Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RS2025

Pode indicar a empresa sff?

Foi a Senginor em Famalicão
    • HFSF
    • 13 março 2025

# 2

Fui pesquisar e já percebi que vocês têm todos teslas e lendo os forums americanos eles carregam todos a 48A!

Sinceramente pergunto-me se eles não dizem isso em situações de frio onde o carro tem de aquecer a bateria para carregar a essas amperagens. Isso mais os teslas gastarem um monte de bateria por estarem "acordados" faz sentido que tentem carregar o mais rápido possível.

No meu caso não me faz sentido carregar a essas amperagens
    • dom123
    • 13 março 2025 editado

# 3

Eu carrego a 8A e chega para o dia a dia, mas cada caso é um caso.
    Faço uns 30Km por dia, por isso chega e sobra.
    Quando há sol carrego das 11h00 às 15h30 pois às 16h00 já tenho que estar na fábrica.
    Peugeot e-2008
  2.  # 4

Colocado por: HFSFFui pesquisar e já percebi que vocês têm todos teslas e lendo os forums americanos eles carregam todos a 48A!

Sinceramente pergunto-me se eles não dizem isso em situações de frio onde o carro tem de aquecer a bateria para carregar a essas amperagens. Isso mais os teslas gastarem um monte de bateria por estarem "acordados" faz sentido que tentem carregar o mais rápido possível.

No meu caso não me faz sentido carregar a essas amperagens

Atenção que nos states são 110v
  3.  # 5

Boas
    No verão acho que os meus painéis perdem muito rendimento, ou seja dos 3270W apenas produz 2560W no pico cerca de 78% do total instalado, isso é normal?
  4.  # 6

Colocado por: manelvc
    Atenção que nos states são 110v
    Isto! Não se pode comparar com os países americanos (bifásico a 110V por fase).
    Mas de qualquer das formas, mesmo nos países do norte da europa onde é normal ter fornecimento de 100A monofásico, no máximo os EVSEs carregam a 32A. Pelo menos não me lembro de ver EVSEs com mais de 32A mono, ou 16A trifásico (os tais 11kW), mas podem existir. Há é que ter atenção à corrente de carregamento do carro, já que a "wallbox" nao carrega nada, só "diz" ao carro a quanto pode carregar e acrescenta algumas proteções de segurança tanto à instalação quanto ao carro em si, mas aquilo não é nenhum transformador. Para a nossa realidade, em que as instalações monofásicas não passam os 45A, é dificil fazer ter o carro a carregar "rápido" sem ter que fazer gestão de cargas, e para isso um EVSE com controlo dinâmico é um descanso (acho que vale pelo descanso, mais do que pela economia, já que depois tambem nao é possivel carregar a menos de 6A ~ 1300W para aproveitar todo todo todo o excedente solar).
    Concordam com este comentário: hangas
  5.  # 7

Colocado por: trivialBoas
    No verão acho que os meus painéis perdem muito rendimento, ou seja dos 3270W apenas produz 2560W no pico cerca de 78% do total instalado, isso é normal?
    Sim, as potências anunciadas são para a temperatura de referência (25ºC). Nesta altura do ano, sobretudo quando ha abertas e os paineis estao fresquinhos, até devem estar a ter picos de potência superior ao auniciado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  6.  # 8

Colocado por: tigoncalPelo menos não me lembro de ver EVSEs com mais de 32A mono, ou 16A trifásico (os tais 11kW), mas podem existir.
    Há EVSE/wallboxes em mono até 32A e trifásico até 3x32A :-) para a nossa rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
  7.  # 9

Colocado por: mafgodHá EVSE/wallboxes em mono até 32A e trifásico até 3x32A

exacto.

Os limites são, dependendo do carregador do carro e/ou da wallbox:

1x16 => 3.6kW
    1x32 => 7.4kW

3x16 => 11kW
    3x32 => 22kW
  8.  # 10

Colocado por: trivialNo verão acho que os meus painéis perdem muito rendimento, ou seja dos 3270W apenas produz 2560W no pico cerca de 78% do total instalado, isso é normal?

Sim, como foi disso a potencia anunciada é para uma determinada temperatura da celula, com uma irradiação solar de referencia. Ao estar exposto ao sol, a celula aquece e perde eficiencia. O quanto, pode ser visto da ficha tecnica do painel, nos coeficientes de temperatura.

Este é um dos pontos que diferenciam os paineis melhores dos piores. Um painel mais barato poderá sofrer mais com a temperatura que outro melhor com maior pureza do silicio.

Se consideramos que num dia de sol intenso a celula pode atingir 70-80ºC, (uns 50 acima dos 25ºC de referencia) ainda faz uma diferençazita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  9.  # 11

Colocado por: hangasOs limites são, dependendo do carregador do carro e/ou da wallbox:
    e complemento, e falta o cabo que liga o EVSE/wallbox/posto ao carro :-) é o menor dos 3 que limita o carregamento.
  10.  # 12

O principal motivo da compra (que não é um investimento) da wallbox e não me preocupar com a gestão dos 4.6kVA da casa. Se o carro estiver a carregar e ligar o forno, ou os ACs decidirem arrancar todos ao mesmo tempo, a wall box baixa a carga durante esse momento, está configurada para nunca deixar exceder os 4.60.

So pelo conforto de ligar aquilo ao carro e deixar que ela carregue quando quer e pode (conforme o profile definido) é um descanso.

O conforto também se paga, isso é excelente porque não é preciso andar sempre a controlar tudo. Tempo vale dinheiro. Quando estiver mais próximo da mudança vou analisar melhor mas esta razão para mim é suficiente para justificar o investimento num wallbox desse género.

Normalmente na casa que estou agora carrego sempre a 16A a não ser que tenha pressa e aí carrego a 24 ou 32 se bem que nem gosto de arriscar porque tenho uma wallbox de uma marca qlq (tera)? da amazon mas para já tem servido bem, especialmente para o preço.
    • HFSF
    • 14 março 2025

# 13

Colocado por: tigoncalIsto! Não se pode comparar com os países americanos (bifásico a 110V por fase).

Dá para comprar, é dividir por 2 :)
    Para mim carregar a 24A todos os dias é demasiada fruta e não ganho nada com isto.

Colocado por: tigoncalEVSE com controlo dinâmico é um descanso (acho que vale pelo descanso

Claro mas isso tem de ser wallbox com carregamento dinamico. Uma que pura a simplesmente se liga e carrega à velocidade de lá está mais vale um cabo e uma tomada industrial que fica mais barato e o resultado é o mesmo.
  11.  # 14

Hoje foi um bom dia de produção
  12.  # 15

Eu q o diga com 2kw instalados 😁
      Screenshot_2025-03-14-18-54-10-344_com.galpsolar.app-edit.jpg
  13.  # 16

Pessoal, propuseram-me um sistema com 6 painéis JASolar 590W e o inversor Huawei SUN2000-3KTL-L1 (híbrido de 3kW). Ao analisar as especificações, reparei que o inversor tem uma corrente máxima por MPPT de 12,5A, enquanto os painéis têm ISC de 13,94A e IMP de 13,28A. Alguém sabe se isto pode representar um risco de danificar o inversor? Agradeço qualquer ajuda!
    • eu
    • 17 março 2025

# 17

Não, não é nenhum risco.

Os paineis só fornecem a corrente que o inversor aceitar.
    Concordam com este comentário: hangas, tigoncal
  14.  # 18

Colocado por: omegatenho 8 painéis de 550w, 4.4kw e uma pylontech US5000.
    Inverno é mesmo muito fraca a produção, a bateria raramente passa dos 10%.
    hoje gerei 4,6kwh, no verão ando nos 20Kwh.
    o pico de produção foi 1,27kW as 13:00

se de verão me dá vontade de comprar outra bateria, pois uma, esgoto-a bem e o ideal era ter duas, de inverno é completamente desnecessária, simplesmente, praticamente não carrega.
    infelizmente os painéis não estão na solução ideal, tenho cobertura plana e eles apanham ainda alguma sombra.
    quando chegar ao verão, volta a paranoia de comprar outra bateria e colocar mais painéis :(

Viva, pode indicar pf se a bateria foi instalada por si ou recorreu a uma empresa?
    A instalação da bateria foi realizada aquando dos painéis?

Pergunto porque a minha estratégia atual é instalar os painéis com inversor híbrido preparado para as baterias pylontech e instalá-las posteriormente.

Obrigado
  15.  # 19

Esta noite deve ter sido um bom teste à fixação dos painéis FV
    • HFSF
    • 20 março 2025

# 20

Aqui foi aos paineis e agora às baterias.
    Estou desde as 3:56 sem eletricidade

0.7522 seg. NEW