Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RUIOLINão percebo muito, podem ajudar?
    Compativeis são todos, aqui a questão é se 3 paineis serão suficientes e eficientes. Com 3 paineis, fica um bocado à queima: a tensão de arranque é do inversor é de 125V e a tensão de circuito aberto dos paineis é na casa dos 50V -> 3x50>125 (até aqui OK), no entanto pode acontecer que o inversor acorde mais tarde de manhã e feche a loja mais cedo à tarde por não conseguir ter 125V na string durante todo o periodo solar. Na corrente embora nao seja tao problemático, tambem não é à vontadinha: a corrente máxima do MPPT é de 13A, mas a corrente de curto circuito do painel é de 15.21A (em principio não ha problema, a corrente maxima potencia é de 11A, portanto o inversor não chegará a saturar em condiçoes normais).

Não consegue mesmo colocar outro painel? Com mais um, pelo menos ficava logo descansado com a gama de tensões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  2.  # 2

Julgo que nessas situações (assimetrias de paineis, orientações diferentes, zonas de sombra, etc.) os microinversores permitiam melhor desempenho. Mas pelo que tenho visto, parece ser uma solução cada vez menos usada em instalações residenciais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, ALCLCF
  3.  # 3

Colocado por: tigoncalNa corrente embora nao seja tao problemático, tambem não é à vontadinha: a corrente máxima do MPPT é de 13A, mas a corrente de curto circuito do painel é de 15.21A (em principio não ha problema, a corrente maxima potencia é de 11A, portanto o inversor não chegará a saturar em condiçoes normais).

Só é necessário ter atenção em não exceder a voltagem máxima admitida pelo inversor. Na corrente apesar dos painéis poderem entregar mais, só vão entregar aquilo que o inversor pedir. Os painéis fornecem volts, o inversor pede Amperes.
  4.  # 4

Boas, necessitava da vossa opinião sobre o sistema que pedi orçamento.

6 Painéis TW 620W Bifaciais
    1 Solis S5 1p 3.6k-H híbrido
    1 Bateria Sunwoda 5.12kWh Monawall

Tudo por 4000€.

Outra questão, ainda estou na faze de construção, o telhado vai ser plano com tela, tenho a possibilidade de passar os "tubos" para o telhado, ou então depois passar pela paredes através do "capoto", qual destas seria mais viável em termos de não prejudicar o isolamento da casa. No local onde fica o inversor já vai ter saída paro o exterior pois vai ficar ao lado da bomba de calor e da VMC.
  5.  # 5

Colocado por: duarte27Boas, necessitava da vossa opinião sobre o sistema que pedi orçamento.

Tudo por 4000€.

Outra questão, ainda estou na faze de construção, o telhado vai ser plano com tela, tenho a possibilidade de passar os "tubos" para o telhado, ou então depois passar pela paredes através do "capoto", qual destas seria mais viável em termos de não prejudicar o isolamento da casa. No local onde fica o inversor já vai ter saída paro o exterior pois vai ficar ao lado da bomba de calor e da VMC.

Faça já os negativos para o telhado. Não vai querer ter os cabos a passar por fora numa construção nova
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, ALCLCF
  6.  # 6

Colocado por: duarte27Boas, necessitava da vossa opinião sobre o sistema que pedi orçamento.

Tudo por 4000€.

Está bem bom.
    Em relação à bateria que custara talvez 1500 euros, poderá ponderar outras escolhas....
  7.  # 7

Colocado por: JAndCCA empresa que mencionou a pouco é de Estarreja? Não estou longe

Conhece a Energia diss..., Lda?

Pelo que investiguei, parece OK, mas se alguém tiver experiencia com essa empresa, é bem vinda.
    • reg
    • 23 maio 2025

# 8

aproveito o tópico, o que é que vocês fizeram para impedir os pombos sentarem nos painéis e fazerem os ninhos?
  8.  # 9

Colocado por: regaproveito o tópico, o que é que vocês fizeram para impedir os pombos sentarem nos painéis e fazerem os ninhos?

Sempre me preocupei mais da questão por debaixo dos painéis. Imagino que por cima deva ser um calor que não se pode!
  9.  # 10

Mas em resposta, absolutamente nada.
    • reg
    • 23 maio 2025

# 11

Colocado por: Dacepa

Sempre me preocupei mais da questão por debaixo dos painéis. Imagino que por cima deva ser um calor que não se pode!

sim exatamente isto
  10.  # 12

Colocado por: regaproveito o tópico, o que é que vocês fizeram para impedir os pombos sentarem nos painéis e fazerem os ninhos?

No meu caso é mais ninhos de vespas .
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 13

Boa tarde.
    Vou colocar um kit fotovoltaico em casa com :
    6 painéis AIKO 645 WP
    Inversor tenho 2 propostas:
    SAJ H1 4kw com bateria 5KWh LV
    SAJ HS2 4KW com bateria 5KWh HV
    A diferença de preço é cerca de 500€.
    Na vossa opinião qual a melhor opção?
    Para mim o HS2 é melhor mas a questão é se a longo prazo compensa.
  12.  # 14

Colocado por: pfov

Faça já os negativos para o telhado. Não vai querer ter os cabos a passar por fora numa construção nova
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio,ALCLCF

Já nem me estava a lembrar desse pormenor. Estava só a pensar nas chaminés.
  13.  # 15

Colocado por: fjmartinhoJá nem me estava a lembrar desse pormenor. Estava só a pensar nas chaminés.

Negativos para luz e água. A limpeza dos painéis é crucial para optimizar a produção.
    O pó dos pinheiros e as chuvas com poeiras afectam-me a produção significativamente!
  14.  # 16

Colocado por: fjmartinho

Já nem me estava a lembrar desse pormenor. Estava só a pensar nas chaminés.

Pode trazer os negativos junto com a(s) chaminé(s). Os meus ficaram a sair lateralmente na chaminé da cozinha. Menos um furo no "telhado", mais protegido da chuva/infiltrações.

Mais importante (para mim) que o ponto de água, é ter um ponto/zona de acesso facilitada ao telhado. Mangueira dá sempre para puxar.
    Concordam com este comentário: eu

0.9902 seg. NEW