Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 17 julho 2025 editado
    Colocado por: tgferreira(vindo pela NKON que nem sei se é confiável);

Comprei todo o meu material da Victron na NKON.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira, jorgemlflorencio
    • HFSF
    • 17 julho 2025 editado
    Colocado por: tgferreiraEntão vou misto para começar: re-utilizo os meus 2 inversores actuais e adquiro um MPPT para uma string. Como tenho homeasssistant, posso sempre configurar um Shelly para desligar os microinversores da rede, quando a bateria está perto de cheia. Se esta solução não funcionar, então passo para outro MPPT para a string vertical. Assim faço o investimento mais faseado.

Não fazia isso.
    Há muitos componentes que podem falhar para o HA deixar de funcionar. Um switch, um disco, uma ram. Quando me falha a luz não quero estar dependente do que seja para cortar o que seja.

Eu ligava ao gen out 2 e iria por defeito perder parte da produção quando a luz for abaixo.
  1. Que diâmetro de tubo corrugado (ou similar) recomendam para uns negativos na laje do telhado, para passar os cabos dos painéis FV até ao contador? 1 x 32 mm chega ou convém deixar 2 tubos ou mais?

Não quero que o gajo que instale os painéis fure a laje "à la carte". Prefiro ser eu a fazer a pré instalação com um bocado de tempo.
    Concordam com este comentário: eu
  2. Colocado por: NostradamusQue diâmetro de tubo corrugado (ou similar) recomendam para uns negativos na laje do telhado, para passar os cabos dos painéis FV até ao contador? 1 x 32 mm chega ou convém deixar 2 tubos ou mais?

Não quero que o gajo que instale os painéis fure a laje "à la carte". Prefiro ser eu a fazer a pré instalação com um bocado de tempo.

Penso que deve deixar pelo menos 2 tubos, um de energia com mais diametro e outro para comunicação (seja para ethernet ou medidor no quadro). O diâmetro do de energia vai depender se tem mono ou trifásico, se pretende ter circuito de EPS/UPS, qual a potência máxima do inversor, etc. No meu caso o tubo que ficou foi de 50mm exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  3. Eu não tenho verdadeiramente a necessidade de ter muitos FV (a utilização pesada de equipamentos ocorre sempre mais ao final do dia ou madrugada/manhã, e mudar os hábitos e rotinas é complicado, ainda por mais quando estou varias semanas deslocado). Mas era para aproveitar o tempo que tenho útil e ponderar se vale a pena fazer este serviço e depois no futuro logo via quantos FV metia.

Por essa razão não me estou a ver a meter 4000W, até porque prefiro consumir sempre um bocado da rede que "poluir" o telhado tradicional com FV. Seria algo banal e simples de 2500-3500 max
    • eu
    • 22 julho 2025
    Colocado por: Nostradamus1 x 32 mm chega ou convém deixar 2 tubos ou mais?

Eu deixava um de 32 (para cabos de energia) e um de 16 (para dados).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  4. Colocado por: euum de 16 (para dados)
    no minimo 20 para comunicações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Nostradamus
  5. Boas noites,

Como tenho que intervir nos tectos estou a pensar fazer pré instalação para os paineis solares, mas estou com dúvidas, ver se me dão umas luzes.

O circulo azul é por onde entra vindo do telhado, o amarelo é o quadro, e o verde era onde queria colocar o equipamento (proteções, baterias, etc). Que tubagens passar?

Valerá a pena passar de água para mais tarde colocar termossifão?

Obrigado desde já!

Screenshot-20250722-230407-Samsung-Notes-3
  6. Colocado por: ApostadorValerá a pena passar de água para mais tarde colocar termossifão?
    não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apostador
  7. Colocado por: hangas

Comprei todo o meu material da Victron na NKON.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira,jorgemlflorencio

Na Solarshop comprei mais barato o inversor Multiplus que na nikon
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  8. Colocado por: jorgealvesnão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Apostador

Obrigado

Que tubo usar?
  9. Colocado por: callinasNa Solarshop comprei mais barato o inversor Multiplus que na nikon

o 5000/70?

não tive a mesma sorte... e até preferia ter comprado lá e ia lá buscar à loja.
    Não pedi orçamento, mas vi um de alguem que tinha pedido um mes antes, e mesmo com 20% de desconto ainda ficava muito acima.
    O preço do site são 1200, mas com pedido de orçamento fica sempre menos que isso.. mas nunca 700 eur
  10. Colocado por: tgferreira

Posso (com risco reduzido)! Os páineis a ficar na vertical ficam em linha recta a uns 12 metros do local mais próximo onde poderia usar a roçadora. Pior são os que estão mesmo poisados em cima de terra e mesmo assim continuo a utilizar a roçadora de fio à volta deles.

Docan 15 kW

Então vou misto para começar: re-utilizo os meus 2 inversores actuais e adquiro um MPPT para uma string. Como tenho homeasssistant, posso sempre configurar um Shelly para desligar os microinversores da rede, quando a bateria está perto de cheia. Se esta solução não funcionar, então passo para outro MPPT para a string vertical. Assim faço o investimento mais faseado.

Já sobre material a comprar, estou a ver que vai ser obrigatória uma bateria (ou o Multiplus II não funciona) + Multiplus + MPPT + Lynx Shunt e Lynx Distributor (pelo menos, sem pensar em proteções e tal). O Cerbo GX também é obrigatório para ter algum controlo, não?

E sobre baterias: há alguma decente e segura (e compatível) mais barata que as Felicity de 15kwh?

Feitas as contas por alto, devo gastar:
    ~1500 euros no multiplus II 5000VA, Cerbo GX, Lynx Shunt e Distributor (vindo pela NKON que nem sei se é confiável);
    ~2300 euros na bateria (se for a Felicity 15kw)
    ~500 euros em 4 paineis bifaciais;
    ~450 euros num MPTT BlueSolar 250/70 (parece-me melhor este para ter menos perdas nos cabos dos páineis ao MPPT que ainda fica a uns 30 metros de distância)

A somar a isto será muita cablagem e circuitos de proteção. Está-me a faltar algum grande componente que não estou a ver?

Se quiser uma bateria 15 kW a menos de 2000 , eu estou para receber 2, na próxima semana.
    Ia ficar com duas, mas na realidade só preciso de uma .
      Screenshot_2025-07-23-10-00-00-736_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg
      Screenshot_2025-07-23-10-10-39-189_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg
      Screenshot_2025-07-23-10-10-28-000_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg
      Screenshot_2025-07-23-10-10-10-361_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg
  11. Essas baterias integram nativamente com o multiplus? Continua a precisar do lynx?
  12. Liga diretamente ao múltiplus sem lynx
  13. Estou num tópico do telegram pessoal com Victron.
    A única desvantagem é ter BMS Daren, contrariamente ao JK mais divulgado, mas o JK acho que ultimamente tem tido umas falhas , pois não se consegue carregar a bateria ao máximo e dos 16 kw, só ficam disponíveis 15 kW tendo de ser calibrada.

Mas sinceramente, se num futuro for preciso muda-se a BMS.
    Não sei o pessoal diz maravilhas, daí ter comprado 2 para montar em série.
  14. Que maravilha, com preços desses já nem vale a pena pensar em fazer baterias em modo DIY...
  15. Sim e não, nas baterias diy normalmente consegues ou pode meter módulos 314/320 Ah, agora já saíram até módulos com o dobro do tamanho, dobro da capacidade mas não dobro do preço, pode ser interessante.
    • box
    • 23 julho 2025
    Colocado por: callinasEstou num tópico do telegram pessoal com Victron.
    A única desvantagem é ter BMS Daren, contrariamente ao JK mais divulgado, mas o JK acho que ultimamente tem tido umas falhas , pois não se consegue carregar a bateria ao máximo e dos 16 kw, só ficam disponíveis 15 kW tendo de ser calibrada.

Mas sinceramente, se num futuro for preciso muda-se a BMS.
    Não sei o pessoal diz maravilhas, daí ter comprado 2 para montar em série.

Tenho JK e nada a apontar até ao momento.
    • box
    • 23 julho 2025
    Colocado por: jorgemlflorencioQue maravilha, com preços desses já nem vale a pena pensar em fazer baterias em modo DIY...

encontra por bem menos que isso já pronta a usar. mesmo assim, continua a valer bem a pena (na minha opinião) se quiser ter 2, 3 ou 4 ligadas em paralelo. Não apenas pela questão do preço mas também poque consegue escolher os módulos da bateria, o bms, os cabos e o breaker... são escolhas.

0.0436 seg. NEW