Colocado por: RUIOLINão percebo muito, podem ajudar?Compativeis são todos, aqui a questão é se 3 paineis serão suficientes e eficientes. Com 3 paineis, fica um bocado à queima: a tensão de arranque é do inversor é de 125V e a tensão de circuito aberto dos paineis é na casa dos 50V -> 3x50>125 (até aqui OK), no entanto pode acontecer que o inversor acorde mais tarde de manhã e feche a loja mais cedo à tarde por não conseguir ter 125V na string durante todo o periodo solar. Na corrente embora nao seja tao problemático, tambem não é à vontadinha: a corrente máxima do MPPT é de 13A, mas a corrente de curto circuito do painel é de 15.21A (em principio não ha problema, a corrente maxima potencia é de 11A, portanto o inversor não chegará a saturar em condiçoes normais).
Colocado por: tigoncalNa corrente embora nao seja tao problemático, tambem não é à vontadinha: a corrente máxima do MPPT é de 13A, mas a corrente de curto circuito do painel é de 15.21A (em principio não ha problema, a corrente maxima potencia é de 11A, portanto o inversor não chegará a saturar em condiçoes normais).
Colocado por: duarte27Boas, necessitava da vossa opinião sobre o sistema que pedi orçamento.
6 Painéis TW 620W Bifaciais
1 Solis S5 1p 3.6k-H híbrido
1 Bateria Sunwoda 5.12kWh Monawall
Tudo por 4000€.
Outra questão, ainda estou na faze de construção, o telhado vai ser plano com tela, tenho a possibilidade de passar os "tubos" para o telhado, ou então depois passar pela paredes através do "capoto", qual destas seria mais viável em termos de não prejudicar o isolamento da casa. No local onde fica o inversor já vai ter saída paro o exterior pois vai ficar ao lado da bomba de calor e da VMC.
Colocado por: duarte27Boas, necessitava da vossa opinião sobre o sistema que pedi orçamento.
6 Painéis TW 620W Bifaciais
1 Solis S5 1p 3.6k-H híbrido
1 Bateria Sunwoda 5.12kWh Monawall
Tudo por 4000€.
Outra questão, ainda estou na faze de construção, o telhado vai ser plano com tela, tenho a possibilidade de passar os "tubos" para o telhado, ou então depois passar pela paredes através do "capoto", qual destas seria mais viável em termos de não prejudicar o isolamento da casa. No local onde fica o inversor já vai ter saída paro o exterior pois vai ficar ao lado da bomba de calor e da VMC.
Colocado por: JAndCCA empresa que mencionou a pouco é de Estarreja? Não estou longe
Colocado por: regaproveito o tópico, o que é que vocês fizeram para impedir os pombos sentarem nos painéis e fazerem os ninhos?
Colocado por: Dacepa
Sempre me preocupei mais da questão por debaixo dos painéis. Imagino que por cima deva ser um calor que não se pode!
Colocado por: regaproveito o tópico, o que é que vocês fizeram para impedir os pombos sentarem nos painéis e fazerem os ninhos?
Colocado por: pfov
Faça já os negativos para o telhado. Não vai querer ter os cabos a passar por fora numa construção nova
Colocado por: fjmartinhoJá nem me estava a lembrar desse pormenor. Estava só a pensar nas chaminés.
Colocado por: fjmartinho
Já nem me estava a lembrar desse pormenor. Estava só a pensar nas chaminés.