Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Isto já parece aquela anedota de num bar haver uma loira, morena e uma mulata e no fim escolhe-se a que..... :-)

    O que interessa, a meu ver, é escolher conscientemente... o que mais me impressiona é as compras por impulso e sem fazer uma mera pesquisa de mercado.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • eu
    • 19 setembro 2023

     # 2

    Colocado por: rjmsilvaVocê deve ser dos que fica satisfeito com o "salário emocional".


    Qual é a necessidade de rebaixar as escolhas dos outros?
  2.  # 3

    Há uns que ficam satisfeitos com o "salário emocional".... enquanto outros estão sempre a chorar pelo "salário do vizinho" e nada faz para melhorar :-)
  3.  # 4

    para quem vende os excedentes, apenas teve que abrir atividade nas finanças, ou também teve que fazer alguma coisa na SS?
  4.  # 5

    Colocado por: mafgodHá uns que ficam satisfeitos com o "salário emocional".... enquanto outros estão sempre a chorar pelo "salário do vizinho" e nada faz para melhorar :-)


    Gastar dinheiro só para "aquecer o coração", não é melhorar nada.
  5.  # 6

    Colocado por: eu

    Qual é a necessidade de rebaixar as escolhas dos outros?


    Tem razão. Não vou voltar a falar mal dos carros a hidrogénio. Cada um que faça a sua escolha.
    • eu
    • 1 outubro 2023 editado

     # 7

    Colocado por: manelvcpara quem vende os excedentes, apenas teve que abrir atividade nas finanças, ou também teve que fazer alguma coisa na SS?

    Basta abrir atividade nas finanças.

    Depois, há que ter o cuidado de todos os meses (até dia 8 se não me engano) declarar os ganhos. As empresas enviam-nos o ficheiro SAF-T para entregar no portal das finanças.
  6.  # 8

    Colocado por: rjmsilva

    Gastar dinheiro só para "aquecer o coração", não é melhorar nada.

    Como não? Passear, viajar, actividades lúdicas, "cenas várias"... quantas coisas de baixo investimento, já não falando no que gasto em minis e afins, quanto dinheiro gastam pessoas "desenrascadas" (muito longe de serem consideradas "ricas") em atividades que de alguma forma melhoram a percepção de bem estar? E quanto bem faz isso à cabeça?
    Já lhe disse lá atrás: Aprenda a respeitar as opções dos outros. Se aquece só o coração, isso não impacta o planeta aos restantes, não contribui para o aquecimento global.
    Não gosta, faça scroll. Mas por favor pare de tecer considerações sobre as opções dos restantes. Deve ser difícil abdicar de 2/3 da sua participação no fórum, mas por favor deixe as pessoas entender-se com a própria carteira... Obrigado

    Colocado por: euDepois, há que ter o cuidado de todos os meses (até dia 8 se não me engano) declarar os ganhos.

    Por acaso conheço várias pessoas a vender excedentes e não me lembro de nenhuma delas mencionar ter feito isso... vou tentar perceber se de facto fazem e como.
  7.  # 9

    Colocado por: euBasta abrir atividade nas finanças.

    Depois, há que ter o cuidado de todos os meses (até dia 8 se não me engano) declarar os ganhos. As empresas enviam-nos o ficheiro SAF-T para entregar no portal das finanças.
    atualmente é simplificado, no final do ano a entidade emite o documento para englobar no IRS desde que o valor não passe os 1000€\ano(o valor pode não rigorosamente este)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  8.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesComo não? Passear, viajar, actividades lúdicas, "cenas várias"... quantas coisas de baixo investimento, já não falando no que gasto em minis e afins, quanto dinheiro gastam pessoas "desenrascadas" (muito longe de serem consideradas "ricas") em atividades que de alguma forma melhoram a percepção de bem estar? E quanto bem faz isso à cabeça?


    A conversa era sobre rentabilidade das baterias num sistema fotovoltaico.
  9.  # 11

    Bem sei, afinal o "coração aquecido" pelo investimento era o meu.
    Ora se eu acho que isso é importante para mim, se EU acho que o dinheiro que EU gastei é bem gasto, se o dinheiro que EU gastei me faz sentir bem em relação ao resultado, e se a minha participação neste tópico é de alguém que tem investimento feito no tema e é sempre no sentido de as pessoas fazerem investimentos racionais (se o quiserem fazer), exactamente qual é a relevância da sua opinião no processo?
    Edit: É só aprender a respeitar a opinião e decisão dos outros, sobretudo dos que têm "chão" para justificar o que fizeram. Não é assim tão difícil.
    • eu
    • 1 outubro 2023

     # 12

    Colocado por: jorgealvesatualmente é simplificado


    A EZU diz que é preciso notificar as finanças no início de cada mês.
  10.  # 13

    Boa tarde a todos.

    Tenho um vale eficiência para gastar (1300 euros + IVA) e estou a pensar em o usar em painéis solares.

    Podem por favor dar algumas referencias de empresas que o possam fazer na zona do Porto?

    Obrigado pela ajuda.
    • mica
    • 3 outubro 2023

     # 14

    Boas pessoal em relação a inversores Solax ou Growat o que escolheriam?
  11.  # 15

    Conheço quem tenha ambas as marcas, toda a gente está feliz. Eu estou a ajudar um amigo a instalar 2 Growatt em paralelo, se esperar alguns dias já devo poder dar algum feedback sobre as funcionalidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
    • mica
    • 4 outubro 2023

     # 16

    Colocado por: Bruno.AlvesConheço quem tenha ambas as marcas, toda a gente está feliz. Eu estou a ajudar um amigo a instalar 2 Growatt em paralelo, se esperar alguns dias já devo poder dar algum feedback sobre as funcionalidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mica

    tenho orçamento para painéis dah mais inversor growat


    e tenho outro orçamento de painéis sharp e inversor solax, qual escolheria?
    • eu
    • 4 outubro 2023

     # 17

    Solax é uma escolha com poucos riscos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  12.  # 18

    E já agora, os SOLIS?
    • mica
    • 4 outubro 2023

     # 19

    o que me dizem deste orçamento.
  13.  # 20

    6kWp é muita potência para colocar em casa. A ideia é investir para vender à rede?
    Sobre o orçamento não tenho como opinar. O que encontro de de preços online numa consulta rápida pela net vejo uma grande margem nos painéis e inversor, mas instalar e cablar 12 painéis também dá trabalho. Pode sempre pedir orçamentos alternativos.

    Colocado por: RUIOLIE já agora, os SOLIS?

    Nesta altura até os Victron já perderam muita qualidade e mantêm-se muito mais caros que a concorrência. A minha opinião é que se deve dar primazia ao suporte local (se disponível ou for relevante) ou ao preço (por exemplo se comprar online). Eventualmente comparar funcionalidades, apps e tal se isso for um motivo de escolha, mas para inversores on-grid sobretudo sem baterias acho que marca A ou B acaba por ser pouco relevante.
    Concordam com este comentário: mafgod
 
0.1420 seg. NEW