Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 6 fevereiro 2026 editado

# 1

Colocado por: vruiPode dizer-me qual o modelo do inversor/carregar que instalou? e qual a marca das baterias?

Tenho um Victron Multiplus II 5000VA com uma bateria de 15kW da FelicityESS (LUX-Y-48300LG01)

Colocado por: vruiEstá satisfeito com a sua solução ou se fosse hoje faria diferente?

Sim, muito. Se calhar hoje teria ido para um Multiplus de 8000VA e 30kWh em baterias.

O upgrade para 30kWh vai certamente acontecer.. De inverno faz-me diferença por causa dos ACs.

Já os 8000VA não são uma necessidade, pois esse limite apenas se aplica à capacidade de inverter "a solo" i.e num cenário sem rede. Mas dava jeito e a diferença na altura eram 400Eur.

Como se consegue ver, com rede + produção solar (AC) + bateria consigo alimentar 10kW (de um máximo de 12) de cargas. Mas sem rede e à noite, o limite são 5000VA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vrui
      Screenshot 2026-02-06 at 12.07.16.png
  1.  # 2

Colocado por: Bruno.AlvesEu não sei se arriscava. Provavelmente não

E as Felicity, que tal?

https://bateriasyamperios.com/pt-pt/produto/bateria-litio-solar-felicity-16kw/
    • vrui
    • 6 fevereiro 2026

# 3

Colocado por: hangas
    Tenho um Victron Multiplus II 5000VA com uma bateria de 15kW da FelicityESS (LUX-Y-48300LG01)

Fiz uma busca rápida e estamos a falar de um investimento de 3000€ +/- só para o equipamento, certo?

Eu tenho um inversor de 4KW e 5KW de painéis.
    Penso que uma solução como a sua é o ideal para começar.
    Além da bateria e do inversor/carregador é preciso mais algum equipamento?
    E tem algum software que faça essa gestão?
    Foi você que fez a instalação?
  2.  # 4

Colocado por: vruiFiz uma busca rápida e estamos a falar de um investimento de 3000€ +/- só para o equipamento, certo?

Sim, por essa ordem.
    Mais algum que nem contabilizei para adaptação dos quadros, cabos, etc. Mas isso também depende muito do for necessário em cada caso.

O sistema da Victron faz essa gestão toda, pode comprar um inversor com o "GX" integrado, ou comprar um Cerbo GX à parte (foi a minha escolha por preferência pessoal)

Colocado por: vruiAlém da bateria e do inversor/carregador é preciso mais algum equipamento?

Numa instalação mais simples, apenas fusíveis e suportes para os cabos da bateria, e depois todas as necessária proteções e adaptação do quadro, quadro parcial se necessário, etc.

Colocado por: vruiFoi você que fez a instalação?

Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vrui
    • hangas
    • 6 fevereiro 2026 editado

# 5

Colocado por: RUIOLIE as Felicity, que tal?

https://bateriasyamperios.com/pt-pt/produto/bateria-litio-solar-felicity-16kw/

A minha porta-se bem. O BMS não tem balanceamento activo, mas as células até ver estão bem equilibradas até aos 99% de SOC.
    Mas quando corta o carregamento aos 100% há sempre uma ou outra que corta primeiro (com alguma diferença), mas nunca é a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      Screenshot 2026-02-06 at 13.25.15.png
  3.  # 6

Vocês são craques na matéria. Onde posso iniciar o estudo sobre a matéria?
    Tenho as bases necessárias sobre eletricidade, só quero perceber o principio de funcionamento dos vários componentes que integram o sistema.
    Concordam com este comentário: argo
    • HFSF
    • 6 fevereiro 2026

# 7

diysolarforum
    um alemão/australiano chamado com um canal no youtube chamado offgridgarage
    Concordam com este comentário: ALCLCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vrui, argo, powerPT, unfitbuilding_5813
  4.  # 8

Quais são os painéis/conjunto com melhor relação preço/qualidade atualmente? Queria instalar atá 3kw e não queria passar dos 3k. Não pretendo bateria.
    Se quiserem recomendar fornecedores/instaladores na grande Lisboa (sintra/odivelas).
  5.  # 9

Colocado por: NTORIONQuais são os painéis/conjunto com melhor relação preço/qualidade atualmente? Queria instalar atá 3kw e não queria passar dos 3k. Não pretendo bateria.
    Se quiserem recomendar fornecedores/instaladores na grande Lisboa (sintra/odivelas).

Painéis é tudo mais ou menos a mesma coisa e estão baratos. Foque-se no inversor e na qualidade da montagem geral.
    • vrui
    • 6 fevereiro 2026

# 10

O sistema da Victron faz essa gestão toda, pode comprar um inversor com o "GX" integrado, ou comprar um Cerbo GX à parte (foi a minha escolha por preferência pessoal)

a minha instalação é trifásica. isso influência alguma coisa?

Depois de definir o que é necessário colocar, a instalação/configuração é complicada?
    Trabalhar na área? ou foi um projeto DIY?

Colocado por: HFSF
    diysolarforum
    um alemão/australiano chamado com um canal no youtube chamado offgridgarage

De qualquer forma, vou seguir a sugestão e aprofundar o assunto.
  6.  # 11

A minha porta-se bem. O BMS não tem balanceamento activo, mas as células até ver estão bem equilibradas até aos 99% de SOC.
    Mas quando corta o carregamento aos 100% há sempre uma ou outra que corta primeiro (com alguma diferença), mas nunca é a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI
      Screenshot 2026-02-06 at 13.25.15.png

O balanceamento ativo faz muita diferença? Estive a ver as baterias da deye, também não tinham.
  7.  # 12

Colocado por: RUIOLIO balanceamento ativo faz muita diferença?

Se as células estiverem bem balanceadas de origem não fazem diferença quase nenhuma.

Mas com o tempo essas diferenças podem aumentar. O balanceamento activo aí ajuda.
  8.  # 13

Já agora alguém tem um sistema que tenha gerador como backup alternativo?

Aqui bem perto dos meus lados há zonas sem eletricidade, e para além das necessidades básicas, tenho uma bomba de drenagem de cave que é vital.
  9.  # 14

Colocado por: rpmmsantosJá agora alguém tem um sistema que tenha gerador como backup alternativo?

Aqui bem perto dos meus lados há zonas sem eletricidade, e para além das necessidades básicas, tenho uma bomba de drenagem de cave que é vital.

Gerador não tenho. Mas o meu sistema da Victron permite ter um gerador, em que o Victron absorve o excedente da produção do gerador para armazenar nas baterias, evitando o desperdício de energia.
    Talvez um dia eu invista num.
    Mas estava mais virado para um gerador eólico.
  10.  # 15

Algum feedback desta marca de bateria WECO 16K0 LV ?
  11.  # 16

Colocado por: Celso1Mas estava mais virado para um gerador eólico.

Esqueça isso.
    Concordam com este comentário: Dias12, eu
    • HFSF
    • 7 fevereiro 2026

# 17

Colocado por: Celso1Mas estava mais virado para um gerador eólico.

É fazer o investimento numa eolica a sério!
    • HFSF
    • 7 fevereiro 2026

# 18

Colocado por: Celso1Gerador não tenho. Mas o meu sistema da Victron permite ter um gerador, em que o Victron absorve o excedente da produção do gerador para armazenar nas baterias, evitando o desperdício de energia.

Tem um quattro?
    • HFSF
    • 7 fevereiro 2026

# 19

Colocado por: rpmmsantosJá agora alguém tem um sistema que tenha gerador como backup alternativo?

Eu não tenho gerador mas tenho a possibilidade de o colocar com bastante facilidade.

Na verdade a grande maioria dos sistemas com inversor e bateria devem conseguir absorver o excesso do gerador para as baterias. O problema é que alguns inversores não conseguem carregar com a energia que o gerador produz (tem muita distorção)

Com o quattro da victron consegue ter uma entrada de rede e uma entrada de gerador. Já vi alguns de outras marcas com entrada dedicada de gerador também.

No meu caso o que tenho a fazer é ligar o gerador à entrada de rede normal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  12.  # 20

Precisava de uma ajuda de quem perceba.

Tenho 6 painéis Canadian-HiKu6-CS6W-545MS total= 3270W
    1 inversor GOODWE GW4K-DT - Trifásico
    Pretendo fazer um pequeno upgrade para ter um total de +- 6000W a 7000W
    Trocar por um inversor trifásico que funcione em caso de falha de energia (mesmo que não tenha bateria)
    Colocar uma bateria de 15 – 30kva

Podem dar uma breve indicação do que comprar, ou seja, que inversor recomendam, bateria e se os painéis devem ser iguais ou podem ser de outra marca?

Em termos de DGEG além das alterações a nível de potencia instalada e equipamentos, basta indicar que o novo inversor fica bloqueado a produção de 4000W? pois tenho uma ideia que só pode ser até 4000W

Para pedir um orçamento mas já indicar que equipamento quero.
    Obrigado

0.0475 seg. NEW