Colocado por: HFSFSe está confiante que a bateria é a mesma pode sempre mandar um email à marca a confirmar que é não há problemas em paralelizar ou se pelo menos as voltagens são as mesmas.
Se tem victron depois pode adicionar um shunt e tem o SoC correcto e pode desligar as baterias do inversor (desde que o programe devidamente)
Colocado por: callinasO problema estará na comunicação entre as duas.
Seja prático, 1000 euros é o preço de uma bateria de 10 kwh .
1000 euros é o preço que vai pagar por Dyness DLC5.0c.
Logo.....
Compra bateria 10 kwh... Tenta vender a sua por 500 euros
Colocado por: JaimerfernandesAs baterias para ficarem em paralelo têm de ter a mesma % de carga? Como sei isso sem ligar ao inversor? Penso que colocando uma bateria a master e outra a slave o victron ao fazer detectar a bateria não vai buscar isso tudo automático?
Colocado por: HFSF
O primeiro passo da paralelização que é conectar fisicamente os polos não tem nada haver com o inversor. Eles devem ter o mesmo SoC (e mais importante voltagens semelhantes, idealmente iguais) para que não exista um monte de corrente de "inrush" e faça disparar as proteções ou cause problemas mais sérios.
Para o inversor (neste caso o cerbogx), a informação que ele recebe do SoC vem do BMS. Independentemente de ter uma bateria ou um monte de slaves o SoC e toda a informação que pode consultar é fornecida pelo BMS.
No seu caso em especifico vai conectar baterias que, pelo que relata, não são compatíveis oficialmente o que consequentemente pode significar que a informação enviada ao inversor não é correcta.
Colocado por: Jaimerfernandessimilares e não fazem 1V de diferença
Colocado por: JaimerfernandesJá agora tenho o sistema trifásico em casa e utilizo NetMeeting com 1 victron, sempre que falha a luz, o victron entra em erro, mas se for ao disjuntor e desligar eu o geral o victron funciona normal... Alguém sabe se isto é normal? O instalador diz que é diferenças de tensões que fazem o victron entrar em erro
Colocado por: HFSFO primeiro passo da paralelização que é conectar fisicamente os polos
Idealmente deveria ter no maximo 0.01v de diferença. 1V vai ter um inrush brutal.
Só tem 1 inversor mas tem trifasico? É um multiplus?
Colocado por: Jaimerfernandes
Estou a falar no Alibaba para adquirir a dl5.0 não queria estar a perder dinheiro com uma bateria que nem meio ano de uso tem... Custou quase 1500€ que dei ao instalador
Colocado por: eu
Cuidado com isto!
Só fazer as ligações em paralelo no fim de ter a certeza que estão com tensões equilibradas.
O ideal é ligá-las primeiro através de uma carga resistiva, para que se equilibrem.
Colocado por: JaimerfernandesQual a resistência ideal para colocar entre conexões?
Colocado por: eu
Cuidado com isto!
Só fazer as ligações em paralelo no fim de ter a certeza que estão com tensões equilibradas.
O ideal é ligá-las primeiro através de uma carga resistiva, para que se equilibrem.
Colocado por: JaimerfernandesSim é multiplus
Se só tem 1 multiplus, o seu sistema não deveria sequer ter backup ativo.
Um sistema trifasico com ESS deve ter no minimo 3 inversores para garantir o backup de todas as fases.
Colocado por: HFSFNão estou a dizer que não funciona, só que não é uma solução suportada (que eu conheça) pelo ESS da Victron e provavelmente é por isso que tem esse erro.
Deve ter uma pinça externa para conseguir o netmetering que quando deteta más condições de rede desliga o inversor.
Quando não tem rede provavelmente deve reportar 0 e o sistema arranca pensando que só tem 1 fase.
Agora só falando com o seu instalador porque se pagou por backup, exigia backup. Se ele instalou um solução não suportada e não lhe comunicou tem de dar solução
Colocado por: HFSFm sistema trifasico com ESS deve ter no minimo 3 inversores para garantir o backup de todas as fases.