Iniciar sessão ou registar-se
    • mica
    • 4 outubro 2023

# 1

Colocado por: Bruno.Alves6kWp é muita potência para colocar em casa. A ideia é investir para vender à rede?
    Sobre o orçamento não tenho como opinar. O que encontro de de preços online numa consulta rápida pela net vejo uma grande margem nos painéis e inversor, mas instalar e cablar 12 painéis também dá trabalho. Pode sempre pedir orçamentos alternativos.

Nesta altura até os Victron já perderam muita qualidade e mantêm-se muito mais caros que a concorrência. A minha opinião é que se deve dar primazia ao suporte local (se disponível ou for relevante) ou ao preço (por exemplo se comprar online). Eventualmente comparar funcionalidades, apps e tal se isso for um motivo de escolha, mas para inversores on-grid sobretudo sem baterias acho que marca A ou B acaba por ser pouco relevante.

sem instalação...
    • SACS
    • 4 outubro 2023

# 2

Colocado por: micaBoas pessoal em relação a inversores Solax ou Growat o que escolheriam?

Eu tenho um Growatt, se é bom...
    Tem comprido com a função, ao longo do tempo é que se vai ver.

Tem a vantagem de retro-fit que acabou por ser uma mais valia tendo em conta que tenho um kit com microinversor
  1.  # 3

Procure mais orçamentos e com instalação....

E creio que acima de 4kWp de painéis é preciso um contador independente (a seu custo) mais uma mensalidade para o cartão GSM associado a seu custo também.
    • mica
    • 4 outubro 2023

# 4

Colocado por: mafgodProcure mais orçamentos e com instalação....

E creio que acima de 4kWp de painéis é preciso um contador independente (a seu custo) mais uma mensalidade para o cartão GSM associado a seu custo também.

instalação não quero apenas material...
    mas na internet não vi preços de painéis sharp
  2.  # 5

Colocado por: mica

instalação não quero apenas material...
    mas na internet não vi preços de painéis sharp

Só material veja na Solarshop
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
    • Sujo
    • 6 outubro 2023 editado

# 6

.
  3.  # 7

Olá a todos,

Que acham deste conjunto de materiais?
    Tenho ouvido/lido sobre o cuidado a ter na escola do inversor versus paineis ...

Base fusível fotovoltaico 2P 32A 1000VDC
    Fusível fotovoltaico (10x38mm) 15A 1000VDC
    Cabo exzhellent solar FZZ (zh) / ZZ-F 1.8 kV DC (4mm2) (1m) - preto
    Cabo exzhellent solar FZZ (zh) / ZZ-F 1.8 kV DC (4mm2) (1m) - vermelho
    Perfil G1 2200mm alumínio (Sunfer) UG1 União p/ perfil G1 alumínio (Sunfer)
    Grampo fixador lateral ajustável (Sunfer)
    Grampo fixador
    intermediário click (Sunfer)
    Cabo flexível FVV (3x2,5mm2)
    Disjuntor Magnétotérmico 1P+N-C-4,5/6kA (10A)
    Disjuntor Magnétotérmico 1P+N-C-4,5/6kA (16A)
    Interruptor Diferencial 2P 300 mA (25A)
    Fio elétrico FV (6mm2) (1m) - Verde / Amarelo
    Prestação de serviços para instalação de sistema solar fotovoltaico
    Quadro elétrico saliente (6 módulos) - mini gamma
    5 Módulos fotovoltaicos Half Cell 550Wp (Longi)
    Inversor HUAWEI SUN2000 3KTL-L1 (monofásico)
    Monitorização HUAWEI smart power sensor (monofásico)
    Estrutura triangular 15o XL 1620mm alumínio anodizado (Sunfer)
Estrutura 2200mm alumínio p/ estrutura triangular (Sunfer)
    Contrapeso em betão (Lancil)

Preço já com IVA €2848,58
  4.  # 8

Pretende colocar baterias mais tarde?
  5.  # 9

Colocado por: rjmsilvaPretende colocar baterias mais tarde?

Para já ainda não é opção, ter o inversor hibrido é apenas manter a opção em aberto.
    Para já pretendo otimizar bem a instalação e depois talvez vender à rede... as baterias acho que para já ainda são um investimento bastante alto...
  6.  # 10

Por esse valor mete instalação de 4 kW.
  7.  # 11

Colocado por: callinasPor esse valor mete instalação de 4 kW.

Se calhar até já partilhou, mas pode partilhar empresa que façam instalação na zona norte para que possa pedir orçamento?
    Desde já obrigado
  8.  # 12

Colocado por: teixa87

Para já ainda não é opção, ter o inversor hibrido é apenas manter a opção em aberto.
    Para já pretendo otimizar bem a instalação e depois talvez vender à rede... as baterias acho que para já ainda são um investimento bastante alto...

Esse inversor só permite baterias Huawei ou LG, que são bem mais caras.
  9.  # 13

Colocado por: teixa87

Se assim é, eu optaria por um inversor de rede, vai baixar bastante o valor.
  10.  # 14

viva , alguem me sabe dizer se o inversor solax x1 boot 3.6 que tem 2 mpps ,se posso colocar os paineis somente numa mpp ate ao limite ou tenho que repartir pelas 2 ?
  11.  # 15

Pode colocar só num, são independentes.
    Concordam com este comentário: Jose Bugalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jose Bugalho
  12.  # 16

Mas posso colocar os 3600 w só numa entrada ?
  13.  # 17

Colocado por: Jose BugalhoMas posso colocar os 3600 w só numa entrada ?

Sim, sem problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jose Bugalho
  14.  # 18

Boa tarde a todos, já estive a ler várias mensagens mas confesso que não tenho conhecimentos sobre estes materiais.

Hoje ligaram-me da EDP para propor uma instalação de 2 painéis de 400w cada, por um valor de 1.771,00€, pagos a PP, pois não sou cliente deles. A minha fatura é de cerca de 60€/70€ por mês. A pessoa que me ligou informou-me que a fatura teria uma redução de no mínimo 40% a 45 %.

Já li aqui no fórum que devemos de fugir das propostas da EDP, GALP, etc.

A minha questão é, deduzindo que é uma má proposta, que valores seriam os mais indicados para este material já com instalação incluída? Este material será o adequado para as minhas necessidades, face ao valor da minha conta da luz?

A minha casa tem boa exposição solar, tem painel sandwich com 5 anos e é uma moradia. Tenho AC mas utilizo pouco, tenho esquentador a gás para o aquecimento da água.

Cumprimentos
  15.  # 19

Colocado por: Ricardo Silva22
    A minha questão é, deduzindo que é uma má proposta, que valores seriam os mais indicados para este material já com instalação incluída
    por volta de 850€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Silva22
  16.  # 20

Colocado por: Ricardo Silva22Hoje ligaram-me da EDP para propor uma instalação de 2 painéis de 400w cada, por um valor de 1.771,00€, pagos a PP,
    Se quer mesmo colocar é procurar preços :-)
    Veja em outros estas lojas:
    solarshop
    solarimpact
    Atenção que tem de adicionar o valor da intalação aos preços indicados no site, vairam entre os 350 e 500€.

Conheço também este anunciante no OLX, instalou os meus há 2 anos a bom preço.
    Tem atualmente uma solução parecida, 880W por 660€ (mais instalação, mesmo sendo uns 500€ - não faço a ideia de quanto é - fica bem abaixo da proposta pela EDP).

Colocado por: Ricardo Silva22A minha fatura é de cerca de 60€/70€ por mês. A pessoa que me ligou informou-me que a fatura teria uma redução de no mínimo 40% a 45 %.
    Sem saber o seu perfil de consumo, ninguém lhe pode dizer o quanto vai poupar.
    40% desconto de 60€ são 24€, ou seja 0,80€/dia, uns 4 a 7kWh (dependendo do seu tarifário) que está a poupar diariamente.... isto traduzindo para painéis.... em média, 1kW de painéis produz uns 4kW/dia... portanto, a proposta é de 0,8kW portanto em média irão produzir 3,2kW, quase 4kW... muito dificilmente terá essa poupança, ou então, tem um tarifário bem caro :-)
    E para ter esta poupança era preciso consumir toda essa energia produzida, e se não consumir está a oferecer à rede....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Silva22

0.1901 seg. NEW