Colocado por: Bragas VBoa noite, aos dias de hoje.. sistema de 10 painéis de 500 ou 500w, mais inversor e instalação, quanto posso contar gastar?
Nesta fase na quero baterias, mas quero que fique preparado..
Obrigado
Colocado por: RUIOLIParece que durante a tempestade, estivemos perto de um novo apagão, segundo Mira Amaral
Colocado por: tgferreiraAinda compensa ir pela rota de DIY, hoje em dia?
Colocado por: tgferreiraJá agora, uma pergunta elementar: posso combinar vários tipos de baterias diferentes? P.e. uma de 16kw da marca A, outra de 32 da marca b, etc? Considerando que todas as baterias têm um BMS próprio, que serão ligadas a um Multiplus 6k5 e possivelmente a um Lynx distributor.
Colocado por: tgferreiraAinda compensa ir pela rota de DIY, hoje em dia?
Colocado por: dppinhaltambem vou optimizar o meus sistema e colocar uma bateria. no entanto o sistema atual que tenho colocado é de HV. os preços disparam logo para o dobro em termos de baterias...
Colocado por: Bruno.AlvesEu fiz um DIY com células de um VE em fim de vida e, para os preços da altura, ficou em conta (e deu-me muita "pica" fazer, também conta). Hoje, não o fazia.
Colocado por: Bruno.Alves
Em HV é que pode fazer sentido aproveitar a bateria de um VE (se o inversor o suportar, se for p. ex. um Huawei não dá). Existem "tradutores" de BMS para alguns modelos que permitem colocar o BMS da bateria a falar com o inversor. "Basta" (estou a pôr entre aspas porque HV mata uma pessoa rapidamente) ligar os cabos + e - da bateria ao inversor (obviamente que passando por um seccionador e fusíveis capazes), ligar o "tradutor" do BMS e está feito.
O "caixão" da bateria pode ficar ali só ao alto na parede, não precisa de instalação nem mais nada. Um amigo tem isso montado assim, e uma bateria de (julgo) 70kWh :-)
Colocado por: tgferreira- Fusíveis (de acordo com as baterias);
Colocado por: vrui
alguém conhece alternativas para um inversor Huawei, que não as baterias deles?
Colocado por: rjmsilva2. Colocar um inversor em AC coupling.
Colocado por: hangasEsteve à beira de disparar tudo? Se calhar esteve, mas isso parece ser até frequente. o sistema trabalhar dentro das margens.
Colocado por: tgferreiraSobre baterias:
https://basengreen.com/pt/product/51-2v-628ah-32kwh-push-pull-cooling-battery-pack-lifepo4/
Estas estão com um preço brutal. Será que é de confiar e arriscar?
Colocado por: hangas
Foi a minha abordagem.
E saiu mais barato comprar um inversor/carregador Victron e uma bateria de 15kW do que uma bateria Huawei de 5kwh.