Iniciar sessão ou registar-se
  1. Sim, o arco elétrico é muito mais difícil de extinguir em DC do que em AC.

Daqui que os disjuntores para DC são mais complexos e mais caros e incluem câmaras de extinção de arco, sopro magnético, etc.

Os disjuntores do primeiro exemplo que pegaram fogo num segundo, apesar de terem escrito DC, devem ser contrafeitos.

Quanto ao exemplo do seccionador fusível, é um mau exemplo: os seccionadores não têm poder de corte pelo que nunca devem ser manobrados em carga, isto é, não podem ter corrente a passar. O fusível, sim, é que deve ser apto ao corte e ter mecanismo de extinção (normalmente são cheios com areia).
    Concordam com este comentário: tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  2. Colocado por: hangasNa minha instalação os fusiveis ficaram instalados inline junto aos paineis, no telhado, e dentro de casa so tenho o isolador do inversor.
    Acrescentando a este ponto, se não houver strings com paineis em paralelo, o fusivel é dispensável já que a corrente nunca excederá a corrente de curto circuito (e por sua vez é proxima da corrente Imppt, que é a corrente em operação normal). Podendo colocár of fusiveis junto aos paineis, pior não fará, mas convem periodicamente verificar apertos para minimizar risco de arcos. Com strings com paineis em paralelo, a história é outra, e aí sim os fusíveis são altamente recomendados.

Edit: de tanto estarmos habituados às proteções em AC, não nos lembramos que a rede AC funciona (ou deveria funcionar... falhas de gestão de procura/oferta que levam a apagões à parte) como uma fonte de tensão, em que a corrente é a que tiver que ser (daí, em caso de curto circuito, protejemos os condutores para que não excedam um determinado limite de corrente, já que, teoricamente, a rede terá disponivel corrente "infinita"). No caso dos paineis, a parte DC funciona (mais ou menos) como fonte de corrente (e não fonte de tensão), e o painel em si está limitado na corrente máxima que consegue entregar (a chamada max fuse rating).
  3. Fiquei impressionado com os vídeos...mas afinal qual a vantagem do quadro DC?
  4. Colocado por: RUIOLImas afinal qual a vantagem do quadro DC?
    Na maioria das instalações residênciais, para nada além de aumentar potencial risco de incêncio (e ter mais um quadro para fazer inveja aos amigos mais bricoleiros e menos informados).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, RUIOLI
  5. Não ter um quadro DC não significa não ter proteções, que deve ter. Apenas não dentro de casa.

Pode ter por exemplo porta fusiveis MC4 no telhado antes de os cabos descerem à casa.
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=011-3991
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  6. Growatt SPH 6000 48V Híbrido ou Inversor Monofásico Hibrido DEYE SUN--6K-SG03LP1? Qual o melhor pela vossa experiência? Qual é mais facil de compatibilizar com baterias?
  7. Colocado por: RUIOLIGrowatt SPH 6000 48V Híbrido ou Inversor Monofásico Hibrido DEYE SUN--6K-SG03LP1? Qual o melhor pela vossa experiência? Qual é mais facil de compatibilizar com baterias?

Não sei qual o melhor, mas o que tenho planeado para mim é esse modelo da Deye, para juntar a uma bateria Felicity.
  8. Colocado por: RUIOLIGrowatt SPH 6000 48V Híbrido ou Inversor Monofásico Hibrido DEYE SUN--6K-SG03LP1?
    Pelas caracteristicas de um e do outro (assumindo o mesmo preço para ambos), parece-me DEYE é mais versátil (atenção que posso ter a opinião viciada porque tambem estou a poderar esse inversor para meter baterias em casa e a ver algumas aplicações mais especiais desse inversor). Mas o DEYE parece-me superior por 3 aspetos:
    - Maior corrente de carga e descarga da bateria;-
    - Maior potência de saída AC em backup (parece ter os mesmos 6000VA que a potencia nominal de operação na rede) - dá para segurar praticamente a casa toda na bateria em caso de falha da rede. Pelos 10 minutos que gastei a ver datasheets, nem todos os Growatt SPH 6000 permitem backup, e os que permitem têm potência de backup inferior;
    - Terminal AC extra que permite ligar um gerador ou outro inversor de rede em AC coupling. O Growatt, dependendo da versão, pode nao permitir sequer fazer AC coupling, enquanto que com esse DEYE é garantido.
    • box
    • há 18 horas
    Colocado por: RUIOLIGrowatt SPH 6000 48V Híbrido ou Inversor Monofásico Hibrido DEYE SUN--6K-SG03LP1? Qual o melhor pela vossa experiência? Qual é mais facil de compatibilizar com baterias?

Se é para ser >4k ponderaria a versão de 8k. Se tiver um histórico do consumo da rede veja se tem picos acima dos 6k. mesmo que não o queira fazer no imediato, permite outro tipo de flexibilidade futura. Pode, no entanto, paralelizar 2 unidades de 6k com relativa facilidade.
  9. Colocado por: jpmassenatenho planeado para mim é esse modelo da Deye, para juntar a uma bateria Felicity.

A ideia é essa.
  10. Aproveito o tópico para questionar.

Da vossa experiência, qual o pico de corrente que costumam atingir sem ser com VEs a carregar?
    Vamos imaginar, utilização normal da casa, tv, ar condicionado no pico do verão e inverno? E se ligarmos uma placa de indução para cozinhar?

4Kws chegam?
  11. Tenho VEs, tudo elétrico, placa/forno/resistência apoio AQS/AC .... e mesmo antes de ter VEs, tenho 25A (5,75kVA) monofásico contratados.

Sobre os 4kVA, se servem deixa estar, se for curto é pedir um aumento para 25A (5,75kVA).
    Não tem custos no pedido de aumento/redução, apenas na conta mensal terá alterações tendo em conta a potência contratada.
    Concordam com este comentário: zed
  12. Colocado por: mafgodTenho VEs, tudo elétrico, placa/forno/resistência apoio AQS/AC .... e mesmo antes de ter VEs, tenho 25A (5,75kVA) monofásico contratados.

Sobre os 4kVA, se servem deixa estar, se for curto é pedir um aumento para 25A (5,75kVA).
    Não tem custos no pedido de aumento/redução, apenas na conta mensal terá alterações tendo em conta a potência contratada.

Não me expliquei bem. Eu casa tenho 6,9 precisamente por causa dos carros.

Perguntava era a nível de instalação de inversor no futuro, se com um de 4K chega para a utilização regular de uma casa sem ter de ir buscar à rede!
  13. Ok :-)

Bem, os 4kVA é para questões legais para evitar um contador extra?
    Podes sempre limitar a exportação a um máximo de 4kVA :-)
  14. mas os 4kva é limitado na injeção ou na produção?
  15. Colocado por: trivialmas os 4kva é limitado na injeção ou na produção?

O que está na lei é na capacidade de geração, mas o que importa para a rede é a exportação.

No inversor pode limitar a injecção, mas pode também limitar a potencia (Power Derrating) e trabalhar como se fosse um inversor de 4kWh.

Mas ao que parece limitando a injeção já chega para cumprir o requisito. Se calhar porque a declaração não precisa de ser muito técnica. (O inversor X foi limitado a 4kWh) não interessa muito clarificar se foi no feed-in ou no power derrating.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  16. Colocado por: RS2025Vamos imaginar, utilização normal da casa, tv, ar condicionado no pico do verão e inverno? E se ligarmos uma placa de indução para cozinhar?
    Analisei o meu pior cenário (que fazia disparar o contador) aqui. Long story short, tinha disparos frequentes com 6.9kVa contratadps nos piores dias do inverno com tudo ligado (ACs, forno, airfrier e eventualmente MLR ou MSR)

Mas o contador admite picos de potência por periodos curtos de tempo dependendo do valor do pico. Após alguns testes com limites diferentes, tenho os ACs (é o eletrodoméstico que mais facilmente consigo desligar automaticamente - 9 maquinas evaporadoras agarrados a 3 compressores) a desligar sempre que a potência importada está acima dos 9kW por mais de 1 minuto e não voltou a cortar. Deve dar para esticar mais um bocado (tipo 30s acima dos 10kW), mas ainda nao tive tempo de testar.

Se subtrair o carro, diria que tive picos proximos dos 9.5kW antes do contador cortar, com 6.9kVA contratados.

Colocado por: RS2025Perguntava era a nível de instalação de inversor no futuro, se com um de 4K chega para a utilização regular de uma casa sem ter de ir buscar à rede!
    Com alguma gestao sim, chega, mas numa utilizaçao normal e sem gestao de cargas nao chega. Basta haver um pico de uma máquina a arrancar e facilmente ha um salto de 1.5 ou 2kW por uns segundos (se bem que os inversores tambem têm correntes de pico maior, mas mesmo assim 4kW numa moradia com tudo electrico dificilmente serão suficientes para 100% das situações). Estou a pensar do ponto de vista de utilizaçao com bateria quando não a sol.

0.0895 seg. NEW