Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 10 dezembro 2024

# 1

Colocado por: HFSFEstes dias dão gosto!

E para quem está a vender os excedentes, o OMIE anda acima dos 100€ ;)
  1.  # 2

Bom dia a todos, bom ano...

Estou a vender o meu excedente á EZU até fevereiro a 0.06.
    Após fevereiro só me dão 0.03.
    Qual é a vossa opinião, a este valor estou a ponderar optar pelo indexado variável spot.

Obrigado...
  2.  # 3

Pessoal "dos fotovoltaicos", alguém tem experiência com pérgolas para meter paineis solares?

Tenho uma moradia sem espaço de telhado (sem espaço adequado, tem muitas sombras e está mal orientado), e também não os quero meter em plano inclinado a ocupar espaço de jardim. A ideia seria uma pérgola por cima do acesso automóvel (seria até útil como sombreamento para o estacionamento), com inclinação mínima, sem encostar a nenhuma estrutura. Teria por isso que ser algo resistente, com cerca de 2.5 x 7 metros, e 3 de altura, para seis painéis...

Das empresas que contactei, umas desconhecem e outras afirmam que fica mais caro que os paineis em si (suponho que na tentativa de me demover, mas com isso já eu contava)...

O que aconselhariam para este caso?
    • eu
    • 7 janeiro 2025

# 4

Colocado por: jorgemlflorenciooutras afirmam que fica mais caro que os paineis em si

Isto é verdade, sem dúvida, pois os paineis estão ridiculamente baratos.

Mas se a pérgola também vai ser útil para sombreamento, avance.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  3.  # 5

A sunfer tem umas soluções para estacionamento mas provavelmente sai-te mais barato instalarem uma pérgola e depois os painéis em cima de forma independente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 6

Colocado por: Manuel BritesBom dia a todos, bom ano...

Estou a vender o meu excedente á EZU até fevereiro a 0.06.
    Após fevereiro só me dão 0.03.
    Qual é a vossa opinião, a este valor estou a ponderar optar pelo indexado variável spot.

Obrigado...
  5.  # 7

Colocado por: Manuel Brites
    • argo
    • 12 janeiro 2025

# 8

Ando a pensar em projecto similar, com 5 paineis bifaciais e a estrutura ja com a inclinacao de 15° a sul (Algarve).
    • HFSF
    • 17 janeiro 2025

# 9

Viva,

Todos os dias quando ligo a bimby o inversor dessincroniza com a rede e entra em passthrought.
    Já fiz vários testes de carga e é realmente a bimby que me causa o problema, a quantidade de watts consumidos é mais ou menos irrelevante.

Se desligar a rede o inversor funciona normalmente e dá corrente à bimby sem qualquer problema. Será que me está a causar muita distorção na rede?
    Há alguma coisa que possa fazer para corrigir isto?
    •  
      larkhe
    • 17 janeiro 2025 editado

# 10

Colocado por: HFSFViva,

Todos os dias quando ligo a bimby o inversor dessincroniza com a rede e entra em passthrought.
    Já fiz vários testes de carga e é realmente a bimby que me causa o problema, a quantidade de watts consumidos é mais ou menos irrelevante.

Se desligar a rede o inversor funciona normalmente e dá corrente à bimby sem qualquer problema. Será que me está a causar muita distorção na rede?
    Há alguma coisa que possa fazer para corrigir isto?

A bimby tem um variador de frequência , estes tem a mania de induzir na rede harmonicas que podem fazer essa interferência ( supostamente não devia de acontecer mas...)

O que usamos em em variadores de frequência( normalmente de muito maior capacidade) para diminuir essas harmonicas é a introdução de filtros ( impedâncias )
    Experimente com aquelas Ferrites que aparecem nos cabos de alguns aparelhos

tipo este https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=096-1008&gad_source=1
    Concordam com este comentário: argo, bluthunder82
    • HFSF
    • 17 janeiro 2025

# 11

Acho que é a primeira vez que vejo isso!
    Coloco no cabo da bimby à volta dos 3 condutores?
  6.  # 12

Colocado por: HFSFAcho que é a primeira vez que vejo isso!
    Coloco no cabo da bimby à volta dos 3 condutores?

Coloca o cabo da bimby nesse dispositivo
    • eu
    • 19 janeiro 2025

# 13

Colocado por: HFSFViva,

Veja bem a secção dos condutores desde o inversor até à rede de distribuição. Aumente essa secção se for possível, pois ajuda a resolver o problema.
    • HFSF
    • 19 janeiro 2025

# 14

Já tem de 16mm2
    • eu
    • 19 janeiro 2025

# 15

Colocado por: HFSFJá tem de 16mm2

E como é a ligação do seu quadro à rede de distribuição?
    • HFSF
    • 19 janeiro 2025

# 16

E em 10mm2
  7.  # 17

Quero trocar o meu inversor sofar solar 2.2kw por um de 4.0 kw, por isso gostava que me
    sugerissem um de qualidade com 2 strings.
    Não quero híbrido pois não irei usar baterias

Obrigado desde já pela colaboração
  8.  # 18

Boas , aconselham alguns instaladores na margem sul com bom preço/qualidade?
    • dom123
    • 1 fevereiro 2025 editado

# 19

Colocado por: dom123Quero trocar o meu inversor sofar solar 2.2kw por um de 4.0 kw, por isso gostava que me
    sugerissem um de qualidade com 2 strings.
    Não quero híbrido pois não irei usar baterias

Obrigado desde já pela colaboração

Estive a ver este, Inversor de rede SMA Sunny Boy 4kW SB4.0-1AV-41, será boa compra ou dentro destes valores existe melhor?
    Consigo por 600€
  9.  # 20

Colocado por: NB_Viseu

Não sei se já tratou disso mas no Sátão tem uma excelente e grande empresa.

Bom dia,

Qual o nome da empresa do Sátão?

Cumprimentos

0.2907 seg. NEW