2300 euros na bateria (se for a Felicity 15kw)
~500 euros em 4 paineis bifaciais;
~450 euros num MPTT BlueSolar 250/70 (parece-me melhor este para ter menos perdas nos cabos dos páineis ao MPPT que ainda fica a uns 30 metros de distância)
A somar a isto será muita cablagem e circuitos de proteção. Está-me a faltar algum grande componente que não estou a ver?
Colocado por: callinasEstou num tópico do telegram pessoal com Victron.
A única desvantagem é ter BMS Daren, contrariamente ao JK mais divulgado, mas o JK acho que ultimamente tem tido umas falhas , pois não se consegue carregar a bateria ao máximo e dos 16 kw, só ficam disponíveis 15 kW tendo de ser calibrada.
Mas sinceramente, se num futuro for preciso muda-se a BMS.
Não sei o pessoal diz maravilhas, daí ter comprado 2 para montar em série.
Colocado por: jorgemlflorencioQue maravilha, com preços desses já nem vale a pena pensar em fazer baterias em modo DIY...