Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ALCLCFinteressante que produzem o mesmo (mppt differentes)

Produzem o mesmo, ou chegou ao limite de produção por mppt? Nesse caso iria sempre ter essa leitura máxima, independentemente da real capacidade de cada grupo de painéis (estando o sistema sobredimensionado), certo?

Colocado por: rjmsilvaSobredimensionar também é um erro.

Desde que esteja dentro do limite de entrada do inversor, penso que não seja um erro mas sim desejável. Significa que nos períodos menos favoráveis ainda consegue tirar mais partido do sistema.

Colocado por: ALCLCFÉ já a seguir...chama-se injecção zero, quero que a e-redes vá dar uma curva :)

Nisto já tenho algumas dúvidas se não poderá existir algum problema... segundo o que me foi explicado, mesmo com injeção zero, existe alguma injeção residual, existem padrões apanhados nas medições feitas pelo contador da e-redes (incluindo no período noturno quando existem baterias com inversor de rede), e isso pode eventualmente dar lugar a uma inspeção / auditoria à residência.
    Se é um risco real, não sei, mas é algo em que também tenho pensado bastante, pois não pretendendo injetar / vender excedentes e tenho zero interesse em instalar o totalizador. Mas a ideia era ter uma potência instalada superior aos 4kW.
    • hangas
    • 21 fevereiro 2026 editado

# 2

Colocado por: RuikodeSe é um risco real, não sei, mas é algo em que também tenho pensado bastante,

É um risco real e inclusive já andam a chegar cartas a quem alterou o limite dos 253v. Também o problema não é a injeção em si, é a ligação à RESP. Injectando ou não o inversor vai ter seguir a rede e elevar sempre um pouco a tensão para que o autoconsumo funcione.

Mas desde que o equipamento ligado à RESP não ultrapasse os 4kw não é preciso contador totalizador. Tem a ver com a potência activa do equipamento e não com a injeção.

Por outro lado, não vejo na corrente lei (e foi também a opinião de um instalador com quem discuti o assunto) qualquer limitação de potência no lado DC. Se tiver um sistema de painéis a carregar uma bateria em DC não ha restrições de potência instalada (nem o contador totalizador media alguma coisa)

Depois com um inversor nessa bateria e ligado à RESP é que não se pode ultrapassar os 4kW.

A base para este entendimento está nas secção das definições do DL. Nomeadamente na definição de equipamentos geradores
      IMG_2154.jpeg
  2.  # 3

Colocado por: Ruikode
    Desde que esteja dentro do limite de entrada do inversor, penso que não seja um erro mas sim desejável. Significa que nos períodos menos favoráveis ainda consegue tirar mais partido do sistema.

Vai mandar o ROI para a terceira geração.
  3.  # 4

20x550W vs 12x585+8x620+EPS+17.4kWh+wallbox, tenho aqui uma diferença de 1800€...que estranho estes cálculos do ROI!?
  4.  # 5

Em quanto tempo vai recuperar esses 1800€?
  5.  # 6

Colocado por: rjmsilvaEm quanto tempo vai recuperar esses 1800€?

Vai depender, se os próximos três meses continuar assim o sol, é continuar a abrir os "eventos de Verão", está pago. Mas não percebeu que falava de locais diferentes, pois não?

O exemplo era para ver se entendia que o valor que se paga por uma instalação, tem um componente muito superior (esse sim dita o ROI) ao valor e "quantidade" do material.
  6.  # 7

Não percebeu o rjmsilva, nem percebeu ninguém.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • HFSF
    • 21 fevereiro 2026

# 8

Colocado por: RuikodeNisto já tenho algumas dúvidas se não poderá existir algum problema... segundo o que me foi explicado, mesmo com injeção zero, existe alguma injeção residual, existem padrões apanhados nas medições feitas pelo contador da e-redes (incluindo no período noturno quando existem baterias com inversor de rede), e isso pode eventualmente dar lugar a uma inspeção / auditoria à residência.

Isto já duvido bastante da praticidade.
    Pode fazer uma instalação até 700w sem ter de reportar nada.

Quando tinha o ESS ativo o maximo que o inversor injetou na rede foram 500w com o setpoint a 0.
    Ainda assim continuo a pensar que o melhor é ter a instalação legal.

Colocado por: hangasÉ um risco real e inclusive já andam a chegar cartas a quem alterou o limite dos 253v. Também o problema não é a injeção em si, é a ligação à RESP. Injectando ou não o inversor vai ter seguir a rede e elevar sempre um pouco a tensão para que o autoconsumo funcione.

E sinceramente, ainda bem!
    Isto é uma rede comum, se alguém não respeita os vizinhos deve arcar com as consequências.

O unico problema é que nem a E-Redes cumpre a lei :)
    • ALCLCF
    • 22 fevereiro 2026 editado

# 9

Para quem fala muito em ROIs em sistemas solares, continua a não entender (nem com exemplos) de que uma das maiores fatias do mesmo é a instalação. 3 dias de trabalho com grua, são muito diferentes de 10h de trabalho sem grua.

Depois o(s) mesmo que continua ano após ano na tecla de ROIs com fotovoltaicos, deve ter uns PPR's e depósitos a prazo diferentes dos meus. Acrescento, já que estamos numa de contas alheias e num forúm de casa...nem apartamentos a tuta e meia do tempo Sócrates/Passos arrendados, cheiram os calcanhares do FV em termos de ROI. Mas lá estão eu disto percebo pouco, o meu sistema mais antigo tem 8 anos.

Em relação a legalidades, já tive de tudo, inclusivé um sistema a injectar em contador analógico. No final do dia "focinharam" e3 lá se trocou o contador, mas não se alterou mais nada, nem paguei mais.

Em relação a e-redes, direitos e deveres, há pouco...Eu comecei a morar na mesma zona onde trabalho há 11 anos. Sei bem o que a casa gasta e sei bem o que é lidar com os meninos (por sinal têm "loja" aqui ao lado e alguns são meus clientes): PC a arder, luzes a queimar, aspiradores a ganir....280V em tomada de multímetro era normal depois das 17h. Acrescento a última » poste e colocação para terreno previamente loteado? Paga e fica propriedade da dita (assim é fácil ter lucro); "nova" ligação ao passar de CPE de obra para definitivo? Paga mais 200 e tal € para um processo meramente administrativo.

Desde que tenha injecção zero, não estou a ver como podem imputar qualquer prejuízo na regulação da rede. Se calhar são os 53.3kWh injectados em 11 meses...desregularam o PT, com a tanga da taxa de disponíbibilidade de +40%. Aih espera, essa já era desculpa há 11 anos :D
  7.  # 10

Boa Tarde colegas,

Tenho orçamento semelhante para bateria Fox EP12 de 10 Kwh (inversor Fox) e para felicity de 16Kwh (inversor Deye), algum motivo para não escolher Felicity?
  8.  # 11

Não sei opinar sobre esse assunto, mas se optar pela solução Fox, é provável que compense pagar só a instalação dos painéis e inversor, e comprar a bateria à parte.
    €1,685.41 + IVA + uns 140 de envio.
    https://eco-asset.eu/en/batteries/660-foxess-ep12-1152kwh-energy-storage-system-with-bms.html
  9.  # 12

Colocado por: strikeregNão sei opinar sobre esse assunto, mas se optar pela solução Fox, é provável que compense pagar só a instalação dos painéis e inversor, e comprar a bateria à parte.
    https://eco-asset.eu/en/batteries/660-foxess-ep12-1152kwh-energy-storage-system-with-bms.html

pois, fica ao mesmo preço de uma felicity de 16kwH
    https://lf-solshop.com/products/felicity-bateria-litio-16kwh-48v?_pos=1&_sid=64d1a469a&_ss=r
  10.  # 13

11.  # 14

Aqui na zona norte (viana do castelo - braga) quem é que recomendam para instalação de sistema fotovoltaico? Tenho já algumas propostas mas os valores para semelhantes soluções alteram como o tempo e tenho receio de entregar a quem mal sabe o que faz.
  12.  # 15

Colocado por: osirisz0rpois, fica ao mesmo preço de uma felicity de 16kwH
    https://lf-solshop.com/products/felicity-bateria-litio-16kwh-48v?_pos=1&_sid=64d1a469a&_ss=r

Peso da embalagem: 143Kg

Tenho ido ao ginásio para ver se consigo arrumar uma destas no sótão.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 16

Colocado por: jfsmoreiraAqui na zona norte (viana do castelo - braga) quem é que recomendam para instalação de sistema fotovoltaico? Tenho já algumas propostas mas os valores para semelhantes soluções alteram como o tempo e tenho receio de entregar a quem mal sabe o que faz.

Contacte a Enerpor (https://enerpor.pt/), foram eles que instalaram o meu segundo conjunto de painéis FV e não podiam ser mais recomendáveis. Profissionalismo, conhecimento técnico, "limpeza" da instalação, valores pedidos em linha com tudo o resto, penso que não há como falhar se optar por eles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  14.  # 17

Colocado por: strikeregNão sei opinar sobre esse assunto, mas se optar pela solução Fox, é provável que compense pagar só a instalação dos painéis e inversor, e comprar a bateria à parte.

O quão fácil é a instalação da bateria? Com a configuração para arrancar em off-grid (se houver um apagão, não ficar agarrado).
    Num recente orçamento pedem 1750€ por uma bateria Fox (LiFePO4) de 5kWh. Quase ao mesmo nível de preço duma Felicity de 14kWh.
  15.  # 18

Para o off grid não sei responder.

Quanto à bateria, é só fixar fisicamente à parede e ligar ao inversor.
  16.  # 19

Será que alguém me sabe esclarecer? Tenho 2 conjuntos de PFV e hoje, que está sol, deixei uma máquina programada. Há pouco fui ver medidor de consumo instalado no quadro há dias e estranhei um consumo elevado com tanto sol; consultei o inversor do conjunto de 1 kW e aparece off grid, embora em estado normal, tendo parado de produzir abruptamente às 12:36. Entretanto, a máquina deve ter acabado e estou a injectar uns 200W na rede, o que me diz que o outro conjunto de 0.5 kW está a funcionar. Como ambos estão ligados a um mesmo disjuntor no quadro, não pode ter sido o disjuntor... o que poderá ter motivado o maior a parar de repente? Estão ambos a funcionar assim em paralelo há anos sem problema. O conjunto de 1 kW tem um diferencial próprio, terá disparado por algum motivo? Não é muito acessível, mas terei de ir verificar. Outra explicação?
  17.  # 20

Colocado por: pcspinheiroo que poderá ter motivado o maior a parar de repente?

Terá a tensão no ponto de injeção ter excedido os 253v nessa altura?

Colocado por: pcspinheiroO conjunto de 1 kW tem um diferencial próprio, terá disparado por algum motivo?

É também uma possibilidade a confirmar antes da anterior.

0.0524 seg. NEW