Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: Bigmouseque não há problema em os painéis terem uma corrente superior a corrente admissível do inversor?
    isso é um não problema pois o inversor somente tem limite na tensão, sendo que em função desta é que o inversor vai "gerar" corrente até ao limite dos transistores do mesmo.

lei de Ohm pura I=U/R

ps: na pratica não é literalmente assim mas é irrelevante o desfasamento e outros fenômenos associados a comutação de alta frequência
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, marize
    • eu
    • 3 setembro 2023

# 442

Colocado por: BigmouseQuer dizer, que não há problema em os painéis terem uma corrente superior a corrente admissível do inversor?

Sim, é o inversor que determina a corrente que os painéis injetam.

Talvez um exemplo simples ajude: as suas tomadas conseguem suportar 16 amperes, mas pode lá ligar um candeeiro cuja corrente máxima é de apenas 0,1 ampere, é o candeeiro que vai determinar a corrente.
    Concordam com este comentário: dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  2.  # 443

Não entendi. em função da tensão?

Colocado por: jorgealvesisso é um não problemapois o inversor somente tem limite na tensão, sendo que em função desta é que o inversor vai "gerar" corrente até ao limite dos transistores do mesmo.

lei de Ohm pura I=U/R

ps: na pratica não é literalmente assim mas é irrelevante o desfasamento e outros fenômenos associados a comutação de alta frequência
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva
  3.  # 444

Por essa lógica se lhe pegassemos num painel e ligassemos os cabos não tínhamos corrente de curto circuito.

Sera que dizer, o inversor faz limitação da corrente na string?

Tendo isso, porque temos limitações em colocar painéis em paralelo na mesma strings.

Colocado por: euSim, é o inversor que determina a corrente que os painéis injetam.
  4.  # 445

Colocado por: BigmouseNão entendi. em função da tensão?

com em qualquer gerador electrico, a tensão é definida pela maquina e a corrente é a absorvida em função da carga ou potencia ou resistência como preferível
  5.  # 446

Colocado por: Bigmouseporque temos limitações em colocar painéis em paralelo na mesma strings
    porque os inversores têm tensões ideias de serviço nomeadamente a tensão de arranque e a tensão máxima, quanto maior for a amplitude de tensão menos eficiente é, sendo habitual limitar a tensão mas disponibilizar mais corrente na mesma string colocando painéis em paralelo ou fazendo até grupos mistos serie/paralelo afim de ajustar ás caraterísticas do inversor selecionado
  6.  # 447

Sendo a tensão constante ( ou praticante) a corrente fica entao função da carga.
  7.  # 448

Colocado por: BigmouseSendo a tensão constante ( ou praticante) a corrente fica entao função da carga.
    exacto
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 449

Compreendo isso.
    Então a corrente de entrada das strings no inversor também é um factor a ter em consideração?

Se temos painéis tem uma corrente à potência máxima de 13A e inversor tem limite de entrada de 12,5A.

Colocado por: jorgealvesporque os inversores têm tensões ideias de serviço nomeadamente a tensão de arranque e a tensão máxima, quanto maior for a amplitude de tensão menos eficiente é, sendo habitual limitar a tensão mas disponibilizar mais corrente na mesma string colocando painéis em paralelo ou fazendo até grupos mistos serie/paralelo afim de ajustar ás caraterísticas do inversor selecionado
  9.  # 450

Colocado por: BigmouseSe temos painéis tem uma corrente à potência máxima de 13A e inversor tem limite de entrada de 12,5A
    os painéis podem gerar ou suportar até 13A em serviço continuo mas o inversor somente vai "usar" 12,5A.
    para entender melhor olhe para o inversor como uma vulgar resistência electrica.
    Concordam com este comentário: eu, dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  10.  # 451

Essa é mesmo a minha dúvida, Se faz ou nao a limitação aos 12,5A.

O RJmsilva pode bem confirmar nos diagramas da aplicação.

É que assim, posso colocar painéis em paralelo sem problema, garantindo a gama de tensões de funcionamento do inversor, ou utilizar painéis de maior potência.

Colocado por: jorgealvesos painéis podem gerar ou suportar até 13A em serviço continuo mas o inversor somente vai "usar" 12,5A.
    para entender melhor olhe para o inversor como uma vulgar resistência electrica.
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva
  11.  # 452

Colocado por: Bigmouse
    O RJmsilva pode bem confirmar nos diagramas da aplicação.

Onde posso ver isso?
  12.  # 453

Colocado por: BigmouseÉ que assim, posso colocar painéis em paralelo sem problema, garantindo a gama de tensões de funcionamento do inversor,
    sim o inversor pode é não usar toda a potencia disponível dos painéis.
    Concordam com este comentário: dom123, eu
  13.  # 454

Na barra inferior da APP, carrega em dispositivos e depois seleciona no inversor.

carrega em inf. Básicas e seleciona as grandezas a ver.

Depois é só procurar um dia que a corrente fique constante nos 12,5A ou acima.

Colocado por: rjmsilva

Onde posso ver isso?
  14.  # 455

Aqui vai
  15.  # 456

Aproveitando, quanto a corrente curto.circuto que se deve ter em consideração?
  16.  # 457

Carrega no gráfico na zona do valor máximo para ver o valor

Colocado por: rjmsilvaAqui vai
      Screenshot_2023-09-03-22-35-22-004_com.huawei.smartpvms.jpg
  17.  # 458

12.53
    • reg
    • 17 setembro 2023

# 459

Qual a app de gestão vocês utilizam/recomendam usar?
    • mafgod
    • 17 setembro 2023 editado

# 460

Gestão da produção dos painéis?

A APP ou Website do inversor :-)

0.1461 seg. NEW