Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • há 4 dias

# 1

alguém sabe qual é a vida útil dos cabos usados para ligar os painéis?
  1.  # 2

Colocado por: regalguém sabe qual é a vida útil dos cabos usados para ligar os painéis?
    os cabos solares com revestimento anti-uv sao virtualmente eternos, os de PVC ou borracha duram em média 10 a 15 anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reg, linhares84
    • reg
    • há 4 dias

# 3

Colocado por: jorgealvesos cabos solares com revestimento anti-uv sao virtualmente eternos, os de PVC ou borracha duram em média 10 a 15 anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:reg

Como identificar se é anti uv ou pvc?
  2.  # 4

Colocado por: reg

Como identificar se é anti uv ou pvc?
    na ficha técnica tem esta informação mas sucintamente o cabo solar é relativamente rígido e com bainha de isolamento muito espessa
  3.  # 5

Colocado por: omegaHá quem defenda essa tese, de apenas ter que limitar a injeção na rede abaixo dos 4kWh, eu duvido que assim seja, para grande pena minha. Não creio que seja esse o espírito da lei.
    No meu entender, nem inversor, nem painéis, podem ter mais de 4kW.

Eu penso que a explicação pode estar na definição de potencia instalada do Decreto-Lei n.º 15/2022

fff) «Potência instalada» a potência ativa e aparente, em kW e kVA, dos equipamentos de produção de eletricidade ou de instalação de armazenamento autónomo, considerando-se, no caso de centros eletroprodutores solares ou de armazenamento autónomo com recurso a baterias, a potência nominal de saída dos inversores em kW e kVA e respetivos inversores, fixada no procedimento de controlo prévio;

Entende-se que possa não ser a potencia inscrita nas especificações do equipamento, mas sim a que contar do registo.
    O que permite que durante a instalação se possa fazer o power derrating do equipamento e registar como tal. Talvez seja aqui que entre o "certificado" passado pelo instalador que ateste que apesar de o equipamento poder debitar uma potencia superior foi configurado de forma a não exceder os 4kW?

É também curioso o art 95º falar nos 4kW quando a definição considera kVA ou KW.

Por exemplo o Huawei Sun2000 4KTL-L1 esta rated 4400VA 4000W (assume um factor potencia de 0.9?)
    O Multiplus 5000 esta rated 5000VA. 4000W (assume um factor de potencia de 0.8?)

Mas na legislação esta em kW.. e sendo que para a rede o que interessa são os kVA, não deveria o limite estar definido em kVA?
  4.  # 6

Boas.

Agradeço a ajuda desde já.

Entre inversor hibrido da marca SOLAX ou DEYE, qual escolhiam independentemente da potência?

Entre painel trina 650w ou painel sharp bifacial 590w qual é melhor?

A proposta com solax e sharp é 250€ mais cara.
  5.  # 7

Colocado por: hangasPois, foi o que imaginei.. o contador iria sempre registar tudo. Depois o agregador é que podia ou não pagar.
    Mas vi nas faturas de produção valores até as 21h.. mas na altura nunca poderia ser mais tarde que isso.

Esta noite a E-Redes lá processou os dados reais e a injeção foi toda contabilizada, incluindo algumas descargas das 22h as 23h

Resta agora ver se o agregador vai pagar nesse horario :) Vou descobrir daqui por umas 2 ou 3 semanas.
  6.  # 8

Há outra entidade que não a E-Redes e enviar esses dados para as comercializadoras?
    Pensei que fosse direto
  7.  # 9

Quando disse agregador, refiro-me às comercializadoras com o papel de compra. Julgo que é esse o nome.

Mas tanto quanto sei, sim vai directo para eles depois depois de apurado o saldo quarto-horário.
  8.  # 10

Supostamente esse saldo quarto horario vai directamente da E-Redes.
    Por isso é que às vezes os numeros no contador não exactamente certo
    Concordam com este comentário: hangas
    •  
      omega
    • há 5 horas editado

# 11

Chegou hoje a primeira factura após a instalação da bateria de 15kW - 35€
    atenção que a bateria só foi instalada no dia 3 de junho, e a fatura é desde 21 de maio até 20 de junho, ou seja, ainda apanhei com cerca de 13 dias sem bateria.
    para quem pagava cerca de 150€/mês, acho que está bem fixe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  9.  # 12

Colocado por: omegaChegou hoje a primeira factura após a instalação da bateria de 15kW -35€
    atenção que a bateria só foi instalada no dia 3 de junho, e a fatura é desde 21 de maio até 20 de junho, ou seja, ainda apanhei com cerca de 13 dias sem bateria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI

Muito fixe... quanto custou a bateria?
  10.  # 13

Colocado por: omegaChegou hoje a primeira factura após a instalação da bateria de 15kW -35€

Poupança só dá bateria ou bateria e painéis?
  11.  # 14

É que pelas minhas contas tinha de ter uma bateria de 30kw para poupar os 120€
    Supondo que o kwh fica a 0.20€ com IVA dá 600 kwh de poupança por mês, como disse que só foi 20 dias de poupança dá 30kwh por dia
  12.  # 15

Para este esquema, na proteção DC, para evitar incêndios, o que preferiam um quadro DC JSL (https://loja.zembe.pt/10798718) ou fusíveis online com proteção ARCBOX
      Screenshot_2025-06-04-22-48-31-134_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2025-06-22-21-28-41-971_com.mi.globalbrowser.jpg
  13.  # 16

Colocado por: micaÉ que pelas minhas contas tinha de ter uma bateria de 30kw para poupar os 120€
    Supondo que o kwh fica a 0.20€ com IVA dá 600 kwh de poupança por mês, como disse que só foi 20 dias de poupança dá 30kwh por dia

Com uma bateria de 15kwh pode poupar mais que 15 kwh por dia. A bateria vai carregando e alimentando a casa conforme as necessidades.

Para além do que consome diretamente dos painéis.
    Concordam com este comentário: hangas
  14.  # 17

Colocado por: micaÉ que pelas minhas contas tinha de ter uma bateria de 30kw para poupar os 120€

Com cerca de 4kWp nesta altura do ano consegue produzir 30kwh.
    Da para gastar 15 durante o dia e guardar 15na bateria para usar à noite.
    • reg
    • há 1 hora

# 18

qual é a produção diária?
    • reg
    • há 1 hora

# 19

Colocado por: JAndCC

Muito fixe... quanto custou a bateria?

o problema não é apenas o preço mas sim o facto de apenas conseguir carregar bateria no verão, no inverno é para esquecer, a não ser que a casa não consome nada durante o dia
    • reg
    • há 1 hora

# 20

Colocado por: rjmsilva

Com uma bateria de 15kwh pode poupar mais que 15 kwh por dia. A bateria vai carregando e alimentando a casa conforme as necessidades.

Para além do que consome diretamente dos painéis.
    Concordam com este comentário:hangas

isso não é bem assim, a não ser que tem enormes gastos durante a noite, porque se tiver pouco, tudo o que carregar durante o dia pode não descarregar durante a noite e de manhã o ciclo recomeça e a bateria já não vai carregar muito porque ainda tem carga, faz com que tem desperdícios enormes

0.7835 seg. NEW