Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • 17 setembro 2023

# 461

Mas não existe uma app sem ser da marca do inversor?
  1.  # 462

Sim, mas precisa de ir buscar os dados a algum lado. Nesse caso terá de ter também um medidor de corrente tipo Shelly ou uma tomada inteligente, caso estejam ligados assim.
  2.  # 463

Como se chama aquela peça onde se liga o inversor ao quadro elétrico e sempre que há falha de energia aquilo alterna entre rede e Baterias.
    Já agora que recomendam a um preço simpático?
  3.  # 464

Comutador de rede
  4.  # 465

Baterias:

Tendo o tarifário ACP + Goldenergy, paga-se 0,10€ fora de vazio e 0,05€ em vazio.
    É possível vender excedentes por 0,07€.
    Não faz sentido gastar alguns milhares de euros numa bateria para deixar de vender energia a 0,07€ para depois a gastar quando a podemos comprar a 0.05€.

Provem que estou errado.
  5.  # 466

Colocado por: rjmsilvaProvem que estou errado.

Não está errado. Só há outras realidades que também não estão necessariamente erradas, só são diferentes.
    • mafgod
    • 18 setembro 2023 editado

# 467

Colocado por: rjmsilvaProvem que estou errado
    Como o Bruno disse acima, há realidades diferentes e diria mais, propósitos e interesses diferentes.

Senão, porquê ir à bomba abastecer o ICE a 2€/L gastando uns 20€/100km quando posso ter um VE e carregar em casa a 0,05€/kWh, gastando uns 0,65€/100km? :-)

Eu por exemplo, coloquei há 2 anos duas baterias de 4,2kWh cada, que me ficaram praticamente a custo zero devido aos apoios na altura, ou seja, paguei "apenas" os painéis e inversor...
    Poderia não ter colocado bateria e os painéis ter-me-iam ficado bastante mais em conta...
    Este ano comecei a vender a 0,06€/kWh o excedente (poderia ter optado pelo de 0,07 mas tinha mais burocracia e não me senti apoiado) e continuo com as baterias que me dão para quase a noite toda no verão e até à hora de vazio no inverno :-)

E continuo na Luzboa pq o meu consumo é baixo... e a poupança para a GE+ACP (não sendo sócio) era nula ou irrisória...
  6.  # 468

Qual a marca/modelo da sua bateria, inversor e painéis?
    Obrigado
  7.  # 469

Não considerando os apoios, não faz sentido as baterias, o que por si só deveria ser razão mais do que suficiente para o findo ambiental não apoiar a aplicação de baterias. O dinheiro era mais bem empregue em apoiar mais instalação de painéis.
  8.  # 470

Colocado por: lmcaetQual a marca/modelo da sua bateria, inversor e painéis?
    Obrigado
    Marca/modelo bateria: Meterboost MB48LI82
    Inversor hibrido - SAJ H1-6K-S2 Híbrido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  9.  # 471

Colocado por: rjmsilvaBaterias:

Tendo o tarifário ACP + Goldenergy, paga-se 0,10€ fora de vazio e 0,05€ em vazio.
    É possível vender excedentes por 0,07€.
    Não faz sentido gastar alguns milhares de euros numa bateria para deixar de vender energia a 0,07€ para depois a gastar quando a podemos comprar a 0.05€.

Provem que estou errado.

Mais ou menos, mas como dizem há outras realidades.
    Vamos ver com vai ser este mês na luz boa, mas pagar a energia a 7 cêntimos também é outra realidade além dessa.
  10.  # 472

Colocado por: callinas
    Mais ou menos, mas como dizem há outras realidades.
    Vamos ver com vai ser este mês na luz boa, mas pagar a energia a 7 cêntimos também é outra realidade além dessa.

Todas elas contra as baterias.
  11.  # 473

Colocado por: jorgealvesComutador de rede

Andava à procura era de
    Interruptor de transferência
  12.  # 474

Colocado por: rjmsilvaTodas elas contra as baterias.

Nem todas. O quentinho no coração que eu tenho há uns meses (página anterior, acho) também tem preço.
    "Ah mas não faz sentido economicamente". Mais ou menos, no meu caso até faz algum. E muitas outras coisas onde gasto dinheiro mal gasto, mas que me sabem bem.

Concordo que os packs "comerciais" ainda estão longe de ser vantajosos de caras. Mas têm sempre de haver "early adopters" para alguma coisa chegar a massificar.
    Temos de tentar aconselhar com alguma razoabilidade, em qualquer dos sentidos: pelamordedeus não paguem 1000€/kWh em baterias Luna, mas também não risquem terminantemente esse investimento em soluções mais económicas.
    No meio deve estar a virtude. É o normal :-)
    Concordam com este comentário: Troino
  13.  # 475

Colocado por: Bruno.Alves
    Nem todas. O quentinho no coração que eu tenho há uns meses (página anterior, acho) também tem preço.
    "Ah mas não faz sentido economicamente". Mais ou menos, no meu caso até faz algum. E muitas outras coisas onde gasto dinheiro mal gasto, mas que me sabem bem.

Concordo que os packs "comerciais" ainda estão longe de ser vantajosos de caras. Mas têm sempre de haver "early adopters" para alguma coisa chegar a massificar.
    Temos de tentar aconselhar com alguma razoabilidade, em qualquer dos sentidos: pelamordedeus não paguem 1000€/kWh em baterias Luna, mas também não risquem terminantemente esse investimento em soluções mais económicas.
    No meio deve estar a virtude. É o normal :-)
    Concordam com este comentário:Troino

E os preços estão em queda...
  14.  # 476

Será que as comunidades de energia e similares trarão algumas novas tendências?
  15.  # 477

Colocado por: Bruno.Alves1000€/kWh em baterias Luna,

A Luna de 5kwh fica por 3500€. 10kwh ronda os 5.000€.
    A mim meteram um inversor Huawei, quando o que estava proposto era um goodwe não hibrido, já que não tinha intenção de colocar baterias. Só depois é que comecei a estudar mais a fundo a questão das baterias e me apercebi da limitação dos inversores Huawei neste aspecto.
  16.  # 478

Colocado por: Bruno.Alves. O quentinho no coração que eu tenho há uns meses (página anterior, acho) também tem preço

Você deve ser dos que fica satisfeito com o "salário emocional".
  17.  # 479

Colocado por: rjmsilvaA Luna de 5kwh fica por 3500€.

Precisa de um módulo "de cabeceira" cujo valor se dilui na quantidade de módulos que colocar. Para o primeiro leva a coisa para perto dos 5k€

Colocado por: rjmsilva

Você deve ser dos que fica satisfeito com o "salário emocional".

Não seja desagradável, homem. Estamos a discutir saudavelmente. Como é óbvio o dinheiro que gastei não me faz falta para comer, gastei perto de 100€/kWh e tenho quase 15kWh, sou meio geek da coisa e quis fazer porque quis, não estou a olhar puramente para a questão economicista da coisa. E tento aconselhar as pessoas a gastar dinheiro de forma razoável, se o quiserem gastar.
    Aprenda a respeitar a posição dos outros, se faz favor.
    Também podia tecer várias considerações sobre "dos que você deve ser", mas o que é que isso ia trazer a um bom tópico, com bom conteúdo e vários pontos de vista?
  18.  # 480

Colocado por: Bruno.AlvesComo é óbvio o dinheiro que gastei não me faz falta para comer, gastei perto de 100€/kWh e tenho quase 15kWh,

A questão é que esse investimento não é nada avultado e certamente que o irá recuperar facilmente. O que me faz confusão é aquele pessoal que mete baterias sem fazer umas contas simples, só porque sim.

0.1378 seg. NEW